Ir para conteúdo

Bolivia > Peru > Chile > Bolivia - 31 dias - Mai/Jun 2010

Posts Recomendados

• Membros

Fala Enrico, blz?

To curtindo muito o relato. Em agosto/setembro to indo pra um roteiro parecido com o teu, mas vou começar por Lima.

Explica uma coisa: No passeio ao Colca, a van levou vcs direto a Civay ou teve caminhada antes disso? Outra coisa: há dois tipos de tour pelo Colca, né? Acha que compensa fazer o mais longo? Mais uma: Depois desse passeio, planejo ir para Cusco. Vc sabe se é possível ir direto? ou é preciso retornar a Arequipa?

Bem, é isso... se pintar mais dúvidas, volto a te perturbar.

Vlw

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 143
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Fala Enrico, blz?

To curtindo muito o relato. Em agosto/setembro to indo pra um roteiro parecido com o teu, mas vou começar por Lima.

Explica uma coisa: No passeio ao Colca, a van levou vcs direto a Civay ou teve caminhada antes disso? Outra coisa: há dois tipos de tour pelo Colca, né? Acha que compensa fazer o mais longo? Mais uma: Depois desse passeio, planejo ir para Cusco. Vc sabe se é possível ir direto? ou é preciso retornar a Arequipa?

Bem, é isso... se pintar mais dúvidas, volto a te perturbar.

Vlw

abraço!

Opa! No primeiro dia do Colca a van dá umas paradas em alguns lugares pra mostrar animais, o terreno, um lugar que dá vista pros vulcões, etc. e chega em Chivay na hora do almoço. Depois do rango que a gente fez uma caminhada lá por perto do Canyon.

Quanto a fazer o maior eu acho que vale a pena sim cara ! O tour de 3 dias você caminha pra dentro do Canyon e parece ser muito bonito, terminando em uns lugares com piscina e tals... Já o lance do busun ae acho que vc tem q voltar pra Arequipa mesmo ! Uma menina do nosso tour voltou mais cedo pra Chivay pra pegar um busão pra Puno, mas é bem mais perto que Cusco... De qualquer modo no último dia do tour de 2 dias vc chega em Arequipa de volta umas 17h no máximo, então ainda tem tempo tranquilo de ir pra Cusco. O de 3 dias não sei q horas acaba...

[]'s

Link para o comentário

• Colaboradores

Achei seu relato muito bom!

rico em detalhes e em pequenas coisas que agente geralmente se questiona rs.

Só uma dúvida : Como é a temperatura/clima entre Dezembro e Fevereiro nesses lugares ?

Eu pretendo fazer um roteiro parecido com o seu, só que entre Dezembro e Fevereiro porque quero dar uma esticada e ir até o Caribe rs.

Link para o comentário

• Colaboradores
Achei seu relato muito bom!

rico em detalhes e em pequenas coisas que agente geralmente se questiona rs.

Só uma dúvida : Como é a temperatura/clima entre Dezembro e Fevereiro nesses lugares ?

Eu pretendo fazer um roteiro parecido com o seu, só que entre Dezembro e Fevereiro porque quero dar uma esticada e ir até o Caribe rs.

Você pode consultar no br.weather.com a temperatura ao longo do ano e ver também a média de chuvas. Esse link te mostra La Paz por exemplo:

http://br.weather.com/weather/climatology/BLXX0006

Nesse caso a temperatura não muda muito, mas chove 10x menos em Maio quando fui do que em Janeiro por exemplo.

[]'s

Link para o comentário

• Membros

Olá Eluzi,

Cara demais seu relato, Parabéns, estou dando uma ultima lida aqui no site, pois dia 11/07 to indo para Santiago e de la Bolivia, Peru, e retorno para Santiago.

Tuas dicas estão sendo muito úteis. ::otemo::

Queria saber se aquela tabela de preços informada de San Pedro refletem a realidade cobrada pelos hostels?

Eu estou indo com dinheiro, e com o visa, fiquei meio preocupado com o teu relato sobre o saldo indisponível! ::ahhhh::

Obrigado,

Abs.

Link para o comentário

• Colaboradores
Olá! Tô adorando o relato!

E aí? deu tudo certo com a Estrella? Tô querendo fazer esse tour, mas morrendo de dúvidas sobre as agências... Acho que a Colque tá fora de questão, mas tô dividida entre Estrella e Cordillera...

Valeu!

Oi Fernanda ! Uyuni com a Estrella são os próximos capítulos aqui do relato, hahaha Ontem escaneei umas coisas, vou editar incluindo no que já postei e botar no que ainda tem por vir, incluso o folheto original da Estrella com o mapinha e o roteiro. Mas pra antecipar, foi tudo jóia ! Teve uns encontros e desencontros com algumas coisas, mas nada demais, saberás em breve por aqui. Recomendo eles !

[]'s

Link para o comentário

• Colaboradores
Olá Eluzi,

Cara demais seu relato, Parabéns, estou dando uma ultima lida aqui no site, pois dia 11/07 to indo para Santiago e de la Bolivia, Peru, e retorno para Santiago.

Tuas dicas estão sendo muito úteis. ::otemo::

Queria saber se aquela tabela de preços informada de San Pedro refletem a realidade cobrada pelos hostels?

Eu estou indo com dinheiro, e com o visa, fiquei meio preocupado com o teu relato sobre o saldo indisponível! ::ahhhh::

Obrigado,

Abs.

Falae ! Vou tentar terminar antes da tua partida ae ! Em relação 'a tabela de preços, tem uns 4 ali que a gente chegou a perguntar de curiosidade e eram esses preços mesmo, mas em alta temporada ! Até Maio o preço era 50%. O tal do Incahuasi que a gente ficou na tabela tá cobrando 35.000 pelo matrimonial (mesmo preço que eles tinham lá numa plaquinha no hostal), mas cobraram 20. Como cê tá indo agora não deve fugir mto da tabelinha não... De qq modo não confia cegamente não pq eu peguei ela no informações turísticas e sabe-se lá de quanto em quanto tempo eles atualizam ! Vai ver cê acha alguma promoção ou consegue pechinchar em algum lugar, etc...

Tomara q cê nao passe perrengue com o lance da grana... Uns colombianos que conhecemos em Arequipa foram pra San Pedro tb e tavam sacando sem problemas com Visa... Vai entender...

[]'s

Link para o comentário

• Colaboradores

Enfim o tão aguardado início do tour pro Salar. 7:30 a van nos coleta pra levar até a fronteira com a Bolívia onde iremos troca-la pelo jeep 4x4 que faz o serviço sujo por todo Parque Nacional e pelo Salar. De cara percebemos algo estranho: no dia anterior vi na lista q seriam 2 ingleses e 2 irlandeses. Na van tinha um eslovaco e uma holandesa...Ah tudo bem, vai saber né... 5min depois, peraí... Tem uma placa escrito Cordillera na frente ! Sim, fomos coletados pela van errada... Toca lá pro centro de SP, encontra a van da Estrella, trocamos e agora sim !

Enquanto a aduana do Chile é opressora, na da Bolivia o guarda quase esquece de carimbar o passaporte enquanto fala do Ronaldo e da Copa do Mundo, hahahaha Café da manhã alto nível, com iogurte, cereal, pão, suco, leite, chocolate, etc...

20100708004950.jpg

Conforme o roteiro, passamos pelas Lagunas Verde e Blanca, cenários espetaculares contrastando com o marrom do restante do cenário. Depois demos uma parada na piscina termal pros corajosos que resolverem encarar o vento antes/depois de curtir a água quente. Passamos pelos Geysers que dessa vez pareciam calda fervente (mais tarde em Potosi encontraríamos um cara de Malta que caiu ali dentro e queimou os dois pés feio...). Deserto de Dali com umas pedras muito estranhas devido 'a erosão causada pelo vento foi muito interessante também.

Umas 14h chegamos no abrigo pra almoçar e lá pelas 16h partiríamos pra Laguna Colorada que é bem próximo. Achamos uma meia dúzia de flamingos perdidos, mais um visual bacana e voltamos lá pro abrigo pra não precisar encarar a friaca noturna no vento. Lanchinho teve rosquinha e bebidas quentes e umas 19:30 a janta com sopa e prato principal.

O abrigo é simples, um corredor comprido com cozinha, uns quartos e banheiro (sem ducha). Todos ficamos em um quarto com 7 camas. Tem cobertor que não acaba mais, no entanto colocar muitos sufoca devido ao peso, então resolvemos alugar um saco de dormir conforme o cara da Estrella falou que poderíamos. Nessa hora nosso guia Alberto diz que o cara se confundiu e que ali não tem não... Um tempo depois ele foi em algum lugar tentar descolar e trouxe falando um preço mais alto do que tinha sido combinado com o dono da Estrella. Convencemos de pagar o combinado.

19h ligaram o gerador pra poder acender as luzes e fomos informados que esse tinha umas 2, 3h de vida só... Assim foi, lá pelas 21:30 puft, breu total ! Acendemos uma vela e ficamos de prosa até cansar e ir pra cama. Dormi com meia, calça, camisa, casaco, gorro, saco de dormir e cobertor em cima e fiquei muito tranquilo. Tava frio lá dentro mas nem sombra do que fazia do lado de fora...

Dicas:

- eu tinha lido relatos de empresas que pecavam na economia na comida, mas não foi o caso da Estrella. Comemos bem todos os dias. De qualquer modo leve uns biscoitos, barra de cereal, chocolate, frutas e muita água (levamos um galão de 5l)

- Confirme o lance dos sacos de dormir. Além da gente, as inglesas tinham combinado que o saco estaria incluso no preço e o guia tentou cobrar novamente.

- Levar vela ou lanterna, hahaha

- Economizar bem na bateria da câmera pois não tem como carregar nesse primeiro dia

- Pelo motivo de reduzir o peso das cobertas na hora de dormir, achei muito boa idéia o saco de dormir. Custou b.30 o aluguel.

Link para o comentário

• Colaboradores

Oi Enrico!!

Seu relato tá massa!

Já to com saudades dos lugares que passamos... tão únicos!

Ahh, eu escrevi um "manual" com dicas de roupas, higiêne, alimentação e etc no Salar do Uyuni.... sobre o saco de dormir, eu não não tinha, e tbm não tive coragem de alugar (pq vai saber se são lavados constantemente.... e depois, se dormiu um gringo suuuuper fedido - coisa rara, né? hahaha)....

Minha dica é: leve lençóis! O debaixo com elástico. Assim vc coloca por cima do lençol que já ta na cama.... e se cobre com o outro, só colocando aquela pilha de cobertores por cima! Assim vc não encostará em nenhuma parte da cama (nada recomendado)!!!!

Mas claro, que o saco de dormir é mais prático!!!

Depois dá uma lida, tá no rodapé da msg!

Beijos

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...