Membros Este é um post popular. AAC Postado Janeiro 4, 2018 Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 4, 2018 Espiriteira a álcool, fogareiro a gás ou fogareiro multi-combustível? Em qual você deverá gastar seus precisosos Reai$ para cozinhar no mochilão?? Eu sou fã de ir mochilar o mais leve o possível, tiro cada grama de tudo que eu posso, afinal eu que vou carregar a minha mochila por dias a fio... e quanto mais leve melhor para meus pés e joelhos...kkkkk Em minha humilde e exclusiva opnião, fogareiros multi combustível são para alpinistas e pessoas que precisam de eficiência em ambientes extremos e hostis, são ultra pesados, (Sou apto de mochilar ultra, ultraleve), não são para campigs regulares ou trilhas mais tranquilas, por isso resolvi compartilhar um pouco de minha experiência aqui, e aproveitando e deixando claro que embora tenha minha preferência pessoal as espiriteiras, realmente adoro os multi-fuel, e nada tenho contra eles, e que em breve irei adquirir um!!! Se você esta indo acampar pelo Brasil, ou pela Patagônia e está contando cada moedinha para o mochilão, faça como eu e vá de espiriteira, você não precisará de um multi-fuel, a espiriteira é de longe muito mais barato e eficiente, e o álcool vc achará facil pela América, e são bem seguros, eles funcionam em baixa temperatura muito bem e cozinham maravilhosamente, em minha última trip pela Patagonia eu só usei espiriteira e até risotto eu fiz!!! Sem contar que você pode criar a sua espiriteira com a latinha da última "breja"que você tomou! kkkkk E se você não acredita que espiriteira funciona bem no frio, veja abaixo um pequeno vídeo que eu fiz testando mimnha espiriteira aqui no Canadá a uma temperatura abaixo de -22C°!!!!!! Leia depois do vídeo, os prós e contras de cada modelo e julgue qual será o melhor para o seu mochilão!!! Espiriteiras / Denatured Alcohol Stoves PRÓS A mais barata opção existente, eu paguei $1,00 por 1 litro de álcool no Chile/Argentina, e durante minha trip toda, (22 dias), eu usei aproximadamente 700ml de álcool. Ultra econômico. Ultra leves, muitos caminhantes usam por sua praticidade e simplicidade, não tem partes que quebram ou possam entupir e dar defeito no meio da trilha. Você só carrega o combustível que precisar, e nada a mais, se o álcool vazar, não mancha roupas e não te causa problemas, nem para a natureza. É fácil saber quanto combustível você ainda tem, basta olhar na garrafa. Você encontrará álcool em qualquer parte do mundo, em qualquer farmácia, loja de camping, posto de gasolina, e como anti-congelante para carros, no pior cenário vá até um hospital e peça um pouco! CONTRAS Álcool tem médio poder calórico, demora uns minutos a mais para ferver a água. Você vai precisar de proteção para vento… No final das contas, todos os fogareiros precisam Fogareiros a gás / Canister Stoves PRÓS São pequenos e leves, o segundo tipo mais barato. Ultra fáceis de usar, não precisam de nada, basta girar a válvula e acender! Ajuste fácil de chama, como no fogão em casa. Seguros, quando você remove o fogareiro, o botijão se auto-sela, impedindo vazamentos de gás. CONTRAS Difícil saber quanto combustível você ainda tem, muitas vezes você acabará carregando mais gás, e peso para sua segurança. Em clima frio não funcionam bem, gasta-se muito combustível e tempo para cozinhar, e perdem eficiência depois de alguns minutos. Se tiverem regulador atuam melhor em clima frio. O custo do botijão de gás é alto, em qualquer parte do mundo geralmente, pegando como exemplo uma média de preços entre Brasil, Argentina, Chile, USA e Canada, o litro do álcool sai por $1,00 e o botijão de 110g de gás por $5,00. Você terá que carregar seus botijões vazios até chegar na cidade para descartá-los adequadamente. Fogareiro multi combustível / liquid-fuel stoves PRÓS Você sempre terá algumas opções de combustível, gás, benzina, diesel, etc. Normalmente queimam muito bem em climas gelados e de ar rarefeito, são os mais indicados para "alta" montanha. É fácil saber quanto combustível você ainda tem, basta olhar na garrafa. Você não produz lixo, você não tem que descartar o botijãozinho de gás; CONTRAS Precisam obrigatoriamente pré aquecerem para vaporizar o combustível liquido e funcionarem a contento. Espirros de combustível acontecem. São os mais pesados sempre! Exigem pré conhecimento e habilidade para usar e são os que mais precisam de manutenção, e os que mais entopem! Se vazar combustível…. Imagina suas roupas cheirando gasolina??? Kkkk Bem é isso, espero poder ajudar o pessoal procurando info sobre este assunto!! Grande abraço!! 5 Citar
Membros Marcos Supertramp Postado Março 31, 2022 Membros Postado Março 31, 2022 Buenas, o que pode ter influenciado na perda de eficiência do fogareiro a gás é que ele estava sem a proteção contra o vento, e a espiriteira tinha essa proteção. P.S.: Sou team espiriteira. 2 Citar
Membros bad-and-ugly Postado Agosto 8, 2022 Membros Postado Agosto 8, 2022 e esses fogareiros de graveto e lenha? nunca vi ao vivo, só à venda na internet Citar
Membros shadezinha Postado Agosto 13, 2023 Membros Postado Agosto 13, 2023 Amigo, obrigada pelo post, muito informativo! Sou team espiriteira mas tô cogitando um fogareiro para ter uma segunda opção numa viagem mais longa. Tenho visto vários modelos no Aliexpress com preço acessível, mas vi de relance no Instagram um blogueiro comentando que o ponto de gás não se adapta aos modelos dos botijõeszinhos que vendem aqui no Brasil. Sabe dizer algo sobre isso? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.