Ir para conteúdo

Iniciada construção de estação para receber Expresso Turístico em Paranapiacaba


Sandro

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow:Fonte: http://www2.santoandre.sp.gov.br/news/1856/49

 

[t1]Trem ligará estação da Luz à Vila de Paranapiacaba a partir de julho[/t1]

 

Montagem_estacao_provisoria_mli17062010.preview.jpg

Montagem da estação provisória

 

Depois de quase uma década da chegada do último trem, a Vila de Paranapiacaba se prepara para receber o Expresso Turístico, trem operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Para tanto, a Prefeitura iniciou esta semana a montagem da estação que receberá os visitantes a partir do mês de julho. O espaço será construído ao lado do antigo galpão, anteriormente utilizado como garagem de locomotivas, próxima ao Viradouro, na Parte Baixa.

 

A estação, erguida com estrutura de madeira e cobertura de vinil, terá área aproximada de 320 metros quadrados. Após o desembarque, os visitantes serão recebidos no prédio da antiga padaria, cujo restauro foi concluído em 2009, localizado nas proximidades da estação.

 

O Expresso Turístico foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Santo André, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a MRS Logística. Os passeios serão quinzenais, aos domingos, com saída pela manhã da estação da Luz, com parada na estação de Santo André, seguindo à Vila Ferroviária, onde os visitantes poderão passear durante o dia. O retorno será no fim da tarde, com parada em Santo André e chegada na estação da Luz.

 

A composição contará com locomotiva a diesel e dois carros reformados pela CPTM, os quais transportarão 172 passageiros. Este dois carros foram reformados e cedidos pela ABPF.

 

Vila foi erguida por ingleses no século XIX

Localizada em território andreense, Paranapiacaba foi construída pelos ingleses no fim do século XIX para abrigar os trabalhadores da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que a partir de 1867 ligou o Porto de Santos a Jundiaí. A Vila é considerada patrimônio histórico nacional e oferece série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental.

 

Uma das atrações é o passeio da Maria-fumaça, trem operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Com apoio da Prefeitura e da MRS Logística, a atração funciona aos sábados, domingos e feriados, percorrendo trecho de 1 km. O valor do passeio é de R$ 5.

 

[col]Montagem_estacao_provisoria_mli17062010_2.jpg|O visitante pode percorrer ainda o circuito museológico que conta, entre outros, com o Museu Castelo, que resgata a história da vila e da ferrovia; o Antigo Mercado e o Clube União Lyra Serrano, onde são realizadas diversas atividades sociais, bailes, shows e exposições, entre outras edificações de interesse histórico-cultural.

No Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, o visitante pode se aventurar por diversas trilhas – feitas com o acompanhamento de monitores – ou optar pela prática do arvorismo. O serviço de monitoramento das trilhas tem custo a partir de R$ 8 por pessoa. A vila dispõe ainda de opções de bares, restaurantes e hospedagem. Outras informações podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas, no Largo do Padeiro, s/n, na Parte Baixa, tel. 11 4439-0237, ou aqui[/col]

Por Marcos Imbrizi

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vai ser legal...Poxa lembro que anos atrás não tinha de descer antes e pegar ônibus prá ir prá lá.....mas se é prá melhorias apoio essa idéia ..... ::cool:::'> Assim mais pessoas que não tem carro podem comparecer e conhecer a região....

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ainda continuo achando absurdo o valor de R$ 28,00 apenas pelo transporte. ::bad::

Se ainda contemplasse um passeio guiado pela vila, Museu Castelinho ou o Museu Funicular, vá lá, mas... :cry:

 

A CPTM oferece descontos para grupos de até quatro pessoas. A primeira tarifa tem valor integral. A segunda, terceira e quarta passagens saem pela metade desse valor... Aí já melhora um pouquinho...

 

+ INFORMAÇÕES: http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/default.asp

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sandro pelo que eu me informei.

 

O Trem deixa o pessoal na Vila, o turista passa o dia na vila e a tarde retorna. Só não sei se está incluso no pacote os museus e guias.

 

A ideia esta boa. Podia ser mais barato concordo. O da CPTM não indo até a vila até serve como barreira natural.

Vai atrair turistas novos e quem já conhece a vila, continuará seguindo via CPTM e BUS ou carro. Isso acho que não afetará.

 

abs

 

 

 

Ainda continuo achando absurdo o valor de R$ 28,00 apenas pelo transporte. ::bad::

Se ainda contemplasse um passeio guiado pela vila, Museu Castelinho ou o Museu Funicular, vá lá, mas... :cry:

 

A CPTM oferece descontos para grupos de até quatro pessoas. A primeira tarifa tem valor integral. A segunda, terceira e quarta passagens saem pela metade desse valor... Aí já melhora um pouquinho...

 

+ INFORMAÇÕES: http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/default.asp

Link para o comentário
  • Membros

O trem metropolitano não vai até paranapiacaba pq a via férrea é da MRS, lembram-se de quando tudo foi privatizado?

Pois é, este trem é apenas uma parceria da CPTM com a MRS para levar o expresso turístico até lá.

Pra dizer a verdade acho o preço um pouco salgado msm, mas o que temos que lembrar que não é apenas o transporte, mas o trem em si... que há projetos para que implantem até restaurante.

Bem provável que não inclua as entradas nos museus, pq nos outros passeios do expresso (mogi das cruzes e jundiai) temos que pagar os passeios a parte!

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores
Privatizações mal planejadas resultaram nisso...

 

Atuualmente, os habitantes de Paranapiacabaa podem contar apenas com seus carros, isto é, se tiverem carro, e mais duas linhas de ônibus que demoram a passar. Acontece que não só os moradores necessitam de novas opções de transporte, mas sim, os inúmeros turistas que frequentam a vila. Trem turístico faz parte, ainda mais em se falando de um trem de época. Porém, este serviço, ainda é para poucos, levando-se em conta a dificuldade em se conseguir uma vaga nos passeios, e também, as tarifas cobradas.

 

Ao meu ver, os contratos de concessão deveriam ser, de alguma forma, reformulados, para que, pelo menos uma via fosse cedida à operação do trem regular da CPTM na vila, mesmo que fosse em regime de extensão operacional, ou mesmo, uma circulação de trens de passageiro alternada com a dos cargueiros. Afirmo isso, pois não é sempre que passam trens da MRS naquelas vias. Os intervalos relativamente longos entre um cargueiro e outro poderiam ser aproveitados para que os trens da CPTM circulassem até a vila. Sendo assim, talvez, nem prejudicaria a circulação dos trens da MRS, e de quebra, ofereceria mais uma opção de transporte até a vila inglesa.

 

 

kássio, voce tem que levar em consideração que a vila tem uma fragilidade muito grande e se haver fácil acesso para chegar, ficaria obvio que a cidade inteira vai querer visitar mesmo a vila não tendo capacidade para tal, e isso se resultaria em destruir a "identidade" que tem naquela localidade.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...