Membros de Honra samantha.v Postado Junho 13, 2010 Membros de Honra Postado Junho 13, 2010 (editado) [align=center][t1]Gramado e Canela em 4 dias[/t1][/align] [align=justify]Esse é o relato de uma viagem feita entre 31 de outubro e 2 de novembro de 2009. Não tinha feito relato na época, mas recentemente me perguntaram sobre essa viagem e achei que seria útil postar aqui e pode ajudar quem estiver planejando. [t3]Dia 1: Do Rio para Porto Alegre e para Gramado[/t3] Partimos do Rio de Janeiro em 9 pessoas, o fato de estarmos em um grupo grande ajudou bastante a baratear a viagem. Compramos as passagens aéreas em uma promoção da Gol, a ida e volta do Rio para Porto Alegre saiu por R$245,24. Fechamos antes de ir um transfer para nos levar do aeroporto Salgado Filho para nosso hotel em Gramado, pela empresa Vento Sul Turismo. Saiu por R$55 ida e volta por pessoa. Valeu muito a pena porque custou quase o mesmo preço do ônibus (saía R$25 cada trecho) sendo que ainda teríamos que pagar o deslocamento do aeroporto para a rodoviária e perderíamos tempo esperando o horário do ônibus. A única reclamação é que na van não tinha ar condicionado, e estava fazer um calor dos infernos, teve um dia em que chegamos a pegar 38 graus em Gramado!!! Ficamos no Hotel Alpenhof, foi o mais barato que conseguimos na época. A hospedagem em Gramado é bastante cara, principalmente porque era um feriadão, mas sendo um grupo grande conseguimos um bom desconto nesse hotel, saiu por 42,50 por pessoa por noite, totalizando 127,50 em 3 diárias. O hotel fica localizado a cerca de 10 minutos a pé do centro de Gramado (região da Igreja São Pedro e Rua Coberta), é limpo e confortável mas simples, não esperem nada luxuoso. Tem TV e frigobar nos quartos, café-da-manhã bem gostoso, e o rapaz da recepção é muito prestativo. Resumindo, recomendo o Hotel Alpenhof como uma ótima alternativa barata para quem for ficar hospedado em Gramado! Assim que chegamos fomos logo “almoçar” no Café Colonial Gramado, dispensa comentários, maravilhoso!! Custou R$34, nos buscaram no hotel e na volta ainda deixaram a gente no Mini Mundo. O Mini Mundo é legal, e a visita a Gramado fica um pouco incompleta se não for lá, mas sinceramente acho que não vale os R$14 que cobram na entrada. De qualquer forma vale a visita. Na hora da janta fomos na Rua Coberta, mas o Café Colonial vale por um dia inteiro de comida, então acabei tomando só um chocolate quente que saiu por R$10, o nome do restaurante é Sabor das Frutas.[/align] Editado Junho 13, 2010 por Visitante Citar
Membros de Honra samantha.v Postado Junho 13, 2010 Autor Membros de Honra Postado Junho 13, 2010 (editado) [align=justify][t3]Dia 2: Canela[/t3] Alugamos um carro na Autolocadora San Clemente (Rua Bela Vista, 41, próximo a Prefeitura de Gramado), um Corsa 1.0 sem ar condicionado saiu por R$65 a diária, com mais R$29 de combustível que foi gasto em todo esse dia passeando em Canela. Gramado e Canela são bem próximas, não dá mais do que 15 minutos de carro, mas os parques de Canela são mais afastados do centro da cidade e não é fácil chegar de ônibus, então o aluguel do carro é quase obrigatório. Nesse dia conhecemos o centro de Canela, o destaque é a Catedral de Pedra que é linda. Fomos ao Alpen Park, cuja principal atração é o trenó e foi o único que eu fiz, saiu por R$23 usando um desconto de R$2 que uma pessoa aleatória distribuiu enquanto estávamos no centro. Tem outras atrações no parque, como tirolesa e arborismo, mas era tudo muito caro. Depois fomos também ao Parque Caracol, entrada R$10.[/align] Editado Junho 13, 2010 por Visitante Citar
Membros de Honra samantha.v Postado Junho 13, 2010 Autor Membros de Honra Postado Junho 13, 2010 (editado) [align=justify][t3]Dia 3: Gramado[/t3] Neste dia fomos no Mundo a Vapor (R$ e no Museu do Automóvel (R$17), ambos localizados na estrada entre Gramado e Canela. Achei os dois bem legais e mais interessantes do que o Mini Mundo, apesar de serem menos populares. Fomos andando a pé pela estrada, mas como a distância é grande é o calor estava muito forte acabamos pegando uma carona. Tem ônibus que passa nesta estrada mas ele demora muito, outra opção é ir de táxi, mas se o dinheiro for um problema não tenha vergonha de pedir carona, os moradores de Gramado são bastante prestativos. No caminho visitamos também o Museu do Perfume, entrada grátis mas nada de muito interessante. Visitamos também a Fábrica de Chocolates Lugano, e lá arrumamos um motorista para nos deixar de volta no centro apesar de não termos comprado nada. Almoçamos em um restaurante a quilo chamado Vale Quanto Pesa, que nos foi recomendado pelo próprio motorista da Lugano. O quilo custa R$32 e a comida é bem gostosa, recomendo. Fica na Rua São Pedro, 401, esta rua fica atrás da Igreja São Pedro, bem no centro de Gramado. À tarde fomos conhecer o Lago Negro, é um lugar bem agrável para descansar um pouco e voltar a ser criança no pedalinho. Fomos a pé mas é um pouco afastado do centro além de ter muitas subidas no caminho, e com o calor foi cansativo. Na volta pegamos a Jardineira até o centro, mas recomendo fazer o contrário, ir pela Jardineira e voltar andando, porque na volta o caminho é descida. Na janta comemos fondue, que acabou sendo super barato (R$30) porque descobrimos um lugar novo que tinha sido inaugurado no dia anterior, então estava com preço ótimo, além de ser delicioso. O problema é que fiquei tão maravilhada com o fondue que me esqueci de anotar o endereço e o nome do lugar, mas vou dar as indicações: fica na estrada, do lado esquerdo de quem vai de Gramado para Canela, um pouco depois do Café Colonial Gramado, e do lado do restaurante tem uma loja de sapatos. Acredito que agora o preço já esteja mais caro, mas mesmo assim vale a pena dar uma conferida.[/align] Editado Junho 13, 2010 por Visitante Citar
Membros de Honra samantha.v Postado Junho 13, 2010 Autor Membros de Honra Postado Junho 13, 2010 [align=justify][t3]Dia 4 – Despedida de Gramado e Porto Alegre[/t3] Durante a manhã visitamos a Aldeia do Papai Noel (R$12), com direto a foto com o bom velhinho, pedido de presente no livro de visitas e uma espiadela nas renas, que estavam deitadas nas sombras morrendo de calor, coitadas. Almoçamos no Pasteleiro que fica na rua lateral da Igreja São Pedro, em frente a um ponto de táxi, recomendadíssimo! Os pastéis são enormes e todos tem nomes de filmes. Gastei R$13. O táxi dali para o hotel custou R$9. Depois do almoço partimos para Porto Alegre. O transfer nos deixou no Hotel Íbis próximo ao aeroporto, pois uma parte do grupo não conseguiu passagens para o mesmo dia e iria dormir lá. Do hotel pegamos o trem urbano (1,70) até o centro de Porto Alegre, andamos um pouco por ali e fomos ver o pôr-do-dol na Usina do Gasômetro, é imperdível! Na volta pegamos um táxi até o Íbis (R$30, dividido por 6 pessoas, não me perguntem como entrou tanta gente em um táxi) para buscar nossas malas e de lá para o aeroporto (R$10, dividido por 5 pessoas). O gasto total da viagem foi de R$808,40, com tudo incluso, desde passagens aéreas, até chocolates e lembrancinhas. Gramado e Canela são cidades bem caras... Apesar de esse ter sido um gasto bem alto considerando ser um uma viagem de apenas 4 dias, foi pouco levando em conta que lá se gasta muito. As cidades são lindas e foi ótima a visita, só uma pena ter tido pouco tempo, o que me impediu de fazer o passeio de Maria Fumaça e conhecer os canyons, fica para a próxima.[/align] Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Junho 13, 2010 Membros de Honra Postado Junho 13, 2010 Sam, Essa viagens curtas, são tudo de bom, eu que o diga de minha recente aventura em terras paraguaias. Maria Emilia Citar
Colaboradores rapamarques Postado Junho 15, 2010 Colaboradores Postado Junho 15, 2010 Muito legal seu relato!!! Fica a dica para a próxima vez que você vier para a Serra, visitar os campos de cima da Serra e os Cânyons!!! Abraço!!! Citar
Membros de Honra samantha.v Postado Junho 15, 2010 Autor Membros de Honra Postado Junho 15, 2010 Obrigada pela audiência gente rapamarques, ficou uma vontadezinha de voltar pra lá sim... Os canyons que me aguardem! Citar
Colaboradores rapamarques Postado Junho 16, 2010 Colaboradores Postado Junho 16, 2010 Obrigada pela audiência gente rapamarques, ficou uma vontadezinha de voltar pra lá sim... Os canyons que me aguardem! Realmente vale a pena voltar, aquela região é muito bonita, com ótimas vistas. Eu mesmo estarei indo pra lá daqui dois ou três fins de semana!!! Abraços!!! Citar
Membros de Honra Studart Postado Julho 5, 2010 Membros de Honra Postado Julho 5, 2010 tambem gostei do relato. Estive lá pela segunda vez e irei outras, oportunamente (enquanto existirem as milhas da TAM) Citar
Membros Luisakb Postado Agosto 12, 2013 Membros Postado Agosto 12, 2013 Adorei o seu relato!! Estarei indo com meu namorado em outubro e ficarei dois dias apenas.. Na verdade estarei na casa da minha família em Porto Alegre e vou aproveitar para esticar um pouquinho. Pensei em alugar um carro mesmo, acho q no final não tem muito diferença de valor e temos mais autonomia. Pelo tempo acho que só daria mesmo pra fazer Gramado e Canela, o que acha que não podemos perder?! rs.. Para Canela o que aconselha? Acho que ficar em canela é mais barato né?! Obrigada. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.