Membros ejcpinho Postado Junho 8, 2010 Membros Postado Junho 8, 2010 Mochileiros e Mochileiras, estou com um itinerario Chile/Argentina e tenho algumas duvidas...bem basicas A ideia eh a seguinte: Comecar por Santiago e de la ir pra Ilha de Pascoa. Depois subir pro atacama e ir ate o Uyuni voltando pra Santiago. Dai descer pra Torres Del Paine, fazer o W. Depois El Calafate, Ushuaia e finalmente Argentina. Pelo meu esquema consigo fazer isso dentro de 1 mes de ferias... ...Ou devo conseguir... A grande questao eh que eu nao queria sair com um planejamento engessado daqueles q ja sai de casa com data e hora marcada pra fazer cada passeio...queria deixar pra ir decidindo o q fazer e qdo fazer ao longo da viagem. Assim, eu so teria realmente como datas fixas os voos RJ/Santiago, Santiago/Ilha de Pascoa (ida e volta) e Buenos Aires/RJ. O resto eu faria de Onibus, o q desse pra fazer. Mas ai eh que ta...como eh o esquema das agencias q organizam os passeios nesses lugares, tipo da pra chegar na hora e reservar ou tem que reservar com antecedencia? Outra duvida eh em relacao a precos. Numa olhada previa e sem muita pesquisa na internet eu achei os precos beeeem salgados. Acho q se fosse possivel chegar na hora e reservar seria mais facil pechinchar, procurar outras agencias e de repente descolar um preco mais em conta...entao, o q vcs acham? A principio o mes de viagem seria setembro/outubro. Obrigado, Emanuel Citar
Membros dado.amorim Postado Junho 8, 2010 Membros Postado Junho 8, 2010 Kra, pelo que deu pra perceber no seu tópico, é sua primeira mochilada, certo? Vai a dica: programe-se, faça todo o seu roteiro antecipadamente, parece que te engessa, mas vc pode alterá-lo durante o caminho e evita que passe perrengues desnecessários. Já mochilei Bolívia, Peru e Chile, fui de trem da morte, fiz a trilha Salkantay até Machu Picchu e mudei várias vezes o meu roteiro, porém, não tive problema algum com grana, transporte, etc... Faça uma lista de todo o equipamento que vai levar, roupas, higiene pessoal, etc... Planeje as cidades que vai passar e como será seu transporte entre elas, evite ir e voltar a um mesmo lugar, vc pode perder um tempo que aproveitaria conhecendo outros. Se tiver amigos ou companhia, é sempre bom e mais seguro. Boa sorte e boa mochilada! Citar
Membros ejcpinho Postado Junho 9, 2010 Autor Membros Postado Junho 9, 2010 Obrigado pelas dicas Dado. Mas na verdade nao eh meu primeiro mochilao nao. Eu ja fiz outros, incluindo um de 40 dias na zoropa e algumas "mochilinhas" aqui pelo Brasil mesmo. Mas o lance eh q na Zoropa, por exemplo, a logistica eh bem diferente. Pra comecar, vc pode - e foi o q eu fiz - pegar um passe de trem e isso te da uma baita liberdade de circular. Entao se vc mudar de ideia e resolver ficar mais um dia em um lugar, ou sair antes do planejado, eh relativamente tranquilo. Ja se vc viaja de aviao ai comeca a ficar esquisito...pra mudar data de voo tem q pagar multa. Se deixar pra comprar em cima da hora fica carissimo. Entao dar aquela "esticadinha" num lugar q vc gostou ou sair correndo de uma furada eh mais dificil. Outra questao eh q o tipo de turismo la eh mais urbano - pelo menos o q eu fiz. Vc chega na cidade e faz td praticamente por contra propria, nao depende de contratar guias ou agencias. O problema da America do Sul, na minha opiniao, eh justamente que as distancias sao enormes - o tempo de traslado eh grande, nem sempre voce tem onibus todos os dias cubrindo determinados trajetos e por ai vai. Isso complica bastante as coisas. Alem disso o tipo de atracoes faz com q frequentemente vc seja obrigado a contratar um guia. Isso tambem complica. Vou dar um exemplo, talvez fique mais claro qual a minha duvida. Eu tinha feito um planejamento inicial em que eu iria de onibus de El Calafate para Puerto Natales, faria o W e depois iria pra Santiago, ficava uns dois dias, e entao Ilha de Pascoa. Pelas infos q consegui garimpar eu chegaria em Puerto Natales por volta de 14 horas. O ultimo onibus de P.N. para Torres del Paine sai as 14:30. Se der uma ziquizira qq com o onibus na fronteira Argentina/Chile e o onibus demorar um pouco mais eu perco a ida pra Torres del Paine. Perco a saida do pacote - caso seja pre-agendada. Se conseguir mudar a data do pacote pra sair no dia seguinte - o q ja seria lucro - eu sou obrigado a alterar em cima da hora todas as datas. Sou obrigado a ficar um dia a menos em Santiago ou sou obrigado a alterar o voo pra Ilha de Pascoa - ou seja, pago a taxa de alteracao da LAN e os voos pra Ilha nao saem todos os dias o q significa atrasar ainda mais o cronograma. O fato eh q em um mochilao desse tipo, com tudo ja pre-agendado, e sem um esquema flexivel de transporte - como os trens na Europa - qq atraso gera um efeito em cascata q desanda tudo . Por isso q pensei no esquema q apresentei na pergunta e em reservar os passeios diretamente no local e reduzir ao maximo o uso de aviao Talvez eu esteja exagerando por pura inexperiencia- realmente na America do Sul eh o meu primeiro mochilao, tirando os do Brasil. Mas acredito q esse tipo de questionamento seja comum num planejamento desse tipo. Por isso levantei a questao. Vai me ajudar e certamente a muitos outros q lerem esse topico no futuro... :'> Valeu! Citar
Membros dado.amorim Postado Junho 9, 2010 Membros Postado Junho 9, 2010 Hum, entendo, bom, se vc já mochilou é ótimo e uma grande vantagem em relação a marinheiros de primeira viagem. Kra, vc pode contratar praticamente todos os passeios pessoalmente, porém tem sempre o risco dos grupos estarem cheios e com certeza o preço será maior. Os transportes no Chile costumam ser BEM pontuais, e quando digo BEM pontuais é pq são mesmo, estava esperando um ônibus que ia de Calama a Arica, meu horário era 22:43, apareceu um ônibus as 22:40, com mesmo destino, o motorista olhou minha passagem e disse: - não, esse não é o seu, o seu ônibus sai às 22:43, e foi exatamente o horário que apareceu, fiquei de cara ehehehh. Mas então, acho que para atrasos com transporte no Chile, somente por condições climáticas mesmo. Quanto a transporte na Argentina, não sei se a pontualidade é a mesma que a chilena, mas sei que os ônibus são muito bons. Estou planejando um roteiro, Chile e Argentina da linha leste x oeste de Santiago ao sul, passando por cidades da Argentina e percorrendo ao sul até Bariloche, para 2011 ou talvez 2012 (tudo vai depender da grana que conseguir guardar). Se tiver tempo recomendo também é Peru, foi o país mais cultural e tradicionalista que conheci, vale muito a pena. Abraço e mantenha contato, me informe sobre seu mochilão e locais interessantes que passar. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.