Ir para conteúdo

Manual básico de "sobrevivência" no Salar do Uyuni

Posts Recomendados

• Membros

Esta havendo um certo impasse entre as cidades onde esta situado a Reserva Eduardo Avaroa, devido a isto, a maioria dos tours q saem de Uyuni ou Tupiza nao estao atravessando todo parque.

Nao sei exatmente como estao fazendo.

Todo mundo q chega ate a Laguna Verde proximo a fronteira do Chile com a Bolivia tem q pagar 150 bolivianos, mesmo q a agencia ja tenha pago a taxa de entrada no parque no municipo q expediu a autorizacao, por ex as cidades q citei acima.

Se informem antes de agendarem sua viagem, existem alternativas, para quem quer voltar para o Chilel procure informacoes para sair da Bolivia por Ollague, e depois ir ate Calama.

Isto esta acontecendo a pelo menos 2 meses.

Comigo alem de pagar 150 bolivianos, quando cheguei no posto de migracao conhecido como Hito Cajon, nao havia ninguem !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Eu fiz o passeio de 3 dias/2 noites desde Uyuni nos dias 31 dezembro a 02 janeiro. Como era Reveillon todas as agências estavam com o preço a 900 bolivianos, quem estava com 4 paxs cobrava até 800 bolivianos. O tour mais longo era de três dias devido aos problemas entre as comunidades e não poder entrar na Reserva Avaroa.

O tour de 3 dias consistiu em:

dia 01 - visitar o cemitério de trens (ferro velho sem graça), o Salar de Uyuni com tempo para visita à Ilha do Pescado, final do dia cruzar o salar e dormir fora do salar (nós dormimos em Puerto Chubica), logo após sair do salar. Isso foi muito bom porque aproveitamos bem a visita à Ilha do Pescado (paga 30 bolivianos). O alojamento HOSPEDAJE VIRGEN CANDELARIA DEL SALAR, foi o melhor das duas noites com quartos duplos, comida boa, banheiros limpos. Temperatura dentro do quarto às 04:30hs era de 21 graus! Aproveite para carregar as baterias da máquina fotográfica, filmadora aqui.

dia 02 - passamos por vários caminhos, já fora do salar, cruzando desertos altoandinos com direito à parada para o mirador de um vulcão (meio sem graça) com formações rochosas muito bonitas e visitamos quatro lagunas, na laguna Hedionda for servido o almoço e no final da tarde chegamos à Laguna Colorada. O pior alojamento que vc pode encontrar na Bolivia, dormem TODOS os participantes do teu tour no mesmo quarto, banheiros sujos e fedorentos. O pior que não há nada melhor por perto, ou seja, é isso ou dormir numa barraca a -5 graus às 05:00hs.

dia 03 - visita aos geyseres, volta por trás da laguna Colorada, e retorno a Uyuni no final da tarde. O caminho é muito bonito.

Pagamos para entrar à Ilha do Pescado dentro do salar, porém não pagamos os 150 bolivianos para entrar à Laguna Colorada (leia-se Reserva Avaroa)

Como estava eu, minha esposa e meu filho de 14 anos, decidi fechar todo o jeep pra gente, assim ficavamos mais à vontade. Paguei pelo jeep 4500 bolivianos. Foi a melhor opção, pois o jeep ficou à nossa disposição, os quartos dos alojamentos idem. A maioria de jeeps utilizados são as velhas Toyota Land Cruiser, que tem uma suspensão incrível mas foram projetados para levar 5 pessoas, incluindo o motorista. A saída foi perder o bagageiro e colocar dois bancos lá atrás, assim um tour consiste em um moto-guia e 6 turistas. Muito apertado, muito mesmo, e para enfrentar dias inteiros dentro do jeep vc precisa ter conforto, o ideal seria um moto-guia e 5 turistas, assim teoricamente cada pasageiro teria uma janela para bater uma foto caso a paisagem seja bonita. Se você encontrou outros 4 companheiros, paguem a diferença do 6 passageiro e viajem com um pouquinho de conforto, isso irá fazer uma diferença enorme.

Link para o comentário

• Membros
Eu fiz o passeio de 3 dias/2 noites desde Uyuni nos dias 31 dezembro a 02 janeiro. Como era Reveillon todas as agências estavam com o preço a 900 bolivianos, quem estava com 4 paxs cobrava até 800 bolivianos. O tour mais longo era de três dias devido aos problemas entre as comunidades e não poder entrar na Reserva Avaroa.

O tour de 3 dias consistiu em:

dia 01 - visitar o cemitério de trens (ferro velho sem graça), o Salar de Uyuni com tempo para visita à Ilha do Pescado, final do dia cruzar o salar e dormir fora do salar (nós dormimos em Puerto Chubica), logo após sair do salar. Isso foi muito bom porque aproveitamos bem a visita à Ilha do Pescado (paga 30 bolivianos). O alojamento HOSPEDAJE VIRGEN CANDELARIA DEL SALAR, foi o melhor das duas noites com quartos duplos, comida boa, banheiros limpos. Temperatura dentro do quarto às 04:30hs era de 21 graus! Aproveite para carregar as baterias da máquina fotográfica, filmadora aqui.

dia 02 - passamos por vários caminhos, já fora do salar, cruzando desertos altoandinos com direito à parada para o mirador de um vulcão (meio sem graça) com formações rochosas muito bonitas e visitamos quatro lagunas, na laguna Hedionda for servido o almoço e no final da tarde chegamos à Laguna Colorada. O pior alojamento que vc pode encontrar na Bolivia, dormem TODOS os participantes do teu tour no mesmo quarto, banheiros sujos e fedorentos. O pior que não há nada melhor por perto, ou seja, é isso ou dormir numa barraca a -5 graus às 05:00hs.

dia 03 - visita aos geyseres, volta por trás da laguna Colorada, e retorno a Uyuni no final da tarde. O caminho é muito bonito.

Pagamos para entrar à Ilha do Pescado dentro do salar, porém não pagamos os 150 bolivianos para entrar à Laguna Colorada (leia-se Reserva Avaroa)

Como estava eu, minha esposa e meu filho de 14 anos, decidi fechar todo o jeep pra gente, assim ficavamos mais à vontade. Paguei pelo jeep 4500 bolivianos. Foi a melhor opção, pois o jeep ficou à nossa disposição, os quartos dos alojamentos idem. A maioria de jeeps utilizados são as velhas Toyota Land Cruiser, que tem uma suspensão incrível mas foram projetados para levar 5 pessoas, incluindo o motorista. A saída foi perder o bagageiro e colocar dois bancos lá atrás, assim um tour consiste em um moto-guia e 6 turistas. Muito apertado, muito mesmo, e para enfrentar dias inteiros dentro do jeep vc precisa ter conforto, o ideal seria um moto-guia e 5 turistas, assim teoricamente cada pasageiro teria uma janela para bater uma foto caso a paisagem seja bonita. Se você encontrou outros 4 companheiros, paguem a diferença do 6 passageiro e viajem com um pouquinho de conforto, isso irá fazer uma diferença enorme.

Ninguem paga para entrar na LAguna Colorada, somente na LAguna Verde eles estao cobrando.

Link para o comentário

• Colaboradores
Olá!!!

Adorei o seu post!! Estou querendo ir de Uyuni para SPA ano que vem, em agosto.

Estou olhando o passeio dos três dias a ColquerTours, mas você conhece alguma outra? Gostaria de ver se eles tem opções melhores de alojamentos, que pelo menos tenha quarto duplo com banheiro individual!! Olhe a Ruta Verde, porém, eles só fazem o passeio de 4x4 em carro privativo. Acredito que seria bem mais interessante ir com mais gente!!!!

Obrigadaa e amei o post!

Que medo do frio!!!

Ps: você levou mochilão?? Foi tranquilo?

bjs

Izabelle,

Minha esposa estava preocupada com as condicoes dos alojamentos. Entao, em SP pesquisei alternativas. Para ficar nos hoteis Taika as agencias de SP so fazem em passeios privativos e vc tem q pagar o valor do carro para 6 pax. Imagino que as agencias de Uyuni sejam parecidas.

Pela Cordilera, o alojamento na Laguna Colorada tem 2 qtos com banheiro individual. Esse alojamento so é usado pela Cordilera. Se quiser usar o qto privativo paga 20 dolares por pessoa. No alojamento da laguna colorada nao ha banho nem mesmo no qto privativo. Eu nao achei necessario pagar a mais pelo qto privativo.

A Cordilera tambem nos deu opcao de escolher outro alojamento em Vila Alota (pagando a diferenca, claro), mas preferimos ficar junto com a galera. Vale dizer que uma mineira que nao tinha combinado essa alternativa antes com a agencia quis mudar de alojamento em Vila Alota e o motorista / guia nao concordou. Ou seja, se quiser ter esta opcao, combine antes.

Abracos

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros
Topico muito bom!!! Sanou várias duvidas!!

Só uma coisa, sobre o saco de dormir, qual o mais recomendado? Um mais básico, ideal p/ temperaturas entre 5º - 12ºC dá p/ o gasto? Ou vale a pena investir em um que aguente mais o frio? Obrigado!!

Este saco que vc citou, mais os cobertores que ha nos alojamentos, podem dar conta.

Agora se vc vai bem proximo ao fim/começo do inverno, e vive uma regiao de temperatura alta, invista em saco de dormir, para temperatura mais baixa.

Dica, nao esqueça de levar um boa jaqueta, que consiga barrar o vento, durante o dia, vc vai descer do carro varias vezes...

boa viagem.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Colaboradores
Topico muito bom!!! Sanou várias duvidas!!

Só uma coisa, sobre o saco de dormir, qual o mais recomendado? Um mais básico, ideal p/ temperaturas entre 5º - 12ºC dá p/ o gasto? Ou vale a pena investir em um que aguente mais o frio? Obrigado!!

Xiii cheguei um um pouquinho tarde aqui!!! Me desculpem!

Mas se ainda ajudar, vai minha opinião: eu só compraria um saco de dormir, se tivesse pretenção de usá-lo mais vezes.... se for só para o tour no Salar pode não ser uma boa carregar o saco de dormir a viagem toda.

Agora se for comprar, pode ficar com o básico mesmo, pq nos alojamentos tem muitos cobertores.... eu mesma nem levei saco de dormir, usei meus lençóis e os cobertores do local... e teve uma noite que até passei calor!! rsrsrs

A dica do robram tb é essencial: uma boa jaqueta corta vento! lá pela Bolívia vc eencontra para comprar por preços excelentes!

Um boa viagem!!

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Oi Gabriella,

Adorei seu relato. Vou tirar várias dicas dele para minha viagem que começa dia 16 em Foz. Estou muito ansiosa para o Salar mas vou passar frio por todo canto. Como vou começar por Foz do Iguaçu, vou estar bem pertinho do Paraguay, então pensei em comprar a bota por lá ou na Argentina. Vc indica alguma bota impermeável legal? Sabe onde posso encontrar no Paraguay ou na Argentina com um precinho mais camarada? Vou para Ciudad del Este, para BsAs e norte e sul da Argentina.

Beijos e sorte na próxima trip.

Olá Freespirit!

Que bom que vc gostou do manual! Espero que ajude!

Eu acho importante ter uma boa bota de caminhada. Não sei se precisaria ser impermeável, pelo menos lá no Salar do Uyuni ou Deserto do Atacama é extremamente seco, então esse recurso não é necessário.

Eu não conheço o Paraguai nem a Argentina, infelizmente, então eu não saberia te dizer onde comprar essas coisas... mas creio que em Buenos Aires vc deva achar bons artigos esportivos, por um preço melhor que no Brasil. Dá uma olhadinha nos foruns aqui no site, tenho certeza que vc acha boas dicas!

E quanto ao Deserto do Atacama, Salar do Uyuni, La Paz, Titicaca, Arequipa e Cusco, pode contar comigo!!

Beijos!

Pode me ajudar a escolher o tipo de roupa para usar em janeiro no Salar do Uyuni.

Obrigado.

Link para o comentário

• 4 meses depois...
  • Membros

Estaremos alguns dias de fevereiro de 2014 em San Pedro de Atacama, e queremos aproveitar para dar uma esticada até o Salar de Uyuni e fazer outros passeios na Bolívia pelo meio do caminho, retornando para San Pedro. A Colque Tours ofereceu um passeio que “caiu como uma luva” em 2 dias: prometeram no 1º dia sair 5h da manhã do hotel e cortar direto para o Salar de Uyuni + Isla Incahuasi, com pernoite em hotel em frente ao Salar, e no último dia voltar para San Pedro parando em Laguna Colorada, Geysers "Sol de Mañana", Laguna Verde y Blanca. Gostaria de saber se alguém já fez esta excursão, se recomenda esta agência, se realmente vale a pena.

Nos pediram 560 dólares para o casal, com direito a alimentação e hospedagem. Mas não sei se formos negociar 1 dia antes direto na agência conseguiremos preços mais baratos para a mesma coisa. Estamos com medo de arriscar em cima da hora e ficar sem vagas para o período, embora muitas pessoas indiquem não fechar nenhum pacote à distância. O que é melhor fazer?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...