Membros Este é um post popular. Simone HO Postado Novembro 28, 2017 Membros Este é um post popular. Postado Novembro 28, 2017 Relato de Experiência Argentina e Uruguai GRU - BA - Colônia Sacramento - Montevideo - Punta del Este - BA - GRU 10 dias em Novembro 2017 Viagem Sozinha ANTES DA VIAGEM 1. 1. Compra da passagem No meio do ano decidi conhecer Argentina e Uruguai. Através do aplicativo KAYAK, fiz várias pesquisas de preços, variando as datas e por onde fica mais barato chegar. Em três meses percebi que os preços variavam entre 750 a 1000 reais, SP-BA-SP, ida e volta, já incluído os impostos. Fonte: Aplicativo KAYAK Faltando uma semana para novembro, numa terça-feira às 23h, resolvi abrir o aplicativo e vi uma super oportunidade, passagem pela Turkish Airlines por 592,71 reais, ida e volta e com taxas incluídas. Primeira coisa que pensei: nossa, que barato, é agora. Segunda coisa que pensei: que empresa aérea é essa? Kkkkkkkk Comprei antes que mudasse o preço (no dia seguinte a mesma passagem estava mais de mil reais). Sairia na sexta de Guarulhos/SP as 20h30 e chegaria em EZE/BA as 22h25 (horário local), duração da viagem 2h55 (direto). Volta no domingo pela mesma empresa aérea, EZE/BA as 23h50, chegada em GRU/SP na segunda as 3h25 (horário local), duração 2h35 (direto). 2. 2. Cronograma e Roteiros Li muitos depoimentos e dicas. Estava certo que chegaria em BA, pensei no domingo ir para o Uruguai, fazer a travessia de balsa, chegar em Colônia Sacramento, pegar ônibus até Montevideo, na terça pegaria o ônibus até Punta del Este e na quarta voltaria para Buenos Aires. Estava em dúvida se daria para ir a Bariloche, deixei para decidir depois. No domingo voltaria para o Brasil. 3. 3. Hospedagem Como iria sozinha e queria conhecer diferentes pessoas, não queria ficar sozinha no hotel, então decidi ficar em hostel em quarto compartilhado. Pesquisei no Booking e Airbnb. Em BA li muitas recomendações para o Milhouse, porém tem 2 Milhouse, o Milhouse Hipo é mais novo e tinha menos reclamações. Não encontrei quarto disponível pelo Booking, entrei em contato direto com o site do Milhouse Hipo e consegui reservar quarto compartilhado por 14,85 dólar a diária (aproximadamente 49 reais). Tinha boas referencias porque era muito próximo do centro, região tranquila de caminhar e principalmente tinha festas dentro do hostel e não incomodava nos quartos. Pelo site tinha que deixar pago via cartão de crédito, paguei por dois dias. Em Montevideo encontrei boas recomendações para o Hostel Che Lagarto por ser limpo, perto do terminal rodoviário e do centro. Pelo Booking a reserva estava 35 reais a diária, pagamento deveria ser realizado quando chegasse, porém tive que pagar 44 reais quando eu cheguei (por causa de um imposto lá), paguei em Pesos Uruguaio (PU). Em Punta del Este tinha muitas recomendações para El Viajero Hostel, porém não tinha mais vaga, então encontrei o The Trip Hostel com boas recomendações, porém não tão boas quanto do El Viajero. A reserva pelo Booking estava 48 reais, pela cotação do dia paguei no dia que cheguei 47 reais (14 dólar ou 286 PU). Como não sabia como seria minha primeira experiencia em hostel compartilhado e sozinha, e não sabia se iria para Bariloche, não fiz reserva nos outros dias, iria fazer durante a viagem. Resumo Hospedagem Sexta – BA – Milhouse Hipo: 14,85 dólares Sábado – BA – Milhouse Hipo: 14,85 dólares Domingo – Montevidéu – Che Lagarto: 21,06 dólares Segunda – Montevidéu – Che Lagarto: 21,06 dólares Terça – Punta del Este – The Trip: 14,40 dólares Quarta ??? Quinta ??? Sexta ??? Sábado ??? Domingo – Retorno SP 4. 4. Passeios Li as recomendações e fiz meu roteiro. Depois irei mostrar o roteiro modificado que alterei durante a viagem. 5. 5. Dinheiro Uma super dica, entrar no site www.dolarhoy.com para descobrir a melhor cotação do câmbio na Argentina e no Uruguai. Pelo site dá para descobrir qual casa de câmbio paga melhor e mostra o endereço. Li que poderia fazer o câmbio no Banco Nacion Argentina no próprio aeroporto de BA, funciona 24h e boa cotação. UM POUCO ANTES DA VIAGEM 1. 1. Uma semana antes Separei os documentos, pesquisei como estava o tempo no local, fiz uma lista do que não poderia esquecer de levar. 2. 2. Um dia antes Resolvi levar uma mochila simples com poucas roupas para facilitar as longas caminhadas de uma cidade para outra, e uma pequena mochilinha para carregar carregador de celular, papéis, documentos e para colocar o que fosse comprando nas cidades. Coube tudo na mochila? Sim... kkkkk Fiz rolinhos de 6 camisas, enfiei no saco plástico tamanho A4. Enrolei 2 bermudas, 2 calças curtas e 1 calça comprida (tinha ainda o que estaria usando na viagem), ou seja, 2 de cada, coloquei tudo em um saco plástico A4. Roupa íntima foram um para cada dia, rolinhos e tudo dentro de outro saquinho. Resumo: 3 saquinhos plástico de roupas, coube tudo no fundo da mochila, um do lado do outro. Levei também 2 toalhas (1 já era o suficiente), 2 maiôs (desnecessário porque a agua é fria), shampoo (que ficou no aeroporto em SP porque não podia entrar com mais de 100ml), sabonete, uma blusa de frio (e outra eu ia vestida, mas desnecessário, somente 1 era suficiente). Na mochilinha levei carregador, fio de extensão (li que seria interessante levar para carregar o celular próximo da cama, e foi extremamente importante ter levado). Li que não teríamos problemas com a tomada então não precisava levar adaptador. Comprei dois cadeados (extremamente necessário), um para fechar a mochila e outro para trancar o armário no quarto do hostel. Achei interessante comprar cadeado com senha, assim não iria precisar ficar carregando um monte de chaves e correr o risco de perder. Fiz backup do celular para não perder nada caso aconteça algo e limpei a memória para caber novas fotos. Baixei o MAPS.ME só para garantir se o MAPS do GOOGLE não funcionasse. Os dois funcionam offline, usei os dois durante a viagem. Imprimi o roteiro de viagem, passagem, comprovante de reserva dos hostel. Mandei tudo para meu e-mail para garantir caso perca os papeis. Tirei fotos do meu passaporte e mandei por e-mail também (precaução). DURANTE A VIAGEM Adorei o avião, grande e muito chique. Tinha uma TV em cada poltrona com filmes diversos, entretenimento, câmeras com visão da frente e atrás do avião... muito bom. Tivemos uma baita turbulência porque estava chovendo forte em SP, foi super forte mas acabou logo. Dia 1 - Sexta Cheguei no aeroporto de EZEIZA a noite, fica a 50min do centro de BA. O aeroporto tem WIFI grátis. Pelo site o câmbio no Banco Nacion Argentina estava bom 1 dólar = 17,30 PA. Fiz o câmbio. Parte ruim da viagem: Tinha lido que dava para pedir UBER no aeroporto e que ficava 60 reais aproximadamente. Primeiro, a internet não funciona do lado de fora do aeroporto. Segundo, não tinha nenhum motorista UBER disponível e quando finalmente encontrou um, o preço estava mais de mil reais, SÉRIO. Então foi a saga de procurar como vou para a cidade. Tinha um quiosque de táxi dentro do aeroporto que custava 780 PA, e tinha outro também escrito táxi oficial fora do aeroporto e que tinha o preço de 750 PA, tentei pechinchar um pouco mais, mas ele disse que não podia porque tinha 3 pedágios para pagar. Enfim... aceitei INFELIZMENTE. Acompanhei o motorista que APARENTAVA confiável. Primeiro ele me levou lá no fundão do aeroporto, o carro estava longe. Carro bem simples, sem indicação de táxi, mas tudo bem. Começou a viagem e perguntei novamente, será 750 pesos né? Ele respondeu que sim, MAIS OS PEDÁGIOS que eu teria que pagar. Ele ainda disse EU TI FALEI ISSO NÉ? Então perguntei, quanto custa os pedágios e ele disse que não sabia porque variava a noite. Fudeu né... mas já estava a caminho. Passamos no primeiro pedágio que ele passou direto, ele disse que a cobrança vinha depois e que tinha sido 80 pesos. O segundo ele parou na cabine, pagou 50 pesos e até me mostrou o comprovante. Chegamos na cidade e nada do terceiro pedágio, perguntei e ele respondeu que já tínhamos passado na saída do aeroporto e foi 90 pesos. Já estava com raiva, mas tudo bem, eu só queria chegar logo no hostel e dormir. Antes de chegar no hostel eu comecei a contar o dinheiro, fiz a conta e confirmei o valor com ele. Ele disse que era melhor eu guardar o dinheiro porque poderia ser perigoso eu mexer no dinheiro ali, era para eu esperar chegar no local. DEPOIS EU ENTENDI O PORQUE, ele queria me enrolar. Chegamos no local, primeiro ele me falou um valor maior e eu disse que não e mostrei minha calculadora do celular. Estava escuro, mesmo com a luz acesa do carro. Contei 1000 PA, com 10 notas de 100 e dei para ele, e de troco teria que devolver 30 PA. Ele me devolveu o dinheiro me mostrando que eu tinha dado somente notas de 10 e não de 100. Eu burra acreditei, pedi desculpas e dei mais mil. Não satisfeito ele me disse que aquela nota ele não poderia receber porque tinha um carimbo que ele não poderia usar. Eu disse que era absurdo ele não poder usar um dinheiro que eu retirei no banco deles. Ele pediu que eu procurasse outras notas. Menos mal que no banco eu já tinha separado metade do dinheiro em outro lugar. Aí eu disse, não... não tenho outro. Depois de muita discussão ele acabou aceitando e me acompanhou até a porta do hostel. Na verdade, ele queria ver se eu tinha mais dinheiro para me enganar mais ainda. Cheguei no hostel, fiz o check in tudo tranquilo e fui para o quarto. Deitada fiquei pensando em tudo e só aí que me caiu a ficha, mas não tinha certeza se ele tinha trocado as notas. Como não podia ligar a luz porque tinha gente dormindo, fui conferir no dia seguinte e realmente estava faltando dinheiro. Nem dormi preocupada. Nossa, fiquei tão brava que todos os primeiros dias em BA fiquei de mal humor, só melhorei quando fui para o Uruguai. RESUMO DOS GASTOS Taxi: 970 PA (não incluí o dinheiro do roubo) Hostel 2 diárias Milhouse Hipo: 00 (Paguei no cartão no Brasil para fazer a reserva, ficou 49,15 reais a diária) DICAS 1. Câmbio: as cotações variam muito de um dia para o outro e até em horários (eu achei melhor o câmbio a tarde). No aeroporto, compre somente o necessário. No outro dia dá para pesquisar com calma as cotações, porém eu não sei se tem muitas opções de casas de câmbio de final de semana. Na Calle Sarmiento e Florida tem muitas casas de câmbio. O Banco Nacion Argentina do aeroporto EZE fica aberto 24h por dia, incluindo feriados, saindo pela porta de desembarque, ir para a direita, tem um corredor, seguir pelo corredor até a agencia. Próximo a Casa Rosada tem um Banco Nacion Argentina, porém pode ficar locado. 2. Táxi: EXITE AO MÁXIMO. Eu já tinha lido sobre as malandragens dos taxistas argentinos, mas na hora estava cansada, sozinha e escuro, mal conseguia pensar. A dica é, mesmo mais caro, pegue dentro do aeroporto porque são carros de taxistas mesmo, porém mesmo assim é comum eles quererem ti enrolar. Certifique com a atendente do balcão se você vai precisar pagar alguma coisa a mais além do combinado. Anote a placa do táxi antes de entrar e faça questão que o taxista viu você fazendo isso. Preste atenção ao pagar, separe o dinheiro com calma antes de chegar, conte e confira se você está dando o valor certo, dê nota por nota, mostre o valor da nota e vai conferindo com o taxista. Conversei com muita gente em BA que passaram por isso na cidade mesmo, vários tiveram que discutir com o motorista que queria enrolar. Outra dica é, fale que você vai chamar a polícia, que você tem a placa do carro dele, que você já mandou para uma amiga (só para garantir que ele não roube seu celular), que você tirou fotos do dinheiro no aeroporto e tem como provar para a polícia. 3. Transporte do aeroporto até a cidade: existe uma empresa de ônibus que leva até próximo ao centro da cidade, chama TIENDA LEON. Ele tem vários horários, inclusive de madrugada, procure que ele fica ao lado da saída do portão de desembarque. Do terminal de ônibus já em BA, você pode contratar um taxi (ou pela mesma empresa ou taxi fora do terminal) para ir até o hostel. Ao lado do terminal fica um hotel grande (Sheraton Buenos Aires Hotel), tem taxi lá dentro. Se chegar mais cedo, pode até ir caminhando que fica muito próximo do centro. No terminal tem WIFI gratuito. Preço: 240 PA. Para mais informações de preços e horários https://tiendaleon.plataforma10.com.ar/servicios. 4. Aeroporto Aeroparque: existe outro aeroporto em Buenos Aires, fica bem mais próximo à cidade. Quando estava pesquisando por preços das passagens vi que tinha opções para chegada em Aeroparque, mas ficava um pouco mais caro. Acredito que vale a pena tentar comprar uma passagem chegando por Aeroparque porque o custo de transporte e os transtornos serão bem menores. A empresa Tienda Leon também tem ônibus até o centro desde este aeroporto. Façam as contas. Dia 2 – Sábado Peguei um folheto do mapa da região no hostel (super útil e tem em todos os hosteis que eu fiquei) e de manhã fui para o centrão caminhando. Voltei para o hostel para descansar um pouco e pedir informações como pegar o ônibus turístico que levava para vários lugares (próximo à estação Metro Diagonal Norte, o ônibus faz 33 paradas e atravessa a cidade de ponta a ponta, preço: 460PA = 109 reais). O recepcionista do hostel gentilmente deu a dica de ir caminhando até Ricoleta e passar a tarde toda lá. Estranhei se realmente tinha o que fazer por lá e passar a tarde toda porque para mim só tinha o cemitério que nem fazia tanta questão de conhecer. Ele disse que eu podia ir sim porque tinha muitas coisas para fazer. Foi uma ótima dica. Não era perto (40min de caminhada), mas fui aproveitando os lugares, conhecendo lojas, restaurantes e passei pelo Obelisco. Tomei o famoso sorvete da FREDDO, que não achei nada de interessante... kkkkkkkk, paguei 105 PA pelo TRIFREDDO. Lá tem o famoso cemitério que eu entrei já que estava lá e tinha muitos turistas encontrando, é lindo lá dentro, várias esculturas, várias histórias. Adorei. Lá perto tem um parque para passear, ver a famosa escultura de flor de metal e tinha uma festa com músicas ao vivo de grupos de vários países, tinha barracas de comidas e artesanato, muito legal. Almocei num restaurante e fiquei aproveitando a música sentada na grama. Voltei para o hostel super cansada. No quarto conheci 3 peruanas e 2 brasileiras, super bacanas. A noite tinha festa no hostel, muito legal porque conheci vários viajantes. Fui dormir antes de acabar a festa porque teria que acordar cedo para ir ao Uruguai. O bom é que no quarto não se escuta o barulho da festa, o ruim é que escutava as pessoas falando no corredor, mas eu consegui dormir. RESUMO DOS GASTOS Almoço: 300 PA (restaurante: costela com guarnições) Sorvete FREDDO: 105 PA Janta: 100 PA (empanadas com refrigerante) DICAS 1. Super recomendo o hostel Milhouse, lugar bacana para conhecer pessoas divertidas e diferentes. Minha dica é, leve um tampão para os olhos se você tiver dificuldade para dormir com luz acendendo e apagando toda hora e também um tampão de ouvido. Eu não tive grandes dificuldades para dormir. 2. O fio de extensão foi super útil porque a tomada ficava longe da cama e eu gosto de ver minhas mensagens antes de dormir e ligar o despertador. 3. Os quartos têm armários para você guardar suas coisas, mas precisa de cadeado. Seria bom um cadeado com senha. 4. Em todos os hostel que passei tem folhetos com o mapa da cidade, pede um e marque os lugares onde você quer ir. Pede ajuda no hostel. Marque também onde fica o hostel. 5. Baixar os aplicativos de mapa é super útil para ensinar como chegar nos lugares a pé, eu fazia a pesquisa e marcava no folheto para não ficar mexendo no celular na rua. 6. Não sei se eu dei sorte, mas neste dia tinha várias coisas acontecendo na Ricoleta. Vale a pena ir andando e passar a tarde lá. Eu só caminhei, não peguei nenhum transporte na cidade. Dia 3 – Domingo Fiz o check out e pedi ajuda para chegar na balsa de travessia para o Uruguai. O mais conhecido é a empresa BuqueBus, mas me indicaram a empresa ColoniaExpress por ser mais barato. A diferença de preço era muito alto, não valia a pena. Aceitei a sugestão. Para chegar no porto de embarque me indicaram ir de taxi que o próprio hostel iria pedir para mim e pagaria no hostel, achei ótimo já pagar antecipado para não ter problemas. Ficou 200 PA de taxi. Até daria para ir caminhando por 38min. Foi tudo tranquilo, cheguei no porto, comprei meu ticket por 698 PA, ficou mais barato que no site e se eu demorasse mais 15min seria bem mais caro, mais de mil pesos. Preços: Pelo site: 719,60 PA No porto: 698 PA No porto muito próximo do embarque: 1019 PA Pelo BuqueBus no site: 1180 PA Fiz a travessia tranquila, tive medo de passar mal no barco, mas eu nem senti nenhum movimento. O barco é enorme. Nada de interessante de ver pela janela, bom para dormir... kkkkkk. Um pouquinho antes de chegar, eu fui para o lado de fora para tomar um arzinho e ver se tinha algo de interessante para ver. NADA DE INTERESSANTE... KKKKK. Durou um pouco mais de 1h (8h15 – 9h25). Cheguei em Colônia, minha programação era almoçar por lá e passear por até 3h. Como a cidade é minúscula, seria mais que o necessário. Peguei o folheto da cidade no terminal fluvial, caminhei pela avenida principal a procura de câmbio. A melhor cotação que encontrei foi 1 dólar = 28,30 PU. Mesmo de domingo, tinha várias casas de câmbio aberto. Troquei só o suficiente para comer e comprar minha passagem para Montevidéu. Tudo fica muito perto, terminal fluvial, rodoviária e av. principal. Gostei muito de caminhar pelas ruazinhas da cidade, tirar fotos das casas, sentar na pracinha tranquila, mas não gostei de ver o Rio da Prata porque tem cor escura e a orla não é bonita. Encontrei muito lixo na orla. Não pagaria a travessia de navio ou pegar um ônibus só para conhecer a cidade e depois voltar, mas como estava no caminho, aproveitei para passear. Almocei próximo da orla. Era um restaurante bem caro, mas me agradou. A cotação do próprio restaurante estava melhor que nas casas de câmbio, então valeria a pena pagar em reais mesmo e ainda tinha o desconto de 15% do IVA (imposto). Comprei a passagem pela COT e fui para Montevideo. Ônibus muito bom e confortável. O Terminal de ônibus de Montevideo fica próximo ao centro da cidade, super perto do meu Hostel Che Lagarto. No terminal fui até o balcão de informações e a atendente gentilmente imprimiu um papel mostrando o caminho até o hostel. Hostel legal, porém bem mais tranquilo com relação a Buenos Aires. Uma colega de quarto me disse que ela tinha chegado cedo e eles não deixaram esperar no salão comum, a atendente até ofereceu um táxi para ela sair. Muito chato, mas eu fui bem recebida. Como cheguei tarde, só pude dar uma voltinha no quarteirão e jantar. RESUMO DOS GASTOS Taxi até porto: 200 PA Balsa até Colônia (Uruguai): 698 PA Almoço: 100 reais (restaurante) Ônibus até Montevidéu COT: 367 PU Check in 2 dias Hostel Che Lagarto: pelo Booking era para ser 35 reais a diária, acabou ficando 44 reais a diária porque foi cobrado alguns impostos (???). Para duas diárias paguei 88 reais. Janta: 120 PU (lanchinho) DICAS 1. ColoniaExpress é mais barato, porém tem poucas opções de horários. Chegue cedo para comprar mais barato porque o preço vai aumentando. Existe sites das empresas BuqueBus e ColoniaExpress para você pesquisar por preços e horários. Tem a opção de você já comprar um pacote de balsa + ônibus até Montevideo, eu preferi comprar separado porque queria aproveitar a cidade de Colônia de Sacramento, almoçar, ver o câmbio e ir sem pressa para Montevideo. Me falaram que tem diferença de preço em comprar a passagem pelo site do Uruguai ou pela Argentina, mas eu não pesquisei por isso. 2. Sempre pergunte nos restaurantes quanto está a conversão do dinheiro, as vezes é melhor pagar em reais ou dólar. Perguntar também se tem o desconto do imposto IVA. Em alguns lugares, pagando com cartão de crédito, tem um ótimo desconto, eu vi de 15% até 22% (em um restaurante em Punta del Este). 3. O ônibus da CUT é bem confortável, minha sugestão é pedir “ventana” para sentar próximo a janela, e de preferência lá atrás do ônibus, porque percebi que alguns passageiros entravam durante o trajeto e ficavam em pé, logo desciam do ônibus, acho que eles pagavam menos, porém tinham que ficar em pé se não tiver lugar para sentar. O problema é que acho que atrapalhava quem estava sentado no corredor por ficar apertado lá na frente do ônibus. Dia 4 - Segunda Dormi bem no hostel, acordei não muito cedo, peguei o folheto do mapa da cidade e fui caminhando pela av principal (Av. 18 de Julio). Fui até o centro e depois até o Mar da Prata. Na av principal você encontra muitas casas de câmbio (pesquisar a melhor cotação no site www.dolarhoy.com), restaurantes, lojas de artesanato, bancos, praças... de tudo. O melhor cambio que encontrei foi bem próximo a Plaza Independência. Fui almoçar no Mercado del Puerto para comer o Churrasco Uruguaio, muito legal e gostoso lá dentro. A tarde fui conhecer na orla do Rio de la Plata desde a Ciudad Vieja (Rambla). Não achei bonito, o rio não é bonito, a orla não tem verde. Prefiro muito mais nossas orlas e praias, mas conheci... kkkkk Estava morta de cansada, mas voltei caminhando até o hostel. Queria pegar o ônibus, mas não sabia onde descer, só sabia acompanhar o mapa caminhando. Descansei no hostel e sai para jantar próximo. Gostei muito do Uruguai que acabei decidindo estender ficando um dia mais em Montevideo e um dia a mais em Punta del Este. Desisti de ir para Bariloche, até porque a passagem estava muito cara. Fiz pelo celular, no site do Booking, reservas extras. RESUMO DOS GASTOS Almoço: 550 PU ou 68,75 reais ou 19,64 dólar Janta: 120 PU DICAS 1. É muito fácil pegar ônibus em Montevidéu e você pode pagar com pesos ao motorista, mas precisa ter uma referência da altura da av onde deve descer. 2. Não peguei UBER mas tem bastante carros na região, porém eles não recebem dinheiro, só no cartão de crédito pelo aplicativo. Dia 5 - Terça Acordei não muito cedo, fiz o check out e fui caminhando até o terminal de ônibus. Comprei passagem para Punta del Este pela COT. O Terminal de Ônibus de Punta fica ao lado da famosa escultura dos Dedos e bem próximo do hostel (umas 2 quadras só). Já tinha o mapa de Punta que peguei em Montevidéu, e segui o mapa até o hostel. Fiz o check in dos dois dias. Fiz amizade com duas brasileiras dentro do ônibus, almoçamos juntas (dividimos um prato para 2 pessoas em 3 bem tranquilo), tiramos fotos uma da outra na escultura dos dedos e caminhamos pela praia bem bonita. Depois combinamos de ir juntas para conhecer a Casa Pueblo. Uma das opções era dividir um taxi que ficaria 20 dólares por pessoa ou 576 PU. O taxista sairia as 17h, passaria por alguns pontos turísticos e voltaríamos logo após o pôr do sol. Outra opção que encontramos em uma agência de turismo era ir numa van com ar condicionado e WIFI, o motorista iria passar pelos pontos turísticos da cidade, haveria explicação dos lugares e poderíamos sair para tirar fotos. Sairíamos as 15h e voltaríamos após o pôr do sol pelo valor de 750 PU por pessoa. Por todos estes serviços e por pela agencia seria mais seguro, optamos ir pela agência. Foi maravilhoso, o motorista super simpático. Só tinha nós 3 na van por ser baixa temporada, então ficamos o tempo que quisemos em cada lugar. Conhecemos a cidade inteira, as casas dos ricos e famosos, as histórias, entramos numa pousada hotel que parece um castelo para tirar fotos lá dentro, foram muitas histórias interessantes. Na Casa Pueblo tivemos que pagar 300 PU para entrar. O local é gigantesco, porém de fora dá para ver só um pedaço, e por dentro só tínhamos acesso a alguns salões com museu, histórias, restaurante e um lugar especial para assistir o pôr do sol ouvindo música e uma linda poesia. Foi lindo. A maior parte do local faz parte do hotel que fica dentro da Casa Pueblo e que não temos acesso. Voltamos para o hostel. O hostel é bem simples, mas legal. Tem estilo hip. No quarto conheci chilenas e uma argentina, super bacanas. A noite os meninos se juntaram para dar uma fumadinha legalizada, fica um cheirinho desagradável. Não gostei que a internet só funciona na sala, não funciona no quarto feminino. RESUMO DOS GASTOS Passagem até Punta del Este pela COT: 295 PU Check in de 2 dias no Hostel The Trip: 14,40 dólares ou 420 PU ou 48 reais a diária = Paguei 840 PU. Almoço: 283 PU ou 231,97 PU (no cartão com 22% de desconto) Protetor solar: 330 PU Transporte Van passeio até Casa Pueblo: 750 PU Casa Pueblo: 300 PU Janta: 380 PU ou 48 reais (no cartão tinha 22% de desconto direto do IVA) DICAS 1. Antes de Punta, passamos pela cidade de Maldonado. Tomar cuidado para não se confundir porque em Maldonado tem vários lugares escrito Punta del Este. Em Maldonado o terminal fica no meio da cidade e em Punta o terminal fica bem ao lado da praia e da escultura dos dedos. No meu ônibus o ponto final era em Punta então muita gente desceu em Maldonado mas ficou algumas pessoas dentro do ônibus para continuar a viagem. Eu descobri porque tinha duas brasileiras sentadas na minha frente e perguntei se estávamos em Punta, e elas disseram que não. Acabei fazendo amizade com elas e passeamos juntas em Punta. 2. O hostel com melhores indicações era o El Viajero, que é bem maior e mais estruturado. Eu tinha tentado reservar nele, mas não consegui. 3. É super importante fazer amizades, principalmente nesta cidade. As coisas ficam caras se você for fazer tudo sozinha e fica chato também. Dia 6 – Quarta De manhã fui caminhar pela rua principal da cidade (Av. Gorlero) e fui voltando pela orla de Punta, que é linda demais, porém não tão linda quanto as nossas praias... kkkkkk. A água é muito fria, quase não tem gente no mar, a maioria ficam na areia tomando sol. É muito gostoso caminhar pela manhã e final da tarde. A tarde mesmo é muuuuitoooo quente o sol. Caminhei, comprei um Milk Shake e fiquei sentada na sombra olhando o mar. A cotação na cidade para o dólar não era muito diferente de Montevideo, mas para o real era bem diferente (melhor em Montevideo). Tem um lugar que gostaria de ter conhecido, que era o Restaurante La Vista, que fica no último andar e ele é giratório, faz 360 graus em 40min. Porém estava fechado para reforma e só iria reabrir final do ano. RESUMO DOS GASTOS Almoço: 380 PU ou 48 reais (no cartão tinha 22% de desconto direto do IVA) Janta: 380 PU ou 48 reais (no cartão tinha 22% de desconto direto do IVA) DICAS 1. Não caminhe pela tarde porque é muito quente. Descanse neste horário. 2. Se você quiser, pode até voltar para a Casa Pueblo com o mesmo ingresso, mas terá que pagar pelo transporte. Dia 7 – Quinta De manhã fui para a rodoviária pegar o ônibus para Montevideo. Em Montevideo, na rodoviária mesmo, fui na ColoniaExpress comprar minha passagem de ônibus + balsa até Buenos Aires. Fui para o hostel Che Lagarto, fiz o check in, deixei minha mochila e fui passear para conhecer a Praia Pocitos. Peguei um ônibus bem fácil. Não gostei muito de lá, descobri que o Uruguai não é bom para conhecer praias, é ótimo para conhecer pessoas e cidade. Voltei para o centro gastar o restinho de dinheiro que tinha em pesos e comprei Alfajor para dar de presente para amigos, fui numa loja bem legal perto do Mercadão, que só vende Alfajor de vários tipos. Conheci muitos viajantes no hostel, desde viajantes em grupo até sozinhos pela primeira vez, ficamos conversando bastante pela noite. Meu pouquinho de espanhol me ajudou muito a comunicar com o pessoal, foi fantástico. RESUMO DOS GASTOS Ônibus até Montevideo: 298,00 PU Passagem ColoniaExpress Ônibus + Balsa: 350 PU (Ônibus até Colônia) e 540 PU (Balsa até BA) Check in de 1 dia no Che Lagarto Hostel: 50 reais Ônibus até Pocitos: 33 PU (Ida) + 33 PU (volta) Almoço em Pocitos restaurante: 365 PU Janta: 200 PU DICAS 1. Neste dia encontrei cotação de dólar melhor 1 dólar = 29,00 PU, começou de manhã com 28,5 e foi aumentando pela tarde. Dia 8 - Sexta Acordei bem cedo porque o ônibus saia bem cedo da rodoviária de Montevideo. Fomos até Colônia Sacramento e de lá já pegamos a balsa. No terminal fluvial em BA pesquisei pelo MAPS.ME o caminho até o hostel Puerto Limon. O aplicativo funcionou offline, o MAPS do Google não funcionou, marquei no mapa de papel e caminhei por 20min. O caminho é bem tranquilo de manhã, mas a noite eu não aconselho caminhar sozinha. Hostel bonito e bem tranquilo, não tem festas. Escolhi ele porque fica perto do Caminito que eu queria conhecer no próximo dia. Próximo do hostel fica o mercado San Telmo, fiz um pouco de câmbio lá dentro. Encontrei um lugar que eles faziam empanadas a todo momento, dá para ver eles preparando a massa. Eles preparam, cozinham num forno a lenha (como os formos de fazer nossas pizzas a lenha), deixam pronto a mostra para o cliente. Quando eu pedi um de cada para experimentar, eles colocam de volta no forno para esquentar. Muito bom, foi meu almoço. Conheci galera nova no hostel, mas pelas festas eu ainda preferi o Milhouse. RESUMO DOS GASTOS Check in de 2 dias no Puerto Limón Hostel: 109 reais (lá eles fizeram desconto do imposto IVA, mas não lembro quanto ficou de desconto) Almoço empanadas: 30 reais Janta: 30 reais DICAS 1. Procurem por este lugar que vende empanadas, mas infelizmente não me lembro o endereço. Sei que fica muito próximo ao hostel. Dia 9 – Sábado Acordei, fui procurar no mapa o caminho para o Caminito, 35min de caminhada. Caminho tranquilo de manhã, porém perigoso a noite. Lugar muito legal, bonito, cheio de gente, lojinhas, restaurantes, dançarinos de tango, vários lugares para tirar fotos das casas coloridas, prédios, grafites. Almocei por lá e depois fui caminhar até Puerto Madero, outro lugar interessante para caminhar e relaxar. Passei a tarde caminhando em Puerto Madero que é bem bonito, até próximo a Casa Rosada, e depois voltei para o hostel descansar. RESUMO DOS GASTOS Almoço: 295 PA (restaurante em Caminito) Janta: 100 PA (empanadas com refrigerante) Dia 10 – Domingo Acordei tranquila, fiz o check out no hostel e pedi para deixar minha mochila lá, eles gentilmente deixaram e falaram que eu poderia ficar na área comum o tempo que eu precisasse. Fui caminhando até a Tienda Leon para comprar uma passagem de ônibus até o aeroporto EZE. Comprei minha passagem e fui até o centro para almoçar. Em frente a Casa Rosada estava acontecendo uma festa de integração regional da Argentina, tinha música muito boa ao vivo, lojinhas de comida e artesanato de várias regiões. Fiquei por lá me divertindo e depois dei uma passadinha na Feira San Telmo ao lado do Mercado San Telmo, que acontece todos os domingos. A feira é de objetos antigos, tinha muita gente lá e dançarinos de tango, eu particularmente não gostei. Logo fui embora para o hostel descansar. Descansei, coloquei as mochilas nas costas e fui embora “HASTA PRONTO”. RESUMO DOS GASTOS Passagem até aeroporto Tienda Leon: 240 PA Almoço: 200 PA Janta: 200 PA DICAS 1. Compre passagem na Tienda Leon que é muito bom e barato. São ônibus de viagem confortáveis, seguros, limpos e dá para levar mochilões. 2. Programei para pegar o ônibus 5h antes do vôo. A viagem é rápida, uns 45min. Foi muito bom chegar cedo porque a fila para o Check in era enoooormeeee. Primeiro porque era obrigatório todos passarem por lá, mesmo quem já fez Check in via internet, precisa pegar um papel deles. Segundo porque o avião era gigante, então tinha muita gente na fila. Terceiro porque a entrada para o embarque era pequeno e passar para carimbar o passaporte também é demorado. ENTÃO, CHEGUEM BEM CEDO. É ISSO PESSOAL, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO ABRAÇOS SIMONE HO 3 2 Citar
Membros wagnerkill Postado Novembro 28, 2017 Membros Postado Novembro 28, 2017 Bem completo e detalhada sua viagem. Já fui para os dois pais mas em viagem separada. Para o Uruguai em Montevideo uma dica é o restaurante Punta Sur eu achei melhor e mais barato que o mercado del puerto para saborear o churrasco, eu fui nos dois e gostei mais do Punta Sur. Em punta del este tem uns bares legais a noite que ficam perto da marina onde ficam as lanchas e também o cassino, eu joguei 20 dólares só para brincar e conhecer o lugar 1 Citar
Membros LAYLAH AISLIN Postado Novembro 28, 2017 Membros Postado Novembro 28, 2017 Ótimo relato. Farei uma aventura pelo Uruguai. Planejo fazer cicloturismo pela maior parte dos pontos de montevidéu, tentando economizar ao máximo. Quanto mais economizar, mais locais poderei visitar. Você acha que com R$ 2.000,00 dá pra fazer um mochilão modesto de 10 dias por lá? 1 Citar
Membros Simone HO Postado Novembro 28, 2017 Autor Membros Postado Novembro 28, 2017 1 hora atrás, LAYLAH AISLIN disse: Ótimo relato. Farei uma aventura pelo Uruguai. Planejo fazer cicloturismo pela maior parte dos pontos de montevidéu, tentando economizar ao máximo. Quanto mais economizar, mais locais poderei visitar. Você acha que com R$ 2.000,00 dá pra fazer um mochilão modesto de 10 dias por lá? Oi Laylah, o real é bem valorizado no Uruguai, porém tudo é caro. Vai depender muito dos seus gastos. Os hosteis vc vai gastar em média 40 a 50 reais por dia. O mais caro é a comida, que pode variar desde 20 reais até 100 reais muito fácil, se vc comprar um lanchinho ou fazer no hostel fica mais barato, no restaurante sempre é caro. O transporte de uma cidade para outra dá em média 50 reais tbm. Até ai já deu 200 reais de gastos diários (50 hostel, 50 almoço, 50 janta, 50 transporte). Se vc conseguir economizar em cada lugar, pode sobrar dinheiro para alugar as bikes. Nos hosteis tinham bikes para alugar, mas eu não perguntei o preço. 1 Citar
Membros LAYLAH AISLIN Postado Novembro 28, 2017 Membros Postado Novembro 28, 2017 Simone, obrigada pela dica :* Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.