Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?

Posts Recomendados

• Membros

Xô tentação!!!!!! ::ahhhh::

Cabral,

Obrigado pela oferta, mas eu estou querendo uma lâmina com o aço ZDP-189. Mais especificamente um canivete pequeno e leve o bastante para eu usar no dia-dia. A minha predileção é pelo Caly 3 Carbon Fiber, mas este é muito caro! ::carai:: por isso estou pensando no delica (um clássico) que eu encontro por menos de U$ 50,00 no ebay (uns R$90,00). A ergometria do Native é 10 ::otemo::

Feliz Natal !!!!! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Véio du Mato,

Hohohohohohohohoho!!! Um feliz natal à você também e a todos os mochileiros! :D

Sábia decisão quanto ao aço ZDP-189! ::cool:::'> Ah, e uma coisinha: não é o capeta como dizem para afiar não! :shock:

Mas quando achar uma oferta boa e com uma geometria que lhe agrade, se presenteie com uma lâmina CPM-S30V, é satisfação garantida! ::otemo::

Comprei uma chaira cerâmica para ver como funciona em retoques rápidos; deve chegar na primeira semana do ano que vem ::lol4:: Assim que puder, posto as impressões.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros

Teste de corte 2

Aqui vão as avaliações de mais dois aços, comparando o poder e retenção de corte de cada um em um emprego doméstico.

A comparação na verdade será apenas como curiosidade, já que estará longe de ser realmente entre dois aços como foi a primeira, pois são canivetes de diferentes fabricantes, com diferentes geometrias de lâmina e fio e grinds diferentes também; ou seja, muitas variáveis para ter alguma validade! :roll:

Todos os dois canivetes tiveram seus fios refeitos, só que um com o meu desbaste padrão, alivio de 10 graus de cada lado ( 20 graus inclusos ) e o fio primário em 15 graus de cada lado ( 30 graus inclusos ). O outro como é para aguentar pancada e trabalhos “sujos”, foi feito o mesmo desbaste de alívio de 10 graus de cada lado ( 20 graus inclusos ), porém o fio primário foi com 20 graus de cada lado ( 40 inclusos ) para maior estabilidade e durabilidade!

Mas vamos deixar uma coisa clara: todos os dois canivetes conseguem “descascar cabelo”! ::ahhhh:: A diferença na angulação do fio primário ( o secundário ou desbaste de alívio é idêntico nos dois ), faz apenas com que o de menor ângulo consiga efetuar um corte estático com um pouco menos de pressão aplicada ( isso se a geometria e desbaste de lâminas fossem idênticas ).

Foram usados canivetes Spyderco Endura 4 FFG em aço VG-10 e Cold Steel American Lawman hollow grind em aço AUS8A.

O teste prático foi o “padrão”, que consistiu de 15 kg de toucinho comum com pele, mais precisamente da parte das costas. Foram divididos em duas porções de 7,5kg e foram picados em pedaços de aproximadamente 2cm x 1cm.

O toucinho foi picado sobre uma tábua de madeira de jacarandá, evitando-se a tábua de plástico que poderia interferir no fio.

O resultado é que neste tipo de teste especificamente, o Spyderco Endura 4 decepcionou! Apesar do FFG torná-lo em tese um fatiador excepcional, neste tipo de corte sobre uma tábua, o ângulo formado pela lâmina em relação à empunhadura assim como sua “barriga” muito pouco pronunciada tornaram a tarefa extremamente penosa... ::mmm:

Antes da metade dos 7,5kg tive que passá-la na chaira ( de aço liso ) para reassentar o fio; antes do final, mais uma passada na chaira. Os 25 ou 30% iniciais da lâmina ao final do serviço sequer cortavam papel! O restante da lâmina era capaz de fazê-lo, mas não de “rapar cabelo”. Após umas 20 passadas no couro voltou a “rapar cabelo”, mas não de forma ideal ( como gosto ), exceto os 25% iniciais da lâmina próximos à ponta, que mal conseguiam cortar papel! :cry:

Já o Cold Steel American Lawman foi uma surpresa positiva! ::cool:::'> Apesar de seu formato de lâmina ser bem semelhante ao dos meus Buck Vantage ( Avid e Pro ) e de também ser hollow grind ( não tão profundo como nos Buck ), sua “barriga mais orgânica”, com curvatura mais suave e constante, aliadas a um ideal ângulo de inserção em relação à empunhadura fazem dele um fatiador ainda melhor que os Bucks, que já são fora de série! Sua empunhadura também mais ampla e principalmente com um espaçador posterior tornaram a tarefa quase um prazer! :P

Na metade dos 7,5kg, uma passada na chaira de aço e foi bem até o final. Cortava papel, mas não “rapava cabelo”. Umas 10 passadas no couro ( 10 de cada lado ) e voltou a “rapar cabelo” sem problemas. O fio a 20 graus de cada lado deve ter ajudado bastante a evitar o “rolamento” do fio e mesmo sua degradação mais acentuada.

Ambos foram então examinados com uma lupa de 20x sobre uma luz de lanterna de led branco e o Spyderco Endura mostrava claramente um reflexo intenso na porção inicial da lâmina, sinal ou de “achatamento ou rolamento” do fio e vários micro-dentes ao longo do restante da lâmina; na verdade, eram extremamente pequenos mesmo, sendo quase imperceptíveis ao se cortar papel.

O Cold Steel American Lawman apresentava um fio normal e uniforme, quase tão bom quanto antes do inicio do teste. ::cool:::'>

Gostaria de fazer uma ressalva aqui: no caso do Endura, como o desbaste de fábrica já era bem próximo dos 20 graus inclusos, muito pouco metal foi removido do fio original, podendo ter restado metal com fadiga pelo aquecimento da afiação original de fábrica em cintas-lixa.

Vou lhe dar uma segunda chance, refazendo o desbaste de alívio e dando novamente um fio primário de 30 graus inclusos e comparando-o contra o Spyderco Stretch2 em ZDP-189.

Ah, novamente o torresminho ficou 10! ( a técnica já está dominada há muitos anos...) :mrgreen:

Link para o comentário

• Membros

Parabéns pelas aquisições !!!!

Não sei se entendi, mas o aço VG-10 se seu pior que o Aus-8! Pelo que andei lendo o aus8 é uma versão japonesa do 440, um bom aço, mas não é tão elogiado quanto o VG-10 (aço da cobiçada A1 da Fallkniven).

O meu assentador foi uma aquisição de sorte! Fui numa cutelaria bem antiga e o senhor tinha um estoque antigo de Strop para navalha, uma raridade. Mando uma foto dele.

Acho o que o aço carbono tem personalidade, apenas isso. Também gosto dos aços inoxidáveis especiais, acho que fiquei tantos anos criticando as facas da tramontina que ainda não me acostumei com a idéia de uma faca de qualidade em inox.

Inté...

Link para o comentário

• Membros

Valeu Véio! ::cool:::'>

É Véio, eu também já li muita coisa sobre aços e a maioria bate, mas às vezes se tem surpresas! :o

O Sandvik 13C26 por exemplo é um aço muito, mas muito subestimado, principalmente pelo mercado ameriacano que praticamente o desconhece... somente há pouco tempo é que marcas de peso no mercado começaram a oferecer modelos neste aço antigo ( década de 20/30 ); basicamente Kershaw e Buck.

Cliff Stamp, um controverso aficcionado por lâminas porém extremamente versado em metarlugia, de acordo com alguns de seus testes, afirma que o Sandvik 13C26 é superior em estabilidade de fio, retenção de corte e capacidade de fio ( navalha ) a aços muito badalados como AUS8A, 440C, VG-10 e o ainda "queridinho da américa" CPM-S30V! ::ahhhh::

No meu teste do toucinho ele realmente ficou próximo! Notar que ambos os aços foram tratados por Paul Bos, considerado o melhor em tratamento térmico nos EU! Como próprio Cliff afirma, o 13C26 por ser "mais simples" de tratar, pode residir ai o fato de seus achados comparando-o contra os aços mais "quentes", porém de outras marcas ( ele usou um Buck tratado pelo Paul Bos ).

Com relação ao Endura4 em VG-10, veja como somos influenciados pelas marcas: só por ser um Spyderco ( e um de seus carros-chefe de venda ), de ante-mão já "dei a possível desculpa" de que poderia ser aço "estresssado" no fio... Mas uma coisa que não muda, minha hipótese se confirmando ou não, é que definitivamente sua ergonomia para corte do tipo slice de alimentos sobre uma tábua é terrível ( ao menos no tipo de corte que se usa em toucinho ); pode ser que pelo comprimento da lâmina, para se tirar fatias de um contra-file, alguns vegetais, frutas, salaminhos, etc ele até se saia melhor, mas com um produto abrasivo como toucinho de porco...

Como deixei claro no início do teste, não lhe dê muita importância não, pois as variáveis eram muitas e em aspectos muito importantes! :oops:

Com relação aos aços carbonos, em que pese eu ter amado a sua "mini-katana de bolso" ::love:: , para canivetes eu prefiro os modernos aços inox ( desde o 440C para frente ), ou então o "vovô" Sandvik 13C26! Demandam muito menos cuidado e tem corte semelhante ou até superior! :mrgreen:

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Não sei se já passou por aqui, mas vocês viram este "canivete romano" que seria o mais antigo conhecido?

Museu britânico exibe canivete criado por romanos há 1.800 anos

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/11/museu-britanico-exibe-canivete-criado-por-romanos-ha-1800-anos.html

parece que alguns conceitos fundamentais são mais antigos do que eu supunha.

Link para o comentário

• Membros

Caro trauco,

Eu também me surpreendi a cerca de 1 ou 2 meses atrás quando estas imagens saíram publicadas acho que na seção planeta bizarro. :o

A surpresa como você diz não foi com o fato da lâmina dobrável, mas com o conceito multitool do dito canivete. :shock:

Nota-se claramente a lâmina principal, que até parece uma wharncliff, uma colher, um garfo, um punção, um pequeno hawkbill e o que parece ser um seccionador de ligamento de molusco ( para comer escargot ).

Os centuriões romanos ou outros cidadãos de posses é que deveriam possuí-lo, já que o nível de trabalho exigido deveria torná-lo uma peça inacessível ao legionário comum.

Excelente postagem esta sua! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Nos mostra que mais uma vez a máxima do Chacrinha de que nada se cria e tudo se copia ( e aperfeiçoa ) é válida. :mrgreen:

Valeu!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...