Membros cabraljr Postado Setembro 16, 2010 Membros Compartilhar Postado Setembro 16, 2010 Caro Raphael, Para responder suas dúvidas há a forma rápida e a forma menos errada; optarei pela segunda mesmo que fique extensa e enfadonha, mas os amigos sempre terão a opção de simplesmente pular o “tratado”! Em termos de cutelaria, não existe o melhor aço, mas o aço que com o devido tratamento térmico juntamente com a geometria de lâmina e de fio irá apresentar o melhor desempenho para uma dada tarefa em determinada situação. No caso do aço das lâminas dos SAK ( swiss army knives, nossos venerados Victorinox ), que é pelas informações da própria Victorinox, o DIN:X55 CrMo14 ou DIN 1.4110 ( ambas designações alemãs ) com a seguinte composição:C- 0.55-0.75, Cr-16-18, Mn- 1.0, Si-1.0, Mo- 0.55-0.75 e V-0, com uma dureza de 56HRC ( +- 1 ), é para um canivete multiuso um aço adequado, pois tem alta resistência à corrosão ( não é inoxidável como costumamos chamar aqui no Brasil e sim stainless que é o termo inglês que descreve melhor, pois sua tradução é “menos manchável” ), tendo como desvantagem ser demasiado “mole”, o que faz com que perca o fio rapidamente. Por outro lado, esta mesma “desvantagem” de ser “mole”, faz com que seja facilmente reafiável à campo ( o que é uma grande vantagem ). Outras características que também podem ser consideradas vantagens ou desvantagens de acordo com o uso e a situação é o fato de ser mais propenso a “rolar” o fio ou sofrer “achatamento”ao invés de sofrer microfraturas no mesmo, e também de sua lâmina ter maior capacidade de absorver impactos sem sofrer fratura ( mas por outro lado sofre deformação/entorta ). Sua lâmina FFG ( full flat ground ) algo como desbaste integral da “espinha ao fio” faz dele um fatiador excepcional, mas por outro lado lhe retira um pouco da resistência e da capacidade de “rachador” de ramos, gravetos e lenha ( função que convenhamos não é a mais recomendada para uma lâmina dobrável ). Como dica, se alguém precisar usá-lo desta forma, a melhor maneira de fazê-lo sem comprometer muito a integridade do canivete, é dobrando a lâmina como se fosse fechá-la e mantendo-a em posição de “L” e desta forma colocá-la sobre a madeira a ser partida e com outro toco de madeira ( não usem pedras... ) bater em sua espinha para ir lascando a madeira. Desta forma não se força a mola/retentor/batente da lâmina, o que poderia comprometer a integridade da peça. Em situações de campo SEMPRE dar preferência à lâminas com algum tipo de trava, pois representam menor risco de fechar sobre os dedos do usuário durante o uso ou execução de uma tarefa, o que pode ser catastrófico em um ambiente distante da ajuda especializada mais próxima. Outro ponto a se levar em consideração é a questão de ter a possibilidade de abertura da lâmina principal com uma só mão. Pode parecer trivial, mas imaginemos uma situação de rapel por exemplo quando só se tem uma mão livre... ou no caso de uma trilha onde uma das mãos forçosamente está ocupada ou “presa” em um espinheiro, emaranhado de cipós, etc. Por fim, um canivete com um clipe de fixação ( estilo clipe de caneta ) também é desejável, pois posiciona a lâmina sempre em uma mesma orientação e normalmente em um local mais acessível ( borda do bolso ao invés do fundo do mesmo ), além do fato de dificultar a sua perda ao “escorregar” para fora do bolso ao se sentar, deitar-se, rastejar, escalar, nadar, etc. Focando agora mais especificamente na questão das marcas, a Tramontina não é reconhecida por ter o melhor tratamento térmico em suas lâminas, e isso por si só já é uma grande desvantagem. Outra coisa é que ela usa na maioria de suas facas “de campo”, o aço 420. Como já comentei, o aço por si só não bom nem ruim, mas com o tratamento térmico aquém do ideal, o 420 é reconhecidamente um aço muito “mole”, que apesar da maior tolerância à corrosão, perde o fio extremamente rápido! Só a titulo de informação, a marca Buck usa muito um “primo/irmão” do aço 420 em suas facas de campo e em alguns de seus canivetes, que é o 420HC ( HC significando high carbon ) e com um tratamento térmico excepcional, normalmente realizado por uma empresa terceirizada cujo dono é Paul Bos, reconhecidamente uma das pessoas que mais entende de tratamento térmico nos EUA e no mundo, e por isso são lâminas muito boas, que retêm o fio decentemente ( nada de excepcional ), mas que pelas características intrínsecas do aço, aliadas ao tratamento térmico e geometria das lâminas tornam estas facas excelente opções para usos variados à campo ( e são relativamente baratas quando comparadas à outras marcas ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 18, 2010 Membros Compartilhar Postado Setembro 18, 2010 (editado) Caro Raphael, A linha Byrd da Spyderco ( é produzida na China para baratear custos, mas sob controle e supervisão de técnicos e engenheiros da Spyderco ) em aço 8Cr13MoV; qualquer um dos modelos que lhe agrade estou certo que você ficará muito bem servido. Há também uma linha recém lançada pela Buck, que são os modelos Vantage, em aço S30V no Pro ( o S30V é uma das atuais coqueluches em termos de aço para cutelaria... ), em aço Sandvik 13C26 no Avid ( este é um aço sueco que é muito resistente a impactos e pega um fio assustador... ) e em aço 420HC no Select ( já comentei sobre o 420HC da Buck... ). A Cold Steel é outra que apresenta inúmeros itens de qualidade em aço AUS8 ( um aço japonês que com o devido tratamento térmico – e o da CS é muito bom! – tem um fio excelente e relativamente durável ). Neste caso faça opção pela linha que apresentar o sistema de trava chamado “Tri-Ad-Lock”, que na minha opnião e de muitos experts é o melhor e mais robusto do mundo! Só para deixá-lo de queixo caído, dê uma olhada neste vídeo nos testes que o criador deste sistema de trava e que também desenhou o canivete que está sendo testado postou no YouTube: Eu tenho um deste e posso lhe assegurar que confio mais nele do que em qualquer faca da Tramontina, mesmo as Commanders ( tenho a 1 e a 2 ). E claro, os modelos de abrir com uma só mão e trava ( e há ainda um “fresquinho” com clip ) da SAK. Por cerca de R$200,00 você encontra alguns modelos da Spyderco no mercado livre ( em lojas online aqui do Brasil eles normalmente estão acima da faixa de R$300,00 ). Vou ver se semana que vem consigo fotografar meu ajuntamento para postar aqui; você poderá vê-los lado a lado e ter uma idéia do tamanho e solidez dos mesmos ( SAKs, Spydercos, Byrd, Cold Steel, Buck e Lone Wolf ) Editado Setembro 20, 2010 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 3, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 3, 2010 Aqui peço licença aos administradores e frequentadores deste fórum de canivetes para postar uma "panorâmica" do meu ajuntamento de lâminas: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Batata Postado Outubro 4, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 4, 2010 Parabéns Cabral! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 4, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 4, 2010 Batata, Obrigado pela gentileza! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 12, 2010 Membros Compartilhar Postado Novembro 12, 2010 Lançamento mundial! Este será o SwissTool mais vendido de todos os tempos apesar de ser um modelo recém-lançado ! O inovador, inigualável, inusitado LADY BARBIE SWISSTOOL! A última palavra em SwissTool! Objeto de desejo de 11 em cada 10 mulheres! O novo hit de vendas em todo o mundo! Mais de 500.000.000 vendidos em menos de 24 horas! Mais de 2.000.000.000 encomendados! Não perca tempo, ligue "djá" para SAK-She-Victorinox e reserve o de sua namorada, esposa, irmã, mãe ou amiga! Elas lhe serão eternamente gratas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 20, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2010 Teste de corte Aqui vão as avaliações de dois aços, comparando o poder e retenção de corte de cada um em um emprego doméstico. A comparação é entre os aços mesmo, já que os canivetes são exatamente iguais no que tange à geometria de lâmina e ângulos de afiação. Todos os dois canivetes tiveram seus fios refeitos com desbaste de alivio de 10 graus de cada lado ( 20 graus inclusos ) e o fio primário em 15 graus de cada lado ( 30 graus inclusos ). Foram usados canivetes Buck Vantage Avid em aço Sandvik 13C26, com foto já postada aqui e uma nova aquisição, o Buck Vantage Pro em aço CPM-S30V. O teste prático consistiu de 15 kg de toucinho comum com pele, mais precisamente da parte das costas. Foram divididos em duas porções de 7,5kg e foram picados em pedaços de aproximadamente 2cm x 1cm. O toucinho foi picado sobre uma tábua de madeira de jacarandá, evitando-se a tábua de plástico que poderia interferir no fio. O resultado é que ambos os aços cumpriram com folga a tarefa. A diferença entre eles é que o Sandvik 13C26 após aproximadamente uns 4 kg de toucinho precisou de uma passada bem leve em uma chaira de aço lisa, pois seu fio deve ter virado um pouquinho, mas após a passada o corte voltou como no início. :'> O CPM-S30V passou por todos os 7,5kg de toucinho sem necessitar de nenhuma vez ser passado na chaira, mantendo o mesmo corte “limpo” do início ao fim. :'> :'> Ao final, ambos os aços foram passados uma única vez na chaira, bem de leve e ambos estavam “rapando cabelo” ( o meu braço esquerdo que o diga... ); o CPM-S30V estava como eu diria, um pouco mais eficaz na “rapagem”. Ambos foram então examinados com uma lupa de 20x sobre uma luz de lanterna de led branco e nenhum apresentava sinais de “rolamento” ou micro-fraturas no fio. Umas 10 passagens no couro com óxido de cromo e o Sandvik 13C26 voltou a ficar como navalha! O CPM-S30V foi passado umas 20x no couro e estava como se nada tivesse acontecido, literalmente com um corte de navalha. De uma próxima vez o teste do toucinho será no VG10, 8Cr13MoV, ZDP189 e AUS8, estes porém não permitiram comparações tão conclusivas devido à diferenças nas lâminas em termos de geometria e desbaste, apesar de todos estarem com desbaste de alívio de 20 graus inclusos e 30 graus no micro fio. Ah, o torresminho ficou 10! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 22, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 22, 2010 Porra Cabral !!!! Ressuscitei a minha coleção, passei a estudar as qualidades dos novos aços inoxidáveis, aprendi muita coisa, mas com o meu colesterol você não mexe !!!!!! Porra 15 Kg de banha é foda ! Só imagino a cara da minha esposa, quando eu chegar com fardo de toucinho dizendo que é para testar as minhas facas! He He He!!!!!! Agora, sem brincadeira, muito bacana o seu teste, parabéns. Você disse que tem uma faca com aço ZDP 189, ele é tudo o que falam dele em retenção de fio? 64 de dureza? É muito quebradiço ? Estou pensando em comprar um spyderco delica zdp-189. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 23, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 23, 2010 Caro Véio du Mato, Faça um torresmo light :'> ; retire boa parte da gordura, tempere e leve as tiras longas ao forno. Quando elas começarem a querer ficar quebradiças, tire-as e e quebre em tamanhos que lhe parecerem bons, depois de frias podem ir para o CONGELADOR em uma sacolinha . Se tiverem ficado no ponto, poderão até ser comidas "congeladas", sendo retiradas direto do congelador para a boca ! Para elas empipocarem bastante, basta retirá-las do forno um pouquinho antes de começarem a ficar quebradiças, quando estiverem em um tom dourado e não amarronzado. Também vão para o congelador e na hora de servir é só esquentar bem um óleo e jogá-las dentro; ficam parecendo pururuca, só que sem o bicarbonato de sódio! Usei o toucinho porque é um "material padrão" que todos tem acesso e fica fácil comparar. A pele do toucinho éo bicho para fio de facas comuns... eles rolam facinho e toda hora você tem de ficar chairando e mesmo assim o corte vai embora antes do fim do serviço. Normalmente não se recomenda o uso do ZDP189 em lâminas fixas de serviço outdoor, devido à sua friabilidade, sofrendo fraturas catastróficas sob impactos e torções . Já em canivetes que não irão sofrer abusos de batoning ou funcionar como "pés-de-cabra" ele é excelente! :'> Para facas de cozinha e principalmente facas de filetar, aí então ele brilha! Tanto o meu spyderco Stretch, quanto o Manix, o Native, Delica, Mule, etc, etc, etc são normalmente tratados para uma dureza de 64/65, que nem é a maior dureza deste aço ( há relatos de 67/69 ). O meu Stretch por enquanto ainda está com o fio de fábrica ( o danado não desgasta ), apesar de ainda não ter visto nada desafiador, apenas já desmontou um garrotinho... o fio foi só passar um tempinho ( tá legal, fiquei uns 20 minutos vendo televisão e "stropando" o danado ) no couro com óxido de cromo e está até melhor do que quando chegou, já que ficou mais "suave" ao cortar ( nenhum "chipzinho" sequer! :'> ). Mas para testa-lo no toucinho terei que fazer o meu desbaste de alivio padrão de 20 graus inclusos e o fio de 30 graus inclusos para manter ao menos a variável "fio" idêntica. Há quem use o ZDP189 com alívio de 10 e fio de 15 inclusos , mas acho que não precisa tanto. Acho que com o Delica ZDP189 você vai ficar extremamente bem servido, mas já vou lhe adiantando, que para impedir que gaste mais dinheiro no futuro, procure um pouco mais por uma promoção e compre um Stretch 2 ( não conte para ninguém, mas o meu saiu por R$200,00 no mercadolivre e zero km ), pois é muito melhor como lâmina universal que o Delica! Eu não tenho um Delica, mas dada sua semelhança com o Endura ( este eu tenho ), sendo apenas menor, posso lhe assegurar que a lâmina do Stretch é muito, mas muito mais funcional e a ergonomia então é 10! Se o CPM-S30V passou brincando pelo toucinho, pelo que já vi do ZDP-189 acho que não fará nem diferença... No quesito colesterol e triglicerides estas porcarias têm muito haver com genética; aqui em casa os níveis de todo mundo é baixo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 24, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 24, 2010 Véio du Mato, Um Spyderco Native fio liso em CPM-S30V anunciado por R$180,00! Me mande um e-mail e eu te mando o endereço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.