Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Cacius perguntei à meu prof de quimica sobre o assunto , ele disse que nao chega a ''estragar'' o aço , pode ate perder o fio , mas danificar o aço jamais.

oque o xaliba disse ta correto.

• Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado
ate poderia passar um pouco dos 100 graus, mas nao muito, viu cassius,

Claro, Xaliba, não chegaria a 150° C, eu sei, mas ainda assim pode interferir no revenimento e estabilização da lâmina.

nao chega a ''estragar'' o aço , pode ate perder o fio , mas danificar o aço jamais.

Raphael, está aí a prova de que teu professor se contradisse, e que há dano sim. Vamos ver?

Uma lâmina é um pedaço de metal que é desgastado em ângulo para formar o fio, que nada mais é do que uma aresta bem aguda. A lâmina perde o fio única e exclusivamente por atrito, que vai "gastando" ou "engrossando" esta aresta. Simples assim. E não há outra maneira. Como ferver faria "perder o fio", como disse seu professor? :?

A resposta é que os pontos quentes criados com a fervura alteram o revenimento da lâmina, ainda que apenas na parte do fio (mais fina e, portanto, a que mais rápido vai aquecer) e no primeiro uso, acontece o "gasto" ou "engrossamento" da aresta cortante.

Outra coisa, com todo respeito ao teu professor, o negócio dele é química e estrutura de elementos. Se quiser conhecer mais sobre processos físicos, fale com um engenheiro de materiais. Cada um na sua praia. ::cool:::'>

• Membros
Postado

Não tenho nem idéia de a quantos graus o canivete se danifica, mas tenho uma dúvida:

A victorinox tem tantos modelos que fica até difícil escolher. Se alguém puder ajudar: canivete para mim tem que ter somente lâmina grande... tesoura e pinça, que são as 2 outras utilidades básicas, já carrego no kit de 1ºs socorros.

Como já falado: abridor de garrafa e de latas para quem vai caminhar ou escalar não serve para nada... não vou levar isto na viagem.

Meu uso é para montanhismo e escaladas. Se alguém tiver alguma sugestão do modelo...

Vlw!

• Membros de Honra
Postado

Ultimamente tenho pensado em comprar um modelo one-hand, se a idéia é ter um canivete as mãos para escalada talvez esse recurso seja bem interessante, sem falar que a lamina é generosa e ainda tem trava. A verdade que mesmo com tantos modelos, assim como vc ainda não achei o canivete ideal, seria legal poder montar o canivete só com aquilo que realmente a gente usa. Mas Victorinox é igual a TV cabo, cheio de canal que a gente nunca assisti, mas paga por eles! Hehehehe!

Estou quase comprando um "Victorinox Sentinel", a única coisa que ele tem é a lamina grande one-hand com trava, a pinça e o palito.

As outras funções que eu gostaria que ele tivesse são as do pequeno Classic, como não existe tal canivete vou carrega os dois, deixando ele para fazer a função de tesoura.

Sem falar que o Sentinel e bem mais barato que os outros cheios de "pra-que-isso"

• Membros de Honra
Postado

Outra coisa tem uma marca que sempre vejo o pessoal falar bem, as vezes até superior a Victorinox, é a Spyderco, mas prepare o bolso são bem caros, pelos menos os que achei no mercado livre.

Abraço

• Membros
Postado
Ultimamente tenho pensado em comprar um modelo one-hand, se a idéia é ter um canivete as mãos para escalada talvez esse recurso seja bem interessante, sem falar que a lamina é generosa e ainda tem trava. A verdade que mesmo com tantos modelos, assim como vc ainda não achei o canivete ideal, seria legal poder montar o canivete só com aquilo que realmente a gente usa. Mas Victorinox é igual a TV cabo, cheio de canal que a gente nunca assisti, mas paga por eles! Hehehehe!

Estou quase comprando um "Victorinox Sentinel", a única coisa que ele tem é a lamina grande one-hand com trava, a pinça e o palito.

As outras funções que eu gostaria que ele tivesse são as do pequeno Classic, como não existe tal canivete vou carrega os dois, deixando ele para fazer a função de tesoura.

Sem falar que o Sentinel e bem mais barato que os outros cheios de "pra-que-isso"

Batata,

não achei mais barato... o mais em conta que vi foi R$ 103,00. É isso mesmo?

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Christian,

é por ai. Vc já viu o preço dos outros canivetes one-hand da Victorinox? São bem mais caros.

Victorinox mais barato só se for aqueles mais tradicionais. Eu tenho um Spartan, mas acho a lamina pequena, queria alguma coisa maior.

PS: Tinha visto este canivete até mais caro, onde vc achou por este preço? Vende na internet? E loja confiável?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...