Membros Raphael_C Postado Agosto 28, 2010 Membros Postado Agosto 28, 2010 Cacius perguntei à meu prof de quimica sobre o assunto , ele disse que nao chega a ''estragar'' o aço , pode ate perder o fio , mas danificar o aço jamais. oque o xaliba disse ta correto. Citar
Membros Raphael_C Postado Agosto 29, 2010 Membros Postado Agosto 29, 2010 Entendi , entao prefiro fikar com o canivete suiço mesmo ;D vlw bro Citar
Membros de Honra Cacius Postado Agosto 31, 2010 Membros de Honra Postado Agosto 31, 2010 ate poderia passar um pouco dos 100 graus, mas nao muito, viu cassius, Claro, Xaliba, não chegaria a 150° C, eu sei, mas ainda assim pode interferir no revenimento e estabilização da lâmina. nao chega a ''estragar'' o aço , pode ate perder o fio , mas danificar o aço jamais. Raphael, está aí a prova de que teu professor se contradisse, e que há dano sim. Vamos ver? Uma lâmina é um pedaço de metal que é desgastado em ângulo para formar o fio, que nada mais é do que uma aresta bem aguda. A lâmina perde o fio única e exclusivamente por atrito, que vai "gastando" ou "engrossando" esta aresta. Simples assim. E não há outra maneira. Como ferver faria "perder o fio", como disse seu professor? A resposta é que os pontos quentes criados com a fervura alteram o revenimento da lâmina, ainda que apenas na parte do fio (mais fina e, portanto, a que mais rápido vai aquecer) e no primeiro uso, acontece o "gasto" ou "engrossamento" da aresta cortante. Outra coisa, com todo respeito ao teu professor, o negócio dele é química e estrutura de elementos. Se quiser conhecer mais sobre processos físicos, fale com um engenheiro de materiais. Cada um na sua praia. :'> Citar
Membros Raphael_C Postado Agosto 31, 2010 Membros Postado Agosto 31, 2010 entendi oque vc quiz dizer, mas ainda nao aceito a ideia de que fervura estraga o material. Citar
Membros christiancosta Postado Setembro 1, 2010 Membros Postado Setembro 1, 2010 Não tenho nem idéia de a quantos graus o canivete se danifica, mas tenho uma dúvida: A victorinox tem tantos modelos que fica até difícil escolher. Se alguém puder ajudar: canivete para mim tem que ter somente lâmina grande... tesoura e pinça, que são as 2 outras utilidades básicas, já carrego no kit de 1ºs socorros. Como já falado: abridor de garrafa e de latas para quem vai caminhar ou escalar não serve para nada... não vou levar isto na viagem. Meu uso é para montanhismo e escaladas. Se alguém tiver alguma sugestão do modelo... Vlw! Citar
Membros de Honra Batata Postado Setembro 1, 2010 Membros de Honra Postado Setembro 1, 2010 Ultimamente tenho pensado em comprar um modelo one-hand, se a idéia é ter um canivete as mãos para escalada talvez esse recurso seja bem interessante, sem falar que a lamina é generosa e ainda tem trava. A verdade que mesmo com tantos modelos, assim como vc ainda não achei o canivete ideal, seria legal poder montar o canivete só com aquilo que realmente a gente usa. Mas Victorinox é igual a TV cabo, cheio de canal que a gente nunca assisti, mas paga por eles! Hehehehe! Estou quase comprando um "Victorinox Sentinel", a única coisa que ele tem é a lamina grande one-hand com trava, a pinça e o palito. As outras funções que eu gostaria que ele tivesse são as do pequeno Classic, como não existe tal canivete vou carrega os dois, deixando ele para fazer a função de tesoura. Sem falar que o Sentinel e bem mais barato que os outros cheios de "pra-que-isso" Citar
Membros de Honra Batata Postado Setembro 1, 2010 Membros de Honra Postado Setembro 1, 2010 Outra coisa tem uma marca que sempre vejo o pessoal falar bem, as vezes até superior a Victorinox, é a Spyderco, mas prepare o bolso são bem caros, pelos menos os que achei no mercado livre. Abraço Citar
Membros Raphael_C Postado Setembro 2, 2010 Membros Postado Setembro 2, 2010 o mais barato da spyderco custa no minimo 250 R$ realmente vai mt grana , prefiro os canivetes da victorinox Citar
Membros christiancosta Postado Setembro 3, 2010 Membros Postado Setembro 3, 2010 Ultimamente tenho pensado em comprar um modelo one-hand, se a idéia é ter um canivete as mãos para escalada talvez esse recurso seja bem interessante, sem falar que a lamina é generosa e ainda tem trava. A verdade que mesmo com tantos modelos, assim como vc ainda não achei o canivete ideal, seria legal poder montar o canivete só com aquilo que realmente a gente usa. Mas Victorinox é igual a TV cabo, cheio de canal que a gente nunca assisti, mas paga por eles! Hehehehe! Estou quase comprando um "Victorinox Sentinel", a única coisa que ele tem é a lamina grande one-hand com trava, a pinça e o palito. As outras funções que eu gostaria que ele tivesse são as do pequeno Classic, como não existe tal canivete vou carrega os dois, deixando ele para fazer a função de tesoura. Sem falar que o Sentinel e bem mais barato que os outros cheios de "pra-que-isso" Batata, não achei mais barato... o mais em conta que vi foi R$ 103,00. É isso mesmo? Abraços Citar
Membros de Honra Batata Postado Setembro 4, 2010 Membros de Honra Postado Setembro 4, 2010 Christian, é por ai. Vc já viu o preço dos outros canivetes one-hand da Victorinox? São bem mais caros. Victorinox mais barato só se for aqueles mais tradicionais. Eu tenho um Spartan, mas acho a lamina pequena, queria alguma coisa maior. PS: Tinha visto este canivete até mais caro, onde vc achou por este preço? Vende na internet? E loja confiável? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.