Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?

Posts Recomendados

• Membros

cabraljr e diegofii, acho que vocês acabaram por misturar minhas postagens, vamos lá: de fato, logo no início minha dúvida era em ter um SAK 91 mm e um outro canivete com lâmina maior e mais espessa. Vocês me recomendaram utilizar um único SAK maior, 111 mm, solução que de fato não havia me ocorrido. Ao pesquisar as indicações que me passaram no tópico, Fireman e Rucksack, comecei a ver outros modelos de 111mm também e me deparei com os modelos que coloquei na minha última postagem. Daí pedi a opinião de vocês a respeito principalmente da diferença "técnica" da lâmina principal do Outrider, que é serrilhada na ponta, em relação a lâmina lisa dos outros SAK apresentados. Enfim, não estou mais comparando os Guepardos/Nautikas da vida com os SAK e nem levando mais em consideração ter um par de canivetes. Só queria ter uma idéia melhor da diferença dessas lâminas principais, para efetuar a compra de forma mais segura. A diferença entre as serras foi muito bem explicada pelo cabraljr e agradeço pela explicação bem clara, eu não sabia dessa diferença das serras curvas e retas e com certeza será levado em consideração na escolha. E cabraljr, não se preocupe, não há o que se desculpar, tudo certo ::otemo::

Phacsantos, vi que a diferença do Outrider é a tesoura mesmo, até hoje não houve necessidade de eu ter uma, mas já que estou comprando um novo canivete, quem sabe né ? rs, rs, rs, depende também do preço que eu encontrar ele, se compensará pagar muito a mais para ter a tesoura ou não. Por coincidência, esse catálogo da victorinox eu achei no site deles essa semana, já tinha baixado, tem coisa pra caramba ... rs, rs, rs

Enfim, resumindo:

- o cabraljr comentou que a lâmina principal do Fireman tem 90 mm, é isso mesmo ? Mesmo ele sendo um canivete de 111 mm ? Pensei que a lâmina principal tivesse o mesmo tamanho do corpo (não tenho nenhum SAK aqui comigo, como disse, perdi meu Camper tempos atrás).

- qual a diferença na lâmina principal entre o Forester e os outros, ou seja, há alguma vantagem/desvantagem que possa ser destacada entre a lâmina principal com serrilha do Forester e a lisa dos outros ou seria mais uma escolha pessoal mesmo ? Pelo que li até agora, uma vantagem da lâmina com serrilha seria proteger melhor o fio, como desvantagem, a dificuldade na afiação, sendo possível apenas com um afiador específico (a victorinox tem um afiador que diz que serve para lâminas com serrilha e não é tão caro, então não sei se chega a ser uma desvantagem isso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Cara, relaxa, eu mesmo ando com o Victorinox no bolso e mais um.

Alterno esse um com uma lamina simples, sendo ou um Zebu, o xing ling que eu descrevi anteriormente e um Smith & Wesson Extreme Ops Pequeno, mais ou menos do tamanho de um isqueiro, quando fechado, mas 16cm aberto.

Porque? o S&W e o Xing Ling tem função rápida, pra corte ou pra defesa, caso um dia eu venha precisar. Já o Zebu fica mais pra corte mesmo. Mesmo estando todo o tempo com o Victorinox, ainda assim algumas vezes levo um deles comigo, por conveniencia.

O problema com a guepardo é que tem coisa muito boa e coisa muito ruim, então a gente dá muito tiro no escuro, esse foi o único motivo pra eu ter dito "Guepardo é mais ou menos". E o porque de eu ter dito isso?

Simples, aprendi que faca e canivete tem que ser confiável, não dá pra gente dar um tiro no escuro. Eu entendi sim o seu ponto de vista. Quando eu disse não mistura as coisas, não foi pra vc ficar apenas com o Vic, mas pra vc não embarcar numa possível furada. Se vc tiver contigo um Guepardo que vc confia muito, que vc já testou e o bicho aguenta o que VOCÊ costuma fazer, é pra botar o bicho pra ralar mesmo. Até porque na hora do aperto, o Victorinox, salvo os modelos de abertura com uma mão, não vai te ajudar tão rápido. Nem o meu Zebu fará isso.

Quando vc pega uma marca que é uma porcaria, vc fala: os produtos dessa empresa são um lixo, não confio. Com a Guepardo, vc vai ouvir falar que a Faca Amazon, por exemplo, é um lixo pois tem o tang soldado, mas a minha e do Cabral é monobloco. mas já vi tang soldado, dela e da Police, ou seja, pura loteria. Nas facas que eu tenho, eu confio, mas e as que vierem, se eu não abrir e acabar comprometendo a estrutura, não vou saber. Esse era o ponto que eu deveria ter explicado.

Com os canivetes, por exemplo, um que deveria ser a paixão de todos, o Survival, é outro alvo de controvérsias totalmente discrepantes, pois tem os que se dão muito bem e não tiveram qualquer problema com ele e os que tem eles como um LEGO, em pecinhas desmontáveis e muitas vezes, NÃO montáveis.

E o que eu disse sobre a escolha do Vic, ainda mantenho a perspectiva de que o conjunto deve TE FAVORECER. Acho por exemplo o Vic Hunter muito legal, mas quando eu vejo o saca-rolhas, perco na hora a vontade de te-lo. pra mim, um espaço inutil, no qual eu seria ate´capaz de ir a uma autorizada, tentar, quem sabe, trocar por uma ferramente que ME favorecesse.

Abraço, e não esqueça de postar o seu Vic aqui pra gente quando tu decidir qual será teu companheiro de aventuras.

Link para o comentário

• Membros

diegofii, perfeito, entendi seu ponto de vista. O Guepardo que eu estava cogitando era um Rescue, devido até a um review do próprio cabrajr aqui no Forum:

http://www.mochileiros.com/canivetes-guepardo-t55312.html

Se optasse por um inteiro com lâmina lisa, talvez ficasse com um Black Hawk, citado no mesmo review.

Link para o comentário

• Membros

Cara, esse Rescue depois que apareceu no Desafio em Dose Dupla Brasil vai virar febre... kkkk. Não estou dizendo que vc esteja atrás dele por febre, mas que logo eles vão querer dar uma aumentadinha no preço, isso vão.

Eu acho o conjunto dele interessante, mas eu não gosto dele por um motivo: muito cabo pra pouca lamina.

Por isso acabei optando por um no mesmo preceito, da MTech, mas com a lamina lisa, e camuflagem urbana.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441425848-canivete-mtech-first-response-_JM

Eu paguei na loja 30 dilmas, é um canivete muito bom, gosto muito da lamina e da pegada dele. E a lamina é toda lisa, com um fio muito bom, mas depois que eu cabralizar ele vai ficar melhor ainda.

Abraço.

Link para o comentário

• Membros

eu nem sabia que o Rescue tinha aparecido no programa .. rs, rs, rs, você matou a charada: uma coisa que me incomodou um pouco nele é o fato do cabo bem maior, deixando o canivete meio que "desproporcional". Interessante esse Mtech que postou, pagou um preço bom, no ML está a R$ 50 e pelo jeito está em falta, pois o anuncio está pausado.

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • Membros

E aí pessoal, sou meio novo nesse mundo então gostaria de saber de vocês, que me pareceram profissionais das lâminas, se fiz um bom negócio ao comprar um Canivete Brigade da Mormaii, aço 420. Vem com lanterna LED, pederneira, corta-cinto e quebra-vidro. Eu pessoalmente achei interessante, mas li que apesar da pouca diferença prática, o aço 440 é melhor que o 420. Enfim fiz mal negócio?

https://dispropil.com.br/uploads/produtos/2834/3e22c2.jpg

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

gustavobp

Eu realmente não conheço o canivete, nunca havia visto nem em fotos, mas fui dar uma olhada, pra ver se podia te dizer algo sobre ele. Na verdade Gustavo, ao meu ver particularmente, não existe isso de mal negocio sem vc ter testado ele segundo o que vc precisa. Não sei qual o uso que vc quer dar pra ele, mas seja qual for, coloque em pratica, veja se ele aguenta a tarefa a que vc quer submete-lo. O melhor canivete que existe, é aquele que é o mais barato e atende sua necessidade, esse é o canivete perfeito, em minha opinião, claro. Se por ele em uso, conte aqui pra gente suas impressões sobre ele, assim quem não o conhece ainda, como eu, passa a conhecer melhor.

Quanto ao aço 420, em relação ao 440, tb vai muito do uso que vc vai dar. Por exemplo, o 420 normalmente é mais resistente a corrosão, sendo indicado inclusive a quem mora proximo a praias. O 440 segura o fio por um pouco mais de tempo, mas é mais "manchavel" em relação ao 420. Então, como vc pode ver, vai muito do uso que vc vai dar a ele tb.

Não sei se ajudei em algo, mas pense no que falei, teste o seu canivete de acordo com a função a qual vc comprou ele.

GRande abraço.

Segue um video demonstrativo dos canivetes da Mormaii:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...