Membros cabraljr Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Eduardo, Não existe na legislação brasileira nenhuma tipificação que enquadre como crime ou contravenção o porte de uma lâmina fixa. Óbvio que entra aí o bom senso do usuário e a discricionariedade da autoridade policial. No meio rural ou em localidades correlatas não há problema; por outro lado você não pretenderia entrar em um cinema ou shopping portando uma faca pois seria insensato! Não existe limitação de tamanho de lâmina de canivetes no Brasil! Isto existe no Reino Unido ( inclusive a proibição de qualquer tipo de trava ) e em alguns outros paises e em alguns estados americanos. No Brasil se eu não estiver enganado só são vetados os tipo balisong e os automáticos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 18, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Estava aqui pensando, se o retentor for de um material de baixo atrito como teflon, ele pode suportar o uso sem tirar o fio. Cabraljr: os canivetes de mola são proibidos no Brasil, ou só o comércio deles? Meu pai tinha um daqueles de mafioso italiano que se perdeu no inventário e às vezes me dá vontade de arrumar outro no EBay, mas se o "amigo" da Receita que trabalha nos correios entender que é proibido pode rete-lo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Trauco, Na verdade o retentor poderia ser até de aço enrijecido desde que fosse num sistema tipo carretilha-dupla em que a lâmina entra e o contato se dá a 2 ou 3mm acima do fio, ficando este no "vazio". Mas duvido que seja este o sistema! Mesmo o teflon tendo baixo atrito ele afetaria o fio ou seria afetado por ele, já que além de abrasão há também a deformação plástica permanente e a fratura. Com relação à ação por molas ( abertura "automática" ) ela é proibida não sei afirmar com certeza se o comércio, mas o porte com certeza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Aos amigos que querem um canivete de qualidade mas tem receio de comprar no ebay: Descobri aqui no mercadolivre um anuncio de um canivete ( novo ) Spyderco Uk Pen U.s.a. em aço CPM-S30V e geometria de lâmina idêntica ao Strech2. O único senão é que ele é um slipjoint, ou seja, não tem travas; é como um SAK Victorinox tradicional. Mas o principal é o preço, 220,00 reais. Caro? Sim, mas vejam o o preço do mesmo canivete no site da Amazon com desconto de 37%: 112 dólares! Acrescente o frete e mais o imposto de 60% e vejam em quanto ficaria... Aqui o link do mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210033559-canivete-spyderco-uk-pen-usa-_JM E aqui do Amazon: http://www.amazon.com/dp/B002ECWMIA/ref=asc_df_B002ECWMIA1785398?smid=AWG96QD7MPWLO&tag=dealtmp10606-20&linkCode=asn&creative=395105&creativeASIN=B002ECWMIA E lembrem-se, o aço é o CPM-S30V e com o tratamento térmico da Spyderco, reconhecido juntamente com o de Paul Bos como os melhores do ramo! Eu tenho 3 canivetes com este aço e adoro todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 18, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Trauco, Na verdade o retentor poderia ser até de aço enrijecido desde que fosse num sistema tipo carretilha-dupla em que a lâmina entra e o contato se dá a 2 ou 3mm acima do fio, ficando este no "vazio". Mas duvido que seja este o sistema! Mesmo o teflon tendo baixo atrito ele afetaria o fio ou seria afetado por ele, já que além de abrasão há também a deformação plástica permanente e a fratura. Eu falei teflon, mas polipropileno também funciona, a patroa tinha uma tábua de carnes de estimação feita de polipropileno que durou década até eu conseguir convence-la a trocar por uma de madeira, a tábua era toda riscada, como as de madeira mas fora o aspecto nojento servia pra função sem molestar a lâmina mais do que uma de madeira faria. O nojo é que para limpa-la só colocando em água sanitária. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros TcheRenato Postado Dezembro 7, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 7, 2011 Olá PessoALL! Procurando uma boa opção de compra pela web, acabei descobrindo este grande forum e depois de 3 dias lendo este tópico e o facas-qual-comprar-t12460.html, pergunto: O que vocês acham deste produto http://www.aliexpress.com/product-fm/499943650-Chris-Reeve-Sebenza-21-Style-D2-Blade-TC4-TC4-Stonewashed-Folding-knife-FREE-SHIPPING-wholesalers.html ? Se a Lâmina for mesmo em aço D2 com 60-62HRC, cabo em TC4 TITANIUM, acho um bom preço. O que acham? Se alguém tiver outra sugestão, estou procurando um canivete para usar no mato/pesca, para cortes mais "cirúrgicos", com um bom aço, boa dureza, boa manutenção do corte, já que para trabalhos mais pesados tenho uma Ka-Bar. Minha opção de compra é por sites lá da terra do sol nascente, porque já tive problemas no eBay com envio por USPS First Class e o Priority é muito caro. Eu queria mesmo era uma Cold Steel em AUS 8A stainless com sistema de trava Tri-Ad-Lock, mas como é americana, não achei nada parecido na Aliexprees,DealExtreme e afins, somente no eBay. []'s já com antitetânica rsrsrsrsrsrs Renato Brasília/DF Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 7, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 7, 2011 Renato, seja bem vindo! As lâminas da galera aqui são limpinhas ( apesar de não esterelizadas ) e acho que não tem risco de tétano não! Olha, em primeiro lugar o Chris Reeve jamais terceirizou ou fez joint venture com qualquer produtor chinês para fabricar suas lâminas. Segundo, no anuncio está que a empunhadura é de titânio e o aço da lâmina é D-2, mas na especificação diz que a empunhadura é de aço e o aço da lâmina é colocado como stainless ( ninguém classifica D-2 como stainless; no máximo semi-stainless ). Se for uma cópia não autorizada com lâmina em aço realmente D-2 e com dureza de 61/62 HRC e mesmo que a empunhadura seja de aço valeria os 60 dólares. O problema é que são muitos "se"! No quesito Cold Steel em AUS8 e tri-ad-lock como EDC eu adoro o meu American Lawman! O Spartan eu só levo pra roça ou para impressionar os amigos em um churrasco ( apesar de que em alguns lugares eu vou com ele no bolso de trás da calça... ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra gvogetta Postado Dezembro 7, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 7, 2011 ... Embora eu não possua nenhum posso falar do que já vi em mãos, principalmente no meu fornecedor: EU compraria qualquer um, menos da Nautika. Mas vou te explicar os porquês: 1) Os produtos da Nautika tem, EM TESE a mesma qualidade que sua rival direta aqui no Brasil, a Guepardo. Quem eu conheço que tem canivete ou faca da Nautika, até gosta, mas quem tem da Guepardo se apaixona, não quer largar. Na verdade quer é mais um, mais outros produtos; É verdade! Eu tenho 3 canivetes da Guepardo e são muito bons, qualidade muito boa pelo preço, geralmente baixo. Os da Nautika nunca tive mas compartilho da mesma impressão do Diego, já vi alguns modelos nas lojas e parecem inferiores ao se manuseá-los "ao vivo". Em tempo: também não sou funcionário da Guepardo... Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 7, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 7, 2011 Uma opinião orienta muito mas sempre alguém fica com duvidas... Duas opiniões de credibilidade iguais as do Diego e do Vogetta eu certamente daria ouvidos! :'> :'> Fica a dica para os interessados... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Dezembro 7, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 7, 2011 Vogetta, boa noite, É exatamente isso, vi alguns da Nautika que até gostei do modelo, na hora que eu manuseei foi aquele balde de água fria. Vou até dar uma dica pro pessoal: se você tem a oportunidade, vá a uma loja e manuseie alguns produtos, sinta o peso, textura das empunhaduras, abra e feche os canivetes, veja as bainhas, sinta o fio da lamina. Isso é bom principalmente pra quem está começando a curtir, e pra quem quer ver o que o mercado nacional tá oferecendo. Vá em umas duas ou tres lojas, de preferencia de sua confiança, como é o caso do meu fornecedor. Ele não vai ficar bravo se você sair sem levar nada, mas vai ficar P da vida se quando você comprar um produto que depois te der aquele balde de água fria você queimar a loja dele. nem sempre compro no meu fornecedor, mas ele faz questão de que todos os clientes dele, sem exceção manuseie, principalmente o produto que é do agrado do cliente, com isso ele consegue 100% de satisfação, e a propaganda dele é mais no verbal que na internet, que não mostra nem 20% do que ele tem na loja. Té mais... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.