Membros cabraljr Postado Outubro 27, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 27, 2011 Review SanRenMu 710 coated Especificações: Comprimento total: 16,6cm Comprimento da lâmina: 7cm Espessura da lâmina: 2,25mm Largura máxima da lâmina: 2,2cm Desbaste: hollow ground raso a partir de 0,5cm da espinha Acabamento: lixado – coated com nitreto de titânio Empunhadura: aço coated com nitreto de titânio Trava: frame-lock Espessura máxima da empunhadura: 0,9cm Aço: 8Cr13MoV Dureza: 60 HRC* Peso: 88g Estou impressionado com a qualidade deste canivete! Paguei míseros 5 dólares e sua qualidade facilmente supera qualquer Tramontina, Corneta ou qualquer outra marca encontrada facilmente em território brasileiro! Vamos começar pelo chamado “Fit&Finish” dos americanos, que nada mais é que acabamento e ajustes: simplesmente perfeito! Lâmina centralizada, sem absolutamente nenhuma folga horizontal ou vertical. O acionamento apesar de ser manual, é o mais rápido que já vi, batendo inclusive meu CRKT que até então era o meu top neste quesito. Apresenta washers de fósforo-bronze que em boa parte são responsáveis por este acionamento ultra-rápido. Para um canivete pequeno ele é relativamente pesado, quando comparado por exemplo com um SAK Victorinox Solo ( 52g ), mas devemos lembrar que este SanRenMu 710 é TODO em aço! :'> A robustez que a empunhadura em aço lhe confere também é responsável por um ponto negativo que é o pouco grip ao empunhá-lo com mãos úmidas, já que ele não tem o texturado na empunhadura como o modelo tradicional em aço escovado. Mas tirinhas de skateboard coladas na empunhadura resolverão o problema. :'> A espessura de cada tala da empunhadura é de 2,5mm e o frame-lock em sua porção mais fina ( alívio ) tem 1mm. Seu clip tem uma tenção adequada e é posicionado de forma a permitir que apenas 1cm da empunhadura fique exposta quando portado em um bolso, por exemplo. Um detalhe importante: como este canivete é do tipo frame-lock, não se deve remover o clip pois este funciona como limitador do curso externo deste frame-lock. Talvez este seja o motivo dele apresentar uma única opção de fixação deste clipe. Ele conta com relativamente generoso passador de lanyard ou pode servir para se colocar um key-ring. Seu fio de fábrica é o melhor que já tive oportunidade de manusear; supera inclusive os Spyderco, Kershaw, Cod Steel, etc. É tão bom que eu sequer o retoquei. Vou usá-lo até perder o corte e só então vou lhe dar meu fio padrão. O fio propriamente dito ocupa praticamento 100% do comprimento da lâmina, o que associado à sua bela curvatura faz com que o comprimento efetivo do fio de corte seja até um pouco superior ( 7,3cm ) ao comprimento total da lâmina! :'> A dureza da lâmina é outro fator que vale menção, já que no meu teste empírico ela se situou em torno de 60 HRC. *Mas isto deve ter haver com o seu revestimento de nitreto de titânio, que por sinal é bem uniforme e muitíssimo resistente à riscos! :'> São recorrentes na net os comentários de como este canivete e outros da SanRenMu são bem feitos e acabados, mas só se tem a noção exata desta qualidade quanto se tem um em mãos. Quando se lembra então do preço, 5 dólares, fica-se realmente sem palavras! Para não dizer que tudo são maravilhas, dizem que seus parafusos folgam com certa facilidade; nada que uma trava química Loctite ou o bom e velho super-bonder não dê jeito! :'> E já bancando o snob, ele também poderia ter uma dureza HRC no aço da lâmina de 61/62 HRC. Não é à toa que ele é também chamado de Sebenza dos pobres, não só por sua construção e geometrias serem claramente inspiradas pela criação de Chris Reeve ( Sebenza original tem empunhadura de titânio e lâmina em aço CPM-S30V ), mas pela qualidade geral! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 28, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 28, 2011 Review SanRenMu F1-723 Especificações: Comprimento total: 16,2cm Comprimento da lâmina: 6,7cm Espessura da lâmina: 2,5mm Largura máxima da lâmina: 2,2cm Desbaste: hollow ground integral Acabamento: lixado 220 grit Empunhadura: aço escovado Trava: frame-lock Espessura máxima da empunhadura: 0,85cm Aço: 8Cr13MoV Dureza: 58 HRC Peso faca: 83g Outro SanRenMu que impressiona pela qualidade! Paguei também míseros 5 dólares e sua qualidade facilmente supera qualquer Tramontina, Corneta ou qualquer outra marca encontrada facilmente em território brasileiro! Vamos começar pelo chamado “Fit&Finish” dos americanos, que nada mais é que acabamento e ajustes: simplesmente perfeito! Lâmina centralizada, sem absolutamente nenhuma folga horizontal ou vertical. O acionamento apesar de ser manual, é tão rápido quanto o do modelo 710. Apresenta washers de fósforo-bronze que em boa parte são responsáveis por este acionamento ultra-rápido. Como o 710, este modelo também peca um pouco pelo peso, mas em contrapartida sua estrutura é até um pouco mais robusta que o 710, apesar de ser 5g mais leve no total. :'> A robustez que a empunhadura em aço lhe confere também é responsável por um ponto negativo que é o pouco grip ao empunhá-lo com mãos úmidas, sendo ainda mais escorregadio que o modelo 710. Mas tirinhas de skateboard coladas na empunhadura resolverão o problema. A espessura de cada tala da empunhadura é de 3mm e o frame-lock em sua porção mais fina ( alívio ) tem 1,25mm. Seu clip tem uma tenção maior que o do modelo 710, chegando a sensibilizar o dedo para levantá-lo e é posicionado de forma a permitir que apenas 1,5cm da empunhadura fique exposta quando portado em um bolso. Um detalhe importante: como este canivete é do tipo frame-lock, não se deve remover o clip pois este funciona como limitador do curso externo deste frame-lock. Talvez este seja o motivo dele apresentar uma única opção de fixação deste clipe. Não há passador de lanyard. Seu fio de fábrica é tão bom quanto o do 710; superando os Spyderco, Kershaw, Cod Steel, etc. É tão bom que eu sequer o retoquei. Vou usá-lo até perder o corte e só então vou lhe dar meu fio padrão. Tem um pequeno finger choil na lâmina próximo à empunhadura e o fio propriamente dito tem 6cm de comprimento! Esta pequena lâmina é extremamente eficiente para fatiar! :'> A dureza da lâmina no meu teste empírico se situou em torno de 58 HRC. Este canivete é IDÊNTICO ao Buck Gentleman/Nobleman; as partes são inclusive intercambiáveis ( a SanRenMu é quem o produz para a Buck! )... Dá para se fazer um SanRenuck e/ou um Bucrenmu. Mais um canivete de muito boa qualidade com um preço que só dá para acreditar ( 5 dólares ) porque eu comprei um! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros gbx Postado Outubro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2011 ola amigo cabraljr onde vc compro estes canivete fiquei muito interesado no preto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Outubro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2011 Pelo são e-bay, a nossa janela para as maravilhas do mundo a um preço justo!!! ha ha ha... he he he.... haja ansiedade, o meu que não vem.... inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2011 Gboeira, Seja bem vindo! Como o nosso Mestre Véio du Mato já adiantou, foi no santo ebay. Aqui vão 3 vendedores top que remetem para o brasil ( já comprei dos 3 ): http://www.ebay.com/sch/sanrenmu.knife/m.html?hash=item2a08d6d90e&item=180536924430&pt=LH_DefaultDomain_0&_trksid=p4340.l2562 http://www.ebay.com/sch/playelegant/m.html?hash=item415d656bc6&item=280739802054&pt=Collectible_Knives&_trksid=p4340.l2562 http://www.ebay.com/sch/l8177901es/m.html?hash=item336b6b36a7&item=220845520551&pt=LH_DefaultDomain_0&_trksid=p4340.l2562 Há ainda uma loja muito reputada tanto em fóruns americanos como britânicos, e que tem preços até mais atrativos que os dos vendedores acima: http://www.exduct.com/Not-to-buy-fake-sanrenmu-srm-land-910-plus/Enlan-good-replacement-knife-EL06.html Outra loja bastante comentada naqueles fóruns: http://www.greatwalloutdoor.com/knives-1.html?cat=14 Acho que todos tem o modelo SanRenMu 710 ( preto ); mas há também o mesmo modelo em cor prata ( aço escovado ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros EduardoJS-MA Postado Outubro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2011 Nossa ! definitivamente eu preciso arranjar logo um cartão internacional pra fazer compras no ebay Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 30, 2011 Review Navy K-615 Especificações: Comprimento total: 20,4cm Comprimento da lâmina: 8,8cm Espessura da lâmina: 3mm Largura máxima da lâmina: 3,1cm Desbaste: hollow ground raso de 1,4cm a partir do fio Acabamento: lixado – 220 grit Empunhadura: liners de aço e talas de FRN Trava: lock back Espessura máxima da empunhadura: 1,2cm Aço: 440C* mais provável 9Cr18MoV Dureza: 58 HRC Peso: 123g Um canivete bem robusto mas que desaponta logo de chegada! Não, o problema não é a lâmina nem o acabamento, mas a empunhadura; não que seja anti-ergonômica, pelo contrário, mas é o material das talas que é anunciado como G-10 e na verdade é FRN. Tudo bem que o FRN de 3mm de espessura torna o conjunto todo sensilvelmente mais leve, mas eu prefiro o G-10! Muitos usuários tem preferência pelo FRN, que na verdade é um material muito bom e resistente. :'> Na verdade é até mais resistente à fratura que o G-10, mas este último é mais resistente ao fogo e ao ataque químico de ácidos, bases e muitos solventes, enquanto o FRN não tolera chama e nem solventes acrílicos. Bom, é uma falta menor, mas assim mesmo é uma coisa ruim você comprar uma coisa e levar outra. O “Fit&Finish”, que nada mais é que acabamento e ajustes: é bom, no nível dos Spyderco Byrd! Lâmina centralizada, sem absolutamente nenhuma folga horizontal ou vertical. O acionamento é manual e oferece boa resistência, ou seja, abertura rápida apenas dando um “tranco” como em outros canivetes não é possível. Mesmo porque apesar do seu tamanho potencialmente qualificá-lo como “tático”, toda seu design e geometria são voltados para caça, principalmente o skinning e o boning, que são a esfola e o carneamento. :'> Claro que com esta geometria ele também terá um desempenho muito bom em camping, pesca e por que não, no bushcraft. :'> Quanto à sua retenção de fio, principalmente sendo uma lâmina voltada para a caça, acho que deixará a desejar, já que a esfola de pele animal é reconhecidamente uma atividade que provoca extremo desgaste no fio, e sua dureza sendo de apenas 58 HRC provavelmente fará com que necessite de retoques. Mas vamos colocar isto em perspectiva em termos brasileiros: a Tramontina, o principal fabricante de lâminas nacional anuncia com orgulho uma dureza de 55 HRC em suas facas da linha profissional, destinadas à frigoríficos, aviários, etc. Sua lâmina apresenta 3 sets de jimpings em seu dorso, um próximo à empunhadura, outro no meio da lâmina e um próximo à sua ponta. Pode parecer um exagero, mas quem já esfolou alguns animais sabe que por vezes se apóia o dedão no meio da lâmina para maior força e controle e também o dedo indicador na ponta da lâmina para trabalhos mais detalhados. :'> Seu clipe tem 2 opções de fixação, esquerda e direita mas sempre “tip up”. Tem um passador de lanyard mas curiosamente é de pequeno diâmetro, sendo inclusive menor que o do pequeno SanRenMu 710. Meio que na contra mão para um canivete de caça. ãã2::'> Seu clip tem uma tensão adequada e é posicionado de forma a permitir que apenas 2cm da empunhadura fique exposta quando portado em um bolso. O FRN apesar de texturado não tem um super grip e tenho que ver como reage com sangue, se não fica escorregadio. Seu fio de fábrica é muito bom, no nível dos Spyderco, Kershaw, Cod Steel, etc. :'> O fio propriamente dito tem 8,5cm de comprimento, já que a lâmina tem um finger choil com jimping para permitir um agarramento mais preciso e maior controle no manuseio, coisas por vezes exigida em atividades como caça, pesca e bushcraft. :'> Acompanha uma bainha/bolsa de nylon para caso se queira portá-lo no cinto. A bolsa é até bem acabada para este tipo e tem um generoso velcro que garante um fechamento seguro. É um canivete robusto e talhado para caça e pesca, mas com certeza terá desempenho muito bom também em camping e bushcraft. Isso não poderia ser diferente já que ele totalmente inspirado em um excelente canivete de caça ( quase uma cópia ), o Bladetech Pro Hunter, que tem a lâmina em aço CPM-S30V e com 3,5mm de espessura. E todo este pacote tem um preço muito acessível, pois paguei apenas 13 dólares por ele; imaginem que o Bladetech custa cerca de 220 dólares! Será que o desempenho do Bladetech é 17 vezes superior ao Navy K-615? Claro que não, então estou mais que satisfeito com meu “caçador profissional chinês”! :'> Com exceção das talas de empunhadura, é claro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 30, 2011 Para melhor noção de tamanho dos canivetes chineses, eis aqui uma comparação com o conhecido SAK Victorinox Soldier ( mesmo tamanho do Spartan e todos os outros canivetes médios da Victorinox ): Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 30, 2011 Handmade Classic em D-2 Especificações: Comprimento total: 17cm Comprimento da lâmina: 7,3cm Espessura da lâmina: 3mm Largura máxima da lâmina: 1,9cm Desbaste: saber grind Acabamento: lixado – polido espelhado Empunhadura: liners e bolsters de latão com chifre natural Trava: lock back Espessura máxima da empunhadura: 1,5cm Aço: D-2 Dureza: 61 HRC Peso: 130g Um canivete bem robusto e ao contrário da impressão que as fotos passavam, muito bem acabado! Seu único senão fica por conta da porção final do lock back, que por conta de uma facilidade técnica de produção não conta com uma curva para “esconder” seu final. Fica parecendo uma “haste” horizontal, como se estivesse solta ou quebrada. Mas com certeza é um detalhe muito pequeno para depor contra a qualidade geral do canivete. O ajuste dos liners, bolsters, pinos, espaçadores e chifre é simplesmente perfeito! Quanto à lâmina não há nenhuma folga na horizontal e nem na vertical; e ela fica quase perfeitamente centralizada. :'> O fio por outro lado é uma tragédia! Acho que como chegou, nem dedo ele cortaria. Mas isso foi devidamente corrigido, com um desbaste de alívio de 10 graus e um fio de 20 graus ( ou seja, 20 e 40 inclusos ). :'> Como a faca em D-2 do mesmo artesão, não houve maiores dificuldades para ser afiado, apesar de ter sido um pouquinho mais “duro” na hora de afiar. Essa pequena exigência à mais na hora de afiar é por conta de sua maior dureza, o que eu já esperava de vez que em um mesmo ciclo de tratamento térmico lâminas menores tendem a ficar com uma dureza um pouquinho maior que a almejada ( 60 HRC ); eu de minha parte não tenho absolutamente nada a reclamar, pelo contrário! O formato de sua lâmina, um dos fatores que me despertou o interesse por ele, é perfeito para tarefas de cortes, pois sua geometria semi-recurva simplesmente “morde” no material a ser cortado e o força para sua “barriga”. Muito bom! Este eu comprei pensando no meu pai, pois como ele gosta de roça e plantas, seria o ideal, ainda mais que notei que ele simplesmente não estava usando o Buck que lhe dei de presente, voltando a usar meu velho SAK Victorinox Spartan. Não que o Spartan não desse conta do recado, mas ele perdia o fio muito rapidamente ( cortando couro, podando arbustos, cortando raízes dentro da terra, etc ) ! Agora acho que o fio vai durar um pouquinho mais... Ah, e meu pai adorou o estilo e visual clássico do canivete. :'> Algo que não comentei foi a bainha/bolsa que o acompanha; um espetáculo! Couro natural com acabamento liso polido. O comentário do meu pai foi: só a bainha vale mais do que você pagou pelo canivete! E acho que é verdade! E para terem uma noção exata de seu tamanho, eis a comparação com o SAK Victorinox Soldier ( padrão dos canivetes médios da Victorinox ): Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 30, 2011 Já ia me esquecendo: arrematei em um leilão do ebay por 10,61 dólares! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.