Membros cabraljr Postado Setembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 29, 2011 Ah não Véio du Mato! Nesta eu não embarco não!!! Senão daqui à pouco vou estar atrás de uma lâmina em obsidiana, ou o que é pior, um pedregulho bruto de obsidiana para talhar uma faca! Você já me viciou no D-2, então nem vem que não tem, que nesta de cerâmica eu não entro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Setembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 29, 2011 Cabral, Gostei da idéia!!! :'> :'> :'> Olha só que belesura neandertal! He he he!!! Inté.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 29, 2011 Uma legítima "Spedraco"!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Setembro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 30, 2011 Cabral, Não aguentei e comprei um SANRENMU, o SRM GB-763. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 30, 2011 O Véio du Mato aderiu! E olha que você nem deve ter visto o quase gêmeo deste aí: http://www.ebay.com/itm/SANRENMU-SRM-multifunction-tools-Knife-ZB6-T21-/180612506740 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Outubro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 1, 2011 Vi sim e quase o comprei pela ponteira de carbeto de tungstênio para quebrar vedro no fundo, mas optei por um design mais limpo e a possibilidade de mudar o clip de lado, sou canhoto (coisa do cramulhão, cê sabe) e me incomoda essas coisas de destro. outra coisa que reprovo é o cortador de cinto, pois ele não funciona!!! já temos uma lâmina afiada para isso. Por último, prefiro a trava do 763. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 1, 2011 Sinistro meu Véio, muito sinistro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 6, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 6, 2011 Queen Cutlery Sodbuster - Country Cousin D-2 Design clássico com construção tradicional do tipo slipjoint, linners de latão e talas em plástico; seria só mais um canivete comum não fosse por sua lâmina ser em aço D-2! Especificações: Comprimento total: 16,5cm Comprimento da lâmina: 7,3cm Espessura da lâmina: 2,25mm Largura máxima da lâmina: 1,4cm Desbaste: FFG- full flat ground Acabamento: lixado – grit de aproximadamente 220 Empunhadura: plástico amarelo – Delrin- com linners de latão Espessura máxima da empunhadura: 2cm Aço: D-2 Dureza: 60 HRC Peso faca: 59g A caixa em que ele vem é bem feita, rígida e já estampa na frente que se trata de uma aço "diferenciado", ou seja um aço ferramenta ( D-2 no caso ) e que é uma peça "feita à mão" em estilo clássico. Esta é para guardar. A boa impressão deixada pela caixa logo se desfaz com a constatação do que todos dizem deste canivete ser verdade, ou seja, que ele vem com um fio horroroso, muito ruim mesmo! Apesar desta primeira má impressão, a construção do canivete e suas tolerâncias/ajustes são muito bons! Absolutamente nenhum jogo da lâmina, quer seja lateral ou vertical. Optei pela empunhadura amarela por ser mais difícil de se perder e também por um motivo menos óbvio, que é fazer com que o canivete pareça uma peça “porqueira”, do tipo que custaria 5 reais, exatamente para não chamar atenção e não despertar o interesse dos “amigos do alheio”. O material desta empunhadura é o latão dos liners e pinos e o plástico da Du Pont, o Delrin. Este é talvez o plástico mais rígido com exceção dos plásticos reforçados ( FRN, etc ). Sua construção é no tradicional slipjoint, ou seja, não há travas de lâmina, sendo esta mantida no lugar pela tradicional “mola linear” característica dos canivetes clássicos e dos reputadíssimos SAK Victorinox; aliás, a tenção da mola deste é exatamente igual à dos SAKs, o que significa dizer que é ideal pois não irá se fechar facilmente e nem irá arrebentar a unha de quem for abri-lo. Sua empunhadura é bastante ergonômica mas um tanto escorregadia devido ao seu formato e acabamento bem liso do Delrin. Isto será devidamente retrabalhado para conferir maior grip. Outra coisa que penso em fazer é adaptar um clip reserva de um outro canivete nesta empunhadura para poder portá-lo com mais segurança, sem ficar com receio que ele deslize para fora do bolso ao se sentar; acho que muitos de nós já perdemos bons canivetes dessa forma. O formato da lâmina é um drop point com uma generosa barriga, que aliado ao desbaste FFG e 2,25mm de espessura na espinha devem fazer deste canivete um fatiador invejável. O acabamento da lâmina é que não é bom, sendo claramente visíveis as marcas ( estrias ) da lixa usada, que parece ser uma 220. Como já veio praticamente cego para os meus padrões de corte, passei seu fio em uma pedra carborundum para cegá-lo em definitivo e já comecei a lixá-lo para deixar a lâmina polida até um grit 1200. Isso aumentará e muito sua tolerância à corrosão. Foram exatos 25 minutos com a lixa 400; mais uns 15 minutos com a lixa 600 e por fim mais uns 15 minutos com a lixa 1200. Problema resolvido! ( posto uma foto do "novo" canivete depois que refizer o fio ). Seu novo fio só será dado após a chegada das pedras DC4 e DC3 da Fallkniven. Não que eu ache que só diamante é que pode desbastar o D-2 ( que aliás foi relativamente fácil de lixar ), mas é para justamente poder comparar com o carborundum; um lado do fio será desbastado com o diamante e o outro com o carborundum. Este canivete será usado para tarefas árduas para o fio de uma lâmina, mas não para tarefas pesadas, pois apesar de sua construção ser robusta para um canivete de design clássico, ela não é tão robusta quanto canivetes com liners de aço de 1mm ou mais de espessura e lâminas de 3mm ou mais de espessura. Bom, isso ficou um tanto arbitrário, então vamos aclarar as coisas: nunca tive dó dos meus SAKs Victorinox e como a construção do Country Cousin parece ser ainda mais robusta, terá as mesmas utilizações que meus SAKs sempre tiveram, mas certamente com bem menos reafiações. Cortar caixas de papelão, cordas, podar plantas em geral e principalmente capins ( citronela e cidreira em casa ), couro, etc, além dos usos comuns de um canivete como descascar e cortar frutas, etc. Fiquei muito satisfeito com este canivete! Ele é praticamente do tamanho de um SAK Victorinox e poderá ser portado mesmo em locais onde as autoridades policiais restringem o uso de canivetes com travas ou lâminas maiores que 3 polegadas/7,5cm. Não tem visual agressivo, pelo contrário, e com isso também não causará “mal estar” nas pessoas que eventualmente estejam à volta, como em um supermercado, uma loja, uma feira livre ou mesmo na rua. As únicas marcas estampadas em sua lâmina são próximas à empunhadura, “Titusville, PA” da cidade na Pensilvânia onde é fabricado e “PH-D2”, que é aço D-2 tratado termicamente pela companhia Peters. Mas quantas pessoas sabem disso? Então aos olhos dos não iniciados é apenas um canivetinho porqueira de 5 reais! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Outubro 6, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 6, 2011 Cabral, Me diga com sinceridade, qual aço você prefere, o ZPD 189 do seu spyderco stretch ou o Country Cousin D-2, sei que são lâminas com design diferentes para usos distintos. Pergunto isso porque tenho muita curiosidade pelo zpd 189 e tenho um sonho de consumo de ter um caly III. Inté.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 6, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 6, 2011 Mestre VdM, Sem pestanejar e sem sombra de dúvida o ZDP-189! O Stretch ( ZDP-189 ) é ao lado do LongHorn ( CPM-S30V ) o(s) meu(s) canivete(s) favorito(s)! Assim que possível se dê este presente ( caly III ); você irá rir como uma criança com a satisfação! Não é um canivete e nem aço para "toda obra", demanda um pouco mais de cuidado, mas terá aplicação em digamos 80 a 90% das tarefas de corte, mas nestas tarefas terá um desempenho de 100%! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.