Membros Véio du Mato Postado Março 10, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 10, 2011 Muito legal !!!! O que mais me admira é o fato de estar em tão boa condição para uma ferramenta de ferro de 1800 anos. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Março 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 16, 2011 Pessoal, boa noite, Sou mais um fã dos canivetes, acho indispensável no dia-a-dia. Ganhei meu primeiro com 5 anos de idade (herança do meu falecido avô, tenho o danado até hj). Já tive 2 "suíços" dos made in Paraguay, um inclusive ainda tenho, apesar de não ter mais aquela proteção vermelha que os suíços apresentam. Do ano passado pra cá resolvi repaginar minha coleção, e adquiri uns modelos mais funcionais pra mim, já que os "suíços" já eram... bem, só um é tecnicamente funcional, mas uso todos estes aí. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110315200946.JPG 500 375 Minha coleção de canivetes]da esquerda pra direita, o do vovô, com mais de 23 anos e corta muito bem (23 só comigo); um Western que parece uma navalha, automático (paguei 13,50); um Smith & Wesson (que descobri ser uma cópia, pois paguei R$ 15,00, mas o fio é navalha; um multifucional, que vai comigo pra todo lugar (R$12,50); e por fim o pesado Zhaohao (que depois de umas pesquisas descobri ser a cópia do Extrema Ratio Fulcrum II T, a bagatela de R$29,00). [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis] Comprei tb uma pedra mista da Western pra afiar, muito boa, as facas da cozinha amaram, e os canivetes filetam agora que é uma beleza, paguei R$ 4,00. Deu pra perceber que sou movido ao Bom, Bonito e Barato... Os canivetes que comprei são excelente, recomendo. Tem feito sucesso por onde passaram. O da Western não vem com fio, mas nada que eu não tenha dado um jeito. Hj eu uso ele como modelo de afiação, nem meu estilete chega perto. Fiquei interessado tb pelos produtos da Guepardo, mas tenho dificuldades para encontrá-los nas lojas, e não gosto de comprar pela internet, pq gosto de ver ao vivo. Achei tb interessantes uns da Albatroz, mas vi de perto e são meio pequeninos, foi qdo comprei o Zhaohao, numa loja aqui na Lapa, em São Paulo. E gostaria tb de dizer que aprendi muito com o pessoal por aki, e continuo aprendendo. ótimas dicas do Véiu du Mato e do Cabral. Abraço galera Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Março 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 18, 2011 Bem vindo a turma!!!!! Bela coleção....mas devo alertar que freqüentar este fórum causa dependência! Estava parado com a minha colação já fazia uns 10 anos, aí veio o cabral, andré, batata, etc... todos me atentando, e agora cá estou eu , dependente metálico!!! vou abrir um tópico, cuteleirólatras anônimos! Vou dar o exemplo e fazer logo o primeiro depoimento. - véio du mato, estou a mais de 24 horas sem comprar nenhuma faca, canivete, navalha, chaira, lixa, pedra, pasta para polir, couro, etc, etc, etc.... ãã2::'> inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Março 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 19, 2011 Concordo que vicia.....kkkkk Meu próximo plano é uma faca, mas não pra agora.... andei vendo umas da Saico e da própria Western (essa tem umas meio militar/rambistica que queria testar, pois não tem aquele cabo oco, e não as que tem lanterninha e bússola, isso aquele canivete western já tem, e quebra um galhão) Aiás, uma dica: no trem eu comprei uma caneta com lanterna led igual as que vem nesses canivetes, paguei R$ 1,00. Agora quero a Lanterna com 4 leds a bagatela de R$ 5,00 (com dínamo), na loja do R$ 1,99 e no trem vende ( em SP vc compra de tudo no trem, kkkkkk). tá mais..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 26, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 26, 2011 Diegofii, Beleza de coleção! E como muito bem disse o VdM, seja bem vindo ao clube! Tomara que outros "viciados" que estão amoitados se inspirem no exemplo do Diegofii e de nosso líder mor, o VdM, e assumam essa condição que aflige todos nós! E já que o VdM deu um depoimento, lá vai o meu: - Cabraljr, há 11 dias sem comprar nada, mas doido para a última compra aparecer aqui pelas bandas do nosso paisão, para eu poder ter logo uma recaída! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Junho 23, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 23, 2011 Fala galera, Comprei um canivete muito bom, 100% BRASILEIRO. Vou lançar o REVIEW: CANIVETE ZEBU BARRETOS MODELO: 604 Z1 MADEIRA (ao lado o link com outros modelos da empresa http://www.zebubarretos.com.br/canivetes.htm) DIMENSÕES: FECHADO 9cm ; ABERTO - 16cm LAMINA: AÇO CARBONO (bom pra riscar a pederneira); ESPESSURA 2mm; LARGURA 1,6mm; COMPRIMENTO 7,0 cm CABO: MADEIRA ( O NOME JÁ FALA NÉ....) TRAVA: POR MOLA SIMPLES PREÇO MÉDIO: R$ 25,00 (MÉDIA DE TODOS OS MODELOS) LOCAL DE COMPRA: TABACARIAS, LOJAS DE ARTIGOS COWNTRY, LOJAS DE CAMPING E PESCA (TABACARIA É MAIS GARANTIDO) Seguem as fotos: MINHAS CONSIDERAÇÕES: É o canivete que todos devem ter em seu ajuntamento ou coleção, é super fácil de afiar a lâmina (o cabral vai adorar), a mola é daquelas bem simples, mas muito forte mesmo, faz o canivete virar uma faquinha com segurança, tem um passador para fiel, tem vários modelos, alguns com placa pra que você possa gravar seu nome, é brazuca, muito bem conceituado por quem tem. O bichinho é forte, dividi um galho de 2,5 cm de diâmetro na boa, cortei uns galhos de uns 1,5 cm de diâmetro também com facilidade, tirar lasca de madeira é brincadeira com ele. Minha única queixa: cortei meu dedo que nem manteiga.... É isso ae galera, quem tiver o seu, conta aqui pra gente. Até mais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Junho 23, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 23, 2011 Boa Diegão!!! Beleza de review! :'> Serve para orientar quem entende um pouquinho de aço "qui-nem-nóis", que temos a febre do aço, e para quem só quer uma ferramenta de corte para cortar ( óbvio, né? ) o que precisar. Eu já tive minha cota de canivetes de aço carbono... todos Corneta; e como você diz, apesar de pegarem um fio assustador, demandavam muito "cuidado" para o meu gosto, ainda mais em uma terra quente e com umidade relativamente alta como a minha. Na roça então, bastava eu olhar para o pomar e ele já enferrujava! E não é fazendo campanha contra o aço carbono, mas quem tem e usa sabe de um "efeito colateal" que muito pouco se comenta: o bendito gosto de metal que deixa nos alimentos! Você chupa uma laranja, e está lá! Corta um churrasquinho, e está lá! E o sacrilégio supremo: corta um queijo minas ( claro que tem que ser o minas! ), e está lá! Se algum dia eu estiver anêmico, compro um! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Julho 17, 2011 Membros Compartilhar Postado Julho 17, 2011 Ganhei este canivete de um tio que sabe que gosto de lâminas, e achou o canivete “diferente”, me dando de presente. Especificações: Comprimento total: 21cm Comp. Da lâmina: 9,7cm Largura da lâmina na porção mais larga: 2,4cm Espessura da espinha: 2,2mm Formato da lâmina: clip point Desbaste: hollow ground ( raso, quase um saber grind ) Aço: provavelmente 440A Dureza: abaixo de 54 HRC Construção: tipo pilar com liners de aço Ação: automático Trava/acionamento: rolling cylinder ( cilindro deslizante ). Tem ainda uma trava de segurança deslizante do tipo interposição, que impede o deslizamento do cilindro mantendo o canivete com a lâmina travada na posição fechada ou aberta. Peso: 117g Como extra, tem uma pequena lanterna de LED escamoteável na porção dianteira da empunhadura ( a do meu jamais funcionou, não sei se pela pilha estar descarregada ou outro motivo qualquer, já que sequer me dei ao trabalho de verificar ). O acionamento automático funciona sem falhas, mas posso dizer que é um pouco mais lento que a ação de flip manual de alguns canivetes meus como o CRKT Desert Cruiser, os Buck Vantage e o Kershaw Zing. Há mais de um ano estava com o canivete “misterioso” jogado em cima de um armário quando resolvi incluí-lo na afiação noturna ( para passar tempo ). Não é necessário dizer que sua afiação foi mais mole que mastigar água! Dei o meu desbaste padrão de 10 graus de cada lado e um fio primário de 20 graus. Já que estava na chuva, o negócio era se molhar... fui em frente e o terminei na cerâmica ultra fina! Para minha surpresa, o corte ficou tão suave quanto minhas lâminas em aço Sandvik 14C28N, o que já é dizer muito, já que estas só são superadas neste quesito pelo meu Buck Vantage Avid, com sua geometria de “super hollow ground” e aço Sandvik 13C26 ( adoro este aço! ). Só deixando claro: corte suave literalmente significa poder fazer a barba com o mesmo! E a retenção de fio? Bom, aí já era querer demais! No meu teste empírico de dureza ( bater quina de espinha contra quina de espinha ), ele deve ter dureza inferior a 54HRC, já que o SAK Victorinox ( 56 HRC ) não apresentou nem vestígio de marca, enquanto ele mostrou uma bela “dentada”! Usando um galho seco de laranjeira de aproximadamente 2cm de diâmetro, comecei a cascá-lo como se fosse fazer uma estaca; foram umas 15 lascas finas. A lâmina apresentou 2 micro-dentes e um fio visivelmente deteriorado à inspeção com uma lupa de 20x e uma lanterna de LED. Bastou 2 passadas suaves em uma chaira de aço liso e o fio voltou, com os 2 micro-dentes quase imperceptíveis ao cortar papel fino. :'> Duas passadas no afiador cerâmico em V ( 20 graus ), nas hastes extra-finas e corte de fazer barba estava de volta! Mas com atenção, os dentes ainda podiam ser levemente detectados ao cortar papel! :'> Como a imensa maioria dos usuários só irá utilizá-lo para cascar e cortar frutas, envelopes, barbantes e talvez ocasionalmente uma tampa de caixa de papelão, ele seria considerado por estes usuários mais que adequado! Ao se notar a perda de corte, o motivo mais provável será o rolamento do fio; portanto, umas 2 ou 3 passadas sem pressão em uma chaira de aço liso procurando coincidir o ângulo do fio ( no caso 20 graus ) serão o suficiente para reestabelecer o corte. :'> Se o caso não for de rolamento,mas de desgaste do fio ( aço mole ), uma passada rápida em uma pedra de afiar fará a mágica! O acabamento é de regular para ruim. Os parafusos das talas de empunhadura “vazam” para o interior entre 1 e 1,5mm. Apresenta um certo jogo vertical entre o lado esquerdo e direito da empunhadura. A lâmina apresenta um jogo muito pequeno na vertical e nenhum na horizontal. Após o apontamento do galho de laranjeira, o jogo vertical da lâmina ficou mais pronunciado e surgiu um movimento na horizontal! Não recomendaria a compra de um canivete destes, mesmo por valores como R$15,00 como vi alguns similares anunciados na NET. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 29, 2011 Galera, fiz outro "negoção" e desta vez nem é da China! Acabei de arrematar este canivete em D-2 por apenas US$10,61 ( mais 15,00 de frete internacional que é padrão ). http://www.ebay.com/itm/FK-4F-Custom-Handmade-D-2-DIE-steel-FOLDING-knife-LOCK-/120783052106?pt=Collectible_Knives&hash=item1c1f3b1d4a&autorefresh=true Eu sei, eu sei... havia dito há pouco que havia encerrado as compras este ano pelo fato da remessa potencialmente demorar muito pela proximidade de dezembro ( sobrecarga nas importações ), mas era um negócio bom demais para deixar passar! Mas ainda não fechamos o setembro, e fui bem claro quando disse que as compras a partir de outubro é que poderiam atrasar... E a qualidade do aço eu já atestei pela faca/blank que comprei do mesmo vendedor. Tudo bem que a construção dele está bem longe de ser coisa fina, é "mei malacabado" mas é robusto e dá conta do serviço ( li vários feedbacks de muitos compradores ). E em último caso posso retrabalhar a empunhadura com G-10, e lockback não é tecnologia de foguete, dá para se refazer tudo em casa, menos o tratamento térmico da lâmina! Agora é só esperar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Setembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 29, 2011 D-2 de novo!!! espero que não tenha comprado os CDs do Marcelo D2 !!!! Estou curioso para ter um canivete com lâmina de cerâmica como o Boker 01BO036... Já sei o que vão me dizer da fragilidade mecânica, mas quero uma lâmina não metálica para o meu acervo. Tem esses sem metal no cabo para uso em aeroporto http://www.ebay.com/itm/Cera-Ceramic-Folding-Kitchen-Knife-9cm-Blue-Japan-made-/110632541363?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19c2369cb3 http://www.ebay.com/itm/Cera-Ceramic-Folding-Kitchen-Knife-Yellow-Japan-made-/110714901390?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19c71f538e#ht_1690wt_767 e http://www.ebay.com/itm/ceramic-folding-pocket-kitchen-fruit-knife-white-3-gift-/290551419402?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43a636d20a inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.