Membros Janio74 Postado Setembro 3, 2014 Membros Compartilhar Postado Setembro 3, 2014 Pessoal, irei para Varsóvia nos dias 15 e 16 de setembro deste, e gostaria de algumas dicas de hostels para me hospedar. Quero algo bem localizado e com preço acessível. Alguém me diz o que é imperdível na cidade? Não fiz meu roteiro para lá ainda! Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros julijoy Postado Setembro 3, 2014 Membros Compartilhar Postado Setembro 3, 2014 Como estavamos em 7 pessoas fiquei na bed4city. Bem central e barato. Olha no site free walking tour e pega um. Ou TODOS!!! Um cara que chama cris faz o tour da cidade velha... é top!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gbatistoti Postado Setembro 24, 2014 Membros Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Boa tarde Pretendo ir para Cracóvia, visitar a mina de sal no dia 03/01/2015, um sábado em janeiro do ano que vem. Partirei de Budapest, mas está muito difícil achar meios de transporte até Cracóvia partindo de Budapest, alguém me recomenda algo? Att Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores João Rosenthal Postado Setembro 24, 2014 Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Boa tarde Pretendo ir para Cracóvia, visitar a mina de sal no dia 03/01/2015, um sábado em janeiro do ano que vem. Partirei de Budapest, mas está muito difícil achar meios de transporte até Cracóvia partindo de Budapest, alguém me recomenda algo? Att Tem trem noturno diariamente, mas há pouca informação sobre ele na internet. Eu fiz o trajeto inverso, Cracóvia - Budapeste, e comprei na estação em Cracóvia mesmo, um dia antes de viajar. Não precisa comprar com tanta antecedência, pois esse trem raramente está lotado. Minha sugestão: chega em Budapeste e a primeira coisa que vc faz é comprar essa passagem. Detalhe: esse trecho está à venda no raileurope, mas sai muito mais caro, não vale a pena. Fora as muitas taxas que o site cobra, paguei quase 50% mais barato do que o anunciado lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Matfelipe Postado Fevereiro 20, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2015 Olá, Irei à Polônia em Maio e tenho algumas dúvidas. A primeira é sobre a moeda. Como ela é desvalorizada, quero fazer algumas compras por lá. Portanto, se eu usar o cartão de crédito - que é cobrado em dólares - perderei boa parte da vantagem. Assim, pergunto: a) é possível obter Zloty´s aqui no Brasil? b) devo comprar euros e depois trocar na Polônia? c) há outro meio melhor para resolver a questão? A segunda é sobre os trens. Farei o seguinte trajeto: Varsóvia -> Czestochowa -> Cracóvia -> Zakopane (quatro viagens). Sabem se - fazendo uma estimativa, nunca há certezas - consigo comprar lá mesmo ou melhor adquirir um passe ou coisa do gênero aqui no Brasil? Grato, Matfelipe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros VonScheibler Postado Fevereiro 20, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2015 Ê, Polska, vamos ver no que posso ajudar. Quando fui, levei a maior parte do dinheiro em VTM, até para controlar melhor os gastos, por isso não posso te responder a questão do cartão de crédito. Quanto aos złoty, fiz o que me recomendaram e comprei euros aqui no Brasil - trocando por złoty na casa de câmbio (KANTOR) ao chegar. Vai ser quase impossível trocar Reais por Złoty lá - ou aqui. Trens domésticos são muito mais baratos que os internacionais e você consegue comprar o bilhete (bilet) na estação mesmo - sai muito mais barato do que se comprar um passe aqui no Brasil. Única coisa que vale a pena comprar antecipado pela internet, se achar promoção, são realmente passes/tickets internacionais. Bilhetes domésticos, sempre comprei ao chegar na estação para pegar o trem. Se tem um trem saindo e você acha vai perdê-lo por falta de tempo para encarar fila do guichê comprar o bilhete, é possível embarcar e comprar imediatamente de um cobrador. Os cobradores passam por todas as cabines durante a viagem para validar os bilhetes e aplicam sobretarifa em quem não tiver em mãos. Para desconto de estudante em bilhetes na Polônia é necessário ter uma carteira de estudante emitida na própria Polônia. No site do PKP você encontra os horários dos trens. http://rozklad-pkp.pl/ As estações também tem painéis indicando as cidades, partidas (odjazdy) e chegadas (przyjazdy). No bilhete vem indicação de classe (pier 1a ou druga 2a), tipo de trem, de onde (od) e para (do) o trem vai. Prez é a rota. Na estação mesmo você tem de buscar a plataforma (PERON) e o trilho (TOR) do trem. A maioria das estações na Polônia só tem indicações e informações (inclusive nos guichês) em Polonês - apesar que agora a estação central de Varsóvia parece estar melhorzinha. Eu recomendaria você visitar Varsóvia e de lá pegar o trem para Cracóvia. Usar Cracóvia como base para visitar o que quiser nos arredores (Auschwitz, Wieliczka, Czestochowa e Zakopane) - são todas viagens de bate-e-volta de um dia. Cracóvia -> Zakopane é uma rota feita mais de ônibus (PKS) do que de trem, principalmente no inverno (por causa das dificuldades do trem subir as montanhas e por ser uma viagem bem mais demorada). Se puder ajudar em mais alguma coisa, dê um grito! o/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Matfelipe Postado Fevereiro 21, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2015 Olha, eu olhei no site do Banco Central. Veja a cotação de hoje no "Economia Uol": http://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/zloty-polonia/ Sim, tenho consciência de que Miami é melhor, mas eu já estive na Europa e mesmo assim fiz algumas compras interessantes com o Euro a 2,70. O Brasil é ridículo nesse aspecto. Então, caro Adriano, o que me aconselha? Levar VTM? Comprar moeda lá? É fácil de conseguir? Obrigado, Mateus Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Matfelipe Postado Fevereiro 21, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2015 Ê, Polska, vamos ver no que posso ajudar. Quando fui, levei a maior parte do dinheiro em VTM, até para controlar melhor os gastos, por isso não posso te responder a questão do cartão de crédito. Quanto aos złoty, fiz o que me recomendaram e comprei euros aqui no Brasil - trocando por złoty na casa de câmbio (KANTOR) ao chegar. Vai ser quase impossível trocar Reais por Złoty lá - ou aqui. Trens domésticos são muito mais baratos que os internacionais e você consegue comprar o bilhete (bilet) na estação mesmo - sai muito mais barato do que se comprar um passe aqui no Brasil. Única coisa que vale a pena comprar antecipado pela internet, se achar promoção, são realmente passes/tickets internacionais. Bilhetes domésticos, sempre comprei ao chegar na estação para pegar o trem. Se tem um trem saindo e você acha vai perdê-lo por falta de tempo para encarar fila do guichê comprar o bilhete, é possível embarcar e comprar imediatamente de um cobrador. Os cobradores passam por todas as cabines durante a viagem para validar os bilhetes e aplicam sobretarifa em quem não tiver em mãos. Para desconto de estudante em bilhetes na Polônia é necessário ter uma carteira de estudante emitida na própria Polônia. No site do PKP você encontra os horários dos trens. http://rozklad-pkp.pl/ As estações também tem painéis indicando as cidades, partidas (odjazdy) e chegadas (przyjazdy). No bilhete vem indicação de classe (pier 1a ou druga 2a), tipo de trem, de onde (od) e para (do) o trem vai. Prez é a rota. Na estação mesmo você tem de buscar a plataforma (PERON) e o trilho (TOR) do trem. A maioria das estações na Polônia só tem indicações e informações (inclusive nos guichês) em Polonês - apesar que agora a estação central de Varsóvia parece estar melhorzinha. Eu recomendaria você visitar Varsóvia e de lá pegar o trem para Cracóvia. Usar Cracóvia como base para visitar o que quiser nos arredores (Auschwitz, Wieliczka, Czestochowa e Zakopane) - são todas viagens de bate-e-volta de um dia. Cracóvia -> Zakopane é uma rota feita mais de ônibus (PKS) do que de trem, principalmente no inverno (por causa das dificuldades do trem subir as montanhas e por ser uma viagem bem mais demorada). Se puder ajudar em mais alguma coisa, dê um grito! o/ MUITO OBRIGADO MESMO. Ajudou muito. Se eu tiver outras dúvidas perguntarei sim. Obrigado mesmo, que Deus te recompense =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros VonScheibler Postado Fevereiro 21, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2015 Onde você conseguiu esta informação de que o Zloty é desvalorizado? Ele até desvalorizou um pouquinho no começo do ano, mas agora já voltou o mesmo preço de sempre... A cotação do Zloty até pode ser menor em relação ao Euro, mas você paga mais Zlotys, então no final das constas, convertendo os valores dá na mesma... No geral, muita pouca coisa é mais barata na Europa, ou seja, Europa não é um local para você ir fazer compras, se está querendo fazer compras, vá para Miami. złoty é desvalorizado sim, principalmente em relação ao euro, mas também em relação ao real - e, sim, para nós, as coisas lá são mais baratas, principalmente roupas, mas qualquer um que lê as notícias sabe por que roupas são tão baratas por lá... Não é barato nível Miami (também sabese porque...), mas não é caro nível Brasil. Vale a pena. Indo à Polônia, digo que você não deve deixar de experimentar o Pierogi e, em Cracóvia, o Zapiekanki/Zapiekanka. Muito amor pela comida polonesa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Matfelipe Postado Fevereiro 23, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 23, 2015 A 2 ou 3 anos atras quando 1 real comprava até 2 złoty pela cotação oficial, estava sim desvalorizado, mas hoje 1 real vale somente 1.30 złoty, ou seja, em 2 anos o złoty valorizou mais de 30% em relação ao real e já perdeu praticamente toda esta desvalorização de 2 anos atras... Até pode ser que continue um pouco desvalorizado, mas depois que você converte isto para dólares/Euros/Reais, pagando taxas de câmbio bem ruins, pois tanto o złoty e o real são considerados "moedas" exóticas, você perde qualquer vantagem que uma possível desvalorização do złoty possa ter. Trocar reais por złoty, é bem complicado, se você conseguir trocar, vai ser numa taxa de câmbio bem ruim, perdendo 10% ou 15% do valor do dinheiro na conversão. Se você trocar reais por Euros, você perde menos, você vai perder uns 5% do valor do dinheiro, mas depois quando quando vai trocar euros por złotys, você perde novamente uns 5%, ou seja, no final dá quase a mesma. As pessoas costumam se iludir com as taxas de câmbio oficiais, que dão a impressão de que pode ser barato, e que vale a pena fazer trocentas "manobras" financeiras, mas na prática, quando você vai viajar, você paga cotação "Turismo", quem tem taxas de conversão e lucro dos bancos e casas embutidas no preço da moeda, que nós temos uma moeda com pouca aceitação no mundo, que sempre pagaremos mais caro por causa disto... Então no final das contas dá tudo na mesma. Como na maioria dos países do Leste Europeu, na Polônia os preços das coisas não são "artificialmente" tão elevados como em destinos mais turísticos onde o pessoal mete a faca mesmo por causa dos turistas. Então a Polônia é sim um destino barato, pois ainda não é muito visada pelos turistas e os preços continuam num nível razoável, vale sim você dar uma olhada nas coisas, se encontrar algo barato, compre, mas depois que você converter tudo a cotação turismo, verá que não é uma economia significativa, isto quando houver economia. Muito obrigado pela ajuda, Adriano. Realmente, com sua explicação ficou claro que não vou para um "paraíso de compras", mas que é possível aproveitar algumas coisas. Mesmo não sendo tão desvalorizado como já foi, acho que ficando quase no 1 para 1 já ajuda, pois se fossem Euros eu pagaria 3 para 1 rs. Abraço e obrigado novamente Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.