Ir para conteúdo

Saúde do Viajante: Dicas e cuidados para viajar para África do Sul


Notícias

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Milhares de turistas dirigem-se para a África do Sul, mas o viajante que se sente protegido porque recebeu uma dose da vacina contra a Febre amarela pode ter surpresas desagradáveis, pois existem outros riscos.

 

Fonte: O Globo

Desfrutar de um safári no Kruger National Park, a mais importante reserva animal da África do Sul, é um programa muito procurado. Este parque é um dos poucos lugares do país que apresenta risco para malária, pois nele foi detectada a presença do mosquito transmissor (Anophelles). A atividade deste mosquito se dá do entardecer ao amanhecer e o pico é durante a madrugada; se a pessoa estiver num hotel que não tenha ar condicionado, nem vedação em janelas e portas, deve usar um mosquiteiro embebido em inseticida (permetrina). Uma das principais preocupações deve ser como se proteger de picadas de mosquitos e carrapatos que podem contaminar o viajante causando, além da malária, outras doenças também graves. Para isso, é aconselhável usar roupas claras, mangas compridas, calça comprida com sapatos e meias (tênis ou botas). Usar repelente nas áreas expostas do corpo à base de DEET ou Icaridina que atua por 10 horas, principalmente se vai percorrer trilhas em matas ou florestas.

 

São muito importantes os cuidados com o consumo de água e alimentos. Ingerir sempre alimentos de boa procedência, de preferência cozidos e ainda quentes, evitando comer na rua, em vendedores ambulantes. Só beber água mineral com gás que é mais difícil de ser adulterada. É de suma importância lavar as mãos com água e sabão com frequência.

 

É recomendável levar na bolsa o álcool gel a 70% no caso de não ser possível água e sabão. Esta medida tem grande importância em proteger o viajante das doenças transmitidas por água e alimentos contaminados, como a chamada diarreia dos viajantes (gastroenterites), hepatite A, febre tifoide e é também importante proteção contra a influenza (gripe) quer seja a sazonal ou a H1N1(suína).

 

É importante lembrar que é inverno na África do Sul, estação da gripe. O torcedor vai enfrentar grandes aglomerações humanas com pessoas vindas dos mais diferentes lugares do mundo, e o risco de ser contaminado com o vírus influenza A H1N1 é muito grande. É importante a vacinação aqui no Brasil antes da viagem. Outra vacina que não deve ser descuidada é a vacina contra o sarampo.

 

No ano passado ocorreu importante epidemia de sarampo na África do Sul, e vários países da África neste momento apresentam surtos de sarampo. São cuidados que podem contribuir para uma viagem feliz.

 

Por MERI BARAN, médica e especialista em Saúde Pública.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...