Ir para conteúdo

Viagem para Leste Europeu Trem

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Prezados, estou fazendo uma viagem para o Leste Europeu e gostaria de algumas dicas sobre a utilização do trem. Estes são os trechos:

1- Viena - Praga no dia 29/12;

2- Budapeste - Bratislava no dia 08/01;

3- Bratislava - Viena no dia 10/01.

Nunca fiz a Europa de trem, portanto toda contribuição será muito válida.

Obrigado.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Olá, seja bem vindo.

Não tem nada de leste Europeu neste roteiro, só tem Europa Central, na verdade se você chamar estes países de "Leste Europeu" enquanto estiver lá, vai ver um monte de caras feias e respostas pouco educadas, é como chamar um brasileiro de argentino.  rssss

Não tem muito segredo em viajar de trem entre estas cidades, é só entrar no site da companhia de trem, comprar as passagens, pois se deixar para comprar lá na hora vai pagar 2 ou 3 vezes mais caro.

Depois de compradas as passagens, basta imprimir o e-ticket e levar ele junto com você no momento do embarque.

Em alguns casos eles pedem para você retirar o ticket em alguma máquina de autoatendimento lá na estação, neste caso leve o comprovante impresso com o código da sua compra, e o cartão de crédito utilizada na compra, e vá um dia antes da estação imprimir o seu ticket, não deixe para fazer isto na última hora, pouco antes do embarque, por que ai se você tiver algum problema com a máquina que resolve não funcionar ou ficar sem papel, ferrou e você perde o trem e o dinheiro.

Depois é só chegar uns 30 minutos antes na estação, esperar o seu trem chegar, achar o seu vagão e assento, e ter o e-ticket, passaporte e cartão de crédito em mão para a conferencia.

Sites para compra das passagens:

http://www.oebb.at/en/
https://www.cd.cz/eshop/
https://www.mavcsoport.hu/en

Se não der certo em um site, tente no outro, as vezes até o mesmo o preço do mesmo trem e horário varia um pouco entre os sites de cada país.

Ou seja, não tem segredo nenhum, se você tiver alguma dúvida mais específica, você teria que ser um pouco mais específico e perguntar, pois sendo genérico demais, não tem muito o que ajudar sem também ser bem genérico..

• Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado

Eu acho mais prático fazer todos esses trajetos de ônibus, é mais barato e mais flexível.

Fiz todos esses trechos, embora em ordem diferente, de ônibus e foi super prático, e ônibus de bom padrão.

• Membros
Postado
8 horas atrás, adrianolb disse:

Olá, seja bem vindo.

Não tem nada de leste Europeu neste roteiro, só tem Europa Central, na verdade se você chamar estes países de "Leste Europeu" enquanto estiver lá, vai ver um monte de caras feias e respostas pouco educadas, é como chamar um brasileiro de argentino.  rssss

Não tem muito segredo em viajar de trem entre estas cidades, é só entrar no site da companhia de trem, comprar as passagens, pois se deixar para comprar lá na hora vai pagar 2 ou 3 vezes mais caro.

Depois de compradas as passagens, basta imprimir o e-ticket e levar ele junto com você no momento do embarque.

Em alguns casos eles pedem para você retirar o ticket em alguma máquina de autoatendimento lá na estação, neste caso leve o comprovante impresso com o código da sua compra, e o cartão de crédito utilizada na compra, e vá um dia antes da estação imprimir o seu ticket, não deixe para fazer isto na última hora, pouco antes do embarque, por que ai se você tiver algum problema com a máquina que resolve não funcionar ou ficar sem papel, ferrou e você perde o trem e o dinheiro.

Depois é só chegar uns 30 minutos antes na estação, esperar o seu trem chegar, achar o seu vagão e assento, e ter o e-ticket, passaporte e cartão de crédito em mão para a conferencia.

Sites para compra das passagens:

http://www.oebb.at/en/
https://www.cd.cz/eshop/
https://www.mavcsoport.hu/en

Se não der certo em um site, tente no outro, as vezes até o mesmo o preço do mesmo trem e horário varia um pouco entre os sites de cada país.

Ou seja, não tem segredo nenhum, se você tiver alguma dúvida mais específica, você teria que ser um pouco mais específico e perguntar, pois sendo genérico demais, não tem muito o que ajudar sem também ser bem genérico..

Prezado Adriano, não há divergências técnicas acerca da divisão geográfica da Europa, por mais incômodo que seja aos nativos, portanto, excetuando a Áustria, todos os países citados compõem ao Leste Europeu. Quanto ao fato da pergunta ter sido genérica, é exatamente pelo fato explicitado no início do post, isto é, não tenho nenhuma experiência sobre utilização do trem na Europa. Agradeço sua atenção e contribuição que foi bem-vinda.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Prezado Adriano, não há divergências técnicas acerca da divisão geográfica da Europa, por mais incômodo que seja aos nativos, portanto, excetuando a Áustria, todos os países citados compõem ao Leste Europeu. Quanto ao fato da pergunta ter sido genérica, é exatamente pelo fato explicitado no início do post, isto é, não tenho nenhuma experiência sobre utilização do trem na Europa. Agradeço sua atenção e contribuição que foi bem-vinda.

• Membros
Postado
1 hora atrás, samanthavasques disse:

Eu acho mais prático fazer todos esses trajetos de ônibus, é mais barato e mais flexível.

Fiz todos esses trechos, embora em ordem diferente, de ônibus e foi super prático, e ônibus de bom padrão.

Samantha, suas passagens foram compradas ainda no Brasil?

• Membros
Postado

Se levar em conta a localização geográfica, estes países estão situados na Europa Central, pois geograficamente a Europa se estende de Portugal até o Azerbaijão, Cazaquistão e montes Urais na metade da Russia.

Se levar em conta os fatores culturais, estes países também fazem parte da Europa central, pois compartilham uma história e cultura muito próxima da Alemanha e Austria, que são o centro da Europa Central.

Algumas pessoas se confundem e chamam estes países de leste europeu por que confundem "Leste Europeu" com a "Cortina de Ferro" da época da "Guerra Fria", mas são coisas totalmente diferentes..

Mas tecnicidades e nomenclaturas a parte, a diferença de preços entre comprar antecipado ou na hora as passagens de ônibus é menor do que nos trens, mas em alguns trechos vai ser sim um pouco mais caro na hora.

No inverno, não deve ter tanto problema em encontrar ônibus lotados se deixar para comprar lá, mas você tem um deslocamento potencialmente problemático, que é ir de Viena para Praga na sexta-feira, as vésperas do reveilon.

Se fosse outra data, até daria para deixar para comprar lá em Viena 1 ou 2 dias antes, mas nesta data com alta demanda, pessoalmente em hipótese nenhuma eu deixaria para comprar lá na hora, pois o risco de ficar sem passagem ou ela estar absurdamente cara é bem grande. 

Não sei que dia você pretende ir de Praga a Budapeste, mas você corre o mesmo risco neste trecho caso você esteja planejando ir logo depois do feriadão...

• Amei! 3
  • Membros de Honra
Postado

Eu comprei as passagem lá na hora de embarcar ou na véspera. Mas quando eu estive por lá foi maio, ainda não era temporada. Esse trajeto do dia 29, como o Adriano disse, acho mais prudente comprar antes. 

E quanto a divergência geográfica realmente não é Leste Europeu rs

• Amei! 1
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...