Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom dia a todos,

Moro em São Roque interior de SP e gostaria de saber como posso agir perante pastos grandes e algumas propriedades particulares.

Aqui aonde moro tem muitos morros e "picos" interessantes para acampar, porem normalmente são grandes áreas particulares onde gados vivem soltos em meio aos morros. Nesses locais dificilmente vemos os proprietários que por sua vez não moram ali. Os morros contam com pequenas florestas e áreas descampadas e são imensos.

Quando aparece alguém, é apenas para recolher os gados.

Gostaria de conselhos sobre poder ou não acampar nestes locais e como proceder pois muitas vezes não é possível entrar em contato com os proprietários.

Não sou muito chegado em "campings" e prefiro muitas vezes ficar tranquilo em um local isolado, fazendo uma fogueira e aproveitando a natureza. E também onde moro não tem locais para camping.

Não sou muito experiente em acampamentos por isso prefiro locais mais abertos em vez de mata fechada para começar, fora que a visão destes locais são belíssimas.

OBS: Normalmente acampa apenas eu e minha namorada, outra preocupação minha é a segurança dela (o medo não são dos animais mas sim dos homens).

Agradeço desde já!! :D

• Admin
Postado

Já teve um tempo que você até poderia fazer isso sem pedir permissão, mas estamos vivendo uma situação de violência epidêmica que também já chegou no campo. Há roubo de gado e de materiais agrícolas , então o mais adequado nessa situação é vc pedir permissão pra evitar qualquer problema. Sei que as vezes isso não é uma tarefa fácil pois há terras muito extensas e não é fácil encontrar a sede, mas é melhor do que enfrentar algum tipo de mal entendido. 

• Amei! 4
  • Silnei changed the title to Posso acampar em pastos e propriedades rurais?
  • Colaboradores
Postado

Olá, TatoSR!

Tecnicamente uma propriedade privada, como o nome já diz, é privada e passível de uma legislação que sustente os direitos do proprietário contra invasão, por exemplo. Não há o que se discutir. Passou da cerca sem autorização = invadiu.

Na prática, uma cerca é só uma cerca. 

Já acampei de um dia para o outro em áreas como descreveu utilizando-as como abrigo e nunca tive problemas, mas não fiz fogueira e busquei chamar menos atenção possível por só estar de passagem. Como você descreve uma finalidade recreativa, talvez seja inteligente conversar nem que seja com o rapaz que toca o gado, concorda? Fumaça e fogo chamam a atenção.

Fique atento aos cupins.

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado

Concordo com o que o colega disse, querendo ou não, se a propriedade é delimitada, com certeza o ideal é não invadir (mesmo que não seja usada), um dono de terra (e polícia) pode alegar art. 150 em cima de ti, num mal-entendido. 

Em campings estruturados, sei que tem a questão da coisa "nutella", tudo ali de mão beijada, às vezes perto da cidade, às vezes tem gente inconveniente que não respeita espaço, lei do silêncio (sou como vc, sempre procurando camping mais selvagem possível). Mas deves pensar no seu bem maior, assim como no bem da sua companhia. 

No mais, sugiro que vc pesquise nos municípios vizinhos, lugares próximos de rios, onde possa ter cachoeiras, enfim. Se não me engano, nas dependências de Piracicaba, por exemplo, tem lugares interessantes para visitar, vejo colegas postando muita foto de mato por lá.

Bons ventos!

• Amei! 1
  • Membros
Postado
48 minutos atrás, Silnei disse:

Já teve um tempo que você até poderia fazer isso sem pedir permissão, mas estamos vivendo uma situação de violência epidêmica que também já chegou no campo. Há roubo de gado e de materiais agrícolas , então o mais adequado nessa situação é vc pedir permissão pra evitar qualquer problema. Sei que as vezes isso não é uma tarefa fácil pois há terras muito extensas e não é fácil encontrar a sede, mas é melhor do que enfrentar algum tipo de mal entendido. 

Muito obrigado pelas dicas!

• Amei! 1
  • Membros
Postado
28 minutos atrás, Viviana Ciclobeijaflorismo disse:

Olá, TatoSR!

Tecnicamente uma propriedade privada, como o nome já diz, é privada e passível de uma legislação que sustente os direitos do proprietário contra invasão, por exemplo. Não há o que se discutir. Passou da cerca sem autorização = invadiu.

Na prática, uma cerca é só uma cerca. 

Já acampei de um dia para o outro em áreas como descreveu utilizando-as como abrigo e nunca tive problemas, mas não fiz fogueira e busquei chamar menos atenção possível por só estar de passagem. Como você descreve uma finalidade recreativa, talvez seja inteligente conversar nem que seja com o rapaz que toca o gado, concorda? Fumaça e fogo chamam a atenção.

Fique atento aos cupins.

Muito obrigado pelos conselhos! Tentarei entrar em contato com alguem da propriedade...

• Membros
Postado
23 minutos atrás, StanlleySantos disse:

Concordo com o que o colega disse, querendo ou não, se a propriedade é delimitada, com certeza o ideal é não invadir (mesmo que não seja usada), um dono de terra (e polícia) pode alegar art. 150 em cima de ti, num mal-entendido. 

Em campings estruturados, sei que tem a questão da coisa "nutella", tudo ali de mão beijada, às vezes perto da cidade, às vezes tem gente inconveniente que não respeita espaço, lei do silêncio (sou como vc, sempre procurando camping mais selvagem possível). Mas deves pensar no seu bem maior, assim como no bem da sua companhia. 

No mais, sugiro que vc pesquise nos municípios vizinhos, lugares próximos de rios, onde possa ter cachoeiras, enfim. Se não me engano, nas dependências de Piracicaba, por exemplo, tem lugares interessantes para visitar, vejo colegas postando muita foto de mato por lá.

Bons ventos!

Muito obrigado!! Estarei me informando sobre Piracicaba e outros lugares por perto!

• Membros
Postado

Dependendo do local de camping, é interessante até avisar a Polícia da região.

Uma vez acampamos próximo de uma cachoeira e como a cachoeira não tinha dono, procuramos a PM da cidade e avisamos que estaríamos armando um camping no local, etc.

É sempre bom precaver, todo cuidado possível é pouco. Como o amigo lá em cima disse, a onda de violência e intolerância está em todos os lugares. 

• Amei! 1
  • Membros
Postado
2 horas atrás, rafael.joia disse:

Dependendo do local de camping, é interessante até avisar a Polícia da região.

Uma vez acampamos próximo de uma cachoeira e como a cachoeira não tinha dono, procuramos a PM da cidade e avisamos que estaríamos armando um camping no local, etc.

É sempre bom precaver, todo cuidado possível é pouco. Como o amigo lá em cima disse, a onda de violência e intolerância está em todos os lugares. 

Rafael.joia

Obrigado pelo conselho, também pretendo acampar em uma cachoeira da cidade porem tenho um pouco de receio por ser realmente afastada e ao mesmo tempo muito conhecida e frequentada por adolescentes.

Mas quando for, avisarei as autoridades e analisarei bem o ambiente para evitar riscos desnecessários...

• Membros
Postado

Já pensou, eu e minha namorada tranquilos a noite e de repente o cara começa a atirar!  ::xiu::

E são lugares tão belos em meio a natureza e com visões tão lindas da paisagem ao seu redor.... uma pena ter de se preocupar tanto com tantas questões para poder usufruir de uma coisa única e gratuita... a NATUREZA... 

Mas vamos por aí que existem muitos outros lugares para podermos aproveitar! kkkk

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...