Membros Rafa Sanches Postado Outubro 18, 2017 Membros Postado Outubro 18, 2017 No mês de junho, saí de férias e fiz uma cicloviagem saindo de minha casa em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba até a Capital do Rio de Janeiro. Dividi essa viagem em algumas etapas. 1º Dia 21/06 - 4ªF - São José dos Campos (SP) x São Luis do Paraitinga (SP) = Total de 96 km Saí de minha residência as 06:00, peguei a rodovia Dutra e percorri 50 Km, até a entrada de Taubaté, onde peguei a BR 383 percorrendo mais 46 km até chegar ao município de São Luis do Paraitinga, onde fiz minha primeira parada. O trecho da rodovia da Dutra não possui muitas subidas, e dá para manter uma velocidade média razoável, porém essa rodovia que vai até São Luis do Paraitinga exige um pouco mais de esforço. Realizei esse 1º dia de pedal em 08 horas de viagem. 2º Dia 22/06 5ªF- São Luis do Paraitinga (SP) x Ubatuba (SP) = Total de 78 km Após ficar hospedado em uma pousada em SLP, peguei a bicicleta e saí com destino a Ubatuba nesse segundo dia de cicloviagem. Peguei a Rodovia Oswaldo Cruz, popularmente conhecida como Taubaté-Ubatuba, sempre percorri esse trajeto de automóvel e tinha o desejo de descer essa serra de bicicleta. Costumo chamar de Serra das Calotas, devido ao grau de dificuldade das curvas, tem trechos que parecemos estar em uma montanha russa, e o freio a disco em perfeito estado é de fundamental importância. Esse trajeto eu fiz em 7 horas, pois sai de SLP as 09:00 e cheguei na Praia de Perequê-Açu as 16:00. 3º Dia 23/06 6ªF - Ubatuba (SP) x Paraty (RJ) = Total de 98 km Arrumei um pensionato em Ubatuba para o pernoite, e como estava muito ansioso para chegar ao meu próximo destino, acordei as 06:00 e coloquei a bicicleta na estrada para chegar cedo. Peguei a BR 101, conhecida como Rio-Santos e fui até o meu destino, passando pela entrada de várias praias de Ubatuba, essa rodovia possui uns 3 pico de subida bem desgastante, principalmente o ultimo que leva até a Praia de Camburi (a ultima de Ubatuba) e que fica na divisa de Estado SP x RJ..... Esse trecho devido ao desgaste que eu me encontrava, afinal estava há 3 dias pedalando eu fiz em 10 horas, chegando no Centro Histórico de Paraty as 16:00. Chegando lá providenciei a hospedagem na casa de um amigo que reside na zona rural da cidade. Dia 24/06 a 26/06 - Fiquei hospedado em Paraty, curtindo o Fim de Semana, descansando o corpo e aproveitando as belezas que o local oferece. 4º Dia 27/06 3ªF - Paraty (RJ) x Angra dos Reis (RJ) = Total de 118 km Após três dias de descanso, chegou a hora de retornar ao pedal. Peguei a bicicleta e retomei meu trajeto na Rio-Santos, e confesso que esse trecho foi o mais bonito em relação a paisagem, pois a rodovia contorna as praias maravilhosas de Paraty e de Angra dos Reis, mesmo sendo o trecho mais longo, foi o mais prazeroso. Fiz esse trajeto em 09 horas, chegando em cima da hora na balsa que leva até Ilha Grande. Dia 28/06 a 01/07 - Nesse período resolvi ficar hospedado em um Hostel em Ilha Grande e conhecer as praias que cercam a Ilha, algumas praias e cachoeiras consegui fazer de bicicleta. 5º Dia 02/07 Domingo - Mangaratiba (RJ) x Rio de Janeiro (RJ) = Total de 128 km Após esse período hospedado na Ilha Grande, chegou a hora de fazer meu ultimo trecho nessa cicloviagem, peguei a balsa em direção a Mangaratiba, e chegando lá peguei a Rio-Santos em direção a Capital do RJ, confesso que esse foi o pior trecho, pois chovia muito pela manhã, porém decidi pegar estrada assim mesmo. Após chegar ao término da Rio-Santos, peguei a tradicional Avenida Brasil, que percorre 60 km, e cruza vários bairros e comunidades da cidade fluminense. Após passar por paisagens paradisíacas, me deparei novamente com a Selva de Pedra e o infernal trânsito que a cerca. Esse trecho foi mais tenso, pois além de ser o mais longo foi o mais perigoso, visto que os carros não respeitam os ciclistas, mas fui até o final, passando pelo Bairro da Lapa, até chegar no Aterro do Flamengo e concluir minha cicloviagem. Dias pedalados na estrada = 05 Kilometros pedalados na estrada = 498 Quem quiser compartilhar sua viagem ou tirar alguma dúvida sobre esse tipo de viagem, basta entrar em contato. 3 Citar
Membros SalgadoSJC Postado Dezembro 4, 2019 Membros Postado Dezembro 4, 2019 Fala brother sou de SJC... vou fazer uma cicloviagem em março/2020 até floripa... teria indicação de bicicletaria aqui na cidade? ja tenho a bike mas vou colocar bagageiro, pensando em fazer uma revisão também.... se puder deixar seu contato ou me chamar (12)98128-8704... se tiver afim de ir tambem partiu Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.