Membros de Honra Otávio Luiz Postado Novembro 28, 2011 Membros de Honra Postado Novembro 28, 2011 Olá Otávio Luiz, pelo que já vi, estes "pezinhos" são usados mais para a "caminhada Nórdica", muito em moda em alguns países da Europa. Porque trabalha mais o corpo, consome mais caloria. A postura de usar é diferente da trilha um pouco.Vou colocar abaixo um texto com desenhos, sobre uso em trilhas. A ponteira é a de metal. A ponta de borracha é mais para guardar dentro de malas, mochilas, e não furar. Na lama coloca-se aquele acessório (basket) parecendo um chapeu de aba. Na neve coloca o mais aberto. A ponteira não muda. abç Esta dúvida eu tinha antes de comprar os bastões, pois vi um colega usando estas "botinhas". Mas acho bem melhor usar a ponteira própria de metal, e uso também os baskets pra lama. Esses eu nem tiro do bastão... AH! E parabéns pelo post, gostei dos desenhos...
Membros de Honra peter tofte Postado Novembro 28, 2011 Autor Membros de Honra Postado Novembro 28, 2011 Muito bem Andre! Excelente artigo, muito bem ilustrado! O macete do silver tape já uso há algum tempo e já me salvou alguns trekkings, quando a sola soltou da bota! Esta do material luminescente é uma boa tb. Só não aconselho em lugar com risco de roubo durante a noite no acampamento, em algumas trilhas do Peru por exemplo. Fica fácil para o ladrão localizar o bastão se estiver fora da barraca! Acho que vc sofreu o rompimento devido a descida "radical". Os bastões permitiram vc fazer manobras que afetaram o joelho. Abs, peter
Colaboradores andreantunes Postado Novembro 28, 2011 Colaboradores Postado Novembro 28, 2011 Obrigado Otávio, juntos aqui no fórum, vamos mais longe. e Obrigado Peter. A dica de bastão "dando sopa" é boa, importante em alguns lugares. E vc está certo, lesionei pela descida radical, associada à vários fatores, como mal uso dos bastões (postura desequilibrada), pisada errada, e principalmente DESTREINO da musculatura que sustenta os joelhos. Depois disso estudei melhor e gradualmente sobre joelhos e ligamentos, e algum dia coloco "tudo sobre joelhos" aqui no Mochileiros.com. Reforcei a musculatura posterior da coxa, evito pisada que força o ligamento frouxo, e estou bem, sem "radicalismo". Postura adequada, mais equilibrada, e descida mais lenta. Melhor prevenir do que uma cirurgia futura. Abs.
Membros Marte Postado Fevereiro 15, 2012 Membros Postado Fevereiro 15, 2012 Boa noite! Lendo todas as informações aqui postadas e em outros tópicos sobre bastões de caminhada pode-se perceber que o uso dele faz a diferença numa caminhada. Então pergunto: qual o bastão ou bastões que têm avaliações positivas pelos seus usuários? Em termos de custoxbenefício, qual o mais recomendado? Em outros tópicos cita-se alguns, mas são tópicos antigos, então, acho necessário uma atualização. Aguardo uma contribuição de vcs para adquirir meu primeiro bastão. Abraço!!!
Membros Mineirim Postado Fevereiro 15, 2012 Membros Postado Fevereiro 15, 2012 Marte, Eu recomendo os bastões da Black Diamond, tanto a Série Contour Elliptic quanto a Série Trail. Cada uma delas tem várias versões, com ou sem sistema de amortecimento, diferentes empunhaduras e uma versão mais curta. Eu uso o modelo Contour Elliptic Shock e gosto muito. O sitema de amortecimento é bem discreto e vc quase não se dá conta de seu funcionamento. Na verdade é preciso uma grande carga sobre o bastão para que o sistema seja acionado, então ele só será acionado mesmo quando for realmente necessário (em alguns tropeções e desequilíbrios, por exemplo). O sistema de travas usado pela Black Diamond (FlickLock) é o melhor que eu conheço. Tenho os bastões que citei há mais de 2 anos sob uso intenso, e nunca tive qualquer problema. As travas não falham e não agarram. No Brasil os únicos bastões que eu acho que valem a pena comprar são os da Quechua, modelo WP Forclaz 500 Light, vendidos nas lojas da Decathlon. Estes bastões são bem leves e muito resistentes. Valem muito a pena, principalmente pelo preço que custam. A minha única crítica a estes bastões da Quechua é quanto ao sistema de travas, que é antiquado. Se vc não tiver cuidado na hora de guardá-los, como falou o andre antunes na mensagem acima, vai passar raiva. A empunhadura não é das melhores, mas não é ruim, apenas pode não ser tão confortável para quem tem mãos muito grandes. Comprar bastões de marca nacional é jogar dinheiro fora. Fuja das marcas nacionais, como Azteq ou similares. Já vi alguns desses bastões durarem 15 minutos na trilha.
Membros Marte Postado Fevereiro 16, 2012 Membros Postado Fevereiro 16, 2012 Mineirim, agradeço sua resposta. Realmente os bastões da Black Diamond parecem-me superiores aos demais. Vi o modelo trail back e o modelo syncline. O modelo que vc usa, o Contour Elliptic Shock, não encontrei em loja física, mas pelo que li, é bem interessante por ser mais forte. Entre esses dois primeiros, qual vcs consideram melhor? Ou valeria a pena eu procurar um pouco mais o Contour Elliptic Shock? Algum endereço de loja online confiável e com bons preços para indicarem? Abraço!
Membros Mineirim Postado Fevereiro 16, 2012 Membros Postado Fevereiro 16, 2012 Marte, Com qualquer um dos dois vc ficará muito bem servido. Apenas atente para o seguinte: A diferença entre o trail e o trail back é praticamente só a empunhadura, que no trail back é mais tradicional e não tem a extensão, similar à do bastão da Quechua que eu citei. No trail ela é mais ergonômica e tem uma extensão. A principal característica do syncline que vc deve considerar para saber se ele serve para vc é que ele tem apenas 2 seções, ao contrário dos outros modelos que tem 3 seções. Desta forma ele fica bem maior quando fechado, medindo 96,5 cm (muito chato para transportar). Os modelos Trail e Trail back medem 63,5 e 63 cm respectivamente, quando fechados. Outra coisa a considerar é comprar diretamente do fabricante: http://www.blackdiamondequipment.com/en-us/shop/mountain/trekking-poles/ Faça as contas para ver se não fica mais caro que comprar aqui. Na maioria das vezes fica mais barato ou quase a mesma coisa. Para saber o custo final some o valor do bastão com o frete, converta para reais e adicione 60%, que é o imposto de importação simplificada pela internet.
Membros Marte Postado Fevereiro 17, 2012 Membros Postado Fevereiro 17, 2012 Bom dia, Mineirim!!! Novamente agradeço sua COLABORAÇÃO. Acho que vou ficar com o trail back, pois foi o que encontrei em loja física, apesar de achar a empunhadura do trail bem melhor. Mas como não o encontrei e sendo o trail back bom também, preferi comprar na loja. Olhei o link que vc me passou. Quanta variedade - para todos os tipos. Mas acho que não compensa trazer de lá (EUA), considerando o frete, o adicinal de 60% e o tempo de entrega. Vou comprar nessa loja - http://www.capitaomalagueta.com.br/detalheProduto.asp?id=10846 - que tb é loja física. Depois posto aqui minhas impressões sobre o bastão e o uso dele. Abraço!!!
Membros Mineirim Postado Fevereiro 17, 2012 Membros Postado Fevereiro 17, 2012 Marte, o preço do trail back nesta loja aí tá bem honesto. Vale a pena mesmo! :'>
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Fevereiro 17, 2012 Membros de Honra Postado Fevereiro 17, 2012 Esse preço é o par? Eu tenho o Quechua Forclaz 500 light e gosto dele, apesar de as vezes travar aberto... tá mais barato. http://www.decathlon.com.br/BR/wp-forclaz-500-light-112354193/
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.