Membros Este é um post popular. Fayson Merege Postado Outubro 5, 2017 Membros Este é um post popular. Postado Outubro 5, 2017 Entre todas as cidades europeias, Praga era a número 1 entre as TOP 10 na minha lista de favoritas. Nem nos meus melhores sonhos eu esperava chegar nessa cidade com uma apresentação medieval na Praça Venceslau (Mustek), uma das mais importantes na história recente. Era dia 28/09/2017, numa quinta feira nublada às 11am no qual me via diante de uma cidade que já sobreviveu em duas grandes guerras deste século. Os primeiros momentos eu não conseguia parar de olhar e admirar a arquitetura dos prédios, museus, casas e o maior castelo da medieval do Mundo. Talvez não haja outra cidade no mundo, onde você possa viver e tocar a história inteira da Europa como Praga (ou PRAHA). Agora entendo a frase do escritor Franz Kafka quando ele dizia: “Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras”. Cada rua é um atrativo diferente. Cada esquina tem um artista de rua tocando seu violino ou cantando cânticos tchecos. Pra quem gosta de história como eu, com certeza você irá se apaixonar por essa cidade medieval de um charme sem igual. Caminhar pelas ruas é como voltar 600 anos no tempo. De todas as capitais europeias que conheço, Praga me chamou a atenção também pelas pessoas nas ruas. Não sei se são imigrantes ou locais que hora ou outra você encontra pedindo (ou implorando) uma “esmola”. Algumas cenas me cortavam o coração (como na imagem acima). É difícil você ver alguém prostrado totalmente humilhando-se para aos turistas que passam e fingem não vê-los. Seja na praça ou perto da ponte Charles Bridge. De maneira alguma eu quero desmotiva-lo sobre Praga. Não, não e não! Apenas quero mostrar uma realidade que não é mostrada porque talvez seja “feia”. E ninguém gosta da parte “feia”, não é mesmo? Esse contraste me chama a atenção porque eu gosto de andar pelas ruas das cidades e, parar para observar e fotografar. Embora seja delicado fotografar isso e muitas vezes eu mesmo me coloco em xeque (fotografo ou não?), é nelas que entendo um modo de vida diferente. É tudo sobre se meter em situações diferentes e transformá-las em experiências surpreendentes. Viajar é também entender (ou tentar) os problemas sociais, contextos, política, geografia, cultura e etc. E talvez assim como eu, você possa sentar em algum lugar depois de caminhar pelas ruas e vielas e pensar sobre tudo isso enquanto é agraciado pelo pôr do sol. Ponte Charles Bridge sobre o Rio Moldava Praga sempre foi, e ainda é, uma cidade de contradições. É conhecida pelas suas extraordinárias obras de arte, tento históricas como atuais: pinturas, esculturas, literatura, música, desenho e arquitetura. Em algum teatro sempre haverá concertos musicais clássicos para se ouvir e admirar. Porém, em meio a tudo isso, a cidade que até meados de 1989 era mal frequentada, “vendeu-se” ao turismo. Não se espante em encontrar a cada esquina uma casa de câmbio, milhares de lojas com souvenir’s, restaurantes sofisticados e milhares de pessoas andando pelas ruas com os tours free ou guiados. Tudo em nossa vida haverá dualidades. E talvez, após visitar a capital da República Tcheca você até possa reclamar e dizer: “A cidade é linda, porém, cheia de turistas fazendo selfies a todo instante. Eu mal conseguia caminhar pelas ruas sem esbarrar em alguém”. E é muito provável que você vá encontrar isso estando por lá. Eu nunca gostei de cidades turísticas justamente pelos motivos citados acima. Sem contar que muitas vezes encontramos preços exorbitantes justamente porque as pessoas pagam por eles. Não estou te contando isso para te deixar em Pânico e dizer: “Não viaje para Praga”. Praga é uma cidade apaixonante em qualquer hora do dia e estação do ano. Ruas de paralelepípedos, catedrais e castelos em arquitetura gótica e renascentista. Absolutamente tudo o que se imagina em filmes medievais é possível se viver aqui. A cada passo que dava me sentia inserido neles, ainda mais quando encontrava algum cavaleiro pelas ruas. O conto de fadas é real... A minha relação com Praga foi assim: Apaixonei-me por ela à primeira vista e não sei dizer por que, mas sei que para mim ela se tornou a cidade mais linda que visitei até agora. Senti-me à vontade caminhando pelas ruas, feliz como em nenhum outro lugar. Até o idioma checo, com suas consoantes em sequência, era charmoso aos meus ouvidos. O clima de outono agradável fez o impossível, deixar Praga ainda mais charmosa e elegante. Outono é a estação mais charmosa na minha concepção e eu não poderia escolhido melhor época pra ir. Um detalhe a ser observado é a elegância tanta das mulheres quantos homens. Tocas, cachecóis, botas, sorrisos, olhares em meio à temperatura de 10º a 12º onde o sol aquece do ar gélido. Caminhe pelas ruas até se perder entre as vielas. Se afaste do centro por algumas horas e se aventure pelos bairros próximos nos quais verá prédios lindos e parques. Os lugares mais turísticos de Praga lotam durante o dia, porém, são completamente diferentes no nascer do sol, enquanto apenas alguns bêbados perdidos e alguns poucos turistas passeiam por ali, permitindo que você realmente aproveite a beleza da paisagem em paz total. No findar do dia eu caminhava lentamente e olhava atentamente os detalhes nas minhas últimas horas antes de deixa-la. A mochila nas costas, câmera guardada e apenas os olhos fotografando e salvando na memória as melhores imagens de Praga. Já era noite e no Parque Letná eu pude ver toda a cidade com suas luzes em tons amarelos, sob a lua nova que aos poucos iniciara a iluminar o rio enquanto alguns barcos ainda faziam seus tours. Praga às 7am Praga às 9:30pm Combina em PB também E essas construções apaixonantes? E esse pôr do sol então? Praga foi única, inesquecível e deixou o desejo de voltar sempre a qualquer hora, mês ou estação do ano. Se quiser saber um pouco mais sobre mim, minhas fotos e viagens, acompanhe-me no insta @faysonmerege ou no FB Fayson Merege 9 Citar
Membros Xangô Postado Outubro 5, 2017 Membros Postado Outubro 5, 2017 Fala-me mais sobre os preços em Praga e sobre sua moeda, pode ser? Citar
Membros Fayson Merege Postado Outubro 5, 2017 Autor Membros Postado Outubro 5, 2017 6 hours ago, Xangô said: Fala-me mais sobre os preços em Praga e sobre sua moeda, pode ser? Sobre a moeda 1 EURO = 0,25 CZK (com a casa de câmbio pagando o melhor preço). Os preços em Praga são variáveis e você encontrará muita coisa barata nos bairros próximos e lugares longe do turismo. Nessa parte eu sempre fico devendo, porque, eu não costumo comer em restaurantes. Eu sempre prefiro comprar a comida e fazer no hostel ou junto aos meus couchsurfings. Eu experimentei o melhor sorvete de Praga e paguei 4,50 euros. Comprei um pedaço de Pizza na estação de metro e paguei 1,25 euros. 1 Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Outubro 5, 2017 Colaboradores Postado Outubro 5, 2017 Praga é um espetáculo, não tenho palavras pra descrever esta cidade. Belas fotos! 9 horas atrás, Xangô disse: Fala-me mais sobre os preços em Praga e sobre sua moeda, pode ser? Cara, eu comi fora algumas vezes e achei os preços muito bons. Comia em restaurantes perto do meu hostel, que por sinal era no meio da zona turística, e ainda assim conseguia pratos grandes por 5 euros, e inclusive comi uma pizza inteira (saí de lá rolando) por 7,50 euros. Ou seja, dá pra se dar ao luxo de comer fora sim, há muitas opções baratas. Citar
Membros Luis Felipe Zambiasi Caero Postado Outubro 7, 2017 Membros Postado Outubro 7, 2017 Parabéns pelo relato, eu também aprecio história,e nunca me passou pela cabeça inserir Praga no roteiro de uma eurotrip.Mas ao ler este relato, me instigou a pesquisar mais sobre Praga. Citar
Membros Fayson Merege Postado Outubro 8, 2017 Autor Membros Postado Outubro 8, 2017 @João Rosenthal Exatamente João! Como eu falei, eu particularmente não gosto de ir em restaurantes. Eu amo cozinhar (e sou vegetariano), então pra mim é mais viável. E também sempre estou em couchsurfing, difícil eu ficar em hostels. Obrigado pelas dicas ao nosso companheiro Citar
Membros Fayson Merege Postado Outubro 8, 2017 Autor Membros Postado Outubro 8, 2017 @Luis Felipe Zambiasi Caero Fico feliz em ajudar Luis. Tenho absoluta certeza de que não irá se arrepender de visitar e conhecer Praga! Citar
Membros Rodrigo Wagner Postado Outubro 23, 2017 Membros Postado Outubro 23, 2017 Em 05/10/2017 em 08:49, Fayson Merege disse: @João Rosenthal Qual hostel você ficou? Me indique alguns! Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Outubro 23, 2017 Colaboradores Postado Outubro 23, 2017 10 horas atrás, Rodrigo Wagner disse: @João Rosenthal Qual hostel você ficou? Me indique alguns! Fala Rodrigo, fiquei no Old Prague Hostel. O clássico feijão com arroz bem feito, hostel simples e limpo/organizado, mas a localização é espetacular. 5 minutos a pé da Praça do Relógio e 10 da Charles Bridge, eu ficava indo e voltando pra ele toda hora de tão perto que era. Recomendo muito! Citar
Membros Joanaah Postado Outubro 30, 2017 Membros Postado Outubro 30, 2017 Tem aqui fotografias lindas, de cortar a respiração mesmo. Vou a Praga neste inicio de novembro. Estava a pensar ver um concerto tipico deles, como opera ou o jazzboat. Alguma sugestão ? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.