Colaboradores Porreca Postado Novembro 28, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 28, 2013 É isso aí que a Cris disse. Tem que pedir a liberação tbm. Eu tbm uso BB e não achei uma liberação específica para débito ou crédito no exterior. No bankline o que há é uma opção genérica para liberação de uso no exterior. Não estou certo, mas acho que o que acontece é que vc libera simultaneamente as duas funções, caso elas já estejam habilitadas para o cartão. Portanto, para liberar apenas o débito no exterior, seu cartão teria que ter somente essa função habilitada aqui no Brasil. Vou tirar essa dúvida com o meu gerente e volto aqui para postar a resposta. Foi bom ter visto essa situação agora pq eu já tiro essa dúvida antes da minha próxima viagem em fevereiro. Eu troquei de banco recentemente e no banco que eu usava antes (Itaú) era diferente. Abraços. Link para o comentário
Membros D FABIANO Postado Novembro 28, 2013 Membros Compartilhar Postado Novembro 28, 2013 No BB é isso mesmo,libera/bloqueia no caixa eletronico na opção liberação de cartoes. Não quer usar credito,bloqueia o credito tambem no Brasil. Link para o comentário
Membros RenatoF Postado Novembro 28, 2013 Membros Compartilhar Postado Novembro 28, 2013 Obrigado pelas respostas criskeune, Porreca e D FABIANO! Também liberei pra uso no exterior pelo Internet Banking (seguido de confirmação no caixa eletrônico), acho que vale pras duas funções do cartão mesmo. Eu fui na agência do BB semana passada verificar isso, mas a moça que tira dúvidas da galera (pra tentar diminuir a fila) me passou a instrução de liberar o saque no exterior no caixa eletrônico, por isso nem fui adiante pra conversar com o gerente. Sobre a questão do cartão múltiplo, eu li uma vez que as ATM informam se quer usar a opção débito ou crédito pro saque, embora algumas só possuam a opção de crédito. Como não vai dar tempo de conseguir um cartão novo exclusivo pra débito até a viagem, vou ficar atento nisso, valeu pelo toque! Link para o comentário
Membros D@y Postado Janeiro 3, 2014 Membros Compartilhar Postado Janeiro 3, 2014 Olá galera! Sou nova por aqui mas já li vários tópicos do fórum, estou me programando para fazer uma viagem agora em Maio para NY e fiquei com uma dúvida. Ví vários comentários de usuários aqui do forum que elogiaram muito o VTM, porém com esse aumento de 0,38% para 6,38% na alíquota do IOF para os cartões pré-pagos parece que agora ficou tudo igual (VTM, cartão de crédito e cartão de débito). O que vocês acham, ainda vale a pena comprar/usar o VTM? Link para o comentário
Membros de Honra MarcosPereira Postado Janeiro 3, 2014 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 3, 2014 Sim, ficou tudo igual, à exceção da compra de moeda em espécie, cujo IOF permanece 0,38%. VTM pode continuar sendo vantajoso por motivos 1 - ao contrário do cartão de crédito, a cotação é estabelecida na hora, ou seja, você não corre o risco da moeda disparar no fechamento da fatura. 2 - você não corre o risco de perder toda a grana. Se perder o cartão, liga para a agência e bloqueia. 3 - se faltar dinheiro, você liga para um parente ou amigo (indicado no momento da fatura, mediante preenchimento de procuração) e pede para colocar dinheiro no seu VTM. Pessoalmente, vou passar a fazer assim - se o lugar não tem histórico de grande violência, carregarei todo o dinheiro na doleira, pois economia é sempre minha prioridade. Não posso me dar ao luxo de pagar esses 6,38% por conta de um possível assalto em que me mandem abaixar as calças para ver se tenho doleira. Obviamente, nunca tiro dinheiro da doleira em público, com antecedência separo o dinheiro em um lugar privado e coloco no bolso. Entretanto, continuarei levando VTM para o caso de precisar de carga extra. Para quem fará pela primeira vez, uma quantia mínima de carga é necessária, geralmente entre 100 e 200 dólares/euros. Não indico a ninguém proceder da forma como eu faço, cada um por sua conta e risco. Link para o comentário
Membros D@y Postado Janeiro 3, 2014 Membros Compartilhar Postado Janeiro 3, 2014 Obrigada pela dica MarcosPereira! Pretendo ligar para o meu banco e conferir se eles cobram alguma taxa para eu utilizar meu cartão de débito em outro país. A probabilidade de existir essa taxa é grande mas não custa perguntar né. rs Provavelmente vou usar o VTM mesmo mas vou levar dinheiro também, assim não sofro tanto com o IOF. Link para o comentário
Membros D FABIANO Postado Janeiro 3, 2014 Membros Compartilhar Postado Janeiro 3, 2014 Deviam fechar esse tópico,não tem mais razão de discussão. Ou e dinheiro vivo ou paga os 6%. Link para o comentário
Membros D@y Postado Janeiro 3, 2014 Membros Compartilhar Postado Janeiro 3, 2014 Confesso que ainda tinha algumas dúvidas e o MarcosPereira me ajudou e deu dicas. Acho o tópico válido. Link para o comentário
Colaboradores Porreca Postado Janeiro 5, 2014 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Claro que existe razão para discussão. O assunto não se esgotou e da mesma forma que a regra mudou mês passado ela pode mudar novamente. O VTM passou a ser a opção mais cara. Isso pq ele opera com a moeda na modalidade Turismo e os outros meios (cartões de débito e crédito e dinheiro em espécie) operam na modalidade Comercial. Como a moeda turismo é mais cara q a comercial então ficou tudo muito caro. Não indico mais o VTM pra ninguém. A melhor opção passou a ser usar o cartão de crédito mesmo. Seguro, confiável e prático. Fazer saques em dinheiro com o cartão brasileiro é uma oa tbm, mas acaba sendo menos seguro pq vc precisa fazer saques maiores para compensar a taxa do banco e andar com muito dinheiro não é muito legal. Pra vc que vai pros EUA, pode ser um bom negócio levar dolar em espécie já comprado aqui, pois assim foge do IOF. Pra quem vai para países na América do Sul pode ser uma boa levar reais mesmo e fazer o câmbio no país de destino ou mesmo pagar em reais nos estabelecimentos, já que muitos aceitam. Abraços Link para o comentário
Membros de Honra MarcosPereira Postado Janeiro 5, 2014 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Bem lembrado, o VTM opera na cotação turismo. Mas há de se lembrar também que cada operadora de cartão de crédito trabalha com uma cotação, nem sempre próxima à da comercial. Se não me engano, os cartões com melhores cotações eram do Bradesco e Itaú, mas é bom pesquisar para confirmar a informação. O BB também opera com cotação razoável. Link para o comentário
Posts Recomendados