Membros Jeniviana Postado Outubro 2, 2017 Membros Postado Outubro 2, 2017 Olá pessoal!! Meu primeiro relato de viagem aqui decidi relatar minha maravilhosa experiência em Baixio, povoado do Município de Esplanada na Bahia, no Litoral Norte da Bahia a 124km de Salvador. Como chegar: - Partindo de Salvador dá pra seguir pela Estrada do Coco e depois pela Linha Verde, lá pelo Km 124 tem uma Placa à direita que sinaliza a entrada para Baixio e Palame, vilarejo que fica antes de Baixio. Ou se for de ônibus, há dois ônibus que saem da Rodoviária de Salvador, que são o Sítio do Conde e o Esplanada, ambos entram em Baixio, ou ainda dá pra pegar esses ônibus no Bairro de São Cristóvão, prox. ao aeroporto de SSA ou ainda alguma topic com o mesmo destino, o valor da passagem é R$ 35,00. Meu relato: Cheguei em São Cristóvão as 5:30h da manhã, pra n perder o bus q saia da rodoviária as 5:30h, mas melhor prevenir né... Lá pras 5:50h acabei pegando uma topic que veio primeiro, esses rapazes acabam parando muito e enchendo o veiculo o quanto podem, mas preferi n esperar até pq o cobrador me falou q o bus entrava em alguns lugares e ele iria direto para meu destino, preferi acreditar e segui viagem com a maravilhosa companhia de um livro enquanto minha amiga dormia um sono invejável. As 9h chegamos a Baixio, um vilarejo pequeno e charmosinho com ares de interior, procuramos por minha irmã que já estava lá por toda a minúscula cidade pois lá só tem sinal da Vivo e n tem telefone público, enfim a encontramos e seguimos para a praia, lá é bem pequeno dá pra rodar tudo andando. Estava bastante nublado, a praia estava vazia, como lá é mar aberto as ondas estavam bem grandes, n animei entrar na água. Decidimos então caminhar pela praia, seguimos para o lado direito da deserta e maravilhosa praia... depois de 10min de caminhada só havia a companhia de uma cerca com vários coqueiros, seguimos por mais 10min e encontramos o q parecia um lago de águas bastante escuras, depois descobri q aquele era o Rio do Boi, mas como n chove uma boa chuva a um tempo lá o rio estava bem baixo. Ficamos nesse rio o resto da manhã, águas escuras de dar medo mas era melhor q as ondas de dar medo. Dei mais uma caminhada pela praia deserta e subi os morrinhos da praia para aproveitar a calmaria e beleza do lugar... Tranquilizante.( Nessas dunas é possível encontrar uma planta q solta uma "coisa" branca q parece uma teia de aranha, NÃO TOQUEM na "teia", me disseram q arde muito e parece uma navalha quando passa na pele.) Voltamos para o vilarejo já pela tarde para almoçar. A cidade é pequena, tem algumas barracas na praia, mas n estava com espírito nem bolso para aquela mordomia e acabamos encontrando um restaurante/bar q servia PF, perfeito!! comi um mocotó que me deixou sem fome até a noite... De lá fomos para o camping que iria ficar, de novo pelo fator bolso. O camping fica em Palame, Camping Lagoa Dourada, um lugar muito amplo com muitas árvores, uma lagoa e piscinas que aproveitam a água da lagoa, mas estavam todas em manutenção. Lá fomos recebidas por Dona Lia, uma senhora muito educada e engraçada e montamos a barraca. O camping é bem estruturado, tem uma cozinha comunitária num quisque com sofá e mesas. Deixamos nossas coisas lá e voltamos para Baixio. Estávamos de carro por isso voltamos, pq a distancia entre Palame e Baixio é grande demais para fazer esse bate/volta a pé. Já era noite e ficamos na praia um pouco depois deixamos minha irmã na pousada q estava hospedada e seguimos de volta para o camping, nos arrumamos e fomos dormir uma noite agradável e fresca.(Quando chegamos no camping n tinha água, imagina o perrengue, mas pela manhã descobrimos q a culpa era de uma transmissão fechada) Pela manhã saímos, n tão cedo e voltamos para Baixio, tomamos café na única padaria q vi, q fica próxima ao único mercado q vi, em frente a praça da cidade. De lá perguntei como chegar a tão divulgada Lagoa Azul q já sabia ter q pagar singelos 30conto pra entrar, era bom valer a pena, lá fomos informados q só dá pra pagar numa pousada a beira mar, um dos muitos bens de uma empresa lá q parece ser dona da cidade toda.. Fomos a tal pousada e descobrimos n ser mais possível ir a lagoa naquele horário, umas 11h e pouca, pois só existem três horários para o "passeio": 8:30, 11:30 e 13:30h, e já havia saído o grupo das 11, então fomos à Barra do Inhambupe, que a moça do camping já tinha me falado, e o rapaz da pousada nos reforçou a ideia. Pela praia, desta vez pelo lado esquerdo da praia, andamos uns 5min e chegamos ao MARAVILHOSO lugar, águas calmas e de um verde esplêndido, do outro lado mais uma praia deserta e um mangue, queria atravessar, mas n iria conseguir nadando. Ficamos lá até 13:20h e voltamos para a pousada para pegar as pulseiras e seguir para a Lagoa Azul.( Na pousada soubemos de outro passeio disponibilizado por eles q visita mais duas lagoas, a Lagoa Verde e a da Panela, num carro 4x4, mas q custa 90reais, achei caro DEMAIS e nem quis saber o resto). É possível ir à Lagoa Azul com o carro da pousada ou com carro particular, seguimos no nosso carro e encontramos o guia lá na entrada da propriedade. Sim, para fazer uma trilha de 1,7km eles disponibilizam um guia, por isso os horários do "passeio". Durante o caminho o guia, muito gente fina, foi nos explicando que devido à falta de chuva a lagoa tinha reduzido de tamanho e mudado a cor . Após os 1,7km chegamos a lagoa, nossa! fiquei meio decepcionada. A lagoa estava verde e n era tão linda quanto nas fotos q fiquei sabendo serem de 2014, ô raiva daqueles 30 reais, mas já estava lá... Entrei na água q era transparente até metade e escura no resto, devido à matéria orgânica depositava no fundo. Água boa, fresca e só tinha a gente lá, as dunas de areia bem brancas à nossa frente e decidi subir, o guia havia me dito q a vista era esplêndida lá de cima, subi a primeira duna, subi a segunda e nossa!!!! A vista era de tirar o fôlego, a frente mais dunas com coqueiros e o mar e atrás muita mata fechada. Enfim, perfeito! Não pude resistir, aproveitei a solidão do lugar, ninguém quis se aventurar comigo, e me joguei no chão num grande espaço aberto entre as dunas, fechei os olhos e parei para ouvir a natureza, as ondas quebrando no mar a uns 2km de distância, os bem-te-vi cantando enquanto voavam... desliguei do mundo e curti a criação divina. Alguns minutos depois voltei e desci a duna rolando, maravilha!! hahaha. Voltei para a lagoa, já estava acabando nosso tempo lá, sim, a lagoa fecha as 15h.( Lá eles oferecem stund up e kaiak, o primeiro 25 reais alguns minutos e o segundo 40 reais, cabe 2 pessoas, n aluguei nenhum, achei caro.) Voltamos para o camping, desarmamos a barraca, tomamos um belo banho e voltamos para Salvador. Opinião/Dicas: Sim pessoal, a maioria das coisas lá são pagas, as lagoas por ex "pertencem" todas a mesma empresa, e por causa do marketing muito bem feito cobram, ao meu ver, um absurdo. O marketing é extremamente convincente, mas n achei q vale 30 reais a visita a lagoa Azul, talvez valha metade pela vista do resto do local e a conservação q eles mantem, mas nem louca pagaria os 90 para conhecer as outras q segundo o guia estão na mesma situação. Baixio é cheio de pousadas, é só escolher a q seu bolso poe pagar, a outra opção mais barata é o camping em Palame q paguei 20reais a diária. Quero voltar a Baixio mas dessa vez só irei por causa do Inhambupe e pelas praias desertas, nada de lagoas pagas. Se você q me lê curte badalação, passe longe desse lugar. O lugar é de paz e para os amantes da natureza. Fotos: 1ª Rio do Boi, 2ª Barra de Inhambupe, 3ª Dunas da Lagoa Azul, 4 e 5ª Lagoa Azul. 3 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.