Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá pessoal!!

Meu primeiro relato de viagem aqui decidi relatar minha maravilhosa experiência em Baixio, povoado do Município de Esplanada na Bahia, no Litoral Norte da Bahia a 124km de Salvador.

Como chegar:

- Partindo de Salvador dá pra seguir pela Estrada do Coco e depois pela Linha Verde, lá pelo Km 124 tem uma Placa à direita que sinaliza a entrada para Baixio e Palame, vilarejo que fica antes de Baixio. Ou se for de ônibus, há dois ônibus que saem da Rodoviária de Salvador, que são o Sítio do Conde e o Esplanada, ambos entram em Baixio, ou ainda dá pra pegar esses ônibus no Bairro de São Cristóvão, prox. ao aeroporto de SSA ou ainda alguma topic com o mesmo destino, o valor da passagem é R$ 35,00.

Meu relato:

Cheguei em São Cristóvão as 5:30h da manhã, pra n perder o bus q saia da rodoviária as 5:30h, mas melhor prevenir né... Lá pras 5:50h acabei pegando uma topic que veio primeiro, esses rapazes acabam parando muito e enchendo o veiculo o quanto podem, mas preferi n esperar até pq o cobrador me falou q o bus entrava em alguns lugares e ele iria direto para meu destino, preferi acreditar e segui viagem com a maravilhosa companhia de um livro enquanto minha amiga dormia um sono invejável.

As 9h chegamos a Baixio, um vilarejo pequeno e charmosinho com ares de interior, procuramos por minha irmã que já estava lá por toda a minúscula cidade pois lá só tem sinal da Vivo e n tem telefone público, enfim a encontramos e seguimos para a praia, lá é bem pequeno dá pra rodar tudo andando. Estava bastante nublado, a praia estava vazia, como lá é mar aberto as ondas estavam bem grandes, n animei entrar na água. Decidimos então caminhar pela praia, seguimos para o lado direito da deserta e maravilhosa praia... depois de 10min de caminhada só havia a companhia de uma cerca com vários coqueiros, seguimos por mais 10min e encontramos o q parecia um lago de águas bastante escuras, depois descobri q aquele era o Rio do Boi, mas como n chove uma boa chuva a um tempo lá o rio estava bem baixo. Ficamos nesse rio o resto da manhã, águas escuras de dar medo mas era melhor q as ondas de dar medo. Dei mais uma caminhada pela praia deserta e subi os morrinhos da praia para aproveitar a calmaria e beleza do lugar... Tranquilizante.( Nessas dunas é possível encontrar uma planta q solta uma "coisa" branca q parece uma teia de aranha, NÃO TOQUEM na "teia", me disseram q arde muito e parece uma navalha quando passa na pele.)

Voltamos para o vilarejo já pela tarde para almoçar. A cidade é pequena, tem algumas barracas na praia, mas n estava com espírito nem bolso para aquela mordomia e acabamos encontrando um restaurante/bar q servia PF, perfeito!! comi um  mocotó que me deixou sem fome até a noite... De lá fomos para o camping que iria ficar, de novo pelo fator bolso. O camping fica em Palame, Camping Lagoa Dourada, um lugar muito amplo com muitas árvores, uma lagoa e piscinas que aproveitam a água da lagoa, mas estavam todas em manutenção. Lá fomos recebidas por Dona Lia, uma senhora muito educada e engraçada e montamos a barraca. O camping é bem estruturado, tem uma cozinha comunitária num quisque com sofá e mesas. Deixamos nossas coisas lá e voltamos para Baixio. Estávamos de carro por isso voltamos, pq a distancia entre Palame e Baixio é grande demais para fazer esse bate/volta a pé. Já era noite e ficamos  na praia um pouco depois deixamos minha irmã na pousada q estava hospedada e seguimos de volta para o camping, nos arrumamos e fomos dormir uma noite agradável e fresca.(Quando chegamos no camping n tinha água, imagina o perrengue, mas pela manhã descobrimos q a culpa era de uma transmissão fechada>:()

Pela manhã saímos, n tão cedo e voltamos para Baixio, tomamos café na única padaria q vi, q fica próxima ao único mercado q vi, em frente a praça da cidade. De lá perguntei como chegar a tão divulgada Lagoa Azul q já sabia ter q pagar singelos:( 30conto pra entrar, era bom valer a pena, lá fomos informados q só dá pra pagar numa pousada a beira mar, um dos muitos bens de uma empresa lá q parece ser dona da cidade toda.. Fomos a tal pousada e descobrimos n ser mais possível ir a lagoa naquele horário, umas 11h e pouca, pois só existem três horários para o "passeio": 8:30, 11:30 e 13:30h, e já havia saído o grupo das 11, então fomos à Barra do Inhambupe, que a moça do camping já tinha me falado, e o rapaz da pousada nos reforçou a ideia. Pela praia, desta vez pelo lado esquerdo da praia, andamos uns 5min e chegamos ao MARAVILHOSO lugar, águas calmas e de um verde esplêndido, do outro lado mais uma praia deserta e um mangue, queria atravessar, mas n iria conseguir nadando. Ficamos lá até 13:20h e voltamos para a pousada para pegar as pulseiras e seguir para a Lagoa Azul.( Na pousada soubemos de outro passeio disponibilizado por eles q visita mais duas lagoas, a Lagoa Verde e a da Panela, num carro 4x4, mas q custa 90reais, achei caro DEMAIS e nem quis saber o resto). É possível ir à Lagoa Azul com o carro da pousada ou com carro particular, seguimos no nosso carro e encontramos o guia lá na entrada da propriedade. Sim, para fazer uma trilha de 1,7km eles disponibilizam um guia, por isso os horários do "passeio". Durante o caminho o guia, muito gente fina, foi nos explicando que devido à falta de chuva a lagoa tinha reduzido de tamanho e mudado a cor :|. Após os 1,7km chegamos a lagoa, nossa! fiquei meio decepcionada. A lagoa estava verde e n era tão linda quanto nas fotos q fiquei sabendo serem de 2014, ô raiva daqueles 30 reais, mas já estava lá... Entrei na água q era transparente até metade e escura no resto, devido à matéria orgânica depositava no fundo. Água boa, fresca e só tinha a gente lá, as dunas de areia bem brancas à nossa frente e decidi subir, o guia havia me dito q a vista era esplêndida lá de cima, subi a primeira duna, subi a segunda e nossa!!!! A vista era de tirar o fôlego, a frente mais dunas com coqueiros e o mar e atrás muita mata fechada. Enfim, perfeito! 

Não pude resistir, aproveitei a solidão do lugar, ninguém quis se aventurar comigo, e me joguei no chão num grande espaço aberto  entre as dunas, fechei os olhos e parei para ouvir a natureza, as ondas quebrando no mar a uns 2km de distância, os bem-te-vi cantando enquanto voavam... desliguei do mundo e curti a criação divina. Alguns minutos depois voltei e desci a duna rolando, maravilha!! hahaha. Voltei para a lagoa, já estava acabando nosso tempo lá, sim, a lagoa fecha as 15h:-|.( Lá eles oferecem stund up e kaiak, o primeiro 25 reais alguns minutos e o segundo 40 reais, cabe 2 pessoas, n aluguei nenhum, achei caro.)

Voltamos para o camping, desarmamos a barraca, tomamos um belo banho e voltamos para Salvador.

Opinião/Dicas:

Sim pessoal, a maioria das coisas lá são pagas, as lagoas por ex "pertencem"  todas a mesma empresa, e por causa do marketing muito bem feito cobram, ao meu ver, um absurdo. O marketing é extremamente convincente, mas n achei q vale 30 reais a visita a lagoa Azul, talvez valha metade pela vista do resto do local e a conservação q eles mantem, mas nem louca pagaria os 90 para conhecer as outras q segundo o guia estão na mesma situação.

Baixio é cheio de pousadas, é só escolher a q seu bolso poe pagar, a outra opção mais barata é o camping em Palame q paguei 20reais a diária.

Quero voltar a Baixio mas dessa vez só irei por causa do Inhambupe e pelas praias desertas, nada de lagoas pagas.

Se você q me lê curte badalação, passe longe desse lugar. O lugar é de paz e para os amantes da natureza.

Fotos: 

1ª Rio do Boi, 2ª Barra de Inhambupe, 3ª Dunas da Lagoa Azul, 4 e 5ª Lagoa Azul.

WhatsApp Image 2017-10-01 at 21.47.15 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-10-01 at 21.47.15 (3).jpeg

WhatsApp Image 2017-10-01 at 21.47.15.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-01 at 21.47.16.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-01 at 21.47.15 (2).jpeg

• Amei! 3

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...