Membros Fsantosc Postado Setembro 25, 2017 Membros Postado Setembro 25, 2017 Galera , atualmente eu faço faculdade de engenharia e estava querendo terminar meus estudos fora do país , queria mt saber se tenho chances disso e se rola comprar só a passagem de ida . Pretendo fazer essa mudança no início de 2020 para dar tempo de juntar uma grana , conseguir visto de estudante e td mais ... Queria dicas e ajuda sobre como funciona o processo e td mais . Agradeço a todos desde já Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Setembro 25, 2017 Membros Postado Setembro 25, 2017 Se o seu objetivo é estudar fora, compre as passagens SOMENTE DEPOIS de já ter o visto de estudante em mãos, pois o visto de estudante é meio burocrático, demorado e nem todo mundo é aprovado, então se você comprar as passagens antes de ter o visto em mãos, as chances de você perder as passagens por que o visto não saiu a tempo são enormes. Existem muitas formas de estudar no Exterior, mas em todas elas existe um pré-requisito básico, que é você dominar muito bem o idioma local, ou seja, a menos que você escolha ir estudar em Portugal, será necessário investir antes disto tempo e dinheiro para dominar muito bem o idioma do país que você escolher ir estudar. Tirando Portugal por questões óbvias, todos os demais países exigem que você faça e seja aprovado em uma prova de proficiência do idioma, por exemplo na Alemanha você precisa de fazer a prova TestDaf e atingir pelo menos o Nível 4, e para conseguir esta nota, geralmente você precisa ter estudado pelo menos uns 10 ou 12 semestres de Alemão num curso regular para quem começa do zero sem nenhum conhecimento prévio. Nos demais países as exigências são as mesmas, por exemplo nos países de língua inglesa geralmente você precisa tirar nota acima de 460 no exame TOEFL, o que também demanda facilmente uns 10 ou 12 semestres de curso de inglês para quem está começando a estudar inglês do zero. Ou seja, a menos que você esteja pensando em ir estudar em Portugal, a primeira coisa que você precisa fazer é dominar muito bem o idioma do país desejado. Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Setembro 25, 2017 Membros Postado Setembro 25, 2017 O seguinte passo é você definir como vai custear os seus estudos no exterior, pois apesar de em muitos países as universidades serem públicas, elas são gratuitas somente para nativos, estrangeiros tem que anuidade ou mensalidade, e ela pode ser um valor bem significativo para muitas pessoas. Os valores variam conforme o país e a universidade escolhida, mas por exemplo, na Alemanha onde eu estudei, estrangeiros tem que pagar anuidade de uns 10.000 Euros num curso de mestrado em Engenharia numa universidade de nível mediano, as top chegam a cobrar 15 ou 20 mil euros por ano. Isto fora os custos para se manter lá, pagando aluguel, comida, transporte, energia, água, telefone, internet, etc, coisa que numa república de estudantes chega facilmente nos 300 ou 400 Euros por mês se for na Europa. Se você ou sua família tiverem condições de custear isto, é uma coisa a menos para esquentar a cabeça, mas se você ou sua família não tiverem condições de custear isto, você tem que correr atrás de uma Bolsa de Estudos, pois estes cursos geralmente são em tempo integral, e bem exigentes, geralmente as pessoas não conseguem conciliar estudos e trabalho ao mesmo tempo. Existem dezenas de programas que oferecem bolsas de estudo no exterior, desde as bolsas da CAPES, Ciência sem Fronteiras, bem como bolsas das universidades mesmo, ou de alguma organização filantrópica do exterior. Não tenho nenhum link de cabeça aqui, mas é só procurar por bolsas de estudo no google, que vão aparecer dezenas de sites com informações. Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Setembro 25, 2017 Membros Postado Setembro 25, 2017 Tirando o pessoal que vai para o exterior estudar o idioma local, os cursos de Mestrado e Doutorado são os cursos mais comuns que o pessoal faz no exterior. Praticamente toda universidade do mundo tem programas de mestrado e doutorado que aceitam estudantes estrangeiros, você só tem que ficar atento as datas e prazos de inscrição. Quando o programa abrir para inscrição, é só ir no site da universidade, fazer a sua inscrição e anexar os documentos e comprovantes que eles exigem. Depois de feita a inscrição, é só aguardar o resultado da seleção, se você for selecionado, é só dar entrada no visto de estudante, e depois que o visto de estudante sair, comprar as passagens e procurar um lugar onde morar. Novamente, não tenho os links aqui agora, mas existem vários sites na internet que reúnem informações a respeito destes programas de metrado/doutorado no exterior, é só usar o google. Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Setembro 25, 2017 Membros Postado Setembro 25, 2017 Isto claro se estivermos falando de cursos de mestrado ou doutorado, cursos de idiomas e cursos rápidos de curta duração, de poucos meses tem regras diferentes... Citar
Colaboradores LF Brasilia Postado Setembro 26, 2017 Colaboradores Postado Setembro 26, 2017 Fsantosc, Começar o curso num país e terminar em outro deve ser mais complicado, porque é preciso que o país de destino aceite a ementa do curso iniciado aqui. Tive um colega na graduação que foi morar na Alemanha (o pai era funcionário de multinacional e foi transferido pra lá). Ele tinha feito 3 anos no Brasil e ficou 2 anos morando lá. Até conseguiu entrar num curso da mesma modalidade de engenharia, mas não aproveitou os estudos nem aqui nem lá. Serviu como experiência de vida mesmo. Uma possibilidade menos radical de ter uma experiência de estudos no exterior é fazer uma graduação/mestrado/doutorado na modalidade sanduíche. Você inicia os estudos aqui, faz 1 ou 2 semestres no exterior e depois termina o curso aqui. Meu irmão fez doutorado dessa forma, estudando 1 semestre nos EUA. Mais aqui: http://www.capes.gov.br/bolsas-e-auxilios-internacionais/modalidades-de-bolsas/modalidade/graduacao-sanduiche (para graduação) Citar
Membros Fsantosc Postado Setembro 26, 2017 Autor Membros Postado Setembro 26, 2017 Muito obrigado caras , e em relação a lingua eu sou quase fluente em inglês (mais os dois anos q eu pretendo esperar eu acho q já consigo ser totalmente fluente) então é um problema a menos e eu agradeço mesmo por tds esses conselhos , vcs me deram mt coisa pra ver e pensar , obrigado !! 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.