Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Pessoal, 

Meu nome é Camila e irei embarcar dia 16/10 rumo a Europa sozinha (chegando em Frankfurt) e já escolhi minha próxima cidade Berlim. Depois disso estou a mercê do destino, mas a intenção é fazer o leste europeu. Queria fazer uma viagem sussa, conhecer o local mesmo e poder aproveitar cada momento sem a pressa de ficar X dias em um lugar, sabe? Gostaria de obter dicas de vocês, se possível =) e possuo algumas dúvidas:

- È muito dificil chegar nos locais em relação ao transporte? Quais seriam os locais mais fáceis para transporte?

- Lá aceita Euro? Quanto de dinheiro / dia vocês acham que irei gastar?

- Algum país que seja mais complicado em relação a violência?

- Quais países e lugares vocês indicam?

Agradeço qualquer ajuda! =)

• Silnei changed the title to Leste Europeu aceita Euro?
  • Membros
Postado

- È muito dificil chegar nos locais em relação ao transporte? Quais seriam os locais mais fáceis para transporte?

Isto vai depender dos locais que você escolher, Leste europeu não é tudo tão pertinho e fácil como a maioria das pessoas acha, as distâncias são enormes os transportes demoradas, as frequências são poucas, e as passagens são caras na maioria dos trechos comprados em cima da hora.

Os locais mais acessíveis partindo de Berlin são Praga, Budapeste na Europa central, Cracóvia ainda é fácil, mas é um pouco mais complicado que as anteriores,, fora estas , o negócio só vai complicando cada vez mais, e é bom você pensar antecipadamente para onde você vai, pois você corre o risco de acabar em um beco sem saída, onde a única forma de sair de lá para próxima cidade é num voo super caro de 300 Euros ou então um ônibus que leva 30 horas ou mais para chegar no destino.

-Lá aceita Euro? Quanto de dinheiro / dia vocês acham que irei gastar?

Não, você tem que trocar o seu dinheiro pela moeda local do país. Em casos de emergência eles até aceitam euros, mas sempre com um preço muito ruim para você.

Quanto dinheiro vai gastar depende do que você escolher, mas se for pagar diária em hostel, fazer ao menos uma refeição decente por dia num restaurante simples, entrar em ao menos uma atração turística por dia que cobre ingresso, e usar metrô/ônibus quando necessário, e tomar uma cerveja de vez em quando num barzinho, acredito que você consiga passar sem aperto com o equivalente a uns 60 Euros por dia.

- Algum país que seja mais complicado em relação a violência?

O que é "comum" por lá são os furtos, Rússia, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Sérvia etc tem má fama aqui na Europa devido aos furtos frequentes.

Mas se você der bobeira lá em Praga, no meio daquela multidão da ponte ou da praça central, em 5 minutos você estará sem carteira.Então em locais muito movimentados tenha atenção redobrada a bolsas, mochilas e carteiras, não importa se é lá na Rússia, Berlin, Paris, etc, os crimes por lá são na maioria furtos contra turistas distraídos.

- Quais países e lugares vocês indicam?

O pessoal daqui do fórum costuma gostar de Cracóvia, Praga e Budapeste, mas que na verdade são Europa Central, leste Europeu mesmo, fica muito mais para o leste...

• Colaboradores
Postado

Camilacoach, complementando o que o Adrianolb falou e especificamente sobre a Hungria: precisa sim ter a moeda local, o forint. Tem uma rede alemã de supermercados bastante popular por aquelas bandas - chama-se Spar - que há alguns meses passou a aceitar pagamento em euros, embora o câmbio não seja dos melhores. Mas pode valer a pena dependendo do valor da sua compra (se for pouca coisa), porque não tem comissão.  Nas casas de câmbio estavam fazendo 310 a 320 forint/euro e no Spar era 299 forint/euro, algo assim.

Fiquei num hotel de aeroporto e tinha a opção de pagar em euro ou forint. Como a base de cálculo era em euros, não vi vantagem em pagar com forint.

O problema de segurança lá é mais furtos mesmo. Estive este ano em Budapeste e me hospedei no VIII Distrito, que durante muitos anos teve fama de gueto (e ainda tem certo estigma) e não me senti ameaçada em nenhum momento. A questão é que no Brasil a gente tem medo de violência ostensiva em lugares ermos, e lá o problema é mais furtos/golpes em lugares movimentados, como estações de trem. É bom ficar esperta com taxistas: fui vítima de golpe na última viagem. Apele para os táxis de cooperativa, se tiver que usar esse meio de transporte.

• Colaboradores
Postado

Dificil indicar sem te conhecer ou o que vc gosta... pessoalmente, gosto mais de cidades grandes, amei Berlin, Moscow, São Petersburgo, Budapeste e Praga (nesta ordem, chamando de leste o que já foi comunista - muita gente talvez coloque Moscow para trás nesta minha lista), ainda mais se quer ir sem pressa, ficando mais tempo, tem muita coisa que pode ser feito nelas.

Falando o obvio, o que tem transporte mais facil são as cidades grandes ou com grande movimento de turistas. Se quiser ir para Romenia, ou interior da Polonia ou Eslovaquia por exemplo, as coisas podem ser bem mais complicadas e é bom verificar como funciona antes de embarcar.

Uma dica é ir na parte de relatos de viagem, ou procurar videos de viagem no youtube para descobrir o que quer visitar. Pelos titulos já ve o que o pessoal mais visita, e além de ver fotos e descrição, ainda aprende como as pessoas chegaram e assim verifica se faz seu estilo.

Achei Russia um destino fantastico, que não deve em nada a outras grandes cidades do mundo, mas que na minha opinão merece um estudo antes de ir (1 semana para aprender o alfabeto direito ajuda muito) e talvez não seja a melhor escolha para uma mulher sozinha. Moscow e São Petersburgo são faceis de chegar de avião para quem está na europa, entre elas pode ir de trem rapido, e tem metro muito bom e muita coisa para fazer. Tenho muita curiosidade sobre Polonia, Ucrania e Romenia... mas ainda vai demorar para chegar a vez delas na minha lista de locais a visitar.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...