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Santiago - Copiapó - Laguna Verde - Chañaral - Pan de Azúcar - Antofagasta - San Pedro de Atacama - Bahia Inglesa - La Serena - Coquimbó - Vicuña - Pisco Elqui - Valparaíso - Viña del Mar - Santiago

 

21 dias viajando em agosto de 2008 pelo norte do Chile. Foram mais de 5.000 km desde Santiago até San Pedro e depois de volta. Atravessamos o norte do país pelo mto (mto!!!) seco deserto do Atacama, acompanhados sempre pela cordilheira dos Andes. Várias paisagens espetaculares como o Parque Nevado Tres Cruces, o Pan de Azúcar ou La Portada. San Pedro de Atacama é incrível! O Salar, o Valle de la Luna, os Gaysers del Tatio, as Lagunas Altiplânicas são todos imperdíveis. Mas, existem ainda outros lugares inesquecíveis, mas menos conhecidos, que eu acho que valem mto à pena e vou recomendar a todos os mochileiros. Por exemplo: o Salar de Tara, Pisco Elqui ou a Laguna Verde.

 

LOCOMOÇÃO:

 

Antes de deixar Santiago, alugamos um carro. O custo é alto, o maior da viagem (mais do que hospedagem, alimentação ou qq outra coisa). Mas, é fundamental! As cidades do norte do Chile, como Copiapó, Chañaral ou Antofagasta (pra falar só nas maiores) não têm grandes atrativos. Normalmente, são até meio feias, como uma cara suja por conta da poeira seca do deserto. Ou seja, funcionam mais como pontos de apoio para visitar as verdadeiras atrações no interior do país. E pra mtas dessas atrações, não espere contar com transporte público. Embora no Chile seja mto comum (e relativamente seguro) pegar carona, em alguns dos lugares mais interessantes que fomos não havia uma única alma viva além de nós mesmos. Então, carona, nem com reza brava...

 

OS LUGARES:

 

Para quem não conhece, Santiago é uma ótima cidade. Já tive oportunidade de ir lá algumas vezes e vale uma visita com tempo e calma. Circule a pé, claro, sempre a melhor pedida pra conhecer lugares. Deixamos Valparaíso e Viña del Mar para o final da viagem, mas vou adiantar o relato aqui: são ok, merecem uma visita, mas nem de longe foram um ponto alto da viagem (pelo menos, para nós). Valpo (como os chilenos chamam Valparaíso) tem um ar meio decadente, embora os vários universitários deixem a noite mto boa. Vale pela diversão! Viña del Mar é um balneário que não impressiona a nós brasileiros, acostumados a praias tão lindas por todas as partes.

 

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Laguna Verde: simplesmente sensacional!!! Essa imensa lagoa azul (então, pq se chama "Verde"?! Sei lá, talvez seja verde dependendo da época do ano rs...) é um dos lugares mais incríveis que já vi!! Fica quase na fronteira com a Argentina, dentro do Parque Nevado Tres Cruces e ao lado do Ojos del Salado, o maior vulcão do mundo e, não fosse pelo Aconcágua, seria tb o ponto mais alto fora do Himalaia. Mas, chegar e ficar por lá não foi nada fácil... Dormimos em Copiapó e saímos bem cedo. Antes de seguir viagem, peça aos carabineiros para confirmarem com os outros carabineiros do posto da fronteira sobre as condições da estrada. Vc não vai querer ficar atolado no meio do nada! Também compre combustível extra. Nós levamos 30 litros em um galão no porta-malas e rodamos mais de 700km sem cruzar com nenhum posto! ::ahhhh:: O caminho é uma sequidão só, a maior parte do tempo, vc não verá sinal de vida, nem mesmo um matinho na beira da estrada! Mas, lindo, mto lindo! O lugar é tão longe de tudo q o posto da alfândega fica 100km antes da fronteira com a Argentina. Vc vai subir a mais de 5000m de altitude (mtas curvas e mta pirambeira, cuidado!), passar por salares, vulcões ativos, rios congelados, montanhas que tocam o céu etc. A única coisa q vc provavelmente não verá é outro carro ou ser humano no caminho. Fomos acreditando que haveria um refúgio para dormirmos por lá. Como fica próximo do Ojos del Salado, é utilizado como base de apoio para quem vai escalá-lo. Pois é, mas as pessoas não sobem a quase 7000m no inverno e nós fomos em agosto! Ou seja, o refúgio não estava funcionando... A chegada à Laguna é de tirar o fôlego. Uma gigantesca lagoa azul turquesa no meio de uma paisagem desértica, rodeada por vulcões e montanhas nevadas. De quebra, algumas fontes termais formavam pequenas banheiras com a água aquecida (não, não entramos...! vai sair molhado daquilo depois!). Qdo a noite chegou, uma lua cheia indescritível nasceu por trás das montanhas. Mágico! Junto com a noite, veio o frio de verdade. E nós, que tivemos que dormir no carro e já estávamos com enjôos e dor de cabeça pela altitude (uns 4.700m ali), começamos a sofrer com o frio. Não foi pco frio, chegou a fazer -20 graus de madrugada! O galão de combustível no porta-malas permitiu dormir sem medo com o carro ligado e o ar quente no máximo, mas ainda quase insuficiente pra não deixar nossos dedos congelarem (de verdade!). Isso foi um pco perigoso e beeem desconfortável, mas valeu mto à pena pelo sensacional visual da região. Ah, se for lá, aproveite pra voltar direto pra Chañaral, mudando de estrada após o posto da alfândega e passando por Diego de Almagro. Outras belezas vão te surpreender no caminho!

 

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Pan de Azúcar: dizem os chilenos que se parece com o Pão de Açúcar do Rio. Isso tá longe de ser verdade, mas ainda assim é bem bonito. Saia de Chañaral e vá visitar o parque. Se estiver mesmo de carro, isso vai te permitir se "perder" pelas bandas de lá, rodar meio que sem destino, interagir com as raposas interessadas na sua comida e aproveitar os contrastes de um deserto que acaba em precipícios a beira-mar. Maravilha!

 

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Em Antofagasta foi mais difícil encontrar um lugar barato para dormir. Mas, por lá, vale visitar La Portada, uma ponte de pedra bem bacana no mar. Se sair da estrada com o carro pra ver de mais perto essa blz, atenção pra não cair da falésia. Não há nada sinalizando qdo a duna acaba e o carro vai virar um pastel lá embaixo. Ou seja, é melhor não cair... e não dá pra ver mesmo, cuidado!

 

20100511193546.jpg

 

San Pedro de Atacama: mtos já devem ter falado bastante, então não vou chover no molhado. A única ressalva é que o carro alugado aqui até virou economia. Boa parte dos passeios pode ser feita por conta própria. Além de salvar uma graninha, fica aquela liberdade que não tem preço, né... ::otemo:: Ah, mas ande apenas pela estrada! Fomos nos aventurar fora dela e acabamos atolados (até encostar o fundo do carro!) no meio do deserto. Algumas horas tentando tirar o carro dali, outra hora andando meio perdidos pelo deserto de volta até a estrada debaixo de um sol de rachar, mais um horinha esperando passar alguém pra pedir carona até a primeira cidadezinha. E o resto do dia para encontrar e convencer um jeep-reboque (são mto grandes) a entrar no deserto e trazer o carro de volta! Virou experiência, mas foi uma idéia estúpida rs... ::putz::

 

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Mas, vou falar de um lugar específico, próximo a San Pedro que pca gente vai: o Salar de Tara. Talvez, o lugar mais lindo dali! É um pco mais afastado, quase na tríplice fronteira com Bolívia e Argentina, mas a beleza é descomunal!!!

 

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Ah, e se tivéssemos tempo, teríamos ido ao Salar de Uyuni, na Bolívia. Se puder, vá!

 

Na volta, já no sentido norte-sul, paramos na Bahia Inglesa. Para os chilenos, praia de cartão postal. Para nós, não dá pra comparar com as melhores praias que temos. Mas, é um lugar legal, de qq forma. Embora, deva ser bem mais animado no verão. Ah, pra quem não sabe, as águas do Pacífico são bem mais frias que do Atlântico. Então, tem q ter mta raça pra querer entrar no mar...

 

Depois, passamos por La Serena e Comquimbó (lugares ok). Saímos da principal na direção de Vicuña e fomos dormir em Pisco Elqui, uns 100km depois. Em todo o norte do Chile o céu é mto límpido (pelo clima seco, ausência de gente - e luz artificial), mas nessa região isso é ainda mais marcante. Tanto que mtos dos maiores observatórios do mundo estão por ali. Para nós, meros mortais, é possível visitar o observatório da prefeitura. O telescópio deles é modesto, mas o céu por lá é luxuoso. Estrelas cadentes, sem exageros, vc conta no mínimo 10 se olhar por 1min para o alto. Mas, para nossa sorte, vimos um bólido entrar na atmosfera. Uma bola incadescente e multi-colorida que cortou lentamente o céu por cerca de 15 segundos. Memorável! San Pedro e Pisco Elqui foram os dois únicos lugares que reservamos um lugar pra dormir com antescedência. San Pedro pq tivemos medo de não encontrar lugar (embora vimos q lá tem várias opções de albergue e certamente não faltaria pelo menos uma caminha pra gente). Mas, em Pisco Elqui pq foi a hospedagem de luxo da viagem: o Elqui Domos. Procure saber... mto legal!

 

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Bem, a idéia, mais do que compartilhar o passo a passo da viagem, foi dividir algumas das melhores experiências que tivemos! Boas viagens!

 

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  • Membros
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Rapaz, parabe´ns pela coragem, em dezebro se Deus quiser estarei indo para argentina e santiago. meu sonho era ir até o atacama mas depois de ver a rota, fiquei com tanto medo que desisti.

 

Pelo chile se furar um pneu como você faz? e se furar os dois? você morre na estrada ? rs

 

tenho muito medo de ter um defeito no carro e ficar parado no mei odo nada, costuma passar carro? como é a estrada até o atacama ?

  • Membros de Honra
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Rapaz, parabe´ns pela coragem, em dezebro se Deus quiser estarei indo para argentina e santiago. meu sonho era ir até o atacama mas depois de ver a rota, fiquei com tanto medo que desisti.

 

Pelo chile se furar um pneu como você faz? e se furar os dois? você morre na estrada ? rs

 

tenho muito medo de ter um defeito no carro e ficar parado no mei odo nada, costuma passar carro? como é a estrada até o atacama ?

 

 

twoods,

 

Existem caminhos mais tranquilos para se ir ao Atacama. Vc pode ir por Salta e Paso de Jama onde todo o caminho é asfaltado ou caso venha a partir de Santiago ir até Antofagasta, Calama e San Pedro de Atacama. Este caminho também é por asfalto.

Dá prá ir sem sustos ::otemo::

  • Membros
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Twoods,

 

é isso aí q o beier falou. Se não me engano é a ruta 5 q corta o chile de norte a sul e vc vai sem medo. A estrada é ótima, embora as distância sejam longas. Aliás, as estradas por lá são mto bem conservadas e sinalizadas, pelo menos as q eu passei. E vc tb pode ir de santiago até antofagasta de avião, q já é perto de san pedro. Não deixe de ir por isso! O lugar é sensacional e lá vc não precisa estar de carro. Em San Pedro existem passeios em vans ou 4x4 para todos os principais pontos de interesse! O carro foi importante no restante do chile em q os destinos são menos conhecidos e visitados.

 

Os caminhos sem gente ou posto de combustível não eram na estrada principal e pegamos esses trechos principalmente pra laguna verde. Nesse relato estão vários pontos entre santiago e san pedro de atacama. Mas, se o seu objetivo é focado em san pedro de atacama, ir de carro pode ser esforço desnecessário, a não ser q dirigir faça parte da curtição pra vc!

 

Abs.

  • 4 meses depois...
  • Membros
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Ago beteu umas saudades da viagem que fiz com minha esposa....

 

Bom, foi em 2007, apos dois dias em Santiago e Ski em Valle Nevado (onde rompi os ligamentos do dedao direito), alugamos um Toyota Yaris e partimos para a brincadeira.

1o. dia: Fomos até Valparaiso/Vina del Mar - a ditancia é curta, nao passamos + de 110km, com via pedagiada. Passamos o dia em Valparaiso e a noite com direito a casino (ganhamos 100 dolares) a noite e jantar no mexicano. A hospedagem foi em uma casa de familia a um custo de $30 dolares. Em Vina, fizemos o supermercado de necessidades que podimos ter (pao-agua-queijo-doces e anti-inflamatorios e faixas para imobilizar meu dedo).

 

2o. Dia: Partimos cedo de Vina del Mar par La Serena - haviam dito que fariamos esse trajeto em +/-10 horas. Enfim, fizemos em 7 horas e decidimos prolongar o trecho até Copiapó. A cidade é realmente feia (MUITO) e como toda regiao a economia vem das minas (legais ou ilegais). Muitos mineiros, geologos e outros empregados, vem do sul do pais no domingo e ficam até sexta. Onde eles se hospedam? HOTEIS-POUSADAS-ALBERGUE..... o que nos levou a maior dificuldade de achar um lugar para ficar. Rodamos TODOS os hotei e pousadas da regiao, mas NADA... até que perguntei se poderia dormir no estacionamento de um hotel. Para nossa surpresa, a recepcionista falou que havia um "quarto" livre, e fechamos... mais $30 doletas para dormir em um "quarto" sem chaves. Até hoje nem eu, nem minha esposa sabemos que desligou a televiso.

 

3o. Dia: Tomamos nosso café da manha e partimos para Antofagasta. Haviam dito que levariamos +/- outras 10 horas. Acabamos levando - de 6 horas... chegamos a 190km/h com nosso yaris... Vale lembrar que a estrada é um tapete... lisa demais, mas muito perigosa pois nao possui acostamento e os ventos laterais sao muito fortes (sem falar quano cruza com carretas, caminhoes ou onibus). Chegando a Antofagasta, tinhamos reserva no Hotel Diego Del Magro, mas ainda era bem cedo e fomos almocar no Shopping. Antofagasta é realmente o lugar onde o deserto encontra o mar... Fantastico (nao falei que é lindo!)! No final da tarde fomos para San Pedro de Atacama + umas 2 horas e ficamos no Hosteria San Pedro. MUITO BOM!!!!!

Obs: é bom levar um tanque extra (+/- 30 litros) para o trecho Copiapó Antofagasta, pois sao cerca de 600km sem NENHUM POSTO ou mecanico... ou Policiamento.

 

4o. - 6o dia: aproveitamos a estada em Sao Pedro... nossas melhores refeições no chile. Fomos nos Gayseres del Tachio, Valle de La Luna, Valle de la Muerte, Lagonas, Salar... muito diferente tudo que haviamos feito.

 

7o. dia: Decidimos voltar de San Pedro- Copiapó (mas dessa vez fizemos a reserva). Mais uma vez o planejado nao saiu... Chegamos em Copiapó e ainda estava claro (a Bruna voltou dirigindo a maior parte do tempo e foi parada pelos carabineros - detalhe: 143km/h constatado no radar), entao decidimos rodar um pouco mais e fomos a La Serena... ficamos em um hotel de luxo, por 80 dolares.... EXCELENTE... para Santiago faltariam apenas +440km.

 

8o. dia: acordamos um pouco mais tarde e partimo para Santigo... no caminho da para ver o Aconcagua (enorme!), fizemos esse trecho em pouco mais de 3 horas.

 

9. dia: Pegamos o aviao e partimos para Isla de Pascua... mas isso nao vem ao topico!!!!

 

Agoa quero voltar a planejar SP-San Pedro de Atacama.... se alguem souber..... aguardo!!!!

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
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Olá!

 

Fred, esse roteiro ficou sensacional. Estou indo para o Chile na primeira semana de dezembro e decididamente vou fazer esse roteiro. Gostaria de contar como seu apoio para mais alguma dica extra e lhe perguntar se há alguma necessidade de alugar um carro traçado? Ou se posso alugar um carro comum mesmo.

 

Valeu!!!

  • 4 meses depois...
  • Membros
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Opa! Todo ano faço cruzeiros de carro pelo Brasil, visto que vivo em Rondônia e tenho de andar no mínimo 3200 km pra ver o Atlântico (só de ida, dentro da rota), desta vez resolvi mudar a aventura, visto que a interoceânica esta toda asfaltadinha; saio em janeiro de 2014 percorrendo Peru, Bolívia, Chile, Argentina e curtindo os últimos dias em Floripa, antes de rodar novamente até Vilhena-RO; pois bem, gostaria de saber o preço médio do combustível no Chile e muita gente me falou que estadia e comida é caro lá, quanto a média desse caro? Agradeço gentileza.

  • 2 anos depois...
  • Membros
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Santiago - Copiapó - Laguna Verde - Chañaral - Pan de Azúcar - Antofagasta - San Pedro de Atacama - Bahia Inglesa - La Serena - Coquimbó - Vicuña - Pisco Elqui - Valparaíso - Viña del Mar - Santiago

 

21 dias viajando em agosto de 2008 pelo norte do Chile. Foram mais de 5.000 km desde Santiago até San Pedro e depois de volta. Atravessamos o norte do país pelo mto (mto!!!) seco deserto do Atacama, acompanhados sempre pela cordilheira dos Andes. Várias paisagens espetaculares como o Parque Nevado Tres Cruces, o Pan de Azúcar ou La Portada. San Pedro de Atacama é incrível! O Salar, o Valle de la Luna, os Gaysers del Tatio, as Lagunas Altiplânicas são todos imperdíveis. Mas, existem ainda outros lugares inesquecíveis, mas menos conhecidos, que eu acho que valem mto à pena e vou recomendar a todos os mochileiros. Por exemplo: o Salar de Tara, Pisco Elqui ou a Laguna Verde.

 

LOCOMOÇÃO:

 

Antes de deixar Santiago, alugamos um carro. O custo é alto, o maior da viagem (mais do que hospedagem, alimentação ou qq outra coisa). Mas, é fundamental! As cidades do norte do Chile, como Copiapó, Chañaral ou Antofagasta (pra falar só nas maiores) não têm grandes atrativos. Normalmente, são até meio feias, como uma cara suja por conta da poeira seca do deserto. Ou seja, funcionam mais como pontos de apoio para visitar as verdadeiras atrações no interior do país. E pra mtas dessas atrações, não espere contar com transporte público. Embora no Chile seja mto comum (e relativamente seguro) pegar carona, em alguns dos lugares mais interessantes que fomos não havia uma única alma viva além de nós mesmos. Então, carona, nem com reza brava...

 

OS LUGARES:

 

Para quem não conhece, Santiago é uma ótima cidade. Já tive oportunidade de ir lá algumas vezes e vale uma visita com tempo e calma. Circule a pé, claro, sempre a melhor pedida pra conhecer lugares. Deixamos Valparaíso e Viña del Mar para o final da viagem, mas vou adiantar o relato aqui: são ok, merecem uma visita, mas nem de longe foram um ponto alto da viagem (pelo menos, para nós). Valpo (como os chilenos chamam Valparaíso) tem um ar meio decadente, embora os vários universitários deixem a noite mto boa. Vale pela diversão! Viña del Mar é um balneário que não impressiona a nós brasileiros, acostumados a praias tão lindas por todas as partes.

 

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Laguna Verde: simplesmente sensacional!!! Essa imensa lagoa azul (então, pq se chama "Verde"?! Sei lá, talvez seja verde dependendo da época do ano rs...) é um dos lugares mais incríveis que já vi!! Fica quase na fronteira com a Argentina, dentro do Parque Nevado Tres Cruces e ao lado do Ojos del Salado, o maior vulcão do mundo e, não fosse pelo Aconcágua, seria tb o ponto mais alto fora do Himalaia. Mas, chegar e ficar por lá não foi nada fácil... Dormimos em Copiapó e saímos bem cedo. Antes de seguir viagem, peça aos carabineiros para confirmarem com os outros carabineiros do posto da fronteira sobre as condições da estrada. Vc não vai querer ficar atolado no meio do nada! Também compre combustível extra. Nós levamos 30 litros em um galão no porta-malas e rodamos mais de 700km sem cruzar com nenhum posto! ::ahhhh:: O caminho é uma sequidão só, a maior parte do tempo, vc não verá sinal de vida, nem mesmo um matinho na beira da estrada! Mas, lindo, mto lindo! O lugar é tão longe de tudo q o posto da alfândega fica 100km antes da fronteira com a Argentina. Vc vai subir a mais de 5000m de altitude (mtas curvas e mta pirambeira, cuidado!), passar por salares, vulcões ativos, rios congelados, montanhas que tocam o céu etc. A única coisa q vc provavelmente não verá é outro carro ou ser humano no caminho. Fomos acreditando que haveria um refúgio para dormirmos por lá. Como fica próximo do Ojos del Salado, é utilizado como base de apoio para quem vai escalá-lo. Pois é, mas as pessoas não sobem a quase 7000m no inverno e nós fomos em agosto! Ou seja, o refúgio não estava funcionando... A chegada à Laguna é de tirar o fôlego. Uma gigantesca lagoa azul turquesa no meio de uma paisagem desértica, rodeada por vulcões e montanhas nevadas. De quebra, algumas fontes termais formavam pequenas banheiras com a água aquecida (não, não entramos...! vai sair molhado daquilo depois!). Qdo a noite chegou, uma lua cheia indescritível nasceu por trás das montanhas. Mágico! Junto com a noite, veio o frio de verdade. E nós, que tivemos que dormir no carro e já estávamos com enjôos e dor de cabeça pela altitude (uns 4.700m ali), começamos a sofrer com o frio. Não foi pco frio, chegou a fazer -20 graus de madrugada! O galão de combustível no porta-malas permitiu dormir sem medo com o carro ligado e o ar quente no máximo, mas ainda quase insuficiente pra não deixar nossos dedos congelarem (de verdade!). Isso foi um pco perigoso e beeem desconfortável, mas valeu mto à pena pelo sensacional visual da região. Ah, se for lá, aproveite pra voltar direto pra Chañaral, mudando de estrada após o posto da alfândega e passando por Diego de Almagro. Outras belezas vão te surpreender no caminho!

 

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Pan de Azúcar: dizem os chilenos que se parece com o Pão de Açúcar do Rio. Isso tá longe de ser verdade, mas ainda assim é bem bonito. Saia de Chañaral e vá visitar o parque. Se estiver mesmo de carro, isso vai te permitir se "perder" pelas bandas de lá, rodar meio que sem destino, interagir com as raposas interessadas na sua comida e aproveitar os contrastes de um deserto que acaba em precipícios a beira-mar. Maravilha!

 

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Em Antofagasta foi mais difícil encontrar um lugar barato para dormir. Mas, por lá, vale visitar La Portada, uma ponte de pedra bem bacana no mar. Se sair da estrada com o carro pra ver de mais perto essa blz, atenção pra não cair da falésia. Não há nada sinalizando qdo a duna acaba e o carro vai virar um pastel lá embaixo. Ou seja, é melhor não cair... e não dá pra ver mesmo, cuidado!

 

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San Pedro de Atacama: mtos já devem ter falado bastante, então não vou chover no molhado. A única ressalva é que o carro alugado aqui até virou economia. Boa parte dos passeios pode ser feita por conta própria. Além de salvar uma graninha, fica aquela liberdade que não tem preço, né... ::otemo:: Ah, mas ande apenas pela estrada! Fomos nos aventurar fora dela e acabamos atolados (até encostar o fundo do carro!) no meio do deserto. Algumas horas tentando tirar o carro dali, outra hora andando meio perdidos pelo deserto de volta até a estrada debaixo de um sol de rachar, mais um horinha esperando passar alguém pra pedir carona até a primeira cidadezinha. E o resto do dia para encontrar e convencer um jeep-reboque (são mto grandes) a entrar no deserto e trazer o carro de volta! Virou experiência, mas foi uma idéia estúpida rs... ::putz::

 

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Mas, vou falar de um lugar específico, próximo a San Pedro que pca gente vai: o Salar de Tara. Talvez, o lugar mais lindo dali! É um pco mais afastado, quase na tríplice fronteira com Bolívia e Argentina, mas a beleza é descomunal!!!

 

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Ah, e se tivéssemos tempo, teríamos ido ao Salar de Uyuni, na Bolívia. Se puder, vá!

 

Na volta, já no sentido norte-sul, paramos na Bahia Inglesa. Para os chilenos, praia de cartão postal. Para nós, não dá pra comparar com as melhores praias que temos. Mas, é um lugar legal, de qq forma. Embora, deva ser bem mais animado no verão. Ah, pra quem não sabe, as águas do Pacífico são bem mais frias que do Atlântico. Então, tem q ter mta raça pra querer entrar no mar...

 

Depois, passamos por La Serena e Comquimbó (lugares ok). Saímos da principal na direção de Vicuña e fomos dormir em Pisco Elqui, uns 100km depois. Em todo o norte do Chile o céu é mto límpido (pelo clima seco, ausência de gente - e luz artificial), mas nessa região isso é ainda mais marcante. Tanto que mtos dos maiores observatórios do mundo estão por ali. Para nós, meros mortais, é possível visitar o observatório da prefeitura. O telescópio deles é modesto, mas o céu por lá é luxuoso. Estrelas cadentes, sem exageros, vc conta no mínimo 10 se olhar por 1min para o alto. Mas, para nossa sorte, vimos um bólido entrar na atmosfera. Uma bola incadescente e multi-colorida que cortou lentamente o céu por cerca de 15 segundos. Memorável! San Pedro e Pisco Elqui foram os dois únicos lugares que reservamos um lugar pra dormir com antescedência. San Pedro pq tivemos medo de não encontrar lugar (embora vimos q lá tem várias opções de albergue e certamente não faltaria pelo menos uma caminha pra gente). Mas, em Pisco Elqui pq foi a hospedagem de luxo da viagem: o Elqui Domos. Procure saber... mto legal!

 

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Bem, a idéia, mais do que compartilhar o passo a passo da viagem, foi dividir algumas das melhores experiências que tivemos! Boas viagens!

 

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Olá!

Adorei seu relato e principalmente toda aventura. Estou pretendendo conhecer San Pedro de Atacama e suas indicações serão de grande valia. Grande abraço

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Olá!

Adorei seu relato e suas fotos...maravilhosas!!! Mas adorei toda essa aventura. Estou pretendendo conhecer San Pedro de Atacama e suas indicações serão de grande valia. Grande abraço

Nome

adriana.camargo

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1

Desde

02 Nov 2015, 16:52

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