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Dia 5 - 07 de Maio de 2017
2o dia: Expedição Salar de Uyuni...
...e a lasanha que transformou todos em REI/RAINHA.
 
Depois de uma noite fria o desayuno ficou combinado as 7h com o guia.
Frio sacomé, qualquer minuto a mais na cama é lucro, acordei as 6h30, arrumei a mochila e banho ainda é sonho.
Às 8h já estávamos no 4x4 para mais um dia de passeios e aventuras.
 
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 foto: Pueblo de San Juan
 
 
1a parada: Mirador del Volcán Ollangye - 5865 metros  de altitude (baixa né...SQN)
 
Aqui uma parada rápida para fotos e termos a vista do vulcão.
 
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Estou meio atrapalhado com a sequência das paradas, é muita coisa. Escrevendo esse relato, parece que os dias são mais longos e fizemos tantas coisas, são tantas experiências, que se perde um pouco a noção  do tempo. Isso porque o tempo em si não importa muito. Há um momento em que o guia para, descemos com dificuldade pois o vento é muito forte e até pensei que iria passar desta para melhor, vento na cara, fiquei sem conseguir respirar, 2 segundos mais longos da minha vida. Respirar era difícil, falar então 'nem se fala'. Era tirar fotos, segurando ao máximo o celular e voltar ao carro, porque o vento frio cortante também era forte. Mas a vista, assim como em todos os dias do passeio, são espetaculares.
 
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 foto: droga, descobriram minha identidade secreta
 
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2a parada: Lagunas Canãpa, Hedionda e Honda
 
Seguimos para as lagunas, onde os flamingos se alimentam e descansam durante seus movimentos migratórios.
 
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 foto: Lobo. Geralmente não se aproximam assim mas pessoas agora costumam jogar comida. Turistas idiotas.
 
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 foto: foto da foto da Julia tirando foto do lobo, na foto. Entenderam? Eu não.
 
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E foi aqui que almoçamos. Nada mal né. Desculpa, condições....rs
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3a parada: Deserto Siloli e a árvore de pedra
 
Mais uma parada, agora na floresta de pedra. Formações rochosas formadas pela erosões causadas pelo forte vento através dos tempos.
 
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4a parada: Laguna Colorada
 
Aqui entramos no Parque da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. A entrada é paga a parte, não está inclusa no passeio que você paga na agência.
 
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foto: gosto assim, quando todos olham quando digo que vou "sacar una foto"
 
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foto: precisa explicar mais que não é pra fazer nenhum tipo de caca?
 
 
Ao fim, seguimos para o Hostel no Pueblo de Huayllajara.
Depois que nos acomodamos no quarto e como era a última noite, fomos caçar onde beber, o que não é recomendado em altitudes mas precisávamos comemorar de certa forma.
Encontramos um, creio que o único, bar ali do pueblo. Aliás, creio que todos do passeio resolveram comemorar, porque lotou. Deu tempo pra tomarmos 2 rodadas de cerveja Potosina. Porque já estava dando a hora do jantar, e o guia disse que passou do horário não se come mais. Seria isso um aviso, um sinal?
Até rolou um vídeo do grupo fazendo a dancinha do caranguejo.
 
VÍDEO QUE POSTAREI DEPOIS (preciso descobrir onde foi parar)
 
Enfim, voltamos para o hostel para nossa última refeição juntos.
Veio a sopa de entrada, depois o prato principal: Lasanha de Cebola. Não sei vocês mas eu nunca havia visto um prato desses.
Eu, como já estava mal por conta da dor de cabeça que me acompanhava, só experimentei a massa e o queijo, deixei o resto e toda a lasanha no prato. Os demais, devoraram.
Na sequencia veio uma garrafa de vinho sexo, ficamos com receio de abrir e tomar, porque não havíamos pedido e por isso não queríamos pagar. Mas depois o guia disse que era "brinde". Então, quem gostava de vinho seco tomou, eu como não gosto passei.
Depois pegamos nossos celulares e baterias que deixamos carregando. Aqui fica uma mesa cheia de tomadas e pode deixar carregando até o horário que se tem luz, as 21h.
De madrugada o efeito da lasanha despertou. Era uma passa-passa no corredor, cada um queria ir para o trono, ter seu momento de rei. É, a lasanha fez mal, à todos.
A Angela, que era do nosso grupo, que experimentava de tudo sem problemas, também se rendeu, passou muito mal, tomou tudo durante a madrugada toda. Eu havia levado 2 Enos, dei um a ela e tomei o outro, porque o pouco que comi não estava me caindo muito bem.
E pra ajudar esse dia era o que sairíamos mais cedo.
 
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Gastos:
Entrada Parque Eduardo Avaroa 150,00 Bs
Banheiro 6,00Bs
Rodada de cerveja (não paguei aqui porque chegou minha vez deu hora de irmos pro hostel) Sorte? Não, adiamento de dívida.
TOTAL= 156,00 Bs
 
Editado por marcioomoraiss
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Dia 6 - 08 de Maio de 2017
Uyuni x San Pedro de Atacama
... e a taxa (não oficial) paga na fronteira com o Chile
 
 
Às 5h levantamos, arrumamos as mochilas, fomos pro desayuno e as 5h30 estávamos saindo para o último dia de passeio. Naquelas, todos malacabados.
 
 
1a parada: Geyser Solar de Mañana - 4.850 mts
 
Chegamos aqui as pouco antes das 7h. Era um frio, era um vento que pelamordenossinhora. Ninguém tinha dó  da gente não.
Mas foi um
 
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Deve-se tomar muito cuidado, não há proteção e qualquer descuido, já sabe. Não tente chegar tão próximo pra tirar foto/selfie ou mesmo parar matar a curiosidade. Afinal: a curiosidade matou o gato.
Nem mesmo fique inalando esses gases.
E se você não gosta de ovo cozido ou nem suporta o cheiro dele, nem saia do carro. #FikDik
 
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Ficamos por aqui uns 30-45 minutos depois partimos.
 
 
2a parada: Deserto de "Salvador Dali"
 
Uns 45 minutos depois, o guia para e você meio que já percebe onde está, já reconheceu aquelas montanhas, aquele deserto, aquelas cores.
 
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3a parada: Águas Termales  - 4.450 mts
 
Depois seguimos para águas termales. Até então eu não tinha intenção de entrar porque estava um vento muito frio. Mas a maioria ia, então meio que te incentivou. E foi a melhor coisa.
Pagamos lá a entrada, aliás, paguei. Sabe aquela dívida da rodada da cerveja? Então essa era a minha divida, foi adiada até aqui, então tá pago!
 
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Depois que paguei, eu entrei no banheiro ali perto e pensei: PoHHA, tem que sair de bermuda daqui até lá embaixo? É muito longe, sacanagem, porque não tem banheiro lá perto. Quando tirei a primeira blusa o rapaz que recebeu as entradas disse: "Há trocadores lá embaixo". E eu pra não sair feio:  "Si, si, está muy calor"
Descemos, entramos nos tais trocadores, fica de bermuda, deixa as mochilas, reza e corre e tenta entrar o mais rápido que pode na piscina. Mas quando você coloca o dedindo do pé, pra sentir a temperatura da água, sente aquela dorzinha. Claro, você tá meio que 'congelando" fora, quando vem água quente dói. Ai você senta na beirada e vai indo aos poucos. Quando tá com todo o corpo lá. Cara, é a melhor sensação do mundo, é como colo de mãe e pensa: daqui não saio, daqui ninguém me tira. Só quem não entrou nessa foi a Julia, a francesa. E antes que alguém pense ou fale "claro, francês não gosta de banho de água", ela mesma dizia: "não entrarei, sou mesmo uma francesa".
 
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 foto: Márcio (eu), Hana lá atrás, Lenon ao centro, Angela na frente e Martin atrás. E estamos fazendo o quê? Dança do caranguejo.
 
Não preciso dizer que só saímos da piscina quando o guia chamou né? Mesmo estando todo enrugado.
E aqui uma dica: deixe sua toalha próximo a beirada da piscina porque o segredo é: pega-enrola-corre pro vestiário, assim, tudo ao mesmo tempo.
 
 
4a parada: Vista para o vulcão e últimas fotos.
 
Aqui ficou um clima de despedida. E seria. Paramos, uma vista linda para o vulcão, uma laguna e a fronteira mais a frente.
 
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 foto: Martin, Angela, Hana, Lenon,  Julia, Márcio (eu)
 
Nesse momento em que escrevo, Martin e Angela estão em casa. Mas postando essa foto bateu uma saudade. Foram momentos inesquecíveis ao lado de pessoas idem. Foram 3 dias juntos: tomando café, almoçando e jantando e até dormindo todos no mesmo quarto. Daqui, logo mais, na fronteira iríamos nos separar. Lenon e eu iríamos continuar seguindo para o  Chile (San Pedro de Atacama) e os demais retornariam à Uyuni. Julia e Hana teriam mais uns dias de viagem e retornariam à seus países. Martin e Angela ainda teriam uma estrada pela frente, até nosso reencontro aqui em São Paulo.
 
Então aqui deixo o meu agradecimento à todos vocês. Pela companhia, pelas risadas, pelos perrengues que passamos juntos, cada um ajudando ao próximo. Mesmo que dividindo os remédios. Sei que não sou de falar muito, mas me diverti bastante e espero que vocês também. E até uma próxima, porque a vida é assim, feita de encontros e desencontros.
OBRIGADO!
 
Daí fomos pra fronteira, peguei a Jacinta, nos despedimos do grupo novamente, agradecemos ao guia e um cara já vinha gritando ATACAMA? ATACAMA? dissemos sim ele pegou nossas mochilas, botou na van e apontou para a fronteira. Seguimos até ela e entramos na fila, dai esse mesmo cara que ficava esperneando ATACAMA veio até nós e pediu para segui-lo dizendo que brasileiro não pega fila. Pegou nosso passaporte e entrou, em seguida saiu com um polícia que estava com nossos passaportes e o cara disse que teríamos que pagar 15 Bs. Questionamos porque já sabia que eles poderiam fazer essa cobrança. Disse que a agencia não disse nada sobre essa taxa, que já havíamos pago o transfer e que estava sem bolivianos. Dai ele pegou o ticket do transfer, nos devolveu e disse que teríamos que resolver com a Esmeralda. Fomos até o guia que nada falou.
Dai o cara disse que já estava na hora de irmos, apontou para o relógio e disse que poderíamos pagar em dólar e o policial somente balançou a cabeça. Enfim, pagamos essa desgraça com muita raiva.
E lá é assim, eles querem te apressar em tudo para você ficar mesmo sem reação. E com muita raiva paguei mesmo sabendo que era ilegal essa cobrança. Não havia aviso e se fosse legal haveria um recibo para tal. Enfim, vida que segue e queríamos seguir para o ATACAMA, ATACAMA.
 
 
ATACAMA
 
A van parou em frente a Policia Federal no Atacama as 10h30, para dar entrada e carimbar o passaporte.
Lenon foi primeiro e o Policial fez uma graça por ele se chamar Jonh Lenon. Depois foi eu, uso óculos que escurecem ao sol, quando entrei ele olhou pra mim, emburrou a cara e disse "tire os óculos". E da mesma faca fechada que disse me entregou os documentos. BEM VINDO AO ATACAMA poderia ter dito. Eu iria ter gostado de ouvir isso.
 
Chegamos ao centro, a rua principal de Atacama às 11h30. Fomos procurar onde fazer câmbio, procurar um hostel, algo para comer e agência para fechar os passeio (apesar de já ter uma indicação).
 
Encontramos o câmbio a 1USSD = 660 Pesos
Fomos aos hostels indicados, mas acabamos ficando no VilaCoyo a 8000 Pesos. Quarto com 2 camas - Wifi - Água Caliente.
Fechamos os passeios na Agência Lican Antay. A intenção era fazer o Valle de la Luna e de la Muerte na mesma tarde que chegamos, mas disseram que tiveram que adiantar o inicio do passeio por conta do sol estar se pondo mais cedo. Então deixaria para fazer os valles de bike no último dia.
Nem me dei conta de que não tinha ajustados os relógios, por isso que não conseguimos fazer os valles. Mas só ia perceber isso na manhã seguinte.
 
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Então essa tarde seria para andar por Atacama e descansar.
Como no hostel havia cozinha, fomos fazer compra no mercado.
 
 
Gastos:
A entrada do Termas é 6 Bs, mas como "me bancaram" na noite anterior, aqui paguei de todos)
Taxa para sair da Bolívia (não oficial) 15 Bs ou 2,50 dólares
- Câmbio 500 U$S = 330.000 CLP
Hostel VilaCoyo 8.000 CLP
Compra mercado 10,100 CLP
Empanada + suco + propina 9.300 CLP
Agência Lickan Antay 60.000 CLP (piedras rojas + antiplânicas, geysers + lagunas escondidas)
TOTAL=  30,00 Bs / 2,50 U$S / 87.400 CLP
Editado por marcioomoraiss
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Dia 7 - 09 de Maio de 2017
San Pedro de Atacama
 

1º Passeio: Piedras Rojas + Lagunas Antiplanicas

 

O horário combinado da van passar no hostel estava marcado entre 6h30 e 7h15.

Aí que a percebi que, mesmo com o wifi, a hora do celular não havia sido alterada para a hora local.

Como o quarto dava pra rua, então deu pra ouvir uma van parar na porta. Abri os olhos.

Escutei alguém ficar chamando na porta, socando o portão. Levantei.

A dona do hostel vem e bate na porta do quarto e diz que a van estava esperando. Pronto. Desespero total. Veste calça, põe blusa de frio, pentear cabelo nem pensar, põe touca mesmo e corre pra avisar que vamos pelo menos usar o banheiro. Nisso entra o guia e fala que já deveríamos estar prontos. Dai falei: Mas foi combinado até 7h15. Ainda são 6h30. Ele ri e pergunta de onde sou. Brasil. Daí ele fala em bom portugês: Brasileiros. Tem que ajustar o relógio né gente. Daí perguntei a ele que horas eram e já estava marcando 7h45. Que merda hein. Inda bem que já separei tudo que ia usar no passeio na noite anterior.

Enfim, lá fomos nós. Mas também. Foi o 2º lugar que ele passou, iria passar em vários hostels, e TODO mundo demorava. Então não me senti tão culpado, se alguém ou alguma coisa teria que levar a culpa, melhor botar no celular que não atualizou.

Enfim, depois de lotar a van, hora de pegar a estrada e as belas pasisagens  já começam nela, você gruda na janela e não quer largar mais. Aliás, foi um dos assentos que eu mais fiz questão durante todo e qualquer passeio. JANELA.

A primeira parada foi no povoado de Socaire para o desayuno. Antes passamos por Toconao uma pequena cidade a 34 km de SPA.

E por onde você olha é montanha, vulcão, picos nevados.  Fascinante.

Depois o guia pede pra van parar na estrada. Problemas? Nenhum. Para sacar fotos.

Dali você, no meio da estrada, numa reta sem fim.

 

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foto: Grupo (se alguém reconhecer alguém dessa foto, por favor, me dêem contato, preciso das outras  fotos do grupo. Obrigado)

 

 

Daqui seguimos para Piedras Rojas. Lugar incrivelmente lindo. Formados graças as erupções vulcânicas deixando formações magníficas e os lagos para completar essa beleza. Soma isso com a explicação do guia, que GOSTA do que faz, fica melhor ainda.

As pedras ficam com essa cor devido a concentração de ferro. Após as erupções e seu resfriamento e a atuação dos ventos e do oxigênio vão impactar em suas formas e cores.

Aqui o vento estava muito forte, logo o frio pegava. Depois de curtir essas paisagens que, apesar das fotos, não há descrição. Só estando lá, porque não são só o que os olhos vêem mas o que você sente ao ver isso tudo. É obra divina.

Mas antes de chegarmos a última curva o guia pede para que fechemos nossos olhos. E diz para refletirmos sobre a vida, de onde viemos, de como foi nossa infância, o ser que somos nesse universo... e vai falando. Aqui, ciscos já tomam conta dos olhos.

Depois ele diz: "Abram seus olhos devagar..." Aí, pronto, só não solucei pra não passar vergonha. Era demais para os olhos.

Aquelas cores naquelas formas. Aqueles tons, pareciam realmente um quadro em tamanho natural. Uma verdadeira obra de arte.

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Depois seguimos para as Lagunas Antiplanicas, e aqui paga-se a entrada que, no dia, foi 3000 pesos.

 

 

Próxima parada: Lagunas Antiplânicas

 

Na primeira Laguna, a Miscanti,  eu pensei que a van ficaria próxima, desci e larguei a câmera nela. Então, nada de fotos ela.

Há uma cabana, que antigamente era alugada para temporadas. Mas o animal humano é idiota. As pessoas começaram a entrar na laguna, o que é expressamente proibido. O último babaca que fez isso era justamente um guarda que trabalhava lá. E não era caro a diária. Segundo o guia.

 

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 foto: cabana em frente a Laguna Miscanti. Aquela que poderia ser alugada.

 

E vai uma dica: RESPEITO. Vamos respeitar as marcações. As pedras enfileiradas não estão ali à toa, não foram colocadas por seres extraterrenos, não apareceram do além, foram postas ali para realmente demarcar o lugar onde o animal humano possa pisar e ali não passar, então: VAMOS RESPEITAR.

 

 

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 foto: Laguna Miñique.

 

Aqui também rolou uma foto com o grupo, mas depois vi que o motorista não fez força o suficiente para que o disparador acionasse e fizesse um registro desse momento. Resumindo: caray a foto não saiu.

 

Depois seguimos pela estrada, guia nas redes sociais, motorista parou de perguntar se o caminho estava certo e não deu outra. Chegamos na fronteira com a Argentina. É erraram o caminho, voltamos tudo e acabamos ir conhecer uma laguna "de brinde". Na verdade o guia queria conhecer essa laguna há tempos, d´aí veio com papo de que era um sinal obra do destino... blah blah blah. Mas pensando pelo pior: ficar perdidos ali, onde não se via uma alma viva por horas, no frio que faz a noite no Atacama, foi um erro gravíssimo, seria mortal.

 

Depois seguimos para o Salar de Atacama e ali mesmo a Laguna Chaxa, outro lar de 3 espécies de flamingos.

 

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 foto: Laguna Chaxa.

 

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Pegamos informação sobre o vulcão Lascar (5592 altura), o vulcão ativo que se pode subir. Era essa a intenção, pois ao perguntar a ele, a resposta foi essa: " quantas pessoas você conhece que subiu um vulcão?". Pronto. Podemos nos lascar, mas iremos subir o vulcão Lascar. (trocadilho tosco)
 
Quando retornamos à SPA, fomos à agência, porque queríamos trocar o passeio das 7 Lagunas Escondidas pelos Valles, acabaram trocando mas não ressarcindo, pois o valor das 7Lagunas era o dobro da do Valles, mas enfim, disse que não poderia devolver porque foi feito "um pacote de passeios", baboseira né, o que foi feito foi é ter dado um desconto mixuruca, mas enfim.
 
Resolvi abrir mão das Lagunas porque 1º já havia visto muitas lagunas, apesar de suas cores lindas, achei que iria ser uma passeio chato e 2º há como entrar em uma ou duas delas, e que você não afunda devido a grande quantidade de sal, mas como estava frio, saberia que não iria aproveitar essa sensação.
 
Depois fomos procurar onde fazer o vulcão Lascar, era a intenção. Paramos em uma agência , vimos o preço e ao sairmos um rapaz do Rio de Janeiro disse que tinha 2 amigas que estavam fazendo o Lascar com preço menor que nas agências. Mas mesmo ele dizendo que elas eram experientes e tinham todo o equipamento, não daria pra arriscar, afinal era um vulcão ativo né. Acabamos passando em outra agência, onde fomos super bem atendidos pela dona, a Sra. Rosana. Falamos que na outra agência eles tinham vaga e ela achou um absurdo. Abriu no computador a previsão do tempo com as velocidades do vento lá no Lascar. Ela disse que seria impossível subirmos, pois os ventos estariam a mais de 95 km/h e que a outra agência iria vender, mas que não chegaríamos ao topo. E nos indicou o vulcão Cerro Toco que era próximo mas que os ventos iriam estar menores. E esse sim conseguiríamos chegar ao topo, apesar de não ser ativo a altitude era bem próxima, Lascar 5592 alt. Cerro Toco 5604 alt. Essa agência se chama Ascension Volcanes.
 
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A noite fomos num bar chamado "Barrio Bar", havia uma banda ao vivo "Los Paraderos" com sua música dançante e muito divertida.
Pedimos uma pizza e provamos 2 cervejas.
 
Aqui tivemos uma situação bem estranha para não falar que o garçom queria era nos roubar na cara dura e lavada.
Ao pedir a conta a propina (gorjeta) já estava inclusa. Dei uma nota maior e ele perguntou se ainda queríamos o troco, falei que sim, CLARO, daí ficamos esperando. Demorou e fomos cobrar, ele disse que havia entendido que seria propina. Foi buscar o troco e mesmo assim, deu a nota enrolada faltando ainda....acredita?
 
 
 
Guia: Caio Fraga
Instagran: Unimundotravel
 
Gastos
Entrada Lagunas Antiplânicas 3.000 pesos
Entrada Salar de Atacama 2.500 pesos
Vulcão Certo Toco 65.000 pesos
Pizza + 3 brejas 18.000 pesos (com proprina, propinas porque teve até a involuntária)
Propina da Banda 1.000 pesos (não é muito mas junta com o de cada mesa, pensa)
TOTAL= 89.500 CLP
Editado por marcioomoraiss
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Dia 8 - 10 de Maio de 2017
San Pedro de Atacama
 
2o passeio:  Geysers e Pueblo Machuca
 
A agência disse que a van passaria entre 4h30 e 5h (já tinha ajustado o relógio). Foram chegar as 5h38. E fomos os primeiros a entrar, bonito isso né?
Aí é como todo passeio, passa num hostel, passa no outro e vai carregando de turistas e mochileiros.
Estava frio, mas nem tanto para poder aproveitar os Geysers.
Depois que chegamos, prepararam ali mesmo o desayuno.
Depois a guia começou o tour. Disse que iríamos ver os geysers em sua total atividade se o tempo estivesse abaixo dos 0, lá pelos -5.
Então me perguntei: "Por que diabos eles não monitoram o tempo e só fecham o passeio se estiver propício para que nós aproveitemos?" E logo veio a resposta né "Dinheiro".
Confesso que achei bem chatinho, acordar super mega hiper master blaster cedo, passar um frio lascado pra chegar e não ver tudo ativo?
Havia apenas um que a cada 30 minutos entrava em erupção e ficava assim por 10 minutos. Era hora de tirar o máximo de fotos que pudesse.
Ali era tudo cercado com muros, diferente dos Geysers da Bolívia, mas também porque pra variar o animal humano já havia feito burrada ali. Já havia morrido 5 pessoas naquele local. A última subiu na mureta (apesar da segurança a pessoa abusa ainda), subiu e claro, caiu naquela água fervente e claro, depois de uns dias internada veio a falecer. Tudo por causo do que? Uma maldita selfie. Enfim.
 
O lugar é bonito. Segue as fotos.
 
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Daqui seguimos para o Pueblo Machuca, parada obrigatória para a volta a SPA.
Um pueblo com pouco mais de 60 habitantes, a maioria crianças, mas que estava vazia quando chegamos pois era horário escolar.
Na verdade além de 4 trabalhadores da prefeitura ali realizando obras eu só vi 3 pessoas: a senhora que cuida da igrejinha, o atendente do restaurante e o churrasqueiro (dos espetinhos de lhama). Mas enfim, se a guia diz a gente acredita.
 
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foto: guardanapo, serve como comprovante de pagamento e retirada do espetinho de lhama
 
 
 
3o passeio:  Valle de la Luna
 
Chegamos em SPA e voltamos para o hostel.
Passamos no mercadinho para comprar e preparar algo para o almoço, já que daria tempo.
E as 14h00 chegamos na agência como combinado.
A van chegou as 14h20. E lá fomos nós. Começamos o passeio dentro do Valle as 15h20.
 
Aqui você paga a entrada. Estudante tem desconto, a moça aceitou a carteirinha de faculdade, então aqui vale tentar, aceitou ri e agradece, não aceitou senta e chora, entra numa faculdade e tenha a carteira ISIC.
Há uma venda para comprar águas e snacks (melhor já trazer porque é mais caro, claro), mas tive que comprar água, então.
 
 
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 O guia nos leva ao pico alto, faz suas explicações e depois diz, "tal horário todos no ônibus se não vai ter que encontrar outra van para voltar para SPA". COMO ASSIM? E o "tal horário" dele era daqui a 35 minutos e ele só tinha dado a explicação em espanhol (sorte minha porque entendia, já os que esperavam a tecla SAP para o inglês).
 
Lá em cima venta bastante então sobe aquela areia na cara que é uma beleza.
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Mas o lugar é realmente incrível, lindo demais. O que me surpreende, talvez porque em São Paulo eu não veja mais, é o céu. Todo azul e o sol refletindo cada cor em todos os lugares, é de cair o queixo.
 
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Depois de percorrer ali meio que às pressas (deveriam nos dar mais tempo) o jeito foi voltar né. Antes eu tivesse conseguido vir aqui de bicicleta, como eu havia me programado para o último dia.
Então fica dica: venha de bicicleta. Aluguem em SPA sua bike. O Valle é perto de SPA, muito perto. E aqui você faz o SEU tempo e não o da agência.
E depois você pode ir de bike mesmo para Putara Quitor.
 
Desse ponto seguimos na van até a Caverna de Sal.
Na verdade, depois dessa caverna que comecei a gostar daqui, porque achei que seria mais um passeio com dunas e meio que nada de difetente pra ver. Mas foi divertido, emocionante e uma aventura bacana.
 
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Daqui depois de uma escalaminhada, entramos na van e fomos ver as formações rochosas que chamam de "as três Marias".
Seguundo o guia: um bêbado uns anos atrás agarrou no "pescoço" de uma delas para tirar foto e acabou com a imagem. Mais uma vez o animal humano fazendo suas babaquices.
 
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 foto: As tres Marias. Parabéns a quem consegue ver
 
Partido daqui fomos ver o por do sol na Pedra do Coyote.
Nem vou falar muito desse lugar, foi um dos que mais gostei. Aqui o por do sol não tem igual, pelo menos ainda não vi. A cada minuto as cores do céu muda, reflete nas nuvens, nos picos nevados dos vulcões. MARAVILHOSO.
 
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No caminho de volta, na van, o guia havia pego uma rocha com cristais, quebrou e distribuiu entre nós (que coisa feia hein seu guia). Dizem que cristal você não escolhe, ele quem te escolhe. Acho que por isso que chegando na minha vez, não havia mais nenhum. Ele ainda tentou, tirou uma lasca que parecia mais uma lâmina de barbear e me deu. Abri a janela e deixei onde ele realmente pertencia.
 
Chegando em SPA fomos ver com a agência que iríamos subir o vulcão Cerro Toco se as condições do tempo estavam favoráveis. E estavam...uhuuuu. E fui alugar luvas para frio extremo. Não sou adepto mas fui comprar um pau de selfie porque lá em cima, sacar a máquina não iria dar certo e comprar algo para proteger o pescoço, um cachecol.
 
Gastos:
Entrada 3.000 pesos
Água 1.500 pesos
Mercado 18.500 pesos
Aluguel luvas 2.500 pesos
Pau de Selfie 9.000 pesos (um rim)
Cachecol 5.000 pesos
TOTAL= (R$) 23.000 CLP
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Dia 9 - 11 de Maio de 2017
San Pedro de Atacama - Volcano Certo Toco - 5.640 altura.
 
O horário combinado pela Rosana na noite anterior era que a van iria pegar no hostel as 7h.
Acabou passando uma hora mais cedo porque, segundo o guia, ela disse que subindo mais cedo seria melhor. Mas...
Ela não sabia que a noite havia nevado e que as estradas eram fechadas por aqueles lados por segurança. Há 3 anos atrás morreram 3 caminhoneiros porque havia nevado 1 dia e meio e eles ficaram presos e não conseguiram ser resgatados. Agora eles fecham e esperam autorização. E não adianta burlar e ir cortar caminho onde não há asfalto porque a polícia já pensou nisso também e fez vários buracos e vários montes de terra pra impedir isso, fora que, se for pego, cadeia. O guia até tentou mas resolveu esperar. Nisso foi-se formando uma fila de vans, caminhões e motos
As 8h20 um carro do governo do Chile de inspeção de vias chegou, mas não tinha nenhuma informação.
A estrada só foi liberada as 9h30. Mal dormir pra sair mais cedo que o combinado pra esperar até as 9h30. ô vida essa viu.
 
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 foto: Só faltou Gandald lá com seu cajado dizendo "AQUI VOCÊ NÃO PASSARÁ"
 
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 foto: olha a hora e olha a temperatura lá fora. Isso não é de Deos.
 
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foto: amanhecendo na estrada. Ainda estava lá parado
 
Enfim fomos liberados e pegamos a estrada. Nem preciso dizer que a visão na estrada é linda né, então, não direi. mas é.
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 foto: ó lá o Lascar, esquerda e o Toco, direita.
 
Enfim, chegamos a base da subida. Claro que não iríamos subir os 5640 a pé né. O carro chega até uma determinada altura e você sobe o restante que já é muito difícil.
O vento aqui já é muito forte. Veste-se com o máximo de roupa de frio e corta vento e luva que tiver, mesmo assim, o vão de alguma coisa que o vento conseguir passar e chegar a tua pele é de matar...kkk
 
Agora é DES PA CI TO. Passo a passo, devagarinho mesmo. Tá alto, o vento tá forte e pronto pra te derrubar. Na metade o guia perdeu um dos seus bastões. Voltar pra pegar só para profissionais, porque cansa, qualquer passo cansa muito. Não querendo ser mole, paguei e iria até o final, mas a vontade de sentar, chorar, chamar a mamãe e desistir é grande. Mas não desistiria, a sensação de frustração de não conseguir bateu e não iria me entregar. Aquela sensação de ter floquinhos de neve batendo no rosto é maravilhosa.
 
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 foto: projeto ALMA, observatório.
 
Bom, ficamos no pico uns 30 minutos, vento muito forte.
Pra tirar foto era um sacrifício. Era assim. Primeiro pensa em tudo o que você tem que fazer e aí põe em prática: tira luvas, guarda bem num bolso pra não ir embora com o vento, corre pega o celular no bolso, merda o bolso tem botão, ponta do dedo já era, tá doendo de tão gelado que tá, ufa, consegui abrir o bolso, pega o celular, segura firme para o vento não levar, tenta focar, abre as pernas pra ter apoio e não ser jogado para o lado, bate foto, bate foto, bate mais, quantas conseguir, não perde a oportunidade, porra que frio, guarda o celular, cadê a porra do botão, achei, abotoa,  reza para as luvas estarem onde você as deixou, pega elas, corre pra botar as luvas, ufa, vai esfregando as mãos pra esquentar.
 
Depois disso tudo, aproveitando a vista e batendo fotos nessa facilidade. Chegou a hora de comer as barrinhas que o guia te dá e descer.
Aqui não há segredo, para baixo todo santo ajuda. Aquela neve que era gostosa de sentir na subida, Eu já não aguentava mais aquela porra branca na cara, e agora batia forte, porque eu estava descendo a favor do vento. E com o vento você não anda, você pula. O vento aumentava você abaixava ou procurava uma rocha pra se esconder. O guia, baixinho, não conseguiu e o vento o derrubou, arrastou ele. Se fosse pra baixo diria sorte, mas não, teve que refazer o caminho. Na subida ele disse que quase ficou sem COOL. É ele precisou fazer as necessidades.
Você vê o carro tão pequenino lá embaixo, que bonito. É nada. Você não ve a hora de chegar nele, entrar e se proteger do frio. Se subi em 4 horas devo ter descido em 30 minutos.
Enfim, o carro estava na minha frente, ufa, consegui. Aí me perguntei: "MAS QUE PORRA EU VIM FAZER AQUI?" kkkkk
Passar um frio desses pra isso? kkk esse tipo de pensamento ocorre, depois os guias se cumprimentam, te cumprimenta e aí vem a emoção: SUBI UM VULCÃO. Serei uma das pessoas que alguém conhece ou irá conhecer que subiu um. Como o guia disse.
 
Voltei a SPA ainda me recuperando dessa louca emoção.
 
Depois fomos ao Museo del Meteorito, enfim conseguimos pegar aberto, afinal os relógios já estavam ajustados.
E pra quem não dava nada naquilo vendo somente de fora. EU SUPER RECOMENDO.
São 35 minutos de explicações áudio visuais super interessantes. E a guia do museu ainda termina com demonstrações sobre os meteoros. É sim há alguns lá que você pode tocar.
 
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 foto: da Ana, "emprestada".
 
Hoje seria o dia também de seguir viagem, SPA deixará saudades. Não consegui alugar uma bike para ir para Putara . Insegurança de não dar tempo, talvez, e outras coisas, mas enfim, aproveitei cada momento desse lugar místico, há algo aqui que não se pode explicar, só vivenciando. Mas é seco, nariz já não aguenta mais, está pura casca, todo machucado.
 
Voltei para o hostel e, com autorização das donas, fiquei por ali até chegar próximo ao embarque para Calama que seria as 19h45. E de Calama para Arica as 22h15.
 
 
 
Gastos:
Museo del Meteorito 3.500 pesos
Passagem  Frontera del Norte (executivo) SPA x Calama 3.000 pesos
Passagem  Frontera del Norte (executivo) Calama x Arica 9.000 pesos
2 empadas + café Rodoviária de SPA 2.500 pesos (juntando as moedas que sobraram)
TOTAL= 18.000 CLP
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Em 08/09/2017 em 20:04, Bruno Gonzales disse:

nem avisa no grupo que atualizou!! hehehe

Mt bom Marcio!!! acompanhando pois irei em novembro. :D

 

kkkkkkkkk penso que tô enchendo, mas na vdd, esqueci mesmo, ainda falta muito e o note não anda colaborando...

 

mas vlw que tá gostando, aguarde os próximos perrengues...digo, capítulos

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Cara o que estou mais impressionado é com as fotos, você disse que levou uma semi profissional.

Que câmera é essa? Ou essa qualidade toda é edição?

Ficaram muito show as fotos.

Invista na carreira de fotógrafo.

Estou acompanhando o relato e tomando minhas notas.

Parabéns!

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Eu ainda morro de rir toda vez que leio vocês mencionando a "lendária senhorinha salvadora" do Nonis hahaha. Nunca imaginei que fosse tomar essa repercussão toda.

Belo relato, Márcio. Tá bem legal. Continua aí!

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Em 14/09/2017 em 12:19, rodrigovix disse:

Eu ainda morro de rir toda vez que leio vocês mencionando a "lendária senhorinha salvadora" do Nonis hahaha. Nunca imaginei que fosse tomar essa repercussão toda.

Belo relato, Márcio. Tá bem legal. Continua aí!

kkkkkkkkk falei isso pra ela e ela soltou um sorriso timido, mas daquele jeito de que nem estava ligando muito...kkk

Nossa, vc comentando aqui não sabe como é legal..... tu é celebridade no grupo do whats e sempre quando alguém vai viajar indicamos o teu relato..kk

vlw

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