Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado (editado)

Mudei a ordem dos roteiros que fizemos (primeiro foi Ubatuba-SP, depois Extrema-MG e por último  Serra da Canastra-MG), acho que tem poucos relatos  da Serra da Canastra à pé.

Depois de ter concluído alguns caminhos em Extrema-MG, rumamos para São Carlos para visitar um parente.

Saímos de São Carlos-SP de carro, no dia 24.07, ainda sem definição por onde começaríamos a travessia(poderia ser por Delfinopolis, São Roque de Minas, vargem Bonita, onde íamos deixar o carro). Passamos em Ribeirão Preto para compra alguns mantimentos e resolvemos dormir em Delfinopolis-MG, passamos próximo a Franca e Cassia(entre São Carlos e Cassia tem 3 pedágios  $32),  antes de chegar tem que atravessar a balsa (na ida não paga, só na volta $23 por veículo leve).

OBS. : A gasolina nesta região de Minas Gerais é caríssima,  entre $4,20 e $4,40 o litro. Enquanto no estado de São Paulo estava na faixa dos $3,80.

Chegamos à noite em Delfinopolis,  resolvemos no outro dia ficar na cidade colhendo informações sobre os trechos seguintes,  acontece  que parece que tem um lobby dos guias para não dar informação. 

Depois de conversar com a gerente da pousada Rio Grande, ficamos confiantes que daria para chegar na pousada da Vanda sem grandes atropelos. E foi assim até o final,  chegamos num destino e ia atrás de informação sobre o próximo. Não encontramos mapas detalhados sobre os trechos, somente mapa geral.

 

SERRA DA CANASTRA - MG

1° dia - 26.07.2017 - Quarta-feira
De Delfinopolis a pousada da Vanda.
Uns 40 kms em aprox. 10:30hrs(erramos um entrocamento e andamos 6 kms( 3 pra ir e 3 pra voltar) à mais ), na realidade foram 46 kms neste dia)

Tempo: frio ao amanhecer,  sol forte o dia todo (nenhuma nuvem), frio intenso à noite.

ALERTA: nos finais de semana tem que ficar atento, pois tem muito tráfego de motocross,  UM PERIGO!  Cuidado!

O hotel(hotel JP em Delfinopolis -MG) informou que ia servir café da manhã,  o que não aconteceu,  sorte que sempre carregamos frutas, doces,  castanhas. ..
Saímos por volta das 05:30hrs, chegamos ao trevo e viramos à direita  e pegamos estrada de terra com pouco movimento de veículos mas com muita poeira.
A uns 6 kms atravessamos uma ponte de cimento sem guarda-corpo e uns 50 metros viramos a esquerda.
Pegamos uma estradinha de terra com muita sombra, pouco tempo depois passamos por um camping,  sempre subindo....chegamos a portaria do complexo Paraíso. ..lindo visual da região e do lago. Mais acima vimos uma antena a direita,  e à frente o condomínio de Pedras  (são formações rochosas, sem nenhuma casa por perto). Seguimos pela estradinha até um entrocamento e viramos à direita e seguimos numa estrada com muita areia, depois de uma descida fortíssima com muita valas e pedras chegamos em outra estrada e viramos à esquerda.
Passamos ao lado de uma ponte que ia para o complexo Bateia, logo chegamos à uma fazenda de gado,   batemos um papo com o dono que nos ofereceu água e bananas maçã deliciosas. OBS.: esse é praticamente o último ponto de água  (só vi água chegando na Vanda).
Logo a seguir começou uma subida fortíssima em pedra branca, tivemos que subir bem devagar. Após essa subida caminhamos na crista da montanha um bom tempo, com um visual FANTÁSTICO,  de um lado as montanhas da Gurita à esquerda e do lado direto as da Bateia, com lindo visual de toda região.
Do lado direito vimos uma antena,  e logo a seguir tem uma bifurcação, siga à esquerda para serra branca(para a direita vai pra "roça feia"  FOI AQUI QUE ERRAMOS..), logo a seguir começa uma descida fortíssima com muitas valas e pedras,  atravessamos um pequeno riacho e encontramos um vaqueiro que nos informou um atalho  (seguindo a trilha dos motoqueiros) para a pousada da Vanda,  entramos numa mata, atravessamos um riacho, pegamos uma subida fortíssima até o topo atravessamos duas porteiras e lá de cima um visual lindíssimo e a casa da Vanda laaaaaa embaixo,  descemos bem devagar pois era bem íngreme e com pedras soltas.

HOSPEDAGEM: Pousada da Vanda 035 99997-0057; quarto coletivo com ótimas camas, limpissimo, vários  cobertores,  ventilador, banheiro compartilhado limpo com chuveiro quente.  Ótima comida. Preço: R$80 por pessoa com café da manhã e almoço excelente  incluído.

Tem espaço para camping com banho quente, ela cobra $60 por pessoa com café da manhã e almoço ou jantar.

Somente almoço ou jantar $30 por pessoa à vontade. PODE ACREDITAR, VALE O PREÇO! 


RECOMENDO,  a Vanda e o pessoal nos atenderam muito bem.
Atende todos os dias  do dia 15 de dezembro a 15 de janeiro e na última quinzena de julho.
Nos outros meses somente de sexta a domingo.
Tem que fazer reserva antecipadamente.
Obs.: como  somos intolerantes  a Glutén/leite gentilmente a dona Vanda fez arroz, tutu, ovo e frango caipira ...maravilha, ISSO NO CAFÉ DA MANHà -  MARAVILHOSÓ! !!

Algumas fotos:

Dizem que existe na SERRA DA CANASTRA o "caminho do céu ", é verdade, se o céu não for ali, está bem próximo! 

Mapa da região :

20170725_084647.jpg

Caminho do céu, isso mesmo esse trecho é chamado assim.....e não é que é verdade. Ficamos bem próximos do céu, com certeza!

20170726_112707.jpg

20170726_135353.jpg

Tem que virar à esquerda. 

20170726_154056.jpg

Mais caminho do céu 

20170726_114948.jpg

Descendo para a pousada da Vanda

20170726_170542.jpg

Pousada da Vanda:

20170727_074124.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 3
  • Membros de Honra
Postado (editado)

Dona Vanda, tentou entrar em contato com as outras pousadas mais à frente (da natureza - 17kms e a dois irmãos - 22 kms(próxima a Cachoeira Casca d'anta )), mas não conseguiu, esse é outro problema de algumas localidades da Serra da Canastra,  o celular não funcionar.
Saímos mesmo assim, segundo ela,  a pousada mirante da Natureza ela tinha certeza que estava funcionando, mas a Dois Irmãos ela não tinha tanta  certeza. Então seguimos com essa preocupação, chegamos na Pousada Mirante da natureza e estava funcionando, resolvemos dormir nela,  vai que a Dois Irmãos esteja  fechada,  aí teríamos que retornar uns 5 kms morro acima  (subida fortíssima).
FONE POUSADA 2 IRMÃOS(uns 3 kms da cachoeira Casca d'anta):
37 3433-2062
37 3433-2032
Não vi os chalés por dentro, mas parece bem conservados.
Preço: $110 por pessoa com café da manhã e almoço.
Mais à frente na entrada para a cachoeira tem um camping que fornece refeição.


2° dia - dia 27.07.2017  -  Quinta-feira
Saída da pousada da Vanda e chegada a Pousada Mirante da natureza.
+-17 em aprox. 04:15hrs
Acumulado: 47 kms

Saímos depois das 07 da manhã,  depois de praticamente almoçar,( nenhuma nuvem no céu, tempo frio no início e sol forte durante todo o dia com vento gelado ) tem que passar muito protetor solar.
Uns 100 metros da pousada, depois de um mata-burro, viramos à esquerda e pegamos uma subida fortíssima com muitas pedras(Serra branca), no topo lindo visual de toda região, chegamos a uma bifurcação  (à direita vai para SJ do Barreiro), seguimos à esquerda.
Entre subidas e descidas médias chegamos a outra bifurcação  (tem um poste com um arado informando para seguir à direita) logo a seguir começa uma descida forte até uma mata,  depois começa uma forte subida até a pousada Mirante da Natureza.  Linda vista de toda região.
Resolvemos pernoitar aqui, mesmo sabendo que tem pousada próximo da cachoeira casca d'antas uns 5 kms depois(não sabíamos que a outra pousada estava funcionando).
Cometemos esse erro de dormir depois de 17 kms, pois no outro dia foi complicado.
Sugiro entrar em contato com a pousada 2 irmãos antes para verificar se está funcionando,  pois não compensa andar neste dia somente 17 kms,  os outros 5 kms é praticamente descida  (tem somente uma subida curta).

Hospedagem: Pousada Mirante da Natureza fone: 037 99919-0542 , wifi, quarto limpo,  camas boas, banheiro privado. Preço: R$100 por pessoa com café da manhã e uma refeição.  MUITO CARO PELO QUE OFERECE.
Obs.: Tem camping a $55 com jantar e café da manhã, banho quente.

Algumas fotos:

Talvez a pessoa mais conhecida e respeitada da SERRA DA CANASTRA: Dona Vanda.

O lugar onde vc verdadeiramente vai estar em casa. Pode acreditar! 

Na foto ela preparando nosso "café da manhã", só ela mesma para fazer isso. 

NOSSA SINGELA HOMENAGEM!!!

20170727_080452.jpg

Saindo tarde e deixando a Pousada da Dona Vanda.

20170727_085934.jpg

Subindo a serra Branca sem nenhuma nuvem no céu. 

20170727_090625.jpg

20170727_093626.jpg

20170727_095219.jpg

20170727_104302.jpg

À frente a serra da canastra e a Cachoeira Casca d'anta 

20170727_122200.jpg

A última subida do dia,  e que subida.

20170727_125348.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 3
  • Membros de Honra
Postado (editado)

3° dia - 28.07.2017  -  Sexta-feira
Saída da pousada Mirante da Natureza e chegada após 2 kms da nascente do rio São Francisco  (PN SERRA CANASTRA) - MG
+- 32 kms em aprox. 08:15hrs
Acumulado: 89 kms

Fez frio forte à noite, acordamos às 06 horas,  tomamos o café da manhã  (tutu de feijão,  banana e maçã ) saímos depois das 7 da manhã.
Nossa intenção a principio, era descer até a entrada do PN e subir a trilha difícil da cachoeira Casca d'anta, descer e dormir na parte baixa do Parque.
Saímos da pousada e descemos 5 kms até a entrada do Parque +- 01:25hrs .
O parque abre às 08:00 horas.
Pagamos $10 cada,  deixamos nossos dados(o guarda ficou preocupado conosco, pois dizemos que se mudássemos de idéia, iríamos atravessar o parque até a portaria de São Roque de Minas) ele nos disse que seria impossível chegar antes do parque fechar às 18 horas.
Depois de alguns minutos chegamos ao início da trilha.
Obs.: a distância entre a parte alta da cachoeira Casca d'anta até SR De Minas é aprox. 37 kms, e até a portaria dava uns 32 kms.
Como já conhecíamos a Cachoeira de outra ocasião,  resolvemos não chegar até a queda d'água.
A DIFÍCIL SUBIDA: para nossa sorte o vento frio amenizada o forte calor (nenhuma nuvem no céu).
Começamos a trilha à esquerda de um quiosque,  no início a trilha é tranquila, com árvores e muita sombra, alguns mirantes para cachoeira do lado direito e do lado esquerdo lindo visual para a região,  até o meio a subida é tranquila,  depois ela desce um pouco, aí começa a parte difícil realmente.
Pedras escorregadias e grandes, passamos várias vezes perto de precipícios altíssimos, sempre com visual lindíssimo de toda região, essa parte merece atenção redobrada.
Depois de 01:15hrs chegamos ao topo, ficamos admirando aquele monumental visual e começamos uma curta descida até a parte alta da cachoeira, dessa vez passamos direto,  atravessamos um pequeno riacho e vislumbramos o início da primeira queda do pequeno Rio São Francisco, maravilha(não fomos até o mirante). 
Fomos ao banheiro, descansamos um pouco, conhecemos várias pessoas que estavam chegando de carro para conhecer o mirante, pedimos a um casal, se quando retornassem para SR de Minas poderiam nos dar carona, eles sinalizaram que sim.
Então partimos despreocupados, se não desse tempo de chegar a portaria à pé, pegaríamos carona com eles.
Nisso esquecemos de repor nossa água,  tínhamos somente 2 litros d'agua, só vimos depois de uns 2 kms, não dava pra voltar para buscar, a solução foi pedir água para os carros que passavam, logo passou um casal paulista e nos deram mais 1 litro  (muitos carros paravam e perguntavam se precisávamos de alguma coisa ).
O trecho dentro do parque é complicado: subidas e descidas  médias,  grandes retas, mas os maiores problemas são: falta de local para coleta de água e nenhuma sombra,  nossa sorte era o vento frio que soprava. Tivemos que usar muito protetor solar.
Não tem como se perder neste trecho, tem somente um entrocamento, eu particularmente não achei bonito essa parte do parque,  apesar do mirante da cachoeira, a nascente do rio São Francisco e o curral de pedras.
O visual na maioria do tempo se resume a algumas montanhas e muito mato rasteiro.
Tentamos chegar a portaria, mas às 17:10horas, a uns 3 kms depois da nascente do Rio SF uma caminhonete de Franca-SP (o jovem casal Jean e Marina e seu lindo filho Victor Hugo) parou e ofereceu carona, como já estava tarde resolvemos aceitar, mas se não parasse ninguém não teria problema,  os guardas da portaria disseram que não teria problema algum se saíssemos depois das 18 horas.
Pouco depois chegamos a portaria,  informei a eles que era para avisar ao guarda da portaria que entrei, que estávamos saindo do parque, o pessoal da portaria já sabiam que estávamos cruzando o parque.
Depois de algum tempo chegamos ao centro de SR de Minas,  gentilmente eles foram atrás de pousada na cidade para nós,  conseguimos uma depois de pedir informações a um morador.


Quanta generosidade desse lindo casal Francano, fica aqui o meu sincero agradecimento.
Eles estavam hospedados em Vargem Bonita, cidade próxima de SR de Minas.
Conversamos longamente com eles na pousada.
Depois nos despedimos trocamos telefones e à  noite eles entraram em contato conosco perguntando se estávamos precisando de alguma coisa.
SIM, ainda existem pessoas assim neste mundo.

À noite minha esposa e eu fomos a um restaurante Self-service e comemos um monte.... $20 por pessoa à vontade, comida ótima.

Hospedagem: Pousada Fazenda 037 3433-1242, centro SR de Minas,  camas ótimas,  ventilador, frigobar, wifi, tv, leite ao pé da vaca. Preço: $80 por pessoa com café da manhã.  RECOMENDO.
Obs.: é uma propriedade rural praticamente no centro da cidade.

Obs.: no final da descida do parque tem pousadas (deve dar uns 3 kms do centro de São Roque). Tem camping também.

SR de Minas: cidade pequena,  tem Bradesco (não sei se é agência ) lotérica,  e toda estrutura para atender os turistas.
Banco do Brasil e Caixa econômica Federal somente em Piumhim.

Base cachoeira casca d'anta: +-800 msnm
Topo cachoeira final da trilha no topo +-1200
Maior altitude no parque: 1400msnm

Alguma fotos :

Saindo da pousada Mirante da natureza com esse visual da Serra da Canastra  (nenhum nuvem no céu)

20170728_073425.jpg

Início da trilha para parte de cima da cachoeira Casca d'anta 

20170728_094744.jpg

Mirante 

20170728_100242.jpg

Trilha difícil (parte mais difícil no final do trecho)

20170728_104355.jpg

20170728_104505.jpg

20170728_104900.jpg

Longas retas sem somora e água. .

20170728_133809.jpg

Ponte sobre o rio São Francisco,  a primeira. 

20170728_162733.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 3
  • Membros de Honra
Postado (editado)

4° dia - 29.07.2017  -  Sábado
Saída da matriz SR de Minas ida a nascente do rio São Francisco retorno à SR de Minas  ida para Vargem Bonita
+-27 kms em aprox. 06:25hrs

1° trecho: matriz de SR de Minas a nascente só Rio São Francisco.
+- 12 kms em aprox. 03:10hrs
Altitude: matriz 725 msnm
Nascente : +- 1250 msnm

2° Trecho: matriz de SR de Minas e chegada a Vargem Bonita -MG
+-15 kms em aprox. 03:15hrs
Vargem bonita : +- 700msnm

Acumulado: 116 kms

Primeiro trecho :
O café da manhã do hotel foi ótimo,  saímos depois das 07 da manhã. Tempo bem quente e sem nuvem no céu. 
A pousada ficava na parte baixa de SRM, tivemos que subir bastante até chegar a estrada de terra que leva ao PN.
A estrada tem muita poeira, até a portaria do parque, com muitas  subidas fortíssimas,  acessamos o parque e efetuamos o pagamento de $10 por pessoa,  pegamos outra subida forte e depois subidas e descidas leves até a nascente do rio São Francisco  (resolvemos ir até lá, pois ontem estávamos com pressa de chegar antes de fechar o parque e não revi a nascente). Pegamos carona até o centro de SR de Minas com um guia local.


Segundo trecho:
Saímos da igreja matriz, pegamos outra subida forte até o trevo da cidade  (tem 2 opções: estrada asfaltada com uns 25 kms ou de terra com 15 kms). No início sol forte e depois tempo encoberto mas quente. 
Viramos à direita no trevo e logo a seguir começou a estrada de terra.
Duas subidas fortíssimas neste trecho,  mas o resto é bem tranquila.
Sempre com o PN à nossa direita.
Vários carros paravam oferecendo carona.
A uns 2 kms de Vargem Bonita pegamos estrada asfaltada com uma descida fortíssima até o centro da cidade. Lindo visual do parque nacional. Na chegada reencontramos o casal de franca que nos deram carona ontem  (estavam indo embora).
À noite fomos a uma cafeteria e comemos biscoitos de polvilho com café e em frente comemos alguns churrasquinhos.

VARGEM BONITA: cidade bem pequena, tem algumas pousadas e restaurantes,  não tem banco.

Hospedagem: Pousada beija flor fone 037 3435-1153 ou 98822-6730, bem simples,  camas boas,  limpo, wifi, tv, ventilador, preço: $60 por pessoa com café da manhã razoável.

Algumas fotos:

Início subida para PN serra da Canastra - portaria SR de Minas

20170729_084450.jpg

20170729_092209.jpg

Subida íngreme com sol forte 

20170729_094652.jpg

Maravilhoso visual de toda região 

20170729_094550.jpg

Estrada de terra entre SR de Minas e Vargem Bonita - Mg

20170729_132405.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 2
  • Membros de Honra
Postado (editado)

5° dia  -  30.07.2017  -  Domingo

Saída de Vargem Bonita e chegada a parte baixa da cachoeira Casca d'anta - retorno de carona para Vargem Bonita.
+- 27 kms em aprox. 05:40hrs
Acumulado: 143 kms

Tomamos café da manhã e partimos, o tempo estava encoberto e frio.
Pegamos a avenida principal e fomos até o fim  e viramos à direita, e logo a seguir à esquerda.
Entramos numa estrada de terra com muita poeira e fortes subidas/ descidas. Passamos ao lado de SJ do Barreiro, sempre com a serra da canastra à nossa direita.
A uns 2 kms lindo visual da cachoeira,  rapidamente chegamos a portaria do parque,  efetuamos o pagamento  $10 por pessoa.
Rumamos para a parte baixa da cachoeira Casca d'anta, lindo visual da queda d'água, ficamos um pouco curtindo e voltamos à portaria para conseguir carona pra retornar à Vargem Bonita.
Dois primos  (um de Paulinia e outro de Bauru-SP(pedro, que depois encontrei na rodoviária de Piumhi, que rapazes educados) nos deram carona no carro deles  até Vargem Bonita.
Pegamos o ônibus da viação Transimao às 17:45hrs ($17,10 cada) até a cidade Piumhi, para resolver alguns problemas .

PIUMHIN: cidade mais estruturada,  tem vários bancos, pousadas e hotéis. Comércio forte.

Hospedagem: pousada São Francisco, em frente a rodoviária de Piunhi, bem simples mas limpa , camas boas, ventilador, tv, wifi, preço  $50 por pessoa com café simples.

Algumas fotos:

Serra da Canastra à nossa direita

20170730_092847.jpg

Rio São Francisco....Vargem Bonita é o primeiro município que ele passa

20170730_101449.jpg

Até parece que ia chover. ..

20170730_095150.jpg

 

 

20170730_123401.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 3
  • Membros de Honra
Postado (editado)

6° dia  -  31.07.2017 - Segunda-feira

Fomos a Piumhim de ônibus, comprar mais suprimentos, protetor solar, sacar dinheiro.
Decidimos não ir conhecer Capitólio,  apesar de ser próximo, nossa intenção era somente caminhar.
Tem dois horário entre Piumhim e Vargem Bonita  (06:00 e 15:00hrs ), com tudo resolvido Embarcamos as 15 horas para Vargem pela viação Transimao  ($18,20 cada).
Reencontramos o Pedro na rodoviária de Piunhim,  que nos deu carona no dia anterior  (como eh bom conversar com jovem educado e culto).

Quando chegamos fomos atrás de informação sobre o trecho entre Vargem Bonita e  SJB do Glória  (cerca de 60 kms), segundo o Miguel (ciclista experiente e funcionário do posto de combustível da cidade) esse trecho é muito complicado, devido a falta de sinalização e a grande quantidade de entrocamentos existentes neste percurso,  segundo ele, certa ocasião ele mesmo teve dificuldade em achar o caminho certo. Diante disso, mudamos tudo, resolvemos ir para SJB do Glória via Pousada da Vanda. Apesar de andar mais, seria mais seguro.

Almoçamos Self-service a  $33 no restaurante stalo em Piumhi.

Hospedagem: Pousada Savana, próximo a matriz de Vargem Bonita,  camas boas, ventilador, tv, wifi, geladeira na sala. Preço  $50 por pessoa sem café da manhã.
RECOMENDO.
Obs.: durante finas de semana e feriados o preço é mais elevado.


Foto de mais um mapa da região. Devido a falta de mapas mais detalhados tivemos que seguir esse (foi muito bom)

20170729_072155.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 2
  • Silnei featured this tópico
  • Membros de Honra
Postado (editado)

7° dia - 01.08.2017  -  Terça-feira

Saída de Vargem Bonita e chegada a pousada da dona Vanda.
+- 39 kms em aprox. 09::00hrs
Acumulado: 182 Kms

Tempo muito frio sem nenhuma nuvem no céu ao amanhecer.
Depois sol forte com algumas nuvens e vento frio depois das pedras da serra do rolador.

Começamos o dia com problema:
Fomos abrir a porta da pousada e a fechadura estava com problema  (não abria), ligamos para proprietária e ela veio abrir.

Saímos bem cedo,  cruzamos toda cidade,  viramos à direita no final da avenida (na verdade uma rua antes do final) logo a seguir viramos à esquerda, pegamos estrada de terra para SJ do Barreiro(a mesma que vai para a parte baixa da cachoeira Casca d'anta), depois de algumas subidas/descidas viramos à esquerda, alguns quilometros antes de SJB, na placa indicativa da fazenda dos NEVES, pegamos subidas e descidas  forte até a fazenda Laurindo Bernardes (do lado esquerdo da estrada, com criação de gado e tem avestruz) depois de uns 200 metros chegamos noutra estradinha de terra, viramos à direita e atravessamos um mata burro,  seguimos morro acima,  num entrocamento viramos à esquerda e continuamos a fortíssima subida, encontramos 3 motociclistas no topo, conversamos bastante e seguimos. LINDO VISUAL de toda região,  inclusive do PN da Serra da Canastra.
No topo tem uma porteira à esquerda,  não entre,  siga à  direita  sempre reto não vire à esquerda  em lugar nenhum  (vc vai andar com a serra da canastra sempre a sua direita; em alguns lugares verá a Cachoeira Casca d'anta ) , passará por 3 porteiras, não tem erro.
Quando vc visualizar  uma estrada de terra cortando o horizonte vc estará perto do marco onde virará à esquerda e seguirá até a pousada da dona Vanda. Não esqueça que descerá uma serra forte antes de chegar a pousada.
Como somos intolerante a lactose e Glutén, dona Vanda, carinhosamente fez um ótimo bolo para nós(ligamos para ela no dia anterior informamos que iríamos pernoitar). Ela pegou nossa roupa suja e lavou(ela tem máquina de lavar roupas). PESSOA ÓTIMA.
Depois comemos uma ótima comida e fomos dormir cedo.

Hospedagem: Pousada da Vanda, ver dias anteriores.

Altimetria e tempo:
Fazenda avestruz: 03:30 hrs de caminhada. 870 msnm
Depois pedras topo rolador: 05:05 hrs -  1325msn
Trevinho (marcos velhos SJ barreiro x pousada Mirante da natureza ): 07:30hrs
1345 msnm
Pousada dona Vanda: 08:55horas 1100 msnm

Algumas fotos:

Praça na saída de Vargem Bonita 

20170801_061414.jpg

Portal de saída de Vargem Bonita 

20170801_061627.jpg

O mesmo caminho e visual 

20170801_073146.jpg

Aqui vira à esquerda 

20170801_082232.jpg

Fazenda com avestruz

20170801_092244.jpg

Logo após fazenda vira-se à direita, aqui inicia a subida forte até o topo

20170801_093739.jpg

Subida leve

20170801_100050.jpg

Mais subida

20170801_101620.jpg

Outra subida

20170801_103139.jpg

Visual maravilhoso de toda região 

20170801_104437.jpg

Quase no topo

20170801_112119.jpg

Mais subida

20170801_112409.jpg

Depois do topo pegamos esse caminho com grama, neste trecho tem 3 porteiras. LINDOS CAVALOS. 

20170801_121837.jpg

Mais à frente estrada de terra, mais à frente entrocamento para pousada dona Vanda/cachoeira casca d'anta. 

20170801_135639.jpg

Descida Serra branca, no final pousada da Vanda

20170801_150057.jpg

Que visual

20170801_151911.jpg

Lindas montanhas 

20170801_152309.jpg

Chegando, de novo, na pousada da dona Vanda. Sem palavras para agradecer o acolhimento dela! OBRIGADO

20170801_153537.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 2
  • Membros de Honra
Postado (editado)

8° dia - 02.08.2017 - Quarta-feira
Saída da pousada da dona Vanda e chegada ao centro de São João Batista da Glória - Mg
+-43 kms em aprox. 10:10hrs
Acumulado: 225 kms

Acordamos mais tarde, nossa intenção era dormir a uns 30 kms de distância,  na descida da serra.
Tomamos um excelente café da manhã preparado pela Dona Vanda. Saímos despreocupados e tranquilos,  o sol estava reinando com poucas nuvens no céu.
Passamos rapidamente na pousada Babilônia para conhecer($150 por pessoa com café da manhã e almoço, muito caro).
Até o término da vale da Babilônia(tem várias opções de hospedagem) foi rápido,  depois começou uma subida fortíssima,  logo a seguir descida forte, parte em pedras de cimentos, com lindo visual de montanhas. Chegamos num entrocamento onde tem uma casa com alguns bois, seguimos reto até o topo com linda vista de outro vale.
No topo visualizamos a pousada Boa Esperança abaixo  (lindo aquilo lá). A descida foi tranquila e chegamos numa ponte com um rio transparente e começou uma subida fortíssima novamente, paramos numa pousada que tem um bar na frente  (essa pousada cobra $120 por pessoa (café da manhã e almoço) - poderíamos dormir ali, mas achávamos que as outras pousadas estavam abertas.

Chegamos ao topo e na descida visualizamos algumas cidades abaixo  (Passos...). Pensamos, agora é só descer e arrumar uma pousada,  passamos em várias na estrada, e todas fechadas,  decidimos seguir até a cidade de SJB da Glória, pensamos que era somente descida.  Ledo engano,  muitas subidas e descidas fortes e para atrapalhar, muito movimento de caminhões e carros, comemos muita poeira. No final deu tudo certo,  chegamos a praça matriz e conseguimos uma ótima pousada,  como os restaurantes ficavam distantes, fui no supermercado e comprei uns petiscos e cama.

São João Batista do Glória , cidade pequena com algumas pousadas e Restaurante. +-750msnm.

Hospedagem: Pousada Manga Rosa 035 3524-1445 , atrás da igreja matriz, camas ótimas, ventilador, tv aberta, wifi, limpo e confortável.  Preço  $66 por pessoa com café da manhã. RECOMENDO

Algumas fotos:

Pequeno trecho com sombra

20170802_091323.jpg

Um sobe e desce dentro do belo Vale da Babilônia 

20170802_095147.jpg

20170802_110900.jpg

Desendo para outro vale,  pegaremos aquela estrada subindo 

20170802_115519.jpg

Subindo e sendo observada pelo bezerro

20170802_122628.jpg

Outra descida forte e abaixo a pousada Boa Esperança 

20170802_125713.jpg

Ponte sobre o rio de águas cristalinas 

20170802_132349.jpg

Chegamos ao topo e logo abaixo a cidade de Passos -MG,  agora é só descer. .ledo engano

20170802_145808.jpg

Olha a subida à frente e outra e outra...

20170802_151228.jpg

Subindo e comendo poeira 

20170802_172431.jpg

Entardecendo e ainda na estrada de terra, pelo menos o visual de brinde

20170802_174609.jpg

Árvore seca e com lindas flores.

20170802_120351.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado (editado)

No nosso planejamento inicial era para somente ir de Delfinopolis a Cachoeira Casca d'anta, mas a região é muito bonita que resolvemos ir até SJB do Glória, terminando assim nossa estada na região. Até aqui,  pois quando chegamos em Delfinopolis-MG bateu uma vontade de conhecer outros caminhos, resolvemos algumas pendências em nossa cidade,  via fone, e conseguimos mais alguns dias. COMO É BOM VIAJAR.

Tudo resolvido,  fomos atrás de informação,  nisso o dono da sorveteria da praça da matriz de Delfinopolis  (recomendo,  ótimo sorvete. E gente muito boa),  falou sobre a Cachoeira do Ouro  e do Vale da Gurita (que vimos no primeiro dia de caminhada ). Pronto vamos conhecer! Negociamos com o hotel deixar o carro  no estacionamento de novo(pois ficaríamos um dia fora). No final não cobraram pelo estacionamentorno. 

 

 

9° e 10° dia -  03 e 04.08.2017 - Quinta-feira e Sexta-feira. 
Saída de SJB do Glória e chegada a Delfinopolis-Mg (de ônibus ) - e um dia para planejar outros caminhos na região. 

 

Deixamos nosso carro no estacionamento do hotel JP em Delfinopolis, tínhamos que buscá-lo.

Pensamos em ir à pé(mais 2 dias),  mas não compensava,  pois era somente estrada de terra com muita poeira e muito trânsito de caminhões grandes e, até ali, já íamos embora para casa.

Dia 03.08.2017 - Quinta-feira 
Acordamos e tomamos café,  saímos as 10 da manhã e conversamos na praça da matriz  com pessoal da cidade de SJB do Glória (até nos convidaram para almoçar nas casas deles). Em cidades pequenas o pessoal gosta de uma boa prosa.
Almoçamos Self-service à vontade na praça  $18 por pessoa. Como o ônibus só sairia as 15:30hrs,  tirei uma soneca num banco da praça onde tem uma parada de ônibus, que vai para Delfinopolis  (COMO É BOM A LIBERDADE).
Esperamos o ônibus que faz SJB DO GLÓRIA  a DELFINOPOLIS da empresa Cisne  (só tem um horário às 15:30hrs que saiu às 15:45hrs preço: $26,40 por pessoa).
Estrada com muita poeira e trânsito de caminhões enormes transportando cana-de-açucar.
Grandes plantações de banana, sorgo, milho, cana-de-açucar, e criações de gado de leite e corte.
Do lado esquerdo rio grande e do direito a serra da canastra.
A uns 25 kms tem Ponte Alta, lugar pequeno, vi propaganda de uma pousada.
Mais 17 kms chegamos ao distrito de olhos d'água,  bem pequeno, tem somente uma pousada.
Mais uns 23 kms e chegamos a Delfinopolis,  gentilmente o motorista do Ônibus nos deixou na porta do hotel, onde ficamos semana passada e o carro ficou estacionado. Esse trecho tem aprox. 63 kms e fizemos em 3 horas, estrada ruim.

Hospedagem: hotel Jp em Delfinopolis. Ver dia anterior.
Obs.: quando deixei o carro estacionado negocie o preço a $20 por dia.
Depois percebi que estava pagando caro, então negociei o preço,  no final me cobraram $10 por dia.

Dia 04.08.2017 - Sexta-feira 

Acordamos cedo, tomamos café da manhã, fomos ligar o carro e nada...a bateria arriou. 

Tentamos dar um tranco na descida e nada..pqp.

Nisso passou um rapaz e ofereceu ajuda, demos uma Chupeta e tudo resolveu.

Como atrasamos um pouco neste dia devido ao problema no carro, resolvemos conhecer mais alguns lugares na região,  então fomos atrás de informação. O dono da sorveteria da praça matriz sugeriu a Cachoeira do ouro.

Resolvemos algumas pendências na nossa cidade, via fone, compramos algumas coisas para levar na caminhada. Fomos até a balsa para preencher o tempo. Dormimos à tarde.

 

 

Balsa entre Delfinopolis e Cassia

20170804_095608.jpg

Editado por casal100
  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...