Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia

Ednie Rafael

Posts Recomendados

• Membros

estive 3 vezes em Santa cruz e no próximo mês estou indo novamente.. e na verdade eu nunca tive nenhum tipo de problemas ao trocar o Real por Bolivianos... há muitos pontos próximo a praça... também não se paga taxa de cambio igual aqui no Brasil... em fevereiro o Real estava equivalendo a 3,47 Bs e o dólar 7,00Bs a troca foi direta, real por bolivianos e ponto. nada de taxa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Sim, em Santa Cruz isto é verdade, real sem problemas e dólar com notas velhas você troca com facilidade.

Agora, no resto da Bolívia, tirando um pouco La Paz... O real até que dá pra trocar, agora aquela nota de dólar que tá só um pouquinho amassadinha, ou com a bordinha um pouquinho rasgada, vai voltar pro Brasil com certeza.

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • Membros
Euros ou Dolar? Pessoal por favor, gostaria de levar Euros para Bolivia e Peru, pois não viajaria com tanto dinheiro, o que vcs acham? o Euro é bem aceito lá, me ajudem por favor...

Euro nao é aceito em lojas e hoteis, somente dolar e Bolivianos. Vc pode trazer e trocar em casas de Cambio. Se vc carrega Euro p nao levar tantas cédulas, na Bolivia nao adianta nada, quando vc trocar p Bolivianos vai sair com um monte de notas, cada Euro vale 9,12 Bolivianos. No site do BNB tem o cambio de varias moedas. Segue o link direto http://www.bnb.com.bo/monedas.asp

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Fala pessoal! Bom, desculpem se a pergunta for idiota mas não achei a resposta aqui! Teria algum problema se eu levasse só reais para a trip, e assim, ia trocando no decorrer da viagem ou eu obrigatoriamente tenho que levar dolares?!

Estou querendo chegar a MP, saindo do Rio de Janeiro e passando por quijarro - santa cruz de la sierra - cochabamba - la paz - puno - cusco e MP, e pra essa trip estou pretendendo levar um pouco mais de 1000 reais pra gastar com tudo, desde passagem do rio até todo o resto na viagem!! E ai?! Vcs acham que fica apertado?! Até agora pelos meus cálculos eu vou gastar mais com as passagens aqui no Brasil, mas na bolivia e peru o gasto parece ser beeem menor!

Vaaleu!

Oi Raoni, td bem?

Então, eu não levaria apenas reais nesta viagem. A nossa moeda não é muito bem valorizada, e vc conseguirá cambio melhor para o dólar mesmo.

Agora, particularmente acho que 1000 reais é pouco para esta viagem se incluir as passagens. Apesar de tudo ser muito barato na Bolívia, vc tem que ter uma grana e uma margem de segurança. Acho que vc poderia reservar esse dinheiro apenas para a viagem em si, e pagar as passagens a parte.

Este ano fui para La Paz, Copacabana, Arequipa, Cusco e MP levando 2.500 reais. Claro que sobrou, mas eu preferi ter uma segurança. Depois, eu confesso que fiz alguns gastos a mais (com artesanados) e não fiquei em muquifos ou comendo qualquer coisa na rua. Dá para ser mais econômico, mas dai, depende teu estulo de viajar tbm!!! Mas nesse valor não estava incluso as passagens de avião, que ficaram em 800 reais (quase td que vc pretende gastar).

Dá uma olhada no meu relato (rodapé da msg), eu detalho os gastos dia a dia.... assim vc consegue ter uma idéia de quanto vai gastar por dia (tira meus artesanatos, heim?)... tem cidades mais bartas, como La Paz e outras beem mais caras, como Cusco... então, não dá para generalizar! Além de MP ser um gasto extra da viagem, que tem que ser contado!!!

Beijos, espero ter ajudado!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Fala Raoni.

É isso aí. Se levar reais vai perder dinheiro. Mais do que se perde cambiando para dólar e depois para bolivianos ou soles.

Para saber se R$1000 dá para a sua viagem, você tem que montar seu roteiro primeiro e fazer o levantamento de hospedagem, comida, transporte, passeios ... Sem o planejamento não dá para saber.

A Gabriella levou R$2500 para 19 dias. Eu gastei R$2000 em um mês passando por 3 países e 12 cidades. Então não dá para responder sua pergunta. Na verdade a resposta é DEPENDE! Do seu planejamento.

Intééé

Link para o comentário

• Membros de Honra
Mas então vc acha que eu devo cambiar todo o meu dinheiro para dolares?!

Alí em Puerto Quijarro ainda é vantagem, pois é fronteira. Passou dali o real já é bem desvalorizado. Pelo menos toda vez que faço as contas do câmbio para dólar e para reais, a cotação do dólar sempre compensa. Já que vai levar só dinheiro (sem VTM, crédito e tal), SUGIRO você trocar por dólar.

Intééé

Link para o comentário

• Colaboradores
Oi Gabriella!! Com certeza ajudou sim! ::otemo:: Acho que vou seguir a sua dica e levar mais ou menos mil sem contar as passagens, até agora eu fiz os cálculos até cochabamba, não cheguei a MP ainda mas concordo em relação a ter uma reserva, nunca se sabe, estou pretendendo em ficar mais ou menos dois dias em cada cidade e em MP talvez três, mas ainda falta acabar de contabilizar! Só mais uma pergunta, esses 2500 que vc levou, vc gastou com as passagens na bolivia e peru ou foi somente para os outros gastos mesmo?!

Então Raoni,

É como o Lico disse, tudo depende do seu planejamento... Eu procuro economizar, mas prezo pelo conforto.... Por ex, em La Paz, me hospedei no hostal Copacabana por cerca de 77bol. Poderia ter sido mais econômica, mas eu curti o lugar.... já em Arequipa, fiquei em um bom hotel (não hostel) e paguei 70 soles no quarto para casal (ou seja 35 soles por pessoa)... essa valor estava ok no meu orçamento, mas tenho certeza que encontraria opções mais econômicas (e talvez menos confortáveis) se eu quisesse....

Acho que vale a pena vc investir um tempo programando seus gastos diários... há os gastos fixos (hospedagem, alimentação) e aqueles que variam conforme a cidade (passeios, transporte, compras)....

Para os 19 dias, eu levei 2500 reais (convertidos para dólares no VTM - excelente opção, muito bem aceito no Peru e Bolívia - super recomendo, principalmente para não ficar andando com toda a grana da viagem na mão) apenas para os gastos lá, sendo que na minha estimativa eu gastaria apenas 2000 reais (500 reais foi a minha margem de seguraça). Meu palnejamento foi correto (usando as informações de muitos relatos que descreviam os preços), se não fosse o gasto extra com Machu Picchu (por conta das chuvas, paguei mais caro em um pacote do que por conta). Mas sem problema, ainda sobrou 200 reais..... Então, avalio que fiz um bom planejamento, dentro do que podia gastar.

As passagens eu paguei antes, no cartão de crédito. 800 reais ida e volta de SP-La Paz.

Sugiro que vc tbm faça seu orçamento, dia a dia, consultando os relatos que informam preços. Claro, procure aquele que mais se aproxime do seu estilo de viajar!!! Afinal, tem gente que não se importa de apenas comer um sanduba as 3 da tarde, outros preferem almoçar e jantar todos os dias em bons restaurantes..... Tem que ver aquilo que mais se adequa a sua trip!

Dá uma olhadinha no meu relato, vê se te ajuda!

Beijos, e precisando é só perguntar!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Colaboradores

ois!

Alguem ja fez cambio (dolar x boliviano) diretamente no Banco Nacional da Bolivia?

Vou chegar por Cochabamba e pensei em trocar ao menos um pouco direto no banco onde, imagino, a cotação seja mais proxima da oficial. Tem uma agencia no proprio aeroporto de Cochabamba (segundo site do bnb).

Alguem que ja fez pode me falar como foi?

Valeu! Marla.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros

Oi, Gente

Li aqui no site sobre as notas de dolar (séries) que não deviam ser adquiridas no câmbio na Bolívia. Então, minha preocupação é que meu irmão foi comprar para mim numa casa de cambio aqui em Salvador e apesar de ter passado as séries, ele trouxe 02 notas de 20 da série B2 e aí perdi esse dinheiro quando for viajar ou da para utilizar lá? Ele disse que informou no guiche e o dono disse que ficasse tranquilo que o $ era do Banco Central. Perdi a grana ou não?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...