Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia

Ednie Rafael

Posts Recomendados

• Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Pessoal, a cotação do Boliviano ontem em La Paz estava R$2,05 e U$6,95

Neste caso, se imaginarmos que o dólar está sendo vendido a R$ 3,40 nas casas de câmbio, o dólar e o real ficam empatados, aí realmente dá na mesma. Mas neste caso eu ainda preferiria levar os dólares por terem maior aceitação. Aliás, uma coisa que não vi em nenhum país além da Bolívia são diferentes cotações para os tipos de cédula: esse valor é para quem troca com notas de 100 dólares. Se você leva notas de 50 eles pagam um pouquinho menos (tipo 6.93) e vai decaindo até chegar nas notas menores que devem pagar uns 6.80.

Outro detalhe é que enquanto vemos o dólar aqui disparando, na verdade é o real que está se desvalorizando. Então não sabemos se essa cotação de 2.05 estará prevalecendo para os mochileiros que viajam em abril, maio, etc. Se as duas moedas estão tecnicamente empatadas, eu compraria dólares para manter o poder de compra.

A minha recomendação se refere apenas à comparação dólar x real. Nunca levo cartões pra sacar em moeda local porque acho as taxas absurdas. Mas pra quem preferir essa opção, a Bolívia conta com muitos terminais pra sacar. Reparei bastante deles em Sucre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores
Pessoal, a cotação do Boliviano ontem em La Paz estava R$2,05 e U$6,95

Considerando que algumas casas (as mais caras, eu sei) já estão cobrando 3,70 pelo dólar, tá mais vantagem levar em real. Mas isso analisando friamente os números que a Larissa nos trouxe. Concordo que o dólar tem maior estabilidade e poder de negociação, mas a nossa instabilidade aqui é que está tensa.

Obrigado pela atualização, Larissa!

Link para o comentário

• Colaboradores

Vejo todo mundo quebrando a cabeça na dúvida se leva dólares ou reais.

Gente: Dólar sempre !!!Notas de U$ 100,00 sempre !!!

Para qualquer país é sempre dólar. Parem de quebrar a cabeça.

A cotação do real varia muito, hoje está boa amanhã está ruim.

Abraço !!!

Rodrigo

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, seguinte:

Ja fiz meu mochilão pra Bolivia e Peru. E minha recomendação é levar dolar em especie ou para grandes quantis sacar nos ATM, pois assim dilui o valor da taxa cobrada ao sacar.. (Existe a opção de sacar em reais ou em dolares). Evitem levar real em espécie, não é todo lugar que aceita, e a tendência é que desvalorizem mais a cotação. NUNCA COMPREM BOLIVIANOS NO BRASIL..

Porém tenho visto comentários de pessoal se baseando nas cotações oficiais dos Bancos Centrais (isso ajuda a ter uma referência), porém ocorre que para o cambio turismo, o spread (diferença entra a ponta compradora e a ponta vendedora) tende a ser maior em relação às cotações oficiais, e quando falamos em Reais x Bolivianos o spread é maior em relação ao spread do dolar boliviano. E quanto maior a volatilidade do Real x dolar , maior será o spread em percentual, devido a volatilidade, os compradores precisam ter uma margem maior para se proteger e evitar prejuízos. Tendo em vista a grande volatilidade do real x dolar, sugiro comprarem dolar em especie, devido a maior estabilidade US$xBolivianos. Considerando que não é o dolar que sobe no Brasil, e sim o Real que se desvaloriza em relação às outras moedas. Existem outras moedas no mundo se desvalorizando em relação ao US$, exemplos: peso colombiano, peso mexicano Rublo da Russia. Mas o boliviano se manteve estável em relação ao dolar, ou seja, quando o boliviano é comparado com o Real, houve uma valorização.

Espero ter ajudado... se precisarem de dicas de La Paz,Copacaba e Uyuni me enviem um e-mail.... 

Link para o comentário

• Membros
Pessoal, seguinte:

Ja fiz meu mochilão pra Bolivia e Peru. E minha recomendação é levar dolar em especie ou para grandes quantis sacar nos ATM, pois assim dilui o valor da taxa cobrada ao sacar.. (Existe a opção de sacar em reais ou em dolares). Evitem levar real em espécie, não é todo lugar que aceita, e a tendência é que desvalorizem mais a cotação. NUNCA COMPREM BOLIVIANOS NO BRASIL..

Porém tenho visto comentários de pessoal se baseando nas cotações oficiais dos Bancos Centrais (isso ajuda a ter uma referência), porém ocorre que para o cambio turismo, o spread (diferença entra a ponta compradora e a ponta vendedora) tende a ser maior em relação às cotações oficiais, e quando falamos em Reais x Bolivianos o spread é maior em relação ao spread do dolar boliviano. E quanto maior a volatilidade do Real x dolar , maior será o spread em percentual, devido a volatilidade, os compradores precisam ter uma margem maior para se proteger e evitar prejuízos. Tendo em vista a grande volatilidade do real x dolar, sugiro comprarem dolar em especie, devido a maior estabilidade US$xBolivianos. Considerando que não é o dolar que sobe no Brasil, e sim o Real que se desvaloriza em relação às outras moedas. Existem outras moedas no mundo se desvalorizando em relação ao US$, exemplos: peso colombiano, peso mexicano Rublo da Russia. Mas o boliviano se manteve estável em relação ao dolar, ou seja, quando o boliviano é comparado com o Real, houve uma valorização.

Espero ter ajudado... se precisarem de dicas de La Paz,Copacaba e Uyuni me enviem um e-mail.... fabricio.oizumi@gmail.com

Fala oizumi, obrigado pelo relato!

Uma dúvida, tu usou pra sacar nos ATM direto da poupança ou conta corrente? Acha que vale a pena fazer um VTM ou levar o cartão do banco e fazer saques em quantias acima de 200 dolares?

No Uyni da pra pagar as agencias direto com cartão de débito direto da conta corrente?

Link para o comentário

• Membros
Pessoal, seguinte:

Espero ter ajudado... se precisarem de dicas de La Paz,Copacaba e Uyuni me enviem um e-mail.... fabricio.oizumi@gmail.com

Fala oizumi, obrigado pelo relato!

Uma dúvida, tu usou pra sacar nos ATM direto da poupança ou conta corrente? Acha que vale a pena fazer um VTM ou levar o cartão do banco e fazer saques em quantias acima de 200 dolares?

No Uyni da pra pagar as agencias direto com cartão de débito direto da conta corrente?

Então, quando eu fiz saques em ATM, o valor foi debitado da conta corrente. Sinceramente, não sei se é possível retirar da poupança... Outra coisa que vc deve fazer é desbloquear o cartão para utilização no exterior. Lembro que eu consegui sacar no ATM da Rodoviária de Uyuni.. Sim, para utilizar saques superiores a 200/300 dolares (compensa sacar em bolivianos), compensa sim utilizar o ATM (cotação do cambio é boa e a taxa é diluida), devido a vantagem de não ficar portando grandes quantias. Quanto à possibilidade de utilizar cartão de débito na compra de pacotes, não sei mesmo, sei que algumas operadoras aceitam cartão de crédito... o valor dos pacotes giram gira em torno de 600 a 1100 bolivianos para 3 dias. Se vc chegar antes das 9:00 em uyuni, vc consegue comprar uma pacote no mesmo dia, e é possivel barganhar e conseguir bons descontos.

Link para o comentário

• Membros
[quote name="oizumi"

Então' date=' quando eu fiz saques em ATM, o valor foi debitado da conta corrente. Sinceramente, não sei se é possível retirar da poupança... Outra coisa que vc deve fazer é desbloquear o cartão para utilização no exterior. Lembro que eu consegui sacar no ATM da Rodoviária de Uyuni.. Sim, para utilizar saques superiores a 200/300 dolares (compensa sacar em bolivianos), compensa sim utilizar o ATM (cotação do cambio é boa e a taxa é diluida), devido a vantagem de não ficar portando grandes quantias. Quanto à possibilidade de utilizar cartão de débito na compra de pacotes, não sei mesmo, sei que algumas operadoras aceitam cartão de crédito... o valor dos pacotes giram gira em torno de 600 a 1100 bolivianos para 3 dias. Se vc chegar antes das 9:00 em uyuni, vc consegue comprar uma pacote no mesmo dia, e é possivel barganhar e conseguir bons descontos.[/quote]

Baah, valeu pelas infos! Acho que vou depositar tudo direto na conta então e sair daqui com apenas alguns dólares pra garantir.

Cartão de crédito pretendo não usar mas acho que vou acabar levando .

Obrigado, abraaço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...