Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia

Ednie Rafael

Posts Recomendados

• Colaboradores

O VTM (Visa Travel Money) é basicamente um cartão de crédito recarregável...Você, antes de viajar, "carrega" o seu cartão com dólares ou euros e pode sacar esse dinheiro no exterior, ou usar o cartão em máquinas de cartão de débito ou crédito de restaurantes, lojas, etc.

O VTM é fornecido no Brasil pelo Banco Rendimento. Você pode entrar no site : www.rendimentovtm.com.br e nele procurar as casas de câmbio, bancos e afins que são autorizados a fornecê-lo. Aqui em São Paulo a casa de câmbio Action, que tem unidades em vários locais e shoppings, fornece esse cartão. A emissão é gratuita e imediata e você tem que dar uma carga mínima inicial na hora de pegar o cartão.

Para mim, é a melhor forma de levar "dinheiro" em viagens hoje em dia

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...
  • Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Tem no aeroporto msm, cheguei de madrugada, tb pela gol . Tinha um guiche na frente do desembarque, tava fechado mas tinha um cara lá q fazia a troca, fiquei meio bolado mas tudo bem, o dinheiro era quente. Mas na volta tinha um guiche no secundo andar, tava aberto mas não era tão tarde. Tire somente o necessário até chegar em la paz (se for pra lá)...que a cotação é bem melhor.

Viuns caras falando de ir na cidade que tinha uma cotação melhor e tal (boa até de mais!), mas acho q não deve valer a pena....o viru viru é longe da cidade e de madruga...

VLW!

Link para o comentário

• Colaboradores

Nota rasgada

Gente, só reiterando.

Nao aceitem das casas de câmbio notas rasgadas, sujas ou amassadas.

Penei para trocar uma nota de US$ 100.00 aqui no Peru só pq ela tinha um rasguinho de 1 milímetro.

Guardem com cuidado no porta dólar, dentro de um plástico, com cuidado para nao amassar. Se molhar entao esquece.

abraços

Link para o comentário

• Membros de Honra
Pessoal, tô pensando em comprar uns mil dólares semana que vem pelo Banco do Brasil, sei que a cotação vai ser a do turismo, mais cara, e que vai indidir taxa e talz.. o que sugerem? Trocar em viru viru sei que não vai compensar. Na cidade de vocês, tem casa de Câmbio? COmo fizeram para arrumar dolar moeda antes da viagem?

Valeu

Fui no BB hoje ver como era a negociação. Tem que levar:

* PASSAPORTE

* PASSAGEM

* 70% ENTREGAM EM TRAVELER CHECK

* SOMENTE 30% EM DINHEIRO

* 4% DE "COMISSÃO"

* TAXA DE IOF

Fui numa casa de câmbio e comprei mais um pouquinho por R$2,05. Vou continuar fazendo isso, comprando aos poucos, quando abaixa no decorrer do dia.

Intééé

Link para o comentário

• Colaboradores

Nana

Moedas

Nao tem jeito, tem que levar tudo em dólares mesmo, nao se vende soles nem bolivianos em casas de câmbio aqui no Brasil.

Nao esquece de levar o porta dólar.

Vai trocando aos poucos, pq se tiver que trocar para dólares novamente vai perder dinheiro.

Se estiver confusa, faz uma tabelinha de quanto vale cada moeda com relaçao ao real e cola atrás da sua calculadora.

Porém, melhor sempre pensar em dólares, começa a esquecer o real.

Quanto levar

É muito pessoal e o Juba já falou bem sobre isso, mas eu dividí assim para Peru e Bolivia (por dia):

- Comida e hospedagem: US 20.00

- Táxi, internet e eventuais ligaçoes para o Brasil: US 5.00

- Passeios: pesquisar quais vai fazer e calcular separadamente.

- Transporte: pesquisar e calcular separadamente.

- Compras: cuidado para nao se empolgar como eu e minha namorada e gastar demais.

abraços

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • Membros

Voltei da Bolívia no dia 28/10/09 e o câmbio tava na média 1Dólar = 7Bolivianos

Lá terá muita dificuldade ou mesmo não conseguirá trocar notas de 100 Dólares das séries CB DB B2 FF F

Um monte de gente já postou mas vale lembrar: Notas com qualquer tipo de mancha ou rabisco ou muito amassada são dificeis de trocar, tuas notas têm que tá impecáveis.

Eu aconselho a levar notas de 50 e 20 dólares, pq é mais tranquilo de trocar.

Pra dar uma olhada no dinheiro da Bolívia vale a pena entrar nesse endereço:

http://www.bcb.gov.bo/especiales/monedasbilletes/index.html

Abraços!

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Colaboradores

tfouto

O euro é muito bem aceito, tanto quanto o dólar. Fora que a cotação é bem melhor.

Peça dinheiro trocado

Quando for comprar bolivianos peça tudo bem fracionado, na Bolivia ninguém tem troco, é impressionante, deixam de te vender só pra não ter que trocar o dinheiro.

Notas danificadas

Isso já foi amplamente divulgado no tópico, mas vale reiterar: ninguém aceita dólares amassados, manchados, rasgados e etc. Penei para trocar uma nota de US$ 100,00 só porque estava sem o cantinho da nota.

abraços

Rodrigo

Link para o comentário

• Membros

Forma de levar os recursos financeiros é bem particular. Normalmente quem utiliza de um meio e não tem problemas recomenda, mas eu particularmente acho que o melhor é vc escolher fazendo uma análise um pouco mais estratégica, o que eu faço? Ou melhor: o que eu fiz e farei:

Uso um Cartão de Crédito Pré-Pago, o o VTM. que cobra USD2,5 por saque. Ele cobre o primeiro envio do cartão reserva pra onde vc estiver, se te roubarem vc liga a cobrar e te mandam outro por correio. Importante é vc ter uma ideia da aceitação dos cartões nos locais para onde pretende ir, se a aceitação for boa, poderá levar cartões de diferentes bancos em locais diferentes do corpo, eu só levo por desencarno, preciso ter um plano B caso tudo dê errado.

O dólar é mais valorizado, então leve dólares, só o suficiente para alguns dias, o restante estará no cartão. Eu acho que levar toda a grana da viagem no bolso é suicídio, poise se for assaltado uma vez tá ferrado, com a grana da semana se vc for assaltado perderá apenas uma semana.

O legal do cartão pré pago é que, se der merd4, vc liga pra algum conhecido, se tiver e pede pra depositar alguma grana, cai dia seguinte e bora. cartão de crédito as vezes vc tá no limite daí já viu.

É importante planejar um plano B e sempre estar preparado para ser roubado, se for, perderá o menos possível.

É possível levar cartão de crédito do seu banco e sacar lá, mas alguns cobram % sobre o saque e tem mais uma taxa, basta pesquisar no google.

Traveller Cheque eu não conheço, mas sei la, se for papel comum tu perde ele numa chuva ou coisa do tipo, cartão se ficar submerso 3 dias só secar que tá em casa.

Cartão pré pago te dá um controle legal, vc sabe até onde pode gastar.

Grana eu não aconselho, só se deve levar para alguns dias.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Algum problema em usar VTM na Bolívia, Peru, Equador, Chile, Argentina? Tipo local pra sacar?

Quanto a levar grana em papel moeda, estou com dificuldade de conseguir notas abaixo de U$100,00 aqui em floripa (os gringo só vem pra cá com essas!). Mas o cambio pra papel moeda seria o mesmo, tipo, conseguiria por cada dólar os BOL$7,02, sem maiores dificuldades nas casas de cambio por lá?

Me parece que pela segurança, compensa levar VTM, ou outra espécie de cartão, do que grana em papel. E as taxas do VTM não são tão "exorbitantes".

Agradeço as respostas!

Falaaa Trosko !!!

Quanto tempo hein cara !!! Já falei pra vc parar de pesquisar, afinal se não tiver uns perrengues não tem graça ... rsrsrs

Lugares que aceitam VTM

Como eu disse, na Bolivia não é qualquer lugar que aceita, mas sacar acho que não é tão difícil, lembro que tinha nos terminais de buses e na região central.

Cotação

Na Bolivia, em quase todos os lugares (menos Copacabana e aeroportos), tanto nas casas de câmbio ou cholas que trocam na rua, 1 dólar valia 7 bolivianos. Acredito que essa cotação não tenha mudado.

Notas de US$ 100,00

Por que não quer as notas de US$ 100,00 ? Eu levei quase tudo em notas desse tipo, até melhor porque não faz muito volume. Eu ia trocando de 100 em 100. E se você quiser troca US$ 50,00 por exemplo, e eles te dão o troco em dólares.

Segurança

Olha, eu preferí levar tudo em grana, levei US$ 2.000,00 na cintura. Talvez hoje em dia, se realmente as taxas não são tão altas assim (na época nem pesquisei sobre o VTM), eu levasse meio a meio (VTM e espécie). Ouví falar muito pouco mesmo em assalto, mas é melhor não se arriscar tanto assim se for levar mais que US$ 2.000,00.

abraços

Rodrigo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...