Membros paulocesarwinter Postado Outubro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Outubro 16, 2012 pessoal....boa noite. eu pretendo ir a bolivia e peru. mas apenas levar dolares daqui do brasil, e cambiar por lá. pelo que li, isto não é comum? é interessante manusear apenas cartoes? paulo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Aletucs Postado Outubro 16, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 16, 2012 pelo contrário paulo, é o mais comum leval dolares e cambiar lá por moeda local. Levando cartões, seja qual modalidade for, vc vai perder mais dinheiro que levar em dolar e cambiar em moeda local. pode ir tranquilo com dolares que, ao contrário do que acontece no brasil, na bolivia e peru todos os hoteis, táxi, passeios, e tudo mais podem ser pagos em dolares e, em todas as esquinas é possível encontrar casas de cambio pra trocar o dolar por moeda local. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Fafarib Postado Novembro 9, 2012 Membros Compartilhar Postado Novembro 9, 2012 Alectus, em relação a câmbio, eu levei US$300, mas só usei para pagar o tour para Uyuni (US$115), hotel e umas comprinhas no final da viagem (em média, US$ 1= BOB 6,60). Não fiz câmbio diretamente. Sou adepta de desbloquear o cartão de crédito internacional e sacar em caixas eletrônicos (até 1500 BOB por saque). Acho prático e, sempre que fiz minhas continhas (incluindo o IOF de 0,38, o percentual de 2% sobre o total e a taxa de US$2,50 por saque), concluí que fiz melhor negócio. Espero ter ajudado a esclarecer (ou a confundir! rsss) Sds, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Aletucs Postado Novembro 9, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 9, 2012 Ah tá, achei que vc tivesse cambiado dolares em bolivianos, nas casas de cambio. Então, quanto a sacar com cartão de débito e crédito, no meu banco que é o bando do brasil, nao vira. já fiz os cálculos centenas de vezes e comprar dólar e levar é mais economico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros franciscobsb Postado Fevereiro 23, 2013 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 23, 2013 Estive na Bolívia agora em janeiro de 2013. Seguem algumas dicas sobre a questão do câmbio: Dica 1: há um mercado informal de cambistas muito grande na Bolívia. Constatei isso em La Paz (Calle Sagarnaga) e em Copacabana. Nestes cambistas informais as taxas costumam ser mais favoráveis que aquelas cobradas em casas de câmbio oficiais de aeroportos. Dica 2: estava mais vantajoso levar dólares do brasil ao invés de real (vide exemplo em imagem abaixo, quando U$ 1,00 estava aproximadamente R$ 2,05 no comercial). - você obterá boas taxas quando for trocar: - notas altas de dólar (ex: 100 e 50). - e em bom estado de conservação (não gastas, sem rasgos evidentes). - você obterá taxas piores ou podem até mesmo recusar trocar: - notas baixas de dólar (sobretudo de 1 dólar). - notas mal conservadas, com rasgos Isso em geral não se aplica às casas de câmbio oficiais (por exemplo a que fica no aeroporto de Santa Cruz) - onde a cotação é fixa independemente de qual nota será trocada. No aeroporto de Santa Cruz a taxa estava em U$ 1 = 6,80 bolivianos, independentemente se trocássemos notas de 100 ou 1 dólar. Por isso, uma última dica importante: caso esteja com notas de U$ 1, 5, 10 troque-as na casa de câmbio no próprio aeroporto em Santa Cruz. Do contrário, pode ser que em La paz ao invés de te oferecem a cotação de U$ 1 = 6,93 (cotação que normalmente encontrei nas ruas de La Paz em janeiro) te ofereçam apenas 6,00 bolivianos por cada nota de 1 dólar (vide imagem abaixo de uma casa de câmbio de la paz, feita em janeiro de 2013). Dica 3: uma boa forma de desovar suas notas de 1 dólar sem ser traído pelas taxas de câmbio desfavoráveis é a seguinte... Antes de entrar na sala de embarque, voce deve ir a um guichê no aeroporto pagar a taxa de embarque. Para voos internacionais, em jan/2013 a taxa era de 25 dolares (ou 175 bolivianos). Pode pagá-la tanto com notas de dólar, quanto de bolivianos. Uma boa dica para quem está com notas de 1 e 5 dólares é deixá-las para pagar essa taxa... Eu paguei minha taxa com 25 notas de 1 dolar (hahahaha). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Betzel Postado Março 22, 2013 Membros Compartilhar Postado Março 22, 2013 Ola amigos. Boa noite! Eu vou viajar para o Acre no dia 26 deste mes, e de eu e meus amigos vamos de carroa para lá paz, e eu estou cheio de duvidas en relação as compras lá na bolivia. Estava lendo algumas resposta acima e muitos comentaram em levar o dinheiro em dolar pois a cotação para transferencia e melhor e maior, porem li em outras respostas que algumas pessoas preferem o cartao de credito. Agora a minha duvida no qual ainda não foi esclarecida. 1° E melhor eu passar o cartão ou levar o dinheiro em maõs?? Se for o dinheiro mesmo e melhor levar em dolar logo ou levar em reais para fazer a troca pela moeda local por lá mesmo. 2° onde e melhor para fazer as compras em lá paz?? estou a procura de tecnologia na parte de fotografia, informatica e tambem na parte de perfumes, bebidas, e roupas. Toda a informação sera bem vinda pois sera minha primeira vez na bolivia... Fico agradecido a todos!!!! Haa.. So para ajudar " não sei se vai ajudar ou piorar a ajuda de vc's" sou do Espirito Santo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Yagoat Postado Abril 17, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Abril 17, 2013 Boa Noite, Pessoal chegarei na bolivia em Santa Cruz de La Sierra, logo depois iremos a Sucre. Estou com duvida onde realizar o primeiro cambio do mochilao. Alguém tem uma dica de qual das cidades tem um melhor cambio ? Ou até se possível alguma indicação de casa de cambio ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros mvaldiero Postado Junho 11, 2013 Membros Compartilhar Postado Junho 11, 2013 Com a alta do dólar, é vantagem levar Euros ??? Obrigado !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros prividal Postado Junho 18, 2013 Membros Compartilhar Postado Junho 18, 2013 Tenho praticamente a mesma dúvida do mvaldiero Vou mochilar pela Bolívia - Chile - Peru. Com essa alta maluca do dólar, vocês acham que vale a pena levar menor quantidade de dólar e levar mais em reais? Inicialmente levaria tudo em dólar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Aletucs Postado Junho 18, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 18, 2013 Olha, a matemática é assim, o real desvalorizou em relação ao dolar? Sim, entao também desvalorizou em relação ao boliviano. Euro nunca foi bom no cambio na bolivia, desaconselho. A melhor coisa é esperar, pq a dentencia do dolar é baixar. O banco central tem lutado pra isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.