Membros mrcsmkt Postado Junho 24, 2012 Membros Compartilhar Postado Junho 24, 2012 Fala pessoal, vou ter que fazer alguns saques em ATMs na Bolívia e to com algumas dúvidas... 1 O caixa eletrônico pode cobrar alguma taxa além das taxas "normais" (US$2,50 VTM, R$12,00 cartão de débito, IOF)? 2 Existe a possibilidade de sacar dólares? 3 Se eu sacar em bolivianos, aparece no instante qual é a cotação utilizada? (dólar -> bol. ou real -> bol.) 4 No caso de pagamento em dólar no débito, o estabelecimento (restaurante, hostel, etc.) fará a conversão ou a conversão vai ser feita pelo banco? Valeu!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros TIRP Postado Junho 24, 2012 Membros Compartilhar Postado Junho 24, 2012 Fala pessoal, vou ter que fazer alguns saques em ATMs na Bolívia e to com algumas dúvidas... 1 O caixa eletrônico pode cobrar alguma taxa além das taxas "normais" (US$2,50 VTM, R$12,00 cartão de débito, IOF)? 2 Existe a possibilidade de sacar dólares? 3 Se eu sacar em bolivianos, aparece no instante qual é a cotação utilizada? (dólar -> bol. ou real -> bol.) 4 No caso de pagamento em dólar no débito, o estabelecimento (restaurante, hostel, etc.) fará a conversão ou a conversão vai ser feita pelo banco? Valeu!!! mrcsmkt o caixa em si não cobra, só serão cobrados de vc as taxas aplicadas pelo seu banco. Todos os Caixas da Bolivia sacam em Dólares e/ou bolivianos, dependendo das disponibilidade de notas no terminal. Mas o normal é que assim que vc insere seu cartão no terminal e escolhe a opção saque ele vai mandar vc escolher " dólares ou bolivianos" (uma moeda para cada operação). E não aparece cotação, nem quanto foi retirado da sua conta em real. Vai mostrar uma opção para verificar saldo Tb, mas essa opção não esta disponível para banco estrangeiro. Por isso é bom ter acesso a sua conta pelo site para ter controle do cambio. E pagamento em dólar na Bolivia somente em espécie. Quando vc comprar algo em dólar com cartão a loja vai cobrar em bolivianos pela cotação deles, pois pagamento com cartão somente em bolivianos. Se for no debito já desconta em real na sua conta, se for credito vai aparecer na sua fatura o preço em Bolivianos a conversão feita para dólar (moeda padrão em transações internacional) e mais embaixo e conversão para o real. Se for sacar os melhores terminais para isso são os do banco BNB e Mercantil Santa Cruz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros FPR Postado Junho 26, 2012 Membros Compartilhar Postado Junho 26, 2012 Gentemm esta pergunta é meio ridicula mas na verdade estou a ter alguma diiculdade com isto. Estou a tentar encontrar uma doleira para levar para minha viagem mas nao encontro em lado nenhum, alguem me pode dizer onde comprar?? Estou em são Paulo e vivo na zona de Santa cecilia, perdizes, mas qualquer lado esta bom para ir comprar. Até... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Marla* Postado Junho 27, 2012 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 27, 2012 nossa FPR, coisa mais facil de achar! Ate na revistinha da Avon vende. Qq loja de bolsas e malas na região da 25 de março, Bom Retiro e Bras vc acha fácil. Ou então compra pela internet http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425820883-porta-dolaresdoleirafrete-gratis-para-2-ou-uniddepbco-_JM abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Erikakim Postado Agosto 1, 2012 Membros Compartilhar Postado Agosto 1, 2012 Olá Thiago, Desculpe-me a honestidade, mas são todos uma merda. Todos eles vão te roubar uma boa grana na hora de transformar os dólares comprados para pesos. Essa cotação deles é muito ruim e não te falam nada. Podendo, leve tudo em dólares papel. Quanto à segurança... Pode ficar tranquilo, pois a Bolívia é 1000x mais segura que o Brasil. Se for pessimista e pensar na merda que poderia dar... Ser sequestrado até extirparem os últimos centavos do seu cartão é muito pior que só perder o dinheiro. Na prática... Vai sem medo, pois já fui mais de 10 vezes a Bolívia e nunca recebi um olhar diferente ou suspeito. Levando em conta que vivi toda a vida no Rio de Janeiro e presto a máxima atenção a isso. Leo, já li os posts mas estou com dúvidas e gostaria que você me ajudasse: 1- Sempre viajo levando VTM (em dolares). Na Bolívia. o que voce aconselha: sacar na moeda local ou em dolares para depois trocá-los pelo dinheiro deles? 2- Com relação á cartão de crédito gostaria de saber como é a aceitação em Hostels/Restaurantes?lojas etc, em cidades como La Paz e Copacabana. 3- Levar cash é seguro na Bolívia? Necessita apenas aqueles cuidados que sempre temos com segurança? Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros mrcsmkt Postado Agosto 11, 2012 Membros Compartilhar Postado Agosto 11, 2012 Erika, a pergunta foi pro Leo mas vou tentar te ajudar 1- Pelo VTM, é MUITO mais vantajoso sacar em dólares. Só que lá, nem todos os caixas eletrônicos disponibilizam saque em dólar... Em La Paz, na Sagarnaga, tem um caixa Bisa que disponibiliza (ao lado do Hotel Sagarnaga). 2- Não posso dizer muito bem, porque não levei cartão de crédito (taxas altíssimas!!!). 3- Levar dinheiro vivo é seguro sim... Se eu pudesse voltar no tempo, levava todo o dinheiro em cash. Falou! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Edu Alves Postado Agosto 26, 2012 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 26, 2012 Boa tarde pessoal! Alguém sabe onde há casas de câmbio em Cochabamba, no aeroporto ou proximidades? Pois pretendo trocar alguns reais em bolivianos, onde é mais viável realizar câmbio, em Cochabamba ou em São Paulo mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Aletucs Postado Agosto 26, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 26, 2012 Em cochabamba tem casa de cambio dentro do aeroporto, eles cambeiam reais, mas levando dólares vc perde menos no cambio. Nem pense em comprar bolivianos no Brasil, a taxa é péssima, vc vai perder muito dinheiro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Edu Alves Postado Agosto 30, 2012 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 30, 2012 Em cochabamba tem casa de cambio dentro do aeroporto, eles cambeiam reais, mas levando dólares vc perde menos no cambio. Nem pense em comprar bolivianos no Brasil, a taxa é péssima, vc vai perder muito dinheiro Obrigado!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Aletucs Postado Agosto 30, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 30, 2012 esclarecendo sobre a casa de cambio no aeroporto, funciona assim, levando real, eles vão te cambiar R$1 x 3 Bol (as vezes nem isso) enquanto que, USD$ 1 x 6,9 bol, assim, vc pagando R$ 2,15 x 1 usd, acaba saindo R$1 x 3,20 Bol. A conta é mais ou menos essa ai em cima, os valores mudam um pouco, mas em nenhuma hipótese compesa levar real. alem do que, o volume de reais é muito maior que de dólares, afina, R$ 2150,00 reais equivalem a 1000 dólares, ou seja, 10 notinhas. As casas de cambio na bolivia e no peru nao sao como aqui, que junto com o preço da moeda vc tem que pagar iof, taxa de comissa e essas coisas, lá tem uma placa com o valor do cambio do dia e é aquilo, as vezes, se vc cambiar pouco dinheiro (tipo der uma nota de 100 dolares pra pegar 20 em boliviano e o troco de 80 em dólares) eles vao te colocar um cambio um pouco pior. se possível, troque o máximo possivel em la paz, é o melhor cambio, uyuni, santa cruz, copacabana, sao bem piores. cochabamba é intermediário. Quando eu desci em julho/2011 em cochabamba, troquei só 20 dolares, foi o suficiente pra comprar o onibus pra mim e minha esposa, comprar agua, comprar besteiras pra comer e ligar pro Brasil, e pegar o táxi da rodoviaria pro hostel condeza em la paz. Quando cambiei os reais em dolares aqui no brasil, fiz questão de pegar 200 dolares em notas de 50, 20, 10 e 5 dólares, pq assim, quando o cambio era ruim eu trocava só o necessário pra durar até ter um bom cambio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.