Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Salve aventureiros, estou indo passar 20 dias em Assunção no Paraguai e na minha mochila carrego bens eletrônicos avaliados em aproximadamente de 50 mil desde macbook a câmeras, drones e etc. O caso é que eu não tenho mas as notas fiscais e tenho medo de quando voltar, a alfândega achar que comprei no Paraguai.

Vi que no site da receita apenas tem como declarar valor em espécie (aquele de 10 mil reais ou equivalente) mas nada como bens eletrônicos do viajante.

O que vocês recomenda fazer?

Abraços

• Membros
Postado

A declaração que se fazia ao sair do país com eletrônicos foi extinta. Hoje você tem que ter as notas fiscais da compra dos equipamentos se comprados no Brasil.

Se estes eletrônicos foram adquiridos no exterior em viagens passadas e você não os tiver declarados à Receita Federal quando ingressou com os mesmos, poderá ter problemas também, mesmo que tenha as notas fiscais.

• Membros
Postado

A declaração de bens na saída do Brasil já não existe e muuuitos anos.

Hoje você precisa das notas fiscais de compra para não correr risco de ser taxado na entrada ou o comprovante de que pagou impostos de importação se trouxe ou comprou estes itens do exterior anteriormente.

Ou seja, se jogou fora as notas fiscais, ou comprou no mercado informal, não tem muito o que fazer, a não ser pensar melhor da próxima vez que for comprar algo no mercado informal ou antes de jogar fora as notas fiscais.

Você pode trazer um celular, uma câmera fotográfica, um tablet entre outras coisas, para uso pessoal sem pagar taxas, mas macbook, drone, lentes, etc não são isentos.

Se os artigos mostrarem claramente sinais de uso e desgaste, você consegue argumentar que já tinha eles antes de viajar, e em teoria não será taxado, mas sempre vai ser a sua palavra contra a do fiscal caso ele resolva implicar...

• Membros
Postado

Boa tarde, mallesgiunnyor

> ... tenho medo de quando voltar, a alfândega achar que comprei no Paraguai.

As chances são grandes.

> ... O caso é que eu não tenho mas as notas fiscais

Peça uma segunda via às empresas que lhe venderam estes bens.

Boa viagem!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...