Membros Este é um post popular. Amanda Sfair Gonçalves Postado Agosto 9, 2017 Membros Este é um post popular. Postado Agosto 9, 2017 (editado) Olá Mochileiros! Esse post não vai ser exatamente um relato de viagem mais acho legal poder dar dicas do que fazer em Belém do Pará! Antes de ir procurei por informações por aqui e não achei muita coisa.. então acho que qualquer relato já ajuda! Resumindão, eu faço parte de uma comunidade de leitores (skoob.com.br) e em 2016 fizemos um encontro na Bienal do Livro em São Paulo. Lá e conheci a Dani e o Mário duas pessoas maravilhosas de Belém que eu prometi guardar no coração e visitar assim que possível. De Curitiba para Belém as passagens são caríssimas, mas para minha sorte no feriado de Corpus Christi conseguimos comprar por pontos as minhas passagens e do meu esposo e emendamos o feriado para visitar nossos amigos e conhecer a cidade. Todo o tempo da viagem passamos junto com esse casal paraenses maravilhoso e por isso a logística é diferente de um mochilão, mas achei importante trazer o relato pra cá justamente por mostrar lugares não obrigatoriamente turísticos! Mas chega de enrolação, borá lá! Saímos de Curitiba no dia 15/06 as 06:30 com escala no Rio para chegada as 12:10 em Belém. Logo que chegamos fomos recebidos pela Dani e pelo Mário e fomos almoçar. Nota importante sobre Belém: você vai comer muito e muito bem! 1ª Dia - 1ª Parada Point do Açaí. Já sabia que o açaí que comemos aqui no sul é diferente do Norte (que é puro e muito mais amargo), consumido com comida salgada, inclusive. Disse para Dani que queria experimentar e ela nos levou para o Point do Açaí. Se você que está lendo puder ir.. vá! MUITO DO BOM. Comemos peixe tomamos sucos de frutas que não temos pelas tão facilmente bandas do Paraná (Taperebá e Cupuaçu) e experimentamos o açaí de verdade, sem banana, leite em pó, leite condensado ou granola.. lá eles consomem com Farinha de Mandioca ou Farinha de tapioca. 1º Dia - 2ª Parada Docas Saímos do restaurante e fomos para um dos pontos turísticos mais famosos de Belém, a Estação das Docas. Transforam uma parte não utilizada do porto em uma grande área de convívio. Super bem cuidada e cheia de coisas legais para comprar (porém muito caro). Tomamos sorvete na Cairu, uma sorveteria super tradicional de Belém e sentamos em uma mesa do bar da Amazon Beer (que é produzida em Belém) para admirarmos o por do Sol e curtirmos a beleza do rio Guajará. Ficamos lá até bem depois do sol se por bebendo cerveja e conversando. 1º Dia - 3ª Parada Boteco Meu Garoto Conheci o Jambu pelo Master Chef hahaha. Segundo a Dani e o Mário o Boteco Meu Garoto é estilo boteco sujo mas é o melhor! inclusive o Meu Garoto possui duas sedes na cidade fomos na que fica em Frente a Praça Brasil.. lá existem uma infinidade de opções de cachaças, optamos pela de Jambu que acompanha um “caldinho nordestino” para tomar em seguida.. E sim, realmente amortece a boca, e é forte.. a vontade é tomar algumas doses.. mas vinha de uma tarde bebendo cerveja e era o primeiro dia na cidade então ficamos com uma dose só! Aproveitamos para comer pasteis assados de bacalhau no boteco mesmo e encerramos o primeiro dia em Belém. 2º Dia – 1º Parada – Balneário Olho D’Água de Benevides O Mário é tatuador e nesse dia ele tinha uma tatuagem enorme programada para fazer e não pode passar o dia conosco.. então de manhã ele e a Dani vieram nos buscar no Manga Hostel (falo dele no final da postagem), fomos com o Mário até o estúdio. De lá o Vini, meu marido, assumiu o volante. Observação importante: o trânsito em Belém é um caos, geral não respeita nenhuma lei, mas Vini se virou bem! Depois de deixarmos o Mário pegamos a BR que saia de Belém do Pará até a cidade de Benevides para irmos ao nosso destino. Uma nascente de rio! (Peço perdão pelo vacilo mas só sei dizer que, para chegar no Olho D’Água você continua pela BR 316, passa o trevo de Benevides e fica esperto olhando para a esquerda que vai estar pintado em um muro a entrada. Tentei achar no Googlemaps mas não consegui.) A nossa idéia era passar o dia todo lá.. mas quando chegamos demos com a porta fechada.. a Dani desceu para conversar com o caseiro (é uma propriedade particular) e logo depois que uma cobra caiu no pé dela - SIM UMA COBRA, NO PÉ DELA! – o caseiro apareceu.. ela convenceu ele de deixar a gente entrar só para ver.. aquele papinho.. “Eles vieram de longe, eu prometi que ia trazer eles aqui.. eles precisam ver porque é muito lindo..” enfim, entramos.. e ai demos mais uma chorada e ganhamos o direito d entrar na água hahahaha.. O lugar é fantástico, como não tinha ninguém a água estava transparente.. a infra-estrutura é super simples e tá mal cuidado, mas a cor aquela água, e aquela nascente foram uma das coisas mais lindas que já vi. Ficamos lá até sermos expulsos.. e rumamos de volta para Belém. 2º Dia – 2ª Parada – Restaurante Na Maré Voltando para Belém já estava perto da hora do almoço e a Dani levou a gente em um lugar incrível! o Na Maré é um restaurante palafita que você ou eu turistão JAMAIS encontraríamos. Fica na Rua São Boa Ventura. Uma portinha de nada que te leva para uma casa palafita de 2 andares, no de cima ficam as mesas.. não mais do que 15, no de baixo a cozinha. Pedimos um prato de peixe com Arroz com Jambu que da vontade de comer de joelhos rezando de tão maravilhoso. De quebra uma vista irada do rio Guamá. Por ser dia de semana demos sorte e conseguimos mesa, mas a Dani falou que é bem concorrido e que ela já tinha tentado algumas vezes ir, sem sucesso! 2º Dia – 3ª Parada – Mangal das Garças O Mangal das Garças fica bem perto do restaurante Na Maré, trata-se de um lugar bem turístico com uma infra-estrutura impecável, funcionários mega preparados. Um charme total. Lá, como o nome já diz é um viveiro aberto de Garças.. elas vão e voltam quando bem entendem. Tem uma torre de vista panorâmica da cidade e um viveiro de Borboleta. Um detalhe super legal: O viveiro das Borboletas é pago a parte. Como fomos no período da tarde o funcionário da bilheteria informou que as borboletas esse horário já estava recolhidas e que não valeria a pena pagar e entrar no viveiro porque veríamos muito pouco. Achei a atitude super legal, não tentaram nos vender algo só pelo vender! Além dessas atrações tem um restaurante (com certeza caro) e um píer com uma vista linda para o rio Guamá. Nesse dia, tinham alguns casais tirando foto no Mangal, o lugar é lindo mesmo, então books de casamento, grávidas e de 15 anos tem parada obrigatória por lá! Ficamos lá até quase o parque fechar, com o sol já baixando. 2º Dia 4ª Parada – Forte do Presépio Saindo do Mangal nosso destino era o Ver-o-Peso. Um atrativo super famoso de Belém. É uma feira livre, bastante grande com uma variedade incrível de coisas. O problema é que estava muito cheia! A Dani também explicou pra gente que infelizmente, já não é um lugar tão seguro de se passear. Com a quantidade grande de turistas por lá acontece bastante furto se não estiver muito esperto. Eu sei, a gente poderia ter ido mesmo assim, mas optamos por não ir.. não tinha lugar para estacionar e não tínhamos a intensão de comprar nada específico.. então optamos por seguir para o Forte do Presépio . O Forte é um espaço super bem cuidado também e que possui um pequeno museu, custa 6 reais para entrar e retrata a colonização portuguesa na Amazônia e sobre a história do próprio forte com utensílios militares. Ahhhh, não pise na grama fui escolher um ângulo melhor pra foto e levei uma bela bronca do militar que estava lá cuidando de tudo! 2º Dia 5ª Parada – Casa das 11 Janelas e praça Frei Caetano Brandão Saímos do Forte quase com o Sol se pondo e paramos na praça Frei Caetano Brandão, (fica do lado do Forte) para tirarmos algumas fotos quando percebemos que a natureza ia dar um espetáculo com o por do Sol no Museu da Casa das 11 Janelas.. foi uma correria (literalmente porque a Casa fica em frente a essa praça) para chegamos a tempo de ver o show do Sol mas conseguimos ver novamente o Sol se pondo. Essa cidade tem um por do sol mais lindo que o outro! Voltamos para a praça para provar mais uma comida típica, o Tacacá. É um caldo feito de Tucupi, camarão, goma de mandioca e as folhas de jambu. Pensa em um negocio gostoso! Eu não tomei muito porque para mim estava muito calor para tomar caldo quente.. mas é uma delicia! O caldo é vendido em barraquinhas na rua e a gente toma direto na cuia. Vale super a pena experimentar! 2º Dia – 6ª e última Parada – Oficina do Lanche Depois de comermos o Tacacá fomos buscar o Mario no estúdio de tatuagem. Passamos no mercado comprar ração pros Dogs do Mário e da Dani e fomos na comer na Oficina do Lanche , lanchonete famosa pelas maioneses. Fica em frente a praça Amazonas (R. Cesário Alvim esquina com Tv. Honório José dos Santos) O lugar tem infinitas opções de sanduiches e mais uma infinidade de opções de sucos. Mas a atração são as maioneses. São 08 sabores diferentes que no final das contas não importa o sanduiche que você escolher, você vai entupir de maionese de bacon, de azeitona, queijo, limão, alho, rosé, calabresa ou ervas. Acabamos o dia por aí, foi puxado e no dia seguinte iríamos para praia, então tínhamos que acordar cedo! 3º Dia – 1ª Parada – Ilha do Cotijuba Praia Vai Quem Quer A travessia para a Ilha de Cotijuba é feita pelo porto de Icoaraci, na região metropolitana de Belém. Leva uns 40 minutos. Nosso barco quando estava manobrando para sair, como a maré estava bem baixa acabou batendo a hélice em uma pedra e foi preciso trocar de barco, mas nada que atrasasse a travessia. Chegando em Cotijuba já solicitamos transporte (feito por um bondinho puxado por trator) até a praia do Vai Quem Quer. Existem várias praias na Ilha, mas a Vai Quem Quer, por ser mais afastada é mais vazia.. A estrada, meus queridos, se não fosse feita por trator não seria feita nunca haha tem moto taxi também mas se você não está acostumado andar de moto não recomendo, é só buraco! Quando fomos estava instalando asfalto de bloco então talvez muito em breve os acessos melhorem! Chegando no Vai Quem Quer entramos em uma pousada.. a Sol e Lua (se não me engano) e pegamos um quarto para deixarmos as coisas. A idéia era usar para tomar banho antes de voltarmos pro continente. Recomendo para quem quiser se lavar, foi bom para podermos usar o banheiro.. mas não é obrigatório. Passamos o dia todo na praia, é praia de rio.. quase não tem onda, mas o rio é forte, seja esperto e respeite a natureza! Almoçamos na areia, comida servida pela pousada e ficamos tomando cerveja comendo peixe e beliscando petisco o dia todo.. vida chata mesmo! Ainda rola um som ambiente de muito bom gosto. Recomendo muito muito esse passeio! Antes de escurecer fizemos o caminho de volta e pegamos o barco para o continente dessa vez, vimos o sol se por não na beira do rio, mas no meio dele! Mais um maravilhoso pôr do Sol de Belém! 3º Dia – 2ª Parada – Puro Sabor Voltamos para Belém e a fome já tava batendo. A Dani e o Mário o tempo todo perguntavam o que a gente tinha na cabeça de idéia de comer e nossa resposta era sempre comida regional. Então eles nos levaram para uma lanchonete que eu e você, turistão, de novo não conheceria. O Puro Sabor tem outra infinidade de pratos com preço super justo e em porções gigantescas. Dessa vez eu peguei um pratão de Vatapá e o Vini um pratão de Maniçoba. Por favor, se forem para Belém incluam na lista de comidas para experimentar! Armei e não tirei foto dos pratos, o Vatapá paraense é feito com camarão e servido com arroz branco. A Maniçoba, por mais que não tenha uma cara muito bonita é uma delícia uma feijoada sem feijão, não dá pra explicar, experimente! Estômago cheio e cansados da praia, fomos para o hostel. 4º e último Dia – 1ª Parada - Pavulagem O último dia também começou cedo, fomos assistir o Arrastão da Pavulagem que, sinceramente, eu não sei explicar exatamente o que se trata. É uma manifestação cultural completamente intrínseca a população de Belém. Gente de todas as idades ou classes sociais se encontram e celebram a cultura. É bastante interessante e demos sorte pois acontece apenas nos domingo de junho. Uma banda passa tocando musicas tradicionais, as pessoas que assistem o cortejo usam um chapéu de palha enfeitado com fitas coloridas e existem vários outros símbolos no arrastão como o Boi, alguns estandartes, pessoas de pernas de pau e o mastro (que é derrubado no ultimo dia). É muito legal de ver o quanto a população valoriza a cultura local mas não ficamos muito tempo, porque o calor era de matar, o sol tava rachando a cabeça e é muuuuita gente no arrastão então aproveitamos para comprar umas lembrancinhas pra família e fomos embora. 4º e último Dia – 2º Parada – Saudosa Maloca ilha do Combú Nosso ultimo dia em Belém mereci um almoço digno das coisas lindas que conhecemos nesse pouco tempo. A escolha feita pelo Mário e pela Dani era nos levar para comer do outro lado do rio, na ilha do Combú. A travessia é feita de Belém mesmo, e não leva mais do que 10 minutos. Chegando na ilha há um braço de rio que te leva acho que uns 2 km pra dentro da ilha. Não existe areia para atracar, todas as estruturas são de palafitas. A idéia inicial era almoçarmos no Chalé da Ilha, o ultimo restaurante dentro desse braço de rio, mas quando chegamos estava lotado. Demos meia volta e fomos para o Saudosa Maloca (sim, uma Maloca querida ♫) que é o primeiro restaurante bem na “esquina” do rio com esse braço rio. A primeira coisa que você vai perceber ao descer é o tamanho desse lugar. Talvez, por ser grande parte em palafitas eu jamais imaginaria um restaurante tão grande. Segunda coisa, obviamente a comida não é das mais baratas, mas vale absolutamente todo o investimento. A comida é ótima, bem servida e a vista e a experiência compensam demais! Outra coisa muito legal, é que você pode passar o dia todo lá.. a estrutura é montada para que você possa deixar suas coisas na mesa e tomar um banho de rio. Depois você volta, toma mais uma cerveja... uma delicia! Recomendo e muito conhecer! Ficamos um bom tempo, não perdemos a oportunidade de tomar um banho de rio de novo, mas no meio da tarde voltamos para o continente. 4º e último dia – 3ª e última Parada - Mormaço Tava quase chegando a hora de dizer tchau pra Belém as ainda tínhamos tempo para mais uma parada. Fomos conhecer o Mormaço, um bar-balada também em palafitas, fato importante pro nosso passeio: foi onde o Mário e a Dani se conheceram, tinha valor sentimental pra eles nos levar lá e tinha valor sentimental pra gente conhecer o lugar! Chegamos, pegamos uma mesa e esperamos a chuva passar para sentarmos na área descoberta. Começou tocando Carimbó, musica típica, e depois rolou um rock muito do bom. Ficamos lá até muito depois do sol se pôr curtindo o finzinho da nossa viagem. Depois do Mormaço a Dani e o Mário levaram a gente para o aeroporto, choradeira de despedida, promessa de eles virem para Curitiba assim que possível, coração cheio de amor e lembranças boas e a certeza que precisaríamos de mais alguns bons dias para conhecer tudo o que Belém tinha para nos oferecer! Sobre o Hostel ficamos no Mangá Hostel pegamos um quarto privado com suíte para eu e meu marido, a estrutura do hostel é otima, mas só tomávamos o café da manhã e iamos pra rua! Tem uma piscina e uma área comum bem legal.. o pessoal é super receptivo, recomendo! Espero que o meu relato ajude quem estiver indo para Belém! Qualquer dúvida fica a disposição galera! Editado Agosto 16, 2017 por Amanda Sfair Gonçalves Correção dos bugs da migração de plataforma. 5 Citar
Membros ComradeJack Postado Janeiro 15, 2018 Membros Postado Janeiro 15, 2018 Muito bom seu relato! Engraçado ver como a cada post sobre Belém, além dos "lugares-chave" da cidade, cada um visita lugares um tanto diferenciados. Salvo engano, ainda não tinha lido alguém fazer Cotijuba, Combú e Olho d'água em uma única visita a Belém rsrs. Enfim, existem milhares de lugares. Que bom que você pôde conhecer alguns deles. Quem sabe em uma futura volta, indico alguma das praias do litoral do Pará ou ilha do Marajó. Boas viagens! 1 Citar
Membros beatriz madeira Postado Setembro 8, 2019 Membros Postado Setembro 8, 2019 Amanda, adorei seu relato e graças a ele fui a Cotijuba em meu último dia por lá. Adorei. Para te atualizar, a praia do "vai quem quer" era a única em que tinha restaurante aberto numa quarta-feira, inclusive eu era a única pessoa na praia! 1 Citar
Membros Amanda Sfair Gonçalves Postado Setembro 9, 2019 Autor Membros Postado Setembro 9, 2019 @beatriz madeira Que legal Beatriz! Fico feliz de poder ter te ajudado e aliviada que tenho gostado! haha 😍 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.