Ir para conteúdo

Em greve, servidores do Ibama fecham terminais turísticos em Cuiabá


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: 24 Horas News

http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=327247

 

[align=justify]Os servidores do Instituto Chico Mendes e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em greve desde o dia 12, fecharamno sábado, dia 1º de maio, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A visitação ao Véu de Noiva, principal ponto turístico do estado de Mato Grosso, foi interrompida durante todo o dia. Visitantes de todo o país ficaram

impedidos de acessar o mirante da cachoeira. Houve revolta e compreensão pelo movimento dos trabalhadores da área ambiental.

 

No dia 25, os grevistas realizaram um mutirão de limpeza ambiental na RPPN Mata Fria e no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O objetivo da atividade de mutirão ambiental foi tentar sensibilizar o Governo a não tratar os servidores como lixo.

 

As áreas visitadas, às margens da MT 251, na região da Mata Fria, são uma das mais conhecidas para o turismo em Mato Grosso e estavam repletas de lixo de materiais diversos, como papéis, latas de alumínio, garrafas PET, vidro, absorventes íntimos e fraldas descartáveis, entre outros. A ação foi simbólica e teve procurou ainda sensibilizar a população sobre a importância dos profissionais da área de meio ambiente.

 

Os servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes querem a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente e uma solução para o impasse em que as negociações chegaram após a negativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em sequer receber as propostas levadas pelos servidores. Outra pauta de greve dos servidores é pela derrubada do PL 549/2009, que propõe o congelamento de salários dos servidores públicos federais. Os servidores tiveram seus salários cortados.

 

Estão em greve os servidores do Instituto Chico Mendes, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente. Os servidores prometem manter a paralisação. Inclusive, com o fechamento dos terminais turísticos em Mato Grosso.[/align]

Link para o comentário
  • Membros

Por mais honesto, competente e esforçado que um profissional do meio ambiente seja, sem condições de trabalho (instalações, equipamentos, veículos e salário adequados), fica difícil lutar contra fazendeiros e madeireiros inescrupulosos, ou turistas irresponsáveis.

A natureza não pode esperar. Uma pintura rupestre se for danificada por algum turista, adeus! Uma estalactite que levou milhares de anos para se formar, se for destruída, adeus! Um ambiente degradado que levou vários anos para se restabelecer, pode ser novamente degradado em poucas horas! Uma mata pode ser destruída pelo fogo rapidinho...

Aí, políticos do meu Brasil, vamos tomar um pouco de vergonha na cara, e dar condições dignas de trabalho para essa categoria de trabalhadores e para tantas outras que merecem o nosso respeito e admiração.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...