Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá...

Vou viajar para Europa em Outubro/2018. Com meu noivo e mais um casal de amigos..

De inicio pensamos no seguinte roteiro (temos 20 dias de viagem):

Espanha, França, Holanda e Itália (em média 4 dias em cada país - ainda não decidimos as cidades),.

Lendo alguns relatos, vi que a Itália tem muitos lugares para conhecer, que talvez seria melhor deixar uma viagem exclusiva para esse país.

Então pensamos em alterar:

Espanha, França, Holanda e Bélgica.

O que acha? Pode nos dar dicas de que cidades conhecer? Em questão de valores também, qual roteiro seria mais econômico.

Obrigada :)

• Membros
Postado

Quais cidades escolher é uma decisão bem pessoal que depende dos gostos e interesses de cada pessoa.

Por exemplo, para os fãs de futebol, visitar Madri e Barcelona é prioridade máxima, mas o pessoal que não liga para futebol, pode não achar Madri tão prioritária...

Outra coisa que influência muito a escolha das cidades é o perfil de vocês e o tipo de passeio ou atividade que gostam de fazer, por exemplo, se vocês fizerem um tipo mais urbano, que faz questão de estar numa grande metrópole cheia de gente, vida noturna e programas culturais, ou se são do tempo mais outdoor, que prefere praias e paisagens naturais, ou um meio termo entre os dois...

Mesmo sendo meio clichê, mas na minha opinião, se você nunca foi a França, Paris é um destino "obrigatório", Paris é enorme e tem muita coisa para ver e fazer, pessoalmente eu recomendaria uns 5 dias lá para visitar as coisas com calma.

A mesma coisa se aplica a Holanda, Amsterdam é um local que não "deveria" ficar de fora, precisa de uns 3 dias para fazer com calma.

Bélgica e Bruxelas é meio controverso... Pela logística de transporte você tem que passar por Bruxelas, facilita muito você ficar hospedado em Bruxelas, Mas se for se dispor a parar na Bélgica, aloque pelo menos uns 3 dias, para fazer um bate-volta a Brugges e talvez outro para Gent ou Antuérpia...

Na Espanha, o pessoal não costuma abrir mão de Barcelona, precisa de uns 3 ou 4 dias dependendo dos interesses pessoais do grupo.

Madri acaba quase sempre entrando no roteiro por tabela, pela facilidade e oferta de voos mais em conta para o Brasil, uns 3 ou 4 dias em Madri são de bom tamanho, pensando na possibilidade de algum bate-volta a cidades próximas...

Mas as minhas preferidas na Espanha são Sevilha e Granada, mas elas já ficam meio fora de mão, e um pouco mais complicadas de encaixar e não sei se daria certo ou seria fácil no seu roteiro, 4 dias divididos entre as duas é de bom tamanho...

Mas pesquise melhor a respeito destes locais, para ver se é o perfil de local que lhes interessa.

França, Holanda e Bélgica são alguns dos locais mais caros da Europa, acho que só Suíça, Luxemburgo e Escandinávia são locais com custo de vida mais alto que estes locais...

Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Hungria, Rep. Tcheca, Polônia costumam ser destinos mais baratos

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Obrigada pela informações!!

Temos um perfil "meio a meio". Gostamos de paisagens, mas também de bares. Talvez uma mistura dos dois, uma cidade mais tranquila, e outra mais agitada.

Pensei no roteiro abaixo depois que você falou de algumas cidades, será que é possível? Escolhi três países, mas pensamos em visitar pelo menos uns quatro..Qual outro você indicaria? Com um custo menor, mais barato, já que Paris e Amsterdã são mais caros.

Espanha - 5 dias

- Madrid, Barcelona e Sevilha

França - 4 dias

- Paris

Holanda

- Amsterdã - 4 dias

• Membros
Postado

5 dias para dividir entre Madri, Barcelona e Sevilha é completamente inviável, depois que vocês descontar o tempo perdido nos deslocamentos entre as cidades, vai lhe sobrar metade de um dia ou no máximo 1 dia em cada uma.

Com 5 dias eu ficar só com 2 delas, uma grande, Madri ou Barcelona e uma menor, no caso Sevilha, e mesmo assim já seria meio apertado e corrido demais para fazer os principais passeios com calma.

4 dias em Paris não é o ideal, o ideal seriam 5 dias, mas se você conseguir os deslocamentos entre as cidades de um modo que não lhe consumam muito tempo, até seria viável.

4 dias em Amsterdam é bem folgado, a cidade é bem menor e mais compacta, então se você não ficar metade do tempo lesado, "curtindo a brisa" num coffe-shop, em 2 ou 3 dias dá para visitar quase tudo em Amsterdam com calma.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

CM,

Gosto da ideia de deixar a cidade mais impactante para o final. 

Uma ideia é pegar um voo Brasil-Espanha. Passaria uns 7 dias entre Madrid e Barcelona.

Daí, voaria para Amsterdã. 2-3 dias lá.

De lá, um trem para Bruxelas. 1 dia lá.

Depois, novamente trem, para Paris, onde ficaria 7-8 dias. 

Repare que tirei 2 dias dos seus 20 para a chegada e a saída e os deslocamentos entre países. Eu contaria com 18 dias líquidos.  

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Obrigada pelas dicas!! Pensei em deixar Bruxelas, e visitar a Itália mesmo.. o que acha desse roteiro

Espanha - 6 dias (Entre Madrid e Barcelona)

Paris - 5 dias

Amsterdã - 3 dias

Itália - Florença - 4 dias

Todos os trajetos faria de avião, pesquisei em um site e estava mais barato do que o trem.

Qual a média de gasto em cada país, por pessoa? Estava pensando em separar 50euros.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

A distribuição de dias estaria relativamente boa, talvez algumas pessoas tirariam um dia de Florença e passaria ele para Barcelona, mas ai já questão de gosto e preferências pessoais de cada pessoa.

Sobre fazer tudo de avião, você fez a conta certa? Inclui o custo de despachar bagagem, o custo de ir e voltar dos aeroportos?

Por exemplo, despachar uma mala de até 15 Kg custa entre 15 e 20 Euros dependendo da empresa e do trecho a ser voado.

Ir até o aeroporto de Madri custa 4;50 Euros, ir do aeroporto de Barcelona até o centro custa 4 Euros, se for de ônibus que para em cada esquina + metrô , se for com o ônibus expresso + metrô, custa 10 euros.

Em Paris, ir do aeroporto CDG (Charles de Gaulle) até o centro custa 10 Euros, ir de Orly até o centro custa 14 euros, mas se pegar um voo da Ryanair, que só os mais baratos, você vai para o aeroporto de Beauvais, que fica literalmente lá na pqp, você gasta 23 ou 25 Euros e 3 horas no ônibus + metrô até o centro.

Do aeroporto de Amsterdam até o centro  custa 4 Euros.

E do aeroporto de Florença até o centro, custa uns 5 Euros se não me engano.

Ou seja, depois que você incluir a bagagem despachada, o custo de ir e voltar do aeroporto, aquela passagem de avião de 30 Euros geralmente acaba custando 60 ou 70 Euros ou até mesmo 80 Euros na soma final.

Já em compensação, uma passagem de trem entre Paris e Amsterdam custa a partir de 35 Euros, e entre Madri e Barcelona custa a partir de 40 Euros se comprar elas antecipadamente, com uns 90 dias de antecedência, e ainda tem a vantagem de não ter limite de bagagem, você chega e sai do centro, e não precisa estar 2 horas antes lá no aeroporto para fazer check-in, despachar bagagem, passar no raio-x e revista.

Então tem alguns trechos, como por exemplo entre Madri e Barcelona e entre Paris e Amsterdam, onde o trem é muito mais vantajoso e barato no final das contas.

Mas tem outros trechos onde realmente não vale a pena ir de trem pois é muito demorado, como por exemplo entre Barcelona e Paris e entre Amsterdam e Florença, nestes trechos é melhor ir de avião. Só não esqueça de incluir bagagem despachada e deslocamentos até os aeroportos na hora de estimar os custos.

Gastos sempre é algo complicado de estimar, pois depende muito do que você escolher. Por exemplo, você pode pegar uma cama num quarto coletivo de hostel, dividindo quarto e banheiro com 4 ou 5 pessoas e gastar 20 Euros por noite e pessoa, você pode pegar um quarto de casal privativo e sem banheiro no quarto e gastar 60 Euros, ou ainda você pode pegar um hotel 3 estrelas onde uma diária não fique por menos de 100 Euros a noite.

Na hora de comer, você pode pedir um prato de pasta e um copo de água da torneira e gastar 12 Euros, ou pode pedir um prato um pouco mais elaborado e uma taça de vinho e gastar 30 Euros...

Mas se hospedagem não entrar na conta destes 50 euros, e se vocês forem econômicos, pessoalmente eu acho que 50 Euros por dia e pessoa é uma quantia que daria para vocês aproveitarem bem a viagem sem passar aperto.

Mas se hospedagem e passagens tiverem que sair destes 50 euros, ai não seria suficiente, seria muito apertado.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Não fiz essa conta, não sabia que tinha que incluir tudo isso.. pesquisei em um site chamado GoEuro. Vou pesquisar melhor qual é mais vantajoso.

Muito obrigada pelas dicas!

Pensei nos 50euros só para alimentação, gastos do dia a dia.

A hospedagem pretendo pagar antes, e alguns passeios também.

• Membros
Postado (editado)

C.,

Acho o roteiro bem balanceado, dá para viajar sem pressa. 

Como o colega falou acima, sugiro que você coloque no papel tudo o que quer ver/fazer em Florença e Amsterdã. Talvez dê para tirar um dia da primeira, talvez mesmo um dia de cada. Esses dias podem ir para Paris, por exemplo, que é repleta de atrações "fixas", tem Versailles (passeio de 1 dia ou quase), tem uma agenda cultural enorme (shows do rock a MPB, peças, óperas, balés, clubes de jazz) e cujo prazer maior, para muitos é justamente "não fazer nada", apenas andar a esmo, parando em cafés, lojas e patissêrries para beber, comprar e comer.  

A não ser que seja um caso de amor por Florença ou Amsterdã (acontece mesmo sem nunca ter ido ao lugar). Então, não mexa. Cinco dias em Paris é suficiente, eu acho, para passar do estágio 1 (ver a cidade) para o 2 (experimentar a atmosfera, reconhecer lugares).

Sobre custos em cada cidade, sugiro que você consulte esses dois sites:

https://www.priceoftravel.com/

https://www.numbeo.com/cost-of-living/

Paris é tida como uma das cidades mais caras, mas essa posição se deve em muito a hospedagem. É possível comer "barato" lá. 

Como disse o amigo acima, quanto se gasta por dia é bem pessoal. EU acho que 50 euros por dia por pessoa para alimentação e gastos (sem compras) é o piso. No mínimo isso. Menos do que isso pode afetar sua viagem. É ruim viajar e ficar contando moedas. 

De resto, você pode usar as táticas clássicas: fazer apenas uma refeição sentada por dia; caprichar no café da manhã, levar frutas/biscoitos/sanduíches feitos com ingredientes comprados no supermercado e pão da padaria (todos esses lugares têm pães ótimos) na bolsa para comer durante o dia e servir de almoço; e só ir para um restaurante para o jantar. 

OU

Almoçar em restaurante (os que têm menus expressos, chamados "formule" em Paris) e jantar leve, sanduíche, frutas, um doce, comprados em supermercado. Almoças é em geral mais barato do que jantar. Todas essas cidades têm ótimos lugares para piquenique, é barato, divertido, você come o que quer e ainda vive uma experiência local, como os locais fazem.

Cerveja na Europa Ocidental (Inglaterra/Espanha/França) é caro. Muitas vezes, vinho é mais barato. Água também não precisa comprar. Leve ou peça água da torneira.  

Editado por edmundo_wilson
Faltou informação^.
  • Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Muito obrigada pelas informações!!

Realmente é ruim ficar contando moedas, já que vamos nos deslocar para tão longe, não quero passar vontade, até porque pode demorar para voltar.

Indicaria alguma outra cidade na Itália? Optei por Florença por achar que ela tem mais "natureza", mas para ser sincera não conheço muito bem a cidade e não pesquisei muito

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...