Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá,

Irei fazer um intercambio pela AIESEC em Brno, na Republica Tcheca no final de Janeiro de 2018 (ficarei de 22 de janeiro a 5 de marco). Porém estou cheia de duvidas sobre a viajem. Poderiam me ajudar? Segue:

Passaporte: Parece que não estavam emitindo passaporte e agora voltou. Devo fazer o cadastro na internet e ir até a PF? Eu vou direto lá? Quanto tempo aproximadamente demora? Já devo ir agora, certo?

Dinheiro: A moeda local é a Coroa Tcheca, mas é Europa e tem Euro. Qual dos dois eu levo? Devo converter aqui no Brazil e levar ou deixar pra fazer isso quando chegar lá? Onde posso achar os melhores preços caso for pra fazer isso no Brasil?

Levo tudo em dinheiro físico? Tem algum tipo d cartao pré pago q de pra usar? Isso tem algum custo?

Carteira estudante internacional: Como tirar? Compensa tirar pra viajar?

Passagem Avião: Li em alguns lugares que não vale a pena comprar com tanta antecedencia, mas não sei quanto tempo é o melhor. Devo comprar agora já? Quanto seria um preço barato pra Brno nessa época? Achei por 3700 devo comprar agora?

Custo: Terei moradia e almoço fornecidos pelo projeto e como ficarei em casa de família ainda há a possibilidade deles oferecerem também, ou pelo menos a possibilidade de cozinhar em casa. Como posso mensurar isso? E os outros custos? Passeios, souvenirs, etc. Vou querer ir em restaurante só para conhecer alguma comida diferente mas nada frequente.

Viagens: Vou trabalhar no projeto durante a semana e quero viajar nos fins de semana. Vi alguns lugares proximos como Austria, Eslováquia, Polonia e Hungria (Pensei em Praga, Viena, Bratislava, Budapeste e Cracóvia). Como posso me programar financeiramente pra isso também? Já devo comprar as passagens de onibus/trem antes de ir e reservar hostel? Como saber os gastos dessas viagens? Por ser inverno, tem algum risco de n conseguir viajar d ônibus por la?

Eles falam tcheco. Estou indo sabendo só o ingles. Alguma sugestao d site ou aplicativo pra eu aprender algumas palavras essenciais?

Roupas: Irei no inverno, o que devo comprar de roupa de frio aqui e o que deixar pra comprar la? So calca e blusa termica é suficiente? Tem que comprar bota tbm? O que levar na mala para esse período de tempo? Quero levar o minimo possivel de malas.

Transporte em BRNO: O pessoal do projeto disse que podemos comprar um cartão mensal que pode ser usado para onibus e metro na cidade. Comprando esse bilhete mensal eu n vou gastar mais nada com transporte? Defino custo de transporte como esse só? Como mensurar?

Qro trazer cervejas de la. É possivel trazer na mala?

Compensa pesquisar pacotes d internet para celular?

Escala: Se o voo q eu pegar tiver uma escala em algum lugar eu posso sair pra tentar conhecer algo? De quanto tempo precisa ser? Alguma dica de escala?

Desde já agradeço :)

• Colaboradores
Postado

Olá Yara!

Primeiro: Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que vai ser uma experiência incrível que vai abrir a sua cabeça para um novo mundo. Tenho vários amigos que fizeram intercâmbio pela AIESEC e curtiram muito.

Vamos lá.

Passaporte: Até onde sei a emissão de passaportes está normalizada. Diria que é só seguir o procedimento padrão, via site da PF. Por garantia, ligue na PF da sua região e pergunte como está a emissão e se você precisa fazer com urgência.

Dinheiro: Bom, se você for ficar só na Rep. Tcheca, só a moeda local já serve, mas acredito que não vai ser o caso né? Então leve os dois. Eu levaria apenas euros, trocados aqui no Brasil mesmo. E lá na Rep. Tcheca sacaria a moeda local direto dos caixas eletrônicos. Eu quando viajo levo uma certa quantia em dinheiro vivo e o resto só no cartão de crédito. Os cartões pré pago já não valem mais a pena.

Carteira de estudante internacional: Nessa eu não tenho informações pra te ajudar. :(

Passagem: Acho que o ideal seria você comprar para Espanha/Portugal e de lá comprar outra para a Rep. Tcheca. Vai sari mais barato. Acredito que possa comprar com antecedência desde que ache um preço bom. Diria que com 3 meses seria o ideal. R$ 3.700 acho caro. Acho que da pra conseguir por uns 2 mil, para países mais baratos como os citados.

Custo: Rep. Tcheca é um país barato, acredito que seu custo vai ser baixo, ainda mais tendo hospedagem e uma refeição inclusa. Não consigo te dar valores aproximados pois não visitei o país, só escuto ser bem barato.

Viagens: Não reserve nem compre nada com antecedência. Na europa é muito fácil viajar e você pode comprar e se programar quando estiver lá. Inclusive a família que vai te receber pode te ajudar nisso. Tente manter a rota dentro do leste europeu e balcãs. São as duas partes mais baratas do continente. Não tem risco por ser inverno, tudo funciona igual. O custo de viagem vai depender do seu estilo de viajar e os países que for visitar. É muito relativo.

Língua: Google. Pesquise no google o básico como obrigado, tchau, por favor, etc. Com o inglês vai ser suficiente, e você também pode aprender um pouco com a família que vai te receber.

Roupas: Eu recomendo uma bota, blusas grossas, luvas e touca. Se já tiver roupa assim, nem compre nada. Se não tiver, leve o suficiente para os primeiros dias e compre o resto lá.

Transporte interno: Nesse caso não posso te ajudar, mas acredito que seja padrão. Esse cartão já vai ser válido para todo o seu transporte dentro da cidade.

Cervejas: Sim, é possível, mas deve ter um limite de garrafas.

Internet no celular: Você pode deixar pra comprar um chip pré pago lá, ou comprar o EasySim4You, que é um chip que você compra aqui no Brasil e funciona lá fora.

Escala: Pode sim, mas depende do tempo de escala né. Lembre-se que é bom estar no aero umas 2 ou 3 horas antes do voo.

Espero ter ajudado.

• Colaboradores
Postado

Yara,

o bstorquato já respondeu.

Sobre a compra de passagens, a primeiríssima pergunta é: a partir de que cidade no Brasil você vai viajar?

Este ano viajei de Brasília para Budapeste e a passagem custou R$3600, com ida em maio e retorno em junho. Foi a opção mais barata, considerando que comprei tudo numa passagem só. Mas na época não estavam aparecendo promoções. Eu tinha começado a pesquisa mais de 6 meses antes e percebi que o risco era de que as passagens começassem a subir.

Há 2 anos fiz essa mesma viagem, mas em altíssima temporada (julho-agosto), e paguei os mesmos R$3600. Ou seja, paguei caro mesmo. E agora, pesquisando para a próxima viagem, está desanimador o negócio. :(

Veja mais aqui: http://www.melhoresdestinos.com.br/hora-certa-comprar-passagens-aereas.html

PS: Se comprar os trechos em separado, como o bstorquato aconselhou (*), provavelmente só vai ser interessante economicamente se o trecho dentro da Europa for por uma empresa low cost. Aí você vai ter que computar os custos da bagagem.

(*) Eu particularmente sempre compro tudo numa passagem só, mas aí vai de cada um.

Quando aparecem promoções para a Europa, são para cidades como Paris/Madri/Lisboa, e não para Budapeste/Praga/Viena, p.ex.

• Membros
Postado

Sobre o passaporte, entre no site da PF e faça o cadastro o quanto antes, depois de pagar o boleto, volte no site da PF e agende a data para ir lá na PF apresentar os documentos. Sem cadastro no site, nem vá na PF, é perda de tempo.

A demora depende de cada cidade, de quantos passaportes ficaram na fila e de qual a procura, mas em alguns locais, só tem horário disponível para agendar a entrega dos documentos depois de 30 dias. Depois de entregues os documentos o passaporte fica pronto em 2 semanas, se não ocorrer nenhum problema.

Mas eu recomendaria fazer ele logo, para não chance de aparecer mais nenhum imprevisto, pois nos últimos tempos, acontece algo a cada 6 meses que atrasa a emissão dos passaportes...

As passagens para a Europa estão caras este ano, então R$ 3.700 atualmente é considerado um preço normal para o Leste Europeu, passagens na faixa de R$ 2.000, pessoalmente eu acho beeeeeem improvável de aparecerem.

Mas como você vai viajar numa época com bem pouca demanda, pessoalmente eu ficaria de olho nos preços das passagens atá faltarem uns 4 meses até a data da sua viagem, para ver como o preço se comporta e ai você terá uma noção de quando está caro ou barato.

Brno é uma cidade relativamente pequena e com poucos voos, e os poucos voos que existem, costumam ser bem caros. Então eu recomendaria você procurar voos para Praga ou para Viana, que são cidades bem maiores e com muito mais oferta de voos, e com mais chance de achar voos mais baratos. E depois você segue de trem de Viena ou Praga até Brno, são umas 2 horas de trem e custa uns 10 ou 15 Euros.

Sobre comprar a passagem para Espanha, Portugal, etc, até pode ser mais barato inicialmente, mas você tem que ver se depois não vai gastar o dobro numa passagem avulsa da Espanha até Praga ou Viena.

Dá sim para tentar conhecer algo na cidade e o voo tiver escala, mas a escala tem que ser de no mínimo umas 8 horas entre os voos para dar tempo de ver algo com um mínimo de calma, com escalas menores que 6 horas, eu nem pensaria em sair do aeroporto.

Transporte em BRNO: Este cartão vai servir para você andar só lá em Brno, não serve para mais nada. Como saber se vale a pena? Simples, o local onde você vai ficar hospedada é distante do local do seu projeto? Você vai precisar pegar ônibus todo dia para ir e voltar da sua hospedagem até o local do projeto? Se a resposta for sim, então vale a pena pegar o cartão mensal, mas se for usar o ônibus lá de vez em quando, uma ou 2 vezes por semana, é mais barato comprar avulso quando precisar.

Passagens de ônibus para Áustria, Eslováquia, Polônia e Hungria (Praga, Viena, Bratislava, Budapeste e Cracóvia) custam na faixa de 20 a 30 Euros cada trecho. Ao ir para estes locais você vai ter que pagar hostel, alimentação na rua, metrô, ingressos para passeios, etc. Eu recomendaria uns 70 Euros para cada dia que você tiver que pagar estes itens.

Mas não reserve nada com muita antecedência, pois no começo de janeiro o clima costuma ser horrível, e um final de semana chuvoso com frio beirando os 0º C ou até mesma -10ºC negativo em Cracóvia, Bratislava, Budapeste é horrível, não dá para fazer absolutamente nada.

Sobre os custos lá em Brno, eu recomendaria você ter a disposição pelo menos uns 15 ou 20 Euros para cada dia que for ficar lá, não quer disser que você vá gastar tudo isto, seria mais para você não ter que ficar recusando os convites toda vez o pessoal do projeto ou seu anfitrião lhe convidar para comer fora em algum local legal, fazer um passeio, etc..

Quanto as roupas, você já pode pegar -5ºC, neve e chuva assim que sair do avião, então leve bota impermeável, luvas, cachecol, e casacos adequados pra aguentar pelo menos a primeira semana, até você ter tempo de correr atras de comprar mais lá se for preciso.

Sim pode trazer cervejas na mala, mas tem que ser na mala despachada, não pode trazer na bagagem de mão. mas tem que embalar as garrafas bem para não quebrarem quando o pessoal jogar elas dentro do porão do avião, eu sempre enrolo elas nas roupas.

Sobre o celular, peça indicação de alguém lá em Brno a respeito de um bom plano "pay as you go" (pré-pago), eles saberão melhor que ninguém lhe indicar a melhor operadora e plano.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...