Membros Eusir Bastos Postado Julho 30, 2017 Membros Postado Julho 30, 2017 Olá, galera. Como estão? Como o Mochileiros.com sempre me ajudou muito em minhas aventuras pelo mundo afora eu acho que é justíssimo eu retribuir e ajudar aqueles que pretendem meter as caras e ver o que o mundo tem de bom a oferecer. Este foi meu quarto mochilão na vida e abaixo seguem meus gastos dia a dia para que vocês possam prever também os gastos de vocês. Meu primeiro mochilão foi pelo Chile e pela Argentina. No segundo eu curti Espanha, Itália e França. O terceiro foi pelo México. E o quarto foi este pela Europa. Neste momento preparo meu quinto e que terá como destino o Japão. Vou organizar esta descrição tendo como destaque os valores gastos por dia com cada coisa da viagem. Desde o Mochilão de 2015 para o México eu faço um arquivo deste durante a viagem para organizar meus gastos e não ficar sem dinheiro durante minha estadia. Pra mim funciona muito bem! Espero que ajuda vocês. PRÉ-VIAGEM Passagem Aérea: Faltando dois meses pra viagem eu consegui uma passagem aérea pela Air France com ida e volta por R$ 1700. Comprei pelo site Viaja.net naquele momento. O valor foi muito bom, mas pra não dizerem que eu estou fazendo propaganda do viajanet, neste ano eu acabei comprando pela Decolar. Sempre é válido também olhar no site das companias aéreas, mas no meu caso sempre consegui descontos mais interessantes por esses outros sites. ---------- Hostels: Eu fiz todas as reservas pelo Booking.com e aí os pagamentos todos foram feitos durante as hospedagens. Os valores vão estar escritos ao longo do post. Eu nunca tive problema com o Booking.com e por isso recomendo. Para mim sempre é uma garantia maior de que eu vou estar hospedado num lugar interessante e com bom preço. ---------- Compra de Euros: Eu antes da viagem comprei o valor abaixo em euros: € 893 Aí vocês podem perguntar: Como é que eu cheguei nesse valor? O que eu faço? Eu programo meu dia a dia e tenho uma estimativa de quanto mais ou menos eu vou gastar. Por exemplo se eu vou precisar pegar metrô pra ir pra tal lugar, ou eu vou precisar gastar com hotel nesse dia, ou qual o valor da atração X. É claro que essa é uma estimativa. Não quer dizer que que serão exatamente assim os meus gastos naquele dia. Mas eu sempre cálculo um pouco acima do valor previsto pra ter uma margem de erro. E o que me surpreendeu nesse último mochilão é que em muitos dias eu gastei menos do que o valor previsto para aquele dia. --------- Período da viagem: 23 dias entre outubro e novembro de 2016. ---------- PRIMEIRO DIA - AMSTERDÃ / LISBOA Bilhete de trem para Estação Central de Amsterdã € 5,20 Bilhete de tram para ir para a praça dos museus € 2,90 Almoço € 8,90 Banheiro € 0,50 Bilhete de trem para o Aeroporto € 5,20 Bilhete do metrô para o Hotel € 1,90 Jantar € 6,10 TOTAL € 30,70 ESTIPULADO € 39 TENHO € 862,30 O primeiro país então foi a Holanda, eu desembarquei no aeroporto de Amsterdã e eu tinha apenas algumas horas de conexão. Por isso eu pensei em sair do aeroporto apenas para conhecer um dos pontos turísticos principais da cidade que é aquela praça onde tem vários museus e o letreiro "I Amsterdã" É claro que eu preciso voltar a Holanda para conhecer melhor o país porque tem muita coisa pra ver por lá. A cidade é maravilhosa, linda demais! Mas como meu destaque dessa viagem era Portugal e eu tinha oportunidade de ter uma conexão em Amsterdã valeu a pena ter feito um rápido passeio. SEGUNDO DIA - LISBOA Café da Manhã € 4 Guarda-chuva € 5 Torre de Belem € 6 Bilhete Tram Ida e Volta Belem €2,80 Almoço € 8 Bilhete de metrô Ida e volta ao Oceanario € 2,80 Agua € 1 Jantar (mercado) € 4,03 TOTAL € 33,63 ESTIPULADO € 40 TENHO € 828,67 Agora sim pra valer começa viagem. Bom... Dia chuvoso... Eu tinha previsto um passeio pela Torre de Belém, pelo Padrão dos Descobrimentos e por toda aquela região de Belém que é mais afastada do Centro. Fiquei com medo porque com chuva um passeio que é muito melhor com tempo bom por ser feito grande parte ao ar livre poderia ser um grande fiasco. Mas foi ótimo! Tomei meu café da manhã numa confeitaria, comprei um guarda-chuva e o tempo abriu depois rendendo belas fotos. A minha primeira impressão da cidade de Lisboa é que ela era uma cidade muito barata e muito fácil para se locomover. Dá pra perceber pelos meus gastos que já neste primeiro dia eu gastei menos do que o previsto. Vale uma ressalva... Eu comentei que o dia estava reservado pra conhecer a região de Belém, mas no final do dia você pode perceber que tem uma visita ao Oceanário que fica na outra ponta da cidade. Mais próximo do aeroporto. Não é na região de Belém. TERCEIRO DIA - FÁTIMA Bilhete de metrô € 1,40 Passagem de Ida € 10,80 Café da Manhã € 2 Lanche € 7 Presentes € 12,80 Almoço € 5,20 Passagem de Volta € 10,80 Bilhete de metrô para o Hotel € 1,40 Jantar € 5 TOTAL € 56,40 ESTIPULADO € 39 TENHO € 772,27 Bom, nesse dia, domingo, eu decidi fazer um bate e volta a Fátima que é uma das cidades mais importantes para aqueles que são católicos. Este foi um dos poucos dias em que eu gastei mais do que o previsto porque eu comprei presentes para amigos. Eu tinha lido em muitos sites que o melhor jeito de chegar a Fátima era de ônibus. E foi mesmo! A passagem é barata e é muito fácil encontrar o ponto de ônibus. Fez um dia muito frio, mas deu pra aproveitar bem. Vale até uma dica. Eu saí bem cedo do hostel com medo de não pegar o ônibus no horário correto é chegar muito tarde na cidade. Não precisa ter este medo. Há vários horários de ônibus pra Fátima. O passeio é rápido por lá, pois as atrações são muito próximas. Então se quiser dormir um pouco mais esse dia e descansar vale a pena! QUARTO DIA - LISBOA Café da Manhã € 2 Castelo de São Jorge € 8,50 Almoço € 5 Jantar € 6,50 Ceia € 1,30 TOTAL € 22,30 ESTIPULADO € 27 TENHO € 735,58 Neste dia eu decidi ir visitar algumas atrações de Lisboa como o Castelo de São Jorge, a praça do Comércio e a Sé de Lisboa. A decepção desse dia é que eu deixei minha GoPro cair no Castelo de São Jorge e ela quebrou a lente. Eu fiquei claro desesperado porque era apenas o quarto dia de viagem. Tive que ir numa loja da Fnac comprar uma nova GoPro porque eu não consegui consertar a que eu tinha quebrado. Gasto feito no cartão de crédito. QUINTO DIA - SINTRA Café da Manhã € 2 Bilhete de Trem para Sintra + Cartão Viva Viagem € 2,65 Quinta da Regaleira € 6 Almoço € 15 Bilhete de Trem na volta para Lisboa € 2,15 Jantar € 6 Fone de Ouvido € 7 O quinto dia de viagem foi reservado pra ir a uma cidade mágica e incrível e que vale muito cada segundo de estadia: Sintra. Eu comecei a visita pela Quinta da Regaleira, depois fui ao Castelo dos Mouros e, por fim, ao Palácio da Pena. Eu confesso que achei essa ordem perfeita. Dá pra descer na estação de Sintra e ir a pé até a Quinta, pois não é muito longe. Depois pode pegar um ônibus até o Castelo e de lá seguir a pé até o Palácio. Aí sim voltar de ônibus pro centro de Sintra. SEXTO DIA - ÓBIDOS Café da Manhã € 2,90 Metro - Ida e volta € 2,80 Onibus para Obidos € 7,60 Almoço € 13 Cola cola € 2,50 Onibus para Lisboa € 7,60 Agua € 1 Suco € 1,20 Castelo de Sao Jorge € 8,50 Jantar € 6,50 GASTO € 52,10 Neste dia eu fiz um bate e volta até a cidade de Óbidos que é muito próxima de Lisboa. Lugar lindo, cercado por muralhas que podem ser percorridas a pé. Fiz fotos maravilhosas! Valeu muito a ida! Eu ainda consegui no final do dia voltando a Lisboa retornar ao Castelo de São Jorge pra fazer a visita direito. Como na primeira visita eu quebrei a GoPro, acabei nem conhecendo direito o Castelo tentando arrumar um lugar pra consertar a câmera. SETIMO DIA - LISBOA Café da Manhã € 2 2 Aguas € 2 Lente € 14,90 Tour Estadio da Luz € 15 Almoço € 7 Bilhetes de Metro € 4,20 Bilhetes de barco para Cacilhas € 2,90 Bilhetes de onibus para o Cristo € 2 Santuario Cristo Rei € 5 Lanche Jantar TOTAL € 55,10 TENHO € 600,36 PRECISO / PREVISÃO € 507,00 SOBRANDO € 93,36 HOTEIS PENDENTES € 213 No meu último dia de passeios em Lisboa eu fui conhecer o Estádio do Benfica, depois o parque Eduardo VI e, por fim, eu atravessei o rio Tejo com destino a Cacilhas pra conhecer lá na outra margem o Cristo Rei. OITAVO DIA - ÉVORA Café da Manhã € 2,80 Bilhetes de Metrô - Ida e volta - € 2,80 Agua € 1 Bilhetes de trem para Évora - pagos pela internet Sé de Lisboa € 3,50 Capela dos Ossos € 2,70 Almoço € 2,80 Jantar € 5 Lanche € 7,70 TOTAL € 28,30 TENHO € 572,06 PRECISO / PREVISÃO € 444 SOBRANDO € 128,06 SAQUEI € 100 SOBRANDO € 228,06 HOTEIS PENDENTES € 213 Este dia foi reservado para um bate e volta a Évora, uma cidade que ficam ao sul de Lisboa. Cidade linda com uma catedral fantástica e com a capela dos ossos que é surreal. Incrível cidade que é uma graça e vale muito a pena ser visitada. Eu resolvi sacar 100 euros da minha conta porque como tinha tido gastos no cartão de crédito com a compra de uma nova GoPro e eu estava pensando em pagar alguma das hospedagens futuras com este cartão, pensei que por via das dúvidas seria melhor ter dinheiro em espécie. NONO DIA - LISBOA / PORTO Café da Manhã € 1,95 4 Passagens de Metrô Lisboa * € 5,60 Almoço € 6,95 Lanche € 2,50 Passagem para o Porto € 15 (já estava paga desde o Brasil) Jantar € 9,05 TOTAL € 26,05 TENHO € 598,01 PRECISO € 420,20 SOBRANDO € 177,81 HOTEIS PENDENTES € 165 * Antecipei bilhetes de metrô da volta a Lisboa no dia 9/11 Um dia com poucas atividades. Eu já tinha comprado aqui no Brasil as passagens de trem de Lisboa para o Porto. Um dia basicamente apenas de deslocamento entre uma cidade e outra. DECIMO DIA - PORTO E GAIA Café da Manhã € 2,45 Teleferico de Gaia € 5 Almoço € 7 Jantar € 4,50 TOTAL € 18,95 TENHO € 547,35 + 16,50 (tax free) PRECISO € 398 SOBRANDO € 165,35 HOTEIS PENDENTES € 165 Primeiro dia de passeios pela cidade do Porto. Eu fui conhecer todo o centro histórico, o rio Douro, atravessei a Ponte Dom Luís I pra conhecer a cidade de Vila Nova de Gaia. Foi um dia bem legal e o Porto é simplesmente lindo! As fotos do pôr do sol ficaram sensacionais. DECIMO PRIMEIRO DIA - PORTO Café da Manhã € 2,95 Agua € 1,30 Bilhete de Metrô € 1,20 Almoço € 7,50 Tour Estádio do Dragão € 8 Lanche € 8,55 Bilhete de Metrô € 1,20 Jantar € 1,87 TOTAL € 32,57 TENHO € 514,80 + 16,50 (tax free) PRECISO € 372 SOBRANDO € 159,30 HOTEIS PENDENTES € 165 Comecei este dia pelos Jardins do Palácio de Cristal, depois dei mais uma volta por Gaia e no final do dia fui conhecer o Estádio do Dragão, estádio do FC Porto. Foi um dia meio cansativo porque eu andei bastante, usei pouco o metrô. Mas foi bem interessante. DECIMO SEGUNDO DIA - BRAGA Café da Manhã € 2,45 Bilhete de trem de Ida a Braga € 3,65 Onibus para Bom Jesus € 1,65 Onibus para Braga € 1,65 Almoço € 5 Aposta Euromilhões € 2,50 Bilhete de trem de Volta ao Porto € 3,10 Jantar e lanche € 3,55 TOTAL € 23,55 TENHO € 491,75 + 16,50 PRECISO € 344 SOBRANDO € 164,25 HOTEIS PENDENTES € 165 Último dia em Portugal e dia de fazer um bate e volta à cidade de Braga que fica muito perto do Porto. Braga é conhecida como a cidade das igrejas em Portugal e é lá que está o santuário de Bom Jesus do Monte com suas escadarias fantásticas e uma capela lá no alto da montanha. Braga é fantástica e vale muito a visita. DECIMO TERCEIRO DIA - PORTO / BERLIM Impressoes Ryanair € 0,50 Café da Manhã € 2,10 Bilhete de Metrô para o Aeroporto € 1,85 Almoço € 8,65 Bilhete de Trem para o Hostel € 3,30 Jantar € 4,80 TOTAL € 21,20 PRECISO € 321 TENHO € 399,02 + 16,50 SOBRANDO € 94,52 HOTEIS PENDENTES € 82 *** Paguei € 71,53 no Hotel de Berlim. Abaixo do previsto que era € 83 Dia de mudar de país. Portugal fica para trás e vem a Alemanha, cidade de Berlim. Eu já tinha comprado todas as passagens de avião pela Ryanair no Brasil. DECIMO QUARTO DIA - BERLIM Café da Manhã € 3,49 Berliner Dom € 7 Almoço € 7,19 Mercado € 6,73 Jantar € 2,90 TOTAL € 27,31 PRECISO € 268 TENHO € 371,71 + 16,50 SOBRANDO € 120,21 HOTEIS PENDENTES € 82 O meu primeiro dia em Berlim foi com muito frio. Tive até que voltar ao hotel pra pegar mais uma blusa. Eu comecei o dia conhecendo o Parlamento Alemão. É um passeio gratuito que você agenda ainda aqui no Brasil. Depois fui conhecer o memorial aos judeu, dei uma circulada por algumas regiões do centro de Berlim, fui ao Muro e terminei indo à Catedral de Berlim. Linda! DECIMO QUINTO DIA - BERLIM Café da Manhã € 2,49 Bilhete de Trem para Oraniemburg € 3,30 Audio Guia Campo € 3 Almoço € 6,48 Bilhete de Trem para Berlim € 3,30 Bilhete de Metrô para Hostel € 2,70 Jantar € 8,65 Lanche € 3,30 TOTAL € 33,22 TENHO € 338,49 + 16,50 PRECISO € 221 SOBRANDO € 133,99 HOTEIS PENDENTES € 82 Dia de fazer um bate e volta até a cidade de Orianemburg que fica nas cercanias de Berlim. Dia de ficar chocado com o campo de concentração utilizado pelos nazistas. A visita ao campo é gratuita e você só paga apenas por um áudio-guia em português que é muito barato é fundamental para compreender o horror que é aquele lugar. DECIMO SEXTO DIA - POTSDAM Café da Manhã € 3 Bilhete de Trem para Potsdam € 3,30 Doce e Café € 3,30 Bilhete de Trem para Berlim € 3,30 Estádio Olimpico € 7 Bilhete de Trem para Shopping € 2,70 Almoço € 8,60 Bilhete de Metrô para Hotel € 2,70 Banheiro € 1 TOTAL € 34,90 TENHO € 303,59 + 16,50 + 5 (Hotel devolveu ) PRECISO € 177 SOBRANDO € 148,09 HOTEIS PENDENTES € 82 Último dia de passeios de minha visita relâmpago à Alemanha. Dia de conhecer Potsdam com seu belo castelo e seu belo jardim que no outono ficar ainda mais maravilhoso. Ainda consegui voltar a Berlim pra fazer um tour pelo lendario Estádio Olímpico de Berlim. Esse dia foi bem mais puxado porque eu tive que voltar à noite pro hostel, já fazer o check-out e seguir para passar a madrugada no aeroporto. Voo muito cedo para Atenas. DECIMO SETIMO DIA Bilhete de Trem do Centro de Berlin para o Aeroporto € 3,30 Lanche no Aeroporto € 6,80 Bilhete de Metrô para o Hotel € 10 Almoço € 4,90 Lanche / Jantar € 4,40 TOTAL € 29,40 TENHO € 234,19 + 16,50 PRECISO € 150 SOBRANDO 100,69 HOTEIS PENDENTES € 37 *** Paguei ao Hotel de Atenas € 45. Cheguei absolutamente cansado a Atenas por volta do meio dia e aí decidi tirar um cochilo no início da tarde pra tentar repor as energias. No final da tarde eu pensei em passear pelo centro de Atenas pra conhecer alguma coisa e acabei tendo a surpresa magnífica de descobrir que naquele dia a visitar ao Partenon era gratuita. Economizei uma boa grana e tirei fotos lindas tendo como cenário as ruínas gregas e o por do sol. DECIMO OITAVO DIA - ATENAS Café da Manhã € 2,68 Estadio Panatinaikos € 5 Bilhete de Metrô € 1,40 Almoço € 7 Refrigerante € 1 Bilhete de Metrô € 1,40 Jantar / Lanche € 5,70 TOTAL 24,18 TENHO € 210,01 + 16,50 PRECISO 133 SOBRANDO 93,51 HOTÉIS PENDENTES € 37 Neste dia eu tive uma experiência olímpica. Um dia olímpico na verdade. Comecei o dia pelo estádio Panathinaikos que foi sede da primeira Olimpíada da era moderna e depois eu segui para o Norte de Atenas pra conhecer o parque olímpico das Olimpiadas de 2004. O final do dia foi reservado para compras no centro de Atenas. DÉCIMO NONO - ATENAS Café da Manhã € 2,95 Onibus para Sounio € 6,90 Templo de Poseidon € 4 Almoço € 5,40 Onibus para Atenas € 6,90 Lanche € 5,95 Presente € 1 Jantar € 1,54 TOTAL € 34,64 TENHO € 175,37 + 16,50 PRECISO € 85 SOBRANDO € 106,87 HOTEIS PENDENTES € 37 Dia de fazer um bate volta de ônibus ao Cabo Sounio onde está localizado o Templo de Poseidon às margens do mar Egeu. Pensa num lugar com uma vibração sensacional, positiva e que não dá vontade de embora... VIGÉSIMO DIA - ATENAS / ROMA / LISBOA Onibus até o Aeroporto € 6 Onibus para Roma (ida e volta) € 7,90 Tres bilhetes de metrô € 4,50 Café da Manhã € 4,50 Almoço € 15 Lanche Aeroporto € 4,70 Jantar € 7 Lanche e Shampoo € 3,08 TOTAL € 52,68 TENHO € 105,69 + 16,50 PRECISO € 42 SOBRANDO € 79,69 HOTEIS PENDENTES € 21 *** Paguei 17 na diaria de Lisboa. Aqui de fato começa minha viagem de volta ao Brasil. Eu retorno nesse dia a Lisboa tendo umas cinco ou seis horas de conexão em Roma. Como eu já conhecia Roma aproveitei pra voltar a lugares que te tinham me fascinado da primeira vez como o Vaticano, a Fontana de Trevi, a Piazza Navona, o Panteão e o Coliseu. VIGÉSIMO PRIMEIRO DIA - LISBOA / PARIS Café da Manha € 2,45 Cadeado € 2,50 Bilhete de Metrô para o Aeroporto (ja havia pago) Almoço € 7,90 Bilhete de Trem para o Hotel já parei de anotar valores, pois estava com grana sobrando. Jantar foi um Mc rsrs Nesse dia peguei meu voo de volta pro Brasil. Só que eu tinha uma escala grande em Paris. Cheguei em Paris no início da noite, consegui dormir a noite num hostel porque o meu voo para o Brasil sairia apenas na manhã do dia seguinte muito cedo. Consegui ir ver a Torre Eiffel e o Louvre apenas. Mas eu também já conhecia Paris do primeiro mochilão à Europa, então tudo bem. VIGÉSIMO SEGUNDO DIA - PARIS / SÃO PAULO Voo para o Brasil Gastei apenas com o bilhete de trem para o aeroporto. É isso pessoal. Se alguém tiver alguma dúvida, é só chamar. Abs 2 Citar
Membros karinerribeiro Postado Setembro 6, 2017 Membros Postado Setembro 6, 2017 Relato maravilhoso. Anotei muitas dicas de Lisboa e berlin <3 1 Citar
Membros Eusir Bastos Postado Outubro 7, 2017 Autor Membros Postado Outubro 7, 2017 Que bom @karinerribeiro!!! Fico feliz em ter ajudado. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.