Ir para conteúdo

PICO DOS MARINS (JULHO 2017)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Há tempos venho tentando organizar uma viagem para o RJ, para conhecer as maravilhosas trilhas e paisagens da cidade. A intenção inicial era ir para a Pedra da Gávea, mas após inúmeras desistências e contratempos, acabei indo para o Pico dos Marins. Lugar que eu já tinha na minha lista há um bom tempo mas que pretendia ir um pouco mais pra frente.


O Marins fica entre Piquete e Cruzeiro, sendo que o acesso mais fácil para quem vem de São Paulo ou RJ seria a Dutra, pegando a saída 51 que cai na Rod Lorena-Itajuba, a partir de lá as placas facilitarão o trajeto. No site oficial dos Marins podemos ver o mapa mais detalhado do caminho.


http://www.marinzeiro.com/como_chegar.html


O roteiro deste caminho é o seguinte:


Pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) saída 51, seguir pela BR 459, passar por Piquete e logo em seguida (800 metros) virar à direita para a Estrada Viscinal José Rodrigues Ferreira que dá acesso à Vila dos Marins. Quando chegar ao fim do asfalto, que é na saída da Vila dos Marins, suba à esquerda até o final da serra, passe o portal do município de Marmelópolis na divisa SP-MG, entre à direita e logo em seguida você chegará ao Acampamento Base Marins.



Veja o mapa:

 

roteiro1.jpg.0f5a05d564df0bb3c20b284f758083c9.jpg

 

As distâncias aproximadas deste roteiro são as seguintes:

• Distância total: 40 km

• Rodovia Pres. Dutra (saída 51) - Estrada Vicinal do Bairro dos Marins: 19 km

• Estrada Vicinal do Bairro dos Marins: 20 km

• Portal de entrada de Marmelópolis - Acampamento Base Marins: 1 km


Ainda para quem vem de São Paulo ou Rio de Janeiro outro roteiro de estrada é pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) saída 51, seguir pela BR 459 até a divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Passar pelo posto da barreira fiscal e pelo trevo de Venceslau Brás, seguir mais 1.500 metros e entrar na estrada de terra atrás do ponto de ônibus do lado direito da estrada (há uma placa indicando a Fazenda Saiqui). Seguir por cerca de 14 Km na estrada e entrar no pequeno trevo indicando Pico dos Marins/Montanha.



Veja o mapa:

 

roteiro2.jpg.cadc0a6e1fff5f5c12b31453c1418467.jpg

 



As distâncias aproximadas deste roteiro são as seguintes:

• Distância total: 53 km

• Rodovia Pres. Dutra (saída 51) - Saída para a estrada da Fazenda Saiqui: 38 km

• Estrada para a Fazenda Saiqui - Trevo indicando Pico dos Marins/Montanha: 14 km

• Trevo indicando Pico dos Marins/Montanha - Acampamento Base Marins: 1 km



Vale ressaltar que já próximo do Acampamento Base Marins, você ira pegar mais ou menos uns 4km de estrada de terra, e o caminho lá não é dos melhores, você irá achar relatos de pessoas que sobem com os mais diversos veículos, mas a chance de parar na estrada é real. Sendo que apesar de engraçado, não será nada agradável se você estiver indo de madrugada e num grupo pequeno.


Após as tentativas e fracassos na viagem para o RJ, escolhi Domingo dia 23/07 para fazer a subida aos Marins, com a idéia de acampar no Cume e fazer a descida na segunda-feira 24/07. Fomos em dois amigos, amigo esse que me garantiu que estaria pronto para fazer a trilha, isso veríamos kkk.


Combinamos de sair de São Paulo em torno de 07 horas da manhã, porém com alguns “pequenos” atrasos às 10:00 estávamos pegando a estrada. O caminho é bem tranqüilo e saindo de São Paulo são exatamente 4 pedágios, totalizando R$ 26,00 ( 3,40 / 3,40/ 6,10/ 13,80) e um pouco antes à saída 51 (para quem vem de São Paulo) existe um GRAAL que é uma ótimo opção para abastecer e fazer a refeição antes de por o pé na trilha.


Continuamos nosso caminho e como falei eu temia mais a serra dos Marins do que a montanha hehe, e como a Lei de Murphy nunca falha, já próximos ao Acampamento Base atolamos. Já imaginei que ficaríamos um bom tempo ali, pois não aparecia ninguém, porém demos sorte e logo um carro descia com 4 rapazes que disseram que no dia anterior atolaram exatamente no mesmo ponto. E assim com muito esforço conseguimos tirar o carro de lá e trilha que segue. Hehehe.


 

20517763_1469904016408333_438982962_o.jpg.226888f8f566f54ac9f4202d8dfbb568.jpg

 

Chegamos ao Acampamento Base em torno das 14:00 horas, chegando la conversei com o rapaz que é encarregado do lugar, e não é mais o Milton como vocês devem ter visto em outros relatos por aqui. No acampamento é possível comer e comprar ainda algumas bebidas para levar para a trilha, aproveitamos para comprar algumas águas extras e antes de subir ainda fomos informados pelo novo dono que eles oferecem o serviço de resgate para quem vai fazer a Travessia Marins x Itagaré, tudo pode ser combinado assim que você chegar ao acampamento base. A diária para o estacionamento do acampamento é de R$ 20,00.


Iniciamos a subida e com 10 minutos de caminhada meu amigo já queria parar para descansar o.O

Na verdade quando mandei os vídeos, fotos e relatos da trilha, ele não olhou nada e estava achando que uma trilha tranqüila, mesmo eu tendo o alertado diversas vezes. Ok, já entendi naquele momento que não seria mais possível acampar no cume, não tínhamos mais o tempo hábil para subir, muito menos naquele ritmo. Mas mesmo assim ele não quis voltar e disse que iria até o final, então decidimos ir até onde desse, acamparíamos e terminaríamos a subida no dia seguinte.


O primeiro ponto no tracklog é o morro do careca, leva-se em torno de 40 minutos para chegar, e partindo dali começa oficialmente a trilha para o Pico dos Marins. No começo não tem segredo e a trilha é bem marcada, com alguns pequenos trechos de escalaminhada. A partir da metade da trilha que inicia a subida em pedra que passa a ficar um pouco mais técnico, porém nada que seja impossível ou demasiadamente difícil.

 

IMG_0025-min.JPG.271443105a5d4019f8cc38aa7637ba4d.JPG

 


Obviamente que não chegamos ao pico com a luz do sol e quando deu 18:00 horas escureceu. Porém mesmo não estando no topo é possível ver toda a beleza que existe nesse lugar. Durante praticamente toda a caminhada é possível ter o vislumbre de vistas e paisagens incríveis. Daquelas que realmente ficam guardadas na memória. E porque não tentar guardar num registro fotográfico também ! Rs !!

 

598de3f127525_20170724_1325091-min.jpg.5da7a5be853174960fb6c01e8e6a9657.jpg

 

IMG_0036-min.JPG.4c18e3f761d48dd581bafa4d6e4ef0f3.JPG

 

IMG_0044-min.JPG.6e86977d655c5ddd711f57c903745695.JPG

 

IMG_0070-min.JPG.9871577c172d2b1148ed719351a2a78e.JPG

 

IMG_0061-min.JPG.c591fb02e7b7df7d172b349898ebd608.JPG

 

IMG_0074-min.JPG.6279b895db9d72101c707e3203321fda.JPG

 

IMG_0075-min.JPG.369bcac605a9707df75bc69510b71187.JPG

 

IMG_0090-min.JPG.9fbbcac2fb23c55169a05fb493ba4146.JPG

 


Após escurecer andamos por mais 2 horas, porém a navegação no Marins, não é das mais simples a partir da metade do caminho, e no escuro ainda com uma lanterna fica bem complicado de prosseguir. Levem sempre mais de uma lanterna e com bateria reserva. Por fim achamos uma área onde era possível acampar e por lá ficamos.


Nesse momento em torno de 21 horas, não estava ventando muito, porém ao longo da noite os ventos aumentaram muito, mas a barraca resistiu bem e não passamos muito pouco frio. ( Se serve de indicação a barraca ARPENAZ 2 da QUECHUA vale muito o custo beneficio na minha opinião. Para quem não quer investir uma grana muito alta em barraca esse modelo da Quechua atende muito bem as necessidades !! )

 

IMG_0105-min.JPG.b311756bb8c30d1944b3db968d17c12d.JPG

 

Dormimos bastante e no dia seguinte com um vento bem gelado prosseguimos em nosso caminho. Nesse segundo dia já começamos no trecho onde se inicia alguns trechos por pelo capim elefante. Em uma primeira vez realmente se tem um pouco de dificuldade em navegar pelo caminho, porém a impressão que tive é que não existe um caminho certo quando se sobe o Marins, em alguns trechos você tem a indicação de setas e totens, mas pelo que percebi você pode ir de diversas maneiras. Não estou aconselhando a abrir novas rotas e nem demarcá-las, porém, você verá que não esta preso, e você consegue subir pelo tracklog, ou indo 20 metros para La ou para Ca. Caso você tenha se perdido pode usar o tracklog como uma referência mesmo que um pouco longe da trilha. Mas assim que você localizar as setas novamente nesse trecho de pedras, não tem erro. Dificilmente se perderá.


O trecho final do Marins requer um pouco mais de cuidado e atenção, alguns pedaços de pura escalaminhada, subir em 4 apoios, escolha um bom calçado para não ter nenhum imprevisto, esse ultimo trecho é muito gostoso de ser feito e a recompensa fica logo a vista. Passados alguns minutos estávamos lá, chegamos ao cume !!! Mesmo não tendo a oportunidade de ver o por do sol ou o nascer do sol, ficamos sem palavras, e explicar o que é aquela vista, aquela sensação é até difícil !!! O céu estava totalmente aberto, sem nenhuma nuvem, e de La é possível ver todas as principais cidades da região da Mantiqueira, é realmente indescritível.

 

IMG_0144-min.JPG.7058deff441a4d1b229a04f07a1b84a9.JPG

 

20292899_1467521389979929_622995620246777077_n.jpg.fe8002abeca6310f98a68e223d42a706.jpg

 

IMG_0153-min.JPG.da8035ac6042e2414497aa94c392005b.JPG

 

IMG_0160-min.JPG.d5c497d0a400e0799f200b30a1c0379e.JPG

 

IMG_0163-min.JPG.347452e4a71ea9edc86001700fdc03e5.JPG

 

IMG_0189-min.JPG.121699e00160043c5441a6ecf3b7bd6f.JPG

 


Ficamos algum tempo apreciando tudo aquilo e fazendo o máximo de fotos que conseguimos RS. Mesmo no pico existe diversos pontos para visitar, apreciar e fazer lindas fotos. É possível avistar a travessia de Serra Fina, Pedra redonda, entre outros...

Depois de explorar bastante, resolvemos descer, apesar de ser mais simples agora que tínhamos idéia do caminho, não foi tão mais rápida a nossa descida, e em torno de umas 16:00 horas estavamos de volta no acampamento base.


Fomos de domingo para segunda, encontramos muitas pessoas descendo que haviam ficado La no sábado, porém domingo fomos os únicos a subir, para quem vai aproveitar um final de semana para fazer essa aventura, inicie a trilha cedo, para que consiga pegar um bom lugar para acampar, caso esteja indo dentro da semana, ou domingo não precisa se preocupar muito com isso.


O tempo que se leva para subir é muito relativo, depende da sua condição física, do seu costume de fazer esse tipo de trilha, da sua mochila, então não vou falar em tempo pois muda muito de pessoa para pessoa.


Por fim, a visita ao Marins não só valeu muito a pena como me deixou com vontade de mais, e pretendo logo estar voltando para fazer a travessia, e aproveitando a oportunidade para acampar no cume. A quem ainda não foi e tem vontade o único conselho que tenho é que vá, aproveite cada segundo da trilha e de tudo que essa maravilhosa montanha tem para oferecer, com certeza ficarão tão apaixonados por ela quanto eu.


OBS: provavelmente quando forem verão pelo caminho uma cachorrinha que fica no acampamento base, ela parece uma raposa, deve ser algum espírito reencarnado sei La..kkk, enquanto estávamos lá, ela subiu e desceu a montanha 3 vezes, ela é a guia oficial pode-se dizer, mostra o caminho de verdade, e tem um pique maior que todos os viajantes juntos hehe, quando estávamos no final da trilha a encontramos novamente e resolvi retribuir o favor levando ela no colo, até que a danada dormiu, hahaha.

 

598de3f4c3e8c_20170724_1546111-min.jpg.5413dabcab4afaefad9b033c4b28ba62.jpg

 

598de3f4cbd29_IMG-20170725-WA00211-min.jpg.a53185411a4181b767f8000286edbcb2.jpg

 


Boa sorte a todos, e boas aventuras !!

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hello migo...

tcho falar, rs

eu vou fazer essa loucura TALVEZ dia 19 agora, eu to de olho no clima tempo e bem preocupada com os detalhes que li nos relatos tipo: chegar cedo pra acampar (não entendi muito isso, tipo eu tenho que estar no topo que horas no máximo?) me deu a entender de começar a trilha no escuro ainda, acho meio arriscado. Isso se carro não atolar e todos os imprevistos possíveis rs.

Enfim, tem algo pra dar como dica pessoal? to com bastante medo rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Hello, rs..

Então, não precisa ficar muuito preocupada não. RS.

O que eu quis dizer pra levar em consideração é o seguinte, dependendo do ritmo, talvez você leve até umas 7 - 8 horas para chegar ao cume. A caminhada ideal seria em torno de 4 horas, um pouco mais, talvez um pouco menos.. Mas se você for acampar, estiver com mochila cargueira e tudo mais.. pode jogar um pouco pra cima o tempo.

 

Quando falei pra iniciar cedo, é para que chegue ao cume com luz do dia, que fica mais facil de montar barraca, de navegar, e você ainda pega o por do sol, olha que bom hehehe.. eu acho que iniciar a trilha as 08 da manhã, é um horario mais que ideal, que você chega ao cume tranquilamente. Não precisa iniciar a trilha de madrugada não. La no cume, também tem bastante lugar pra acampar, mas se você for num final de semana por exemplo, pelo que vi dia 19 é um sabado né.. com certeza você encontrará mais gente na trilha, então se você chegar mais cedo ao cume reserva o melhor lugar pra sua barraca, com menos vento e tal. Mas vá tranquila. A dica que dou é iniciar cedo a trilha, não precisa ser de madrugada, levar uns snacks, uns lanches rapidos para evitar de ficar parando pra comer pelo caminho e ai é só alegria !

Você estará indo com mais alguem ? Haha, tenho que ser sincero que a maior preocupação é a bendita estradinha, não precisa ficar com muito medo tambem, mas não é legal estar sozinho numa situação dessa. E ter que esperar um carro aparecer pra ajudar. kkk

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Em 06/08/2017 em 11:09, joaopaulosarja disse:

.

,

,

 

Oiiii, eu ainda não fui devida as previsões QUE ME ENGANARAM e outras prioridades que apareceram. Eu não iria sozinha, iria com uma pessoa que ta me enrolando pra ir (inclusive, está me irritando a ponto de eu ir sem, to caçando alguém pra ir comigo).

Editado por izabelpiress
erro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 07/11/2017 em 14:25, Pa Piaia disse:

Ola

Andei lendo que e possivel deixar o carro mais embaixo e subir essa estradinha a pe, o que aumentaria certa de uns 15 km na caminhada. Confere??? Ha mesmo um cidadezinha la que eu possa parar a moto e seguir o restante a pe???

meu deus, 15k é muita coisa hahahahahhaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá galera,  fiz marins esse ano, minha foto é de lá.
Pois então o acesso até a base é meio complicada ainda mais na situação que pegamos.(chuva)
infelizmente pegamos chuva e foi tenso, passamos vários perrengues,barracas inundadas , frio.

tem sim uma cidadezinha,um pouco antes da base
mas se for subir a pé da cidadezinha aconselho acampar uma noite na base pra no dia seguinte subir o pico bem cedinho.
A SUBIDA É TRASH PRA QUEM NÃO TA ACOSTUMADO
mas se tiver um bom condicionamento físico consegue fazer de boa@izabelpiress 
Se tiver uma moto trilheira ou um 4x4 é o ideal.
Mas por um milagre subimos com carro popular mesmo,kkkk
uninho, pegeot ,celtinha.
vai da coragem e loucura de cada um.
espero ter ajudado

Em 10/11/2017 em 19:28, izabelpiress disse:

meu deus, 15k é muita coisa hahahahahhaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...