Membros Oneguy Postado Fevereiro 16, 2011 Membros Postado Fevereiro 16, 2011 Pelo que pesquisei hoje, a parafina e o álcool não se mistura, assim a idéia não vai "funfar". Depois vou fazer o do sabão para ver usa eficiência.
Membros Oneguy Postado Fevereiro 16, 2011 Membros Postado Fevereiro 16, 2011 Parafina de vela com algodão eu fiz agora à tarde e particulamente não gostei para cozinhar de forma mais rotineira, pois deixa a panela toda preta. E sobe muita fumaça preta. Dentro de uma barraca é sem chance. Vou deixar para acender churrasqueira. Obviamente que estou excetuando situação de emergência. Compensa muito carregar algumas iscas. Depois vou fazer o do sabão com álcool.
Membros Marco Calavera Postado Fevereiro 20, 2011 Membros Postado Fevereiro 20, 2011 Crivelaro, Já fiz CHUD, por sinal, acredito que você tenha encontrado a receita no mesmo lugar que eu. Ele fica uma espécie de massinha de modelar, não fica grudento. O problema é que ele funciona através da evaporação do combustível, a farinha é uma espécie de condutor, como um pavio de vela. Por isso, álcool não funciona bem, ele se desprende rápido demais da farinha. A receita que eu conhecia era com gasolina. Queima maravilhosamente. Para alguém meio piromaníaco como eu, dá um prazer imenso ver as porções de CHUD queimando no chão. Para acender fogueira é ótimo, põe fogo em tudo quanto é madeira, mas para cozinhar não sei... a gasolina daria cheiro na comida. É prático porque você dosa o quanto precisa usar, já que ele é uma massinha. Mas, como você disse, tem que guardar num recipiente bem fechado para não evaporar a gasosa.
Membros lucci Postado Abril 14, 2011 Membros Postado Abril 14, 2011 Crivelaro, Já fiz CHUD, por sinal, acredito que você tenha encontrado a receita no mesmo lugar que eu. Ele fica uma espécie de massinha de modelar, não fica grudento. O problema é que ele funciona através da evaporação do combustível, a farinha é uma espécie de condutor, como um pavio de vela. Por isso, álcool não funciona bem, ele se desprende rápido demais da farinha. A receita que eu conhecia era com gasolina. Queima maravilhosamente. Para alguém meio piromaníaco como eu, dá um prazer imenso ver as porções de CHUD queimando no chão. Para acender fogueira é ótimo, põe fogo em tudo quanto é madeira, mas para cozinhar não sei... a gasolina daria cheiro na comida. É prático porque você dosa o quanto precisa usar, já que ele é uma massinha. Mas, como você disse, tem que guardar num recipiente bem fechado para não evaporar a gasosa. E a farinha na mistura, ela ajuda ou atrapalha a combustão? Minha idéia é fazer um creme com bastante farinha, quase uma argamassa, mas estou com receio que o excesso de farinha atrapalhe.
Membros Marco Calavera Postado Abril 22, 2011 Membros Postado Abril 22, 2011 A farinha deixa a combustão mais lenta. O que é melhor quando se vai pôr fogo em algo não tão inflamável, é o mesmo processo que ocorre no álcool sólido ou naquelas pastilhas para acender churrasqueira. No caso do CHUD, você pode até variar a quantidade de farinha, mas vai mudar muito a consistência. O bom da mistura com as quantidades corretas é que ele fica com consistência de massinha de modelar.
Membros lucci Postado Abril 25, 2011 Membros Postado Abril 25, 2011 A farinha deixa a combustão mais lenta. O que é melhor quando se vai pôr fogo em algo não tão inflamável, é o mesmo processo que ocorre no álcool sólido ou naquelas pastilhas para acender churrasqueira.No caso do CHUD, você pode até variar a quantidade de farinha, mas vai mudar muito a consistência. O bom da mistura com as quantidades corretas é que ele fica com consistência de massinha de modelar. Valeu Calavera, foi bom saber que um chud a álcool teria a mesma eficiência que o álcool em barra, o que parece deixar um pouco a desejar em situações onde o negócio precisa ser rápido, como esquentar 800 ml de feijoada ou cozinhar um miojo. (Claro, leia-se, aqueles miojos tão incrementados que levam até miojo! hehe...)
Membros de Honra Frida_ssa Postado Abril 25, 2011 Membros de Honra Postado Abril 25, 2011 Vivendo e aprendendo!!! rsrsr vou testar! abraços!
Colaboradores mateus santos Postado Maio 13, 2011 Autor Colaboradores Postado Maio 13, 2011 Fiz a bolinha de algodão com parafina e achei excelente, queimou uns 10 minutos e eu ainda consegui acender com a pederneira, no próximo achamps vou levar. Vou testar o CHUDS pra vê qual é. concerteza otima opçao pra fogo, mais o jeito é improvisar, eu nem tinha visto o video, e antes disso eu fiz com cera de abelha, ficou até mais estilo bushcrafter,kkkk abçs
Membros Baêta1502426164 Postado Maio 15, 2011 Membros Postado Maio 15, 2011 a bolinha de algodão com parafina é uma boa, mas hj testei com a pederneira e não consegui msm, o jeito foi usar o fósforo. Agora o CHUD como ja falaram tem suas limitações, eu usava pra acender churraqueira, mas hj só uso o algodão. O chud faz mta bagunça, deixa a mão toda melecada, eu usava com diesel ou querosene.
Membros Felipe Arsuffi Postado Setembro 4, 2011 Membros Postado Setembro 4, 2011 Galera, ja fiz uso deste combustivel. Fiz exatamente como no video do Giuliano e funciona muito bem. Ja me vi em um situação muito complicada onde toda a madeira estava molhada, nao havia como conseguir uma boa mecha e o combustivel sólido feito de algodão e parafina quebrou o maior galho pois foi a melhor maneira de começar o fogo! Uma ótima dica, funciona muito bem e dura cerca de 8 a 10 minutos cada bolinha de algodão com parafina.
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.