Ir para conteúdo

Huaraz


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Leo, como ja tinha te falado acho legal o Chalcataya como forma de aclimatar para o Huayna Potosi. Pra quem vai escalar montanhas ou fazer trekkings essa é a unica utilidade de passeios como esse e o nevado Pastouriri, que pelo que entendi é o que voce pretende fazer. Portanto como voce ja vai estar aclimatado e vindo de um montanha de 6.088 mts nao vejo nenhum utilidade em fazer o Pastouriri, que apesar de legal, voce vai conhecer coisas muito melhores.

E as ruinas de Chavin talvez seja uma boa se voce for aficcionado por esse tipo de atração, afinal voce vai conhecer Machu Picchu e as ruinas de Trujillo (Chan Chan e Huaca del Sol), esses dois dias ganhos podem ser preciosos no final da viagem (são suficientes para conhecer Ica).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pessoal:

 

Peço informação de quem já esteve em Huaraz e, particularmente, fez a trilha Santa Cruz.

 

Pretendo ir de meados para final de junho/2009. A princípio é um trekking fácil, sem risco de se perder. A questão é estar bem aclimatado.

 

Qual a temperatura a noite que posso esperar por lá? Será que em meados de junho o passo de Punta Union (4.750 m) já está coberto pela neve? Vou tentar me juntar a um grupo, sem arriero ou guia (deixaria-os para circuitos mais arriscados, como o Alpamayo e o Huayhuash, onde o risco de MAM e assalto é maior).

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pessoal:

 

Peço informação de quem já esteve em Huaraz e, particularmente, fez a trilha Santa Cruz.

 

Pretendo ir de meados para final de junho/2009. A princípio é um trekking fácil, sem risco de se perder. A questão é estar bem aclimatado.

 

Qual a temperatura a noite que posso esperar por lá? Será que em meados de junho o passo de Punta Union (4.750 m) já está coberto pela neve? Vou tentar me juntar a um grupo, sem arriero ou guia (deixaria-os para circuitos mais arriscados, como o Alpamayo e o Huayhuash, onde o risco de MAM e assalto é maior).

 

Peter

 

Peter, voce parece estar bem informado. O Trekking Sta Cruz é extamente isso, relativamente facil, tanto na navegação quanto nos deniveis mas a altitude é muito traiçoeira e se não estiver aclimatado pode se dar um pouco mal. O perigo é zero, muitas pessoas fazem até sozinhas, inclusive mulheres.

 

Quanto ao grupo deve ser se juntar, afinal vai estar indo na alta temporada e mesmo que nao arranje ninguem em Huaraz voce conhece facil nas vans que leva ao parque ou ate mesmo na trilha.

 

As temperaturas nao saberia dizer mas nao deve ser dificil pegar abaixo de 0, e o vento complica um pouco a sensação termica, o principal acho que é um bom anorak, uma boa barraca e um bom saco. Punta Union provavelmente tera neve, eu fui no verao e peguei um pouco e la fica a 4750msnm.

 

So mais uma coisa que muitas pessoas não sabem, o trekking originalmente é feito Casashampa-Vaqueria, mas se fizer ao contrario os deniveis a serem vencidos diminuem consederavelmente.

 

Qualquer outra duvida é so falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Paulo!

 

Foi bom vc ter confirmado o que apenas li em livros e na internet.

 

As info. eu obtive em dois guias de trekking nos Andes, um deles da Lonely Planet, e de sites na internet. Também é impressionante a resolução do vale de Santa Cruz no Google Earth. Dá para ver a trilha!

 

Vc tocou num ponto importante: o sentido do trekking!

 

No sentido Vaqueria>Cashapampa as vantagens são:

 

1. Um desnível menor para subir (partimos de um ponto mais alto);

2. O transporte para Vaqueria parece ser mais regular que para Cashapampa.

 

No sentido Cashapampa>Vaqueria teríamos estas vantagens:

 

1. Punta Union ficaria para o 3º dia de caminhada. Já no sentido contrário fica no 2º dia (mais tempo para aclimatar);

2. A descida de Vaqueria para Yungay é esplendida. Algumas pessoas preferem até viajar no bagageiro do teto para apreciar melhor a vista!

 

Estou ainda para decidir qual o sentido. Mas estou inclinado a sair de Cashapampa.

 

A temperatura a noite é para saber se meu saco de dormir (-7ºC) agüenta a parada. Acho que não. Possivelmente vou ter de comprar ou alugar algo em Huaraz. A condição de neve é para saber se vou precisar de uma bota mais pesada. Pelo que vc disse (viu neve ainda no verão) muito provavelmente vou ter de tirar minha Salomon mista do armário (trilha + neve). Digo infelizmente porque ela é pesada.

 

Vou ver se obtenho um e-mail das agências em Huaraz para saber direito a temperatura e a condição de neve. Dizem que em julho a trilha fecha devido ao acúmulo de neve em Punta Union.

 

Só tou esperando o desdobramento da Gripe Suína para gastar minha milhagem no trajeto Salvador-Lima.

 

Como vc também mora em salvador, provavelmente a gente vai se bater na Chapada hora desta!

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter, agora que estou associando voce ao seu nome, voce que estava querendo montar um grupo pra fazer Huayuash e Sorata nao foi?

 

A questão do transporte mais frequente em Vaqueria acho que é um ponto forte pra começar por Casashampa, afinal é melhor voce ter dificuldades enquanto esta indo porque tem varias possibilidades em Huaraz do que quando esta voltando. Mas mesmo assim acho que nao existem grandes problemas em qualquer uma delas.

 

Essa questao do clima vou ficar te devendo por ter ido no verão. Mas a questao do saco voce deve saber que nem influencia tanto se estiver bem alimentado, com uma boa barraca e dormir bem vestido. O Punta Union tambem imagino que nao deve exigir mais do que uma boa bota de trekking.

 

Bom saber que tem gente em Salvador que curte os Andes, mal mal vejo o pessoal daqui aproveitar a chapada..

 

Se quiser me adciona no msn pra a gente trocar uma ideia melhor.

 

Abraçao cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá amigos, tudo em ordem?

 

Alguém que esteve por lá recentemente sabe como está a regulamentação para o parque Nacional Huascarán?

É que de acordo com posts no Lonely Planet, desde 2007 estavam exigindo guias para se fazer algum trekking mais longo dentro do Parque.

Só estavam isentos, associados de determinados clubes internacinais de montanhismo. Lí alguma coisa também no Summit Post.

Para a cordilheira Huayhuash não haveria a obrigatoriedade pois ainda não é um parque nacional, e sim uma área de conservação natural.

 

A fiscalização estava sendo feita na entrada do Parque Huascarán pelos guarda parques.

Alguém confirma se ainda está rolando isso?

 

 

Abraços.

 

Robério Rodrigues

Recife - PE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Roberio, quando fui para o PN Huascaran em novembro do ano passado fiz o trekking sta cruz e tinha muitas pessoas fazendo de forma independente, se é a esse tipo de trekking que voce se refere a informação nao procede. Quanto aos outros nao saberia informar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Paulo, pelas informações.

 

Boa memória! Realmente eu postei um tópico “Trekking nos Andes”, em companhia para viajar.

 

Só mais uma coisa: vc usou fogareiro gás ou benzina? Acho que nesta altitude o gás ainda funciona bem, não?

 

Vou mandar uma msg em PVT para vc,

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigos

 

Li em algum lugar nesse tópico que julho não seria um bom mês para fazer Huaraz. Isso procede? Minha esposa e eu vamos com a intenção apenas de conhecer o Pastoruri e as lagoas de Llanganuco. Dá para fazermos isso ou o inverno impede de alguma maneira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...