Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Postado

 

Oi galerinha!!!

 

A maioria de vocês deve conhecer a cidade de Urubici pelos seus famosos pontos turísticos e também pela presença da neve no inverno. Urubici é uma charmosa cidade da Serra Catarinense muito procurada pelos turistas em virtude da baixa temperatura... É uma ótima opção pra quem adora curtir o frio. O que muita gente não sabe (inclusive nós!) é que Urubici tem Cânions lindíssimos para serem explorados.

 

Na Páscoa deste ano, planejávamos uma viagem tranquila de Kombi para Urubici, objetivando conhecer os pri[/img]ncipais pontos turísticos e fazer algumas trilhas leves... Durante a pesquisa pré-viagem, descobrimos o Cânion do Espraiado. O fascínio por aquela paisagem foi tão grande, que decidimos mudar a programação para fazer um "free camping" nos Cânions de Urubici.

 

Localizado numa distância de 40 km do centro de Urubici, o Cânion do Espraiado possui uma altitude de 1.850 metros e uma paisagem de tirar o fôlego. Para chegar até o início da trilha, basta seguir a estrada de acesso à Serra do Corvo Branco. Após o término do asfalto, inicia-se a estrada de chão. Alguns quilômetros depois, na primeira bifurcação, entre à esquerda e siga sempre reto. Enquanto você viaja, pode curtir o lindo visual formado pelo verde da vegetação, os paredões rochosos e o maravilhoso Rio Canoas.

 

Acreditamos que o ponto de partida da trilha – pra quem deseja fazer o percurso todo a pé ou de bike, como nós não fizemos – seja no portão de ferro localizado logo após a Pousada Refúgio da Montanha, totalizando aproximadamente 26km de percurso (ida e volta). Também é possível fazer todo o percurso em veículo 4×4, sempre mediante retirada de autorização. Retiramos a nossa com a Carol Munareto, uma das proprietárias do Cânion, pelo telefone (49) 99153-1473. Ela é uma querida!

 

Conseguimos percorrer um trecho da trilha a bordo da Kombi, economizando uma boa distância percurso. De mochila, andamos por 5km até chegar no grande campo que divide a paisagem com os Cânions. Trilha mista, de chão batido, as vezes lama, outras vezes riachos, e subidas íngremes de tirar o fôlego. Encontramos búfalos pelo caminho, mas eles são tranquilos. O trecho da foto abaixo é praticamente o KM final, um pouco antes do Morro da Antena. Na bifurcação, seguimos à direita, já avistando os gigantes! Outra dica, não há necessidade de levar muita água, pois há bastante fontes d’água pelo caminho. O próprio Cânion é abundante em água. Você pode até tomar banho nos riachinhos.

 

Nos instalamos afastadas da borda dos Cânions para evitar o vento e o frio. A noite lá em cima é muito úmida, mas apesar disso, foi possível ter uma noite agradável. O frio não era severo. O ponto mais marcante da noite foi o CÉU ESTRELADO que presenciamos. Vocês não tem ideia da quantidade de estrelas!! Uma pena não conseguir registrar o momento com as nossas câmeras. Foi inesquecível.

 

Sobre a barraca, ajeitamos uma tenda em lona impermeável para auxiliar na proteção contra a chuva e umidade. Além disso, a lona também funcionou como abrigo para o preparo de refeições e pra proteger itens que ficam fora da barraca. Na hora de dormir, nós deixamos do lado de fora as nossas mochilas (envolvidas em um saco plástico). Para o jantar, cozinhamos um arroz de saquinho (bem funcional, inclusive), com ovos e bacon. Para beber, um suco em pó diluído em água, só pra dar uma variada. Preparamos tudo com nosso fogareiro made in China e o kit gás da Náutika.

 

Acordamos às 6h da manhã pra curtir um nascer do sol, mas em virtude da altitude dos Cânions, o sol surgiu no céu +- 1 hora depois. O desjejum foi um café em sachê, Rap 10 com queijo e salame e umas barrinhas de cereal. Depois, era hora de se preparar para caminhar pela borda dos Cânions.

 

Iniciamos a caminhada às margens dos Cânions por volta das 10h da manhã. O clima estava perfeito. O trajeto que fizemos durou +- 40min. Fizemos uma parada para o lanche em uma das pedras e voltamos pra barraca. O terreno do Campo dos Padres é bastante úmido. Encharcamos nosso tênis algumas vezes durante a trilha. Por isso, recomendamos o uso de um calçado impermeável ou repelente à água. Até mesmo as galochas podem ser funcionais! Levar um tênis extra também pode ser uma boa opção! Mais uma dica: em caso de sol, apliquem um filtro solar. Ficamos bastante queimadas no rosto e nos braços. No mais, tudo muito lindo!!!

 

Começamos a ajeitar as coisas para o retorno logo após a caminhada pelos Cânions. Estávamos bastante cansadas e já sentindo dores musculares. Geralmente utilizamos algum relaxante muscular pra poder dormir bem na barraca e garantir um retorno mais tranquilo, mas desta vez esquecemos de tomar o medicamento. Encontramos alguns sachês de mel na mochila e deliciamos aquilo como se fosse a última gota de água do mundo… Foi milagroso! No finalzinho da trilha, até encontramos pinhão pelo chão… Adivinha? Juntamos todos e trouxemos para casa. Deu um panelaço!!! Seguimos a trilha até o final com muito bom humor e positivismo, conversando e dando risadas (… até de nós mesmas!). Ao retornar para a Kombi, decidimos estacionar às margens do Rio Canoas para preparar um almoço (miojo com queijo provolone e salaminho) e seguir viagem até a cidade novamente. Eis a grande vantagem de se ter a Kombi Home, a gente ama muito tudo isso!

  • Amei! 2

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...