Membros priscilla mamus Postado Julho 5, 2017 Membros Postado Julho 5, 2017 Fala galera!! Segue relato da viagem surreal que eu, meu marido e um amigo fizemos por San Pedro do Atacama, Salar de Uyuni e Santiago em Maio – 2017. Os valores em peso chileno, para a conversão é só multiplicar por 5. Ex.: CLP 10.000 = R$ 50,00. Dia 1 – Viagem Saímos de Maringá-Pr às 5h30 e chegamos a Santiago as 13h40 de lá. Aguardamos no aeroporto e pegamos o voo da SkyAirlines (que havíamos comprado pelo site deles) as 18h30. Como o nosso amigo ia chegar em Calama apenas no dia seguinte pela manhã, resolvemos pernoitar lá para esperá-lo e seguirmos juntos para San Pedro. Voos da Gol – Maringá – Santiago: R$ 1.070,00 (p/pessoa, ida e volta, promoção feirão da Gol) Voo Santiago – Calama – R$ 330,00 (p/casal, ida e volta, promoção no site da Sky) Pernoite Calama – $ 38 dólares (casal, Booking, Hotel Alto Calama) Taxi aeroporto hotel – R$ 30,00 (tabelado, CLP 6.000) Dia 2 – chegada e Valle de La Luna Conseguimos um taxi mais em conta (com a recepcionista do hotel) para buscar nosso amigo no aeroporto e nos levar até a rodoviária de Calama. Em 3 pessoas fica mais em conta pegar esse taxi e ir à Calama em ônibus da Tur Bus do que pagar transfer. Após um pouco de atraso do ônibus, embarcamos e chegamos a San Pedro 1h30 minutos depois. Fizemos o check-in nos hosteis e fomos à rua Caracolles para fechar os passeios. No mesmo dia, às 15h, fomos ao Valle de La Luna com a empresa Tursimo Kaulles. Fomos alocados no tour da empresa Atacama Connection, uma das melhores. Foi ótimo, guia excelente! Também fechamos com eles as Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas. Pela noite, comemos uma vienesa com palta tradicional chilena (hot dog com muito abacate!) e fomos descansar, pois o passeio do dia seguinte seria bem cedo, de dia todo. Taxi – CLP 6.000 (3 pessoas) TurBus p/ San Pedro – CLP 3.000 (pessoa) Valle – CLP 10.000 (pessoa com entrada) Hostel Turickapur - $ 257 dolares (quarto de casal para 4 diárias) Vienesa – CLP 2.000 Nosso amigo ficou no Hostel Kirckir - $ 84 dolares (quarto coletivo 4 diárias) Dia 3 - Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas Acordamos às 6h30 da manhã e a van passou nos pegar as 7h. Fomos os últimos a entrar. Dessa vez fomos alocados na empresa Volcano, muito boa também, guia excelente, comida delícia. A Van era meio velha, mas boa. Seguimos direto para a primeira parada, a Laguna Chaxa no Parque Nacional Los Flamingos. O dia estava bem nublado, então não pudemos tirar aquelas fotos incríveis das montanhas refletindo nas lagoas. Mas o lugar é incrível. Nesse parque, tomamos o café feito pelo nosso motorista (café solúvel, leite, suco, pão, presunto, queijo, abacate, biscoito doce). Seguimos o passeio a mais de 4 mil metros de altitude, e aconteceu algo não previsto para a época: começou a cair neve!!!!! O problema é que chegamos às tão esperadas lagunas Miscanti e Meñiques e não vimos quase nada. Porém, a energia que a neve trouxe ao pessoal foi mágica! Todos felizes e saltitantes!!!! Fomos o último grupo a entrar no parque das lagunas altiplânicas. Os próximos não conseguiram por causa da neve que estava aumentando e poderia comprometer o caminho. Seguimos felizes para as Piedras Rojas. O tempo tinha aberto um pouco, mas o vento frio era intenso, agressivo e de doer os ouvidos!!! Mesmo assim, parecíamos crianças naquela paisagem surreal, congelada, congelante!!! Impressionante!!! Seguindo o passeio, muita neve na pista, paramos para almoçar no povoado de Socaire. Uma delícia de almoço, com entrada, prato principal (que eles chamam de fondo) e sobremesa!!! Após o almoço, visitamos o povoado Toconao, muito charmoso e antigo. Voltamos do passeio felizes e impressionados com tanta paisagem incrível... além de elétricos pela neve que deixa a gente meio retardado!!!hehehe À noite fomos tomar uma beer no Chelacabur, único bar que não precisa comer para poder beber... alías, só tem cerveja, não tem comida ali!!!! Passeio completo: CLP 65.000 (para casal com entradas dos parques) Dia 4 Nesse dia, íamos fazer o salar de Tara ou os gêiseres. Mas devido à neve que caiu nas estradas, os passeios de grande altitude foram fechados, apesar de ter amanhecido um dia lindo, ensolarado. Para não ficar á toa, fechamos o passeio da Laguna Cejar + Ojos Del salar pela Atacama Connection, as 16h, e pela manhã fomos fazer o trekking para Pukará de Quitor. Compramos água e alguns snack e partimos para Pukará. Você caminha uns 30 minutos até a entrada das ruínas de Pukará, paga e sobe para as ruínas. Nós fomos até o ponto mais alto do morro, levamos uns 40 minutos entre paradas e fotos. A vista é muito linda lá de cima, tanto do Valle de La luna quanto do vulcão Licancabur. Foi um passeio que não estava em nosso roteiro, mas que é muito legal de se fazer, surpreendeu!! Muita gente aluga bike para ir. Voltamos para a Caracolles, comemos um delicioso macarrão no restaurante Pica Del Indio, e partimos para a Laguna Cejar. Também não estava em nosso roteiro, mas também foi incrível!!!!! Não entramos na laguna que não se afunda devido à concentração de sal, porque estávamos sem roupas de banho. Mas deve ser bem legal!!! O por do sol na laguna Tebinquiche é de perder o fôlego. Pela noite, fizemos o tour astronômico com a agência Space, que eu reservei ainda no Brasil pelo email deles. Olha para o céu do Atacama é algo impressionante, de chorar mesmo!!!!! E o conhecimento do astrônomo nos proporcionou um momento inesquecível!!! Eu amei!!! Eles deram cobertinhas, pois o tour é ao ar livre naquele frio lascado! No final, entramos na salinha para tomar chocolate quente e ouvir mais histórias “astronômicas”. Para quem se interessa, é imperdível!!! Pela noite, passamos na agência da Cordillera Traveller para pagar o passeio ao Salar de Uyuni, e na Atacama Connection para ver se os passeio fechados pela neve reabriram. Ruínas de Pukará – CLP 3.000 (pessoa) Laguna Cejar – CLP 58.000 (casal com entradas, que são mais caras que o tour) Tour Astronômico – CLP 20.000 (pessoa) Dia 5 – Gêiseres Del Tatio Tivemos muita sorte nesse dia, pois o passeio dos gêiseres abriu!! Acordamos as 5h, e a van nos pegou as 5h30. Chegamos à entrada do parque e tivemos que esperar os guardas abrirem, pois estavam ainda vendo se as condições da estrada até os gêiseres eram seguras. Após uns 25 minutos abriram a cancela e pudemos pagar nossas entradas. Quando descemos da van, o frio era de lascar, mas a neve era tanta, e tão bonita, que começamos a meio que dançar igual bobos, correr na neve!!!! Foi a primeira vez que senti o mal da altitude.... o ar me faltou, fiquei tonta.... levei uns minutos para voltar ao normal.... e aprendi a lição!!! Nada de esforço a mais de 4 mil metros de altitude!!!!! O sol não nasceu, porque estava nublado. Mas o lugar é realmente incrível!!! A guia da Atacama Conection mais uma vez foi show nas explicações!!!! Após passear entre os gêiseres, fomos para van tomar o café preparado pelo motorista e bater um papo com turistas do mundo todo!!! Massa!!!! Seguimos o passeio e paramos no povoado Machuca, onde pudemos saborear um churrasquinho de Lhama!!!! É bom demais, para os carnívoros aí como eu!!!! Voltamos para San Pedro a 13h. Eu e meu marido aproveitamos a tarde para dormir e descansar.... já nosso amigo foi jogar bola com os chilenos ao lado do hostel dele!!! Pela noite, saímos jantar e comprar “suprimentos” para o tour na Bolívia, que seria no dia seguinte. Gêiseres – CLP 56.000 (casal com entradas) Espetinho de Llama – CLP 3.000 Touca de lã – CLP 4.000 na feirinha de San Pedro Cachecol de lã de alpaca – CLP 5.000 Dia 6 – Início do tour ao Salar de Uyuni Devido à quantidade de neve, nosso tour boliviano teve várias alterações... a primeira delas foi entrar na Bolívia por outra aduana. Saímos de San Pedro às 5h30 da manhã em um micro-ônibus e percorremos muitos quilômetros, umas 3h de viagem. Chegamos à fronteira, onde os motoristas nos prepararam o café da manhã. Havia vários carros de várias agências. Quando chegaram os carros 4x4, colocamos nossas bagagens em cima e partimos para os processos de saída do Chile e entrada na Bolívia. Burocracias resolvidas, seguimos viagem. No tour normal, o primeiro dia era para passar nas lagunas branca e verde, no deserto de Dalí... mas como desviamos da neve, fomos direto à Laguna Hedionda, onde almoçamos. No caminho, paramos em uma laguna do altiplano boliviano que tirou nosso fôlego, de tão impressionante!!! Todo o caminho foi incrível, e a cada minuto o paisagem ia ficando mais branca de neve, pois estávamos subindo a cordilheira dos Andes! O almoço foi em um refúgio na beira da laguna Hedionda... os motorista que preparam.... tava um pouco fria a comida, mas muito boa (salada, arroz, atum de lata, batata). Após o almoço, seguimos subindo sentido à laguna colorada, e a neve foi engrossando... por vezes o caminho sumia naquela nevasca, a emoção foi aumentando.... até que chegamos a um ponto bem alto no qual só se via uma imensidão branca.... todos os carros pararam (7 ao total) para decidir o que fariam, já que não se via a estrada... até que nosso motorista resolveu ser o herói da turma e encarar. Adivinhe o que aconteceu???? Atolamos na neve!!!!! Nisso vieram os outros motoristas para nos ajudar, e a única coisa que tinham era duas pás.... cavaram a neve dos pneus, e nada.... o carro nem se mexia.... até que deitaram no chão para puxar a neve debaixo do carro.... decidimos sair do carro para ajudar a empurrar, naquele frio de -20º, tomando vento e neve na cara.... meeeeu Deus!! Que loucura!!!! Até que conseguimos, mais sorte que juízo!!! Como diziam os chilenos: en Bolívia tudo es permitido, pero nada es seguro!!! Nem GPS a gente tinha! Após o nosso sufoco, os outros carros seguiram nosso rastro e não atolaram... mas um motorista não quis continuar a viagem e voltou para o Chile. Não sei se ele fez bem ou mal!!! Porque, apesar do sufoco, foi incrível, surreal, assustador!!! Depois do nosso atolamento, houve mais 5... mas eles já estavam espertos e sabiam o modo certo de tirar a neve!!! Cheguei no meu limite de segurar o xixi, a gente andava andava e só via neve!! Até que pedi pro motorista parar um pouco mais longe dos outros carros e fiz xixi ali mesmo, na neve, no frio... com certeza alguém viu minha bunda branca!! Mas no meio daquele branco imenso, eu não estava nem aí!!!! Heheheehe... situações extremas!!!! Meu marido tentou me esconder, mas tinha 5 carros, com 6 pessoas dentro cada... alguém deve ter visto!!!kkkkkkkkk Enfim, chegamos à árvore de pedra, que tava mais para árvore de neve!!! Muitas pessoas nem desceram do carro... só os loucos!! Com neve até os joelhos!!! O outro carro da nossa agência tinha 5 alemães e um brasileiro que falava alemão... eles estavam muuuuito putos com aquela situação toda, apavorados... E o nosso carro todo mundo tranquilo, rindo à toa... sem noção do perigo!!kkkk No início da noite chegamos ao primeiro refúgio, pertinho da laguna colorada.... haviam quartos com 6 camas (camas boas!)... cada grupo dos carros ficaria em um quarto... nessa noite o saco de dormir foi fundamental!! O banho custava 5 reais... mas sinceramente, tem que ser muito maluco pra tomar banho naquele frio extremo!!! A janta foi ótima, sopa de entrada, macarrão molho vermelho e pêssego em caldas de sobremesa. Tinha vinho para comprar, mas levamos os nossos! Para esquentar, bebemos, conversamos, cantamos igual crianças em excursão!!! Hehehehehe.... Fomos informados que o local dos gêiseres estavam fechado, sem acesso, muita neve... então o segundo dia também seria improvisado. Entrada no parque- BOL 150 (se não me engano em torno de 70 reais) Tour pela Cordillera Traveller - $ 220 dolares (pessoa, incluso os 4 dias de passeio com hospedagem e refeições) Dia 7 – Llamas e rocas vulcânicas Acordamos as 6h, tomamos café, colocamos mochilas no carro e partimos para o segundo dia. A primeira parada foi em um lugar com formações de rochas vulcânicas... alguns chamam de cidade perdida. Bem legal!! Depois vimos muitas lhamas na beira de uma lagoa... chegamos bem próximo a elas para tirar fotos!!! Nesse dia já não havia mais tanta neve, pois diminuiu a altitude.... A outra parada foi surreal... galeeera.... que lugar era aquele! Um vale todo de lava de vulcão petrificada e uma lagoa negra...uaaau!!!! maluco!!!!! Nesse dia dormimos no hotel de sal... e sim: eu lambi as paredes! Todas salgadas!!! Chegamos no povoado ainda de dia... saímos para comprar vinho nos butecos.... parecia uma cidade fantasma.... não se via ninguém... mas tinha buteco aberto !! uhuuuu!! Nesse dia encaramos o banho!!! Hehehehe... 5 reais!!! Água morna, mas deu pra ficar cheirosa!!! O jantar teve sopa de entrada, depois batata, carne de frango, salada.... delicinha!!!! Mais uma noite de vinho, brincadeiras e papo furado!!! Nesse hostel (chamado 5 mentários.... hahahaha), tinha quarto de casal e duplo... camas boas de novo!! Dia 8 – o incrível Salar de Uyuni As 5h30 da manhã já estávamos prontos para sair do hostel. Não tínhamos certeza se o dia estaria ou não nublado, mas esperança de ver o sol nascer no salar era grande.... Mais ou menos 1h depois, chegamos ao salar, e o sol começou a nascer... paramos o carro e ficamos ali, contemplando aquela maravilha de Deus... e o sol foi nascendo tímido, entre nuvens, magnífico.... obrigada senhor!!!! Acho que ficamos 1h ou mais vendo o sol nascer.... e foi sensacional!!! Seguimos viagem com o dia já claro, e a brancura daquele lugar foi nos enchendo de emoção e energia!!! Paramos na Isla Del Pescado, pagamos o ticket e iniciamos a subida até o topo.... novamente a altitude me deu falta de ar.... mas eu masquei folha de coca e de boa.... a vista lá de cima é impressionante! A vastidão do salar, infinito! Uau!!! Ao descer, nosso motora Edi já havia preparado o café da manhã... que delícia! Ali no salar!! Momento único!!! Nos afastamos um pouco da isla para treinar as fotos de perspectiva.... e logo nosso motorista nos chamou para irmos ao ponto ideal para as fotos. Gente... o que é andar de carro pelo salar????? É inexplicável!!!! Ficamos pouco mais de 1h tirando as fotos e fazendo os vídeos, um mais engraçado que o outro!!! Publiquei um vídeo no facebook do mochileiros e até hoje já tem mais de 1.200 curtidas!!! Hehehhe Seguimos viagem eufóricos!!! Paramos na ilha das bandeiras, onde tem o hotel de sal mais chique das empresas como a Ayllu, e FlaviaBia.... e também o monumento do Dakar. Depois paramos em um povoado onde compramos blusas de lã de alpaca, chaveiros, etc etc etc (muito mais barato que no Chile... as blusas estavam metade do preço). Seguimos até a cidade de Uyuni, onde visitamos o cemitério de trens. Depois fomos almoçar delícia e, pela primeira vez em 3, dias tínhamos wi-fi! Celulares quase travaram!!hehe acalmamos nossa família com mensagens e partimos para o centro da cidade, onde íamos trocar de carro e ir para o dormitório. Ficamos umas 2h em Uyuni, passemos pela praça, era dia das mães deles e tava tudo decorado... tomamos um cerveja e fomos para a agência seguir viagem. Como todo o nosso tour foi alterado pela neve, não dormimos em Uyuni. Seguimos para adiantar a viagem de volta e dormimos em um povoado que não me lembro o nome, em um hotel mal acabado, sem reboco, banheiros externos, parecia um muquifo!!! Mas os quartos e as camas eram bons! A janta foi ótima também, sopa e macarrão. Muitos vinhos, gente do mundo inteiro, conversas, risadas.... sucesso!!! Dia 9 – voltando para San Pedro Acordamos as 7h, tomamos café e partimos para San Pedro. A única parada foi em um povoado para fazer xixi e ver uma igreja de pedra bem antiga. Na fronteira da Bolívia, tivemos que pagar uma taxa de saída (que é ilegal, mas não há argumentos). Na fronteira do Chile, são bem rigorosos quanto a alimentos orgânicos... revistam toda a mochila. Nem as folhas de coca puderam entrar... nada orgânico. Já no Chile, tivemos que esperar nosso micro ônibus. Enquanto isso, conversamos, ouvimos música, fizemos amizades... Seguimos para san Pedro felizes e sem acreditar em tudo o que vimos e vivemos!!!! De volta ao Atacama, fizemos checkin no novo hostel (dessa vez, dividimos um quarto com 3 camas), tomamos aquele banho quente merecido, cabelos lavados, wi-fi a vontade pra publicar todas as fotos incríveis e fazer inveja na galera!!! Hehehehe... à noite saímos para jantar e ver se o passeio ao salar de Tara e a subida ao vulcão Lascar haviam aberto... mas não... snif snif.... Taxa de saída da Bolívia – não me lembro exatamente, uns 15 reais. Hostel Casa Buena Vista – CLP 48.000 (quarto para 3 pessoas, 2 diárias) Dia 10 – Trekking de bike Sem salar de Tara, sem vulcão Lascar, resolvemos alugar uma bike e ir conhecer La Quebrada Del Diablo e El túnel de Catarpe. Gente, tirando o banco duro da bike, que me deixou uns 2 dias com dor para me sentar, foi surpreendente e incrível!!!! Passamos pelo rio de água congelante, passamos por corredores de paredões, empurramos as bikes por uma subida de uns 40 minutos para passar pelo túnel e caminhar mais um pouco, e ter vistas lindas... na volta, só descida! Sucesso!!! Foram umas 5h de pedal!!!! Descansamos o resto do dia, à noite saímos para jantar e comprar mais lembracinhas (todas para mim!) Aluguel da bike – CLP 5.000 (pessoa, freio a disco, capacete) Dia 11 – ida para Santiago Acordamos, tomamos café, arrumamos as malas e fomos até a rodoviária pegar o bus para Calama. Em Calama, pegamos taxi até o aeroporto. Desembarcamos em Santiago no fim da tarde. Pegamos um ônibus até o terminal Alameda, e lá pegamos um taxi até nosso hotel. TurBus Calama – CLP 3.000 Taxi Calama aeroporto – CLP 11.000 (3 pessoas) Bus Santiago – CLP 800 Taxi Santiago CLP 4.000 (3 pessoas) Apartamento Plaza Centro - $ 140 dolares (casal, 4 noites) Hostel Happy House - $ 20 dolares (nosso amigo, 2 noites) Dia 12, 13, 14 e 15. Os dias em Santiago foram um pouco sem graça, pois a gente tinha visto tanta paisagem incrível, e estar na cidade grande era meio chato!!! Mas amei Santiago, é uma cidade incrível!!! Quero voltar para conhecer mais os arredores! Nesses 3 dias, visitamos os pontos principais do centro, à pé.... subimos os cerros Santa Lucia e San Cristoban... fomos ao tour da Concha y Toro... fizemos bate e volta por conta até Valparaiso e Viña Del mar.... Voltamos para casa felizes, realizados, pois era uma viagem que eu queria muito fazer.... e valeu cada perrengue!!! Quero voltar!!! Agora tenho centenas de fotos maravilhosas para postar!!! Meu instagran é @priscillamamus Estou à disposição! Abraço a todos o BOA VIAGEM!! Citar
Membros joannadarc Postado Julho 5, 2017 Membros Postado Julho 5, 2017 Òtimo relato Pri, deve ter sido maravilhoso. Deu até uma vontade de fazer igual hehehehe. Citar
Colaboradores Helen Pusch Postado Agosto 9, 2017 Colaboradores Postado Agosto 9, 2017 Ótimo relato! Fotos lindas! Obrigada por compartilhar! Janeiro/2018 farei essa trip. Me preparando para os perrengues hehehe, mas principalmente para as paisagens de tirar o fôlego. Abraço e boas viagens! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.