Membros Capote Postado Agosto 3, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 Depois de ver este depoimento a respeito do Salar tenho que bater palmas para o comportamento da cordillera relatado acima pelo Lopeslipe, pois pelo menos eles não correram riscos desnecessários, pondo em jogo a vida dos turistas. Claro que faltou seriedade da cordillera ao tratar com o Lopeslipe, mas a falta de profissionalismo deve ser cultural mesmo na Bolivia. Uma pena! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Quintanilha Postado Agosto 3, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 Como o Capote, Thiago_Ju e leo_thc estou com tudo pronto para fazer um mochilão com minha esposa agora em setembro (chegada ao salar em meados de setembro). Sinceramente ler este acontecimento me deixou mto preocupado e impressionado. Por mais que estejamos preparados para imprevistos, nunca achamos que pode acontecer algo tão sério como o relatado pela marinaams. E o que mais impressiona é que por mais que turistas de todo o mundo durante o ano inteiro façam este trajeto, a estrutura continua sendo precária (comunicação, veículos, atendimento em caso de emergências, estadia etc) e investimentos parecem inexistir. Assim como aqui no Brasil onde turistas sofrem o "pão que o diabo amassou", a ganância e a vontade de ganhar dinheiro em detrimento da segurança sempre falam mais alto. O que acho estranho é que estes acontecimentos não são noticiados em nenhum veículo de comunicação aqui no Brasil. Acharia importante a divulgação destes acontecimentos com o objetivo de alertar a todos os perigos que todos nós estamos sujeitos a enfrentar em decorrência da irresponsabilidade dessas empresas E melhoras aos amigos que passaram por essa situação tão assustadora. Abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Sr.Quirino Postado Agosto 3, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 Quintanilha ! Joguei no google estas palavras chaves: accidente en uyuni. Fiquei chocado com a porrada de notícias de morte dos turistas , do tipo , o jipão caiu em um buraco de 35metros, duas toyotas se chocaram e explodiram e por aí vai... Cacete, não sabia que isto acontece tão frequentemente, são pessoas do mundo inteiro, vi até uma de 4 paranaenses que foram sequestrados pelos trabalhadores de uma mineradora(sei que já é outra situação).... E a intenção aqui não é assustar quem está indo fazer o espetacular Salar de Uyuni... .... Sem querer achei no google , um seção que nunca tinha visto aqui do mochileiros onde as pessoas postam notícias internacionais.... noticias-em-lingua-estrangeira-f570.html Rafael Quirino Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi Mattiello Postado Agosto 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 Gente, Igual desenho animado, estou de boca aberta com a história. PArece coisa de filme de terror! Mas é isso mesmo, os motoristas são irresponsáveis pois dirigem alcolizados, muitas agências não estão nem aí pra segurança dos turistas que em muitos casos contam com a sorte. Já havia postado antes aqui, que me aconteceu de acordar no salar com o motorista em coma alcóolico, vomitado, mijado e c.... e a gente sem saber pra onde ir! Todos os outros carros que passavam, nenhum parava pra ajudar alegando que não podia perder a viagem e tipo, dane-se quem tá com problema. Até um dos carros tinha um casal de brasileiros que ria da nossa cara, porque nem o carro funcionava mais. É coisa séria. Pra quem pretende fazer esses lados, tem que sair daqui ciente de que lá TUDO pode acontecer. Não é a Bolívia, não é o país, é o descaso de algumas pessoas. O país é maravilhoso, tem uma cultura linda, mas o descaso com o trabalhador lá é tão grande, que os caras não estão nem aí pra segurança ou vida de turistas. Pra vcs terem uma idéia, quando o motorista acordou do coma alcólico enquanto perdemos parte do passeio, ele disse: "podem voltar pra Uyuni e me denunciar. Eles vão me mandar embora, não tô nem aí, ganho pouco mesmo." E o detalhe, é que todos os outros motoristas com os quais conversamos, estavam com cheiro de pinga no hálito. A coisa lá é punk. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Capote Postado Agosto 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 Será que a solução mais viável então é fazer o salar pelo lado oposto, começando por Atacama? Estou analisando aqui o site da cordillera e sai muito mais caro. O site coloca detalhes bonitinhos para quem segue Atacama>Uyuni. Mas quando pesquiso com a mesma agencia começando por Uyuni eles não fazem reservas, apenas dizem que o passeio vindo por Uyuni deve ser fechado no local mesmo: "Los servicios turísticos que ofrece nuestra agencia se dividen en programas regulares y programas especiales estos pueden ser partiendo desde San Pedro de Atacama hacia el Salar de Uyuni o Laguna Colorada, ó bien partiendo desde Uyuni para terminar en San Pedro de Atacama, si usted desea contratar esté último tendrá que hacerlo directamente en nuestra oficina ubicada en la ciudad de Uyuni" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi Mattiello Postado Agosto 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 Sem querer me meter, mas já me metendo, e a opinião é MINHA, neste caso, eu esperaria a tal "nevasca" pelo menos minimizar pra poder ir até lá. Seria mais prudente. O negócio lá não é tão simples quanto parece. Atente-se pelo fato de que já há postagens anteriores sobre essa nevasca, além do fato de que as agências estão fechando o tour de 3 dias sem fazer o passeio. Além do que, não me parece seguro por agora. Segurança em primeiro lugar! Mas repito, essa é a minha opinião! Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores thiagobdi Postado Agosto 4, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 marianaams, que relato terrível. Já havia lido muita coisa sobre os riscos do Salar mas esse seu foi um dos mais chocantes. Realmente as coisas na Bolivia são supreendentes. A Bolivia tem um povo que escolheu ser o mais pobre da América do Sul. As coisas lá são muito fudidas e a população não tá nem aí para melhorar. Os donos de agência, também só querem a grana. Estão cagando e andando para os turistas, qualidade do serviço ou até mesmo pelos seus funcionários. Mas como disse o leo_thc, tente vencer seu trauma com a Bolívia. É um belo país com paisagens exuberantes, únicas e que só tem lá no mundo. Eu não tive nenhum problema lá na Bolívia, inclusive o salar que fiz foi tranquilo, acho que tive "sorte" e pretendo voltar ao salar um dia. Graças a Deus está tudo bem com você e com os brazucas que foram para lá. Acho que uma forma de evitar esses transtornos ou pelo menos minimizá-los seria comprar os pacotes diretamente em Uyuni. Esse negócio de comprar em La Paz parece ser uma barca furada, tanto pelo preço, qdo pelo momento de reclamar dos serviços depois. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros bruninhajipa Postado Agosto 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 marianaams, também fiquei impressionada com o teu relato! Espero que agora estejam todos bem! Para os que pretendem fazer essa viagem, vou colocar a minha experiência, ok. Fizemos essa viagem em Setembro de 2010 e fomos em dois casais. Em San Pedro pesquisamos várias agências e gostamos da Atacama Mística (http://www.atacamamistica.cl), fomos bem atendidos e o rapaz nos explicou direitinho o nosso trajeto com mapas e dando dicas. Compramos lá mesmo e fizemos o passeio de 3 dias e 2 noites, indo de San Pedro de Atacama (Chile) para a cidade de Uyuni (Bolívia). Não lembro ao certo quanto pagamos, mas acho que tenho anotado e posso colocar aqui depois. - Estava bem frio, mas não estava nevando na época que fomos. - Eu já tinha lido aqui no Mochileiros que os guias/motoristas costumavam beber, então não desgrudamos os olhos do nosso... hehe... mas nem tivemos nenhum problema quanto a isso. O nosso foi bem bacana, cozinhava e ainda tirava foto da gente. - Fizemos o trajeto inteiro (3 dias) num comboio de 2 jeeps, sempre parávamos juntos para tirar fotos, comer e dormir. (Em um estávamos nós 4 e 1 chinês, no outro tinha 3 chilenas, 1 espanhola e 1 francesa - era para ter mais uma pessoa em cada jeep, só que o casal ficou preso na transferência do Chile para a Bolívia, pois tinham perdido aquele papel que te entregam na entrada do País, fiquem ligados nisso!!! Disseram que eles ião ter que ir no Consulado do país deles para resolver a situação.) - Não tivemos problema com comida, nem água. Pelos relatos daqui ficamos com medo de passar fome, porque escreviam que a comida era racionada... Acho que demos sorte então!!! Porque foi uma fartura de comida a viagem inteira! Mesmo assim compramos bolachas, salgadinhos, chocolates e frutas antes de começar a viagem... é sempre bom para fazer um lanche entre as refeições! A agência dá 5 litros de água por pessoa para a viagem inteira, a nossa ainda sobrou um pouco. Resumindo, não tivemos problema nenhum! A viagem foi perfeita, os lugares são maravilhosos e digo que, na minha opinião, vale muuuito a pena essa aventura! Mas tem que ficar ligado!!! As coisas na Bolívia acontecem de um jeito diferente mesmo, eles querem propina (gorjeta) para tuuudo (até para tirar foto do céu... rsrs) e às vezes ainda querem cobrar 2x pela mesma coisa. As coisas podem dar errado sim, como vemos através dos depoimentos de outras pessoas que já foram. E também tem muita gente que foi e não teve problema, assim como a gente. Não sei se foi sorte ou se foi a agência que pegamos (e recomendamos, viu)! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LEO_THC Postado Agosto 4, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 Estou com você, Daliana. Seria MUITO doloroso não fazer essa "cruce", mas se o clima não estiver 100% não vou, nem arriscarei minha mulher nessa. Se a tal via alternativa for realmente segura, ok, caso não.. nem pensar! Gente, Igual desenho animado, estou de boca aberta com a história. PArece coisa de filme de terror! Mas é isso mesmo, os motoristas são irresponsáveis pois dirigem alcolizados, muitas agências não estão nem aí pra segurança dos turistas que em muitos casos contam com a sorte. Já havia postado antes aqui, que me aconteceu de acordar no salar com o motorista em coma alcóolico, vomitado, mijado e c.... e a gente sem saber pra onde ir! Todos os outros carros que passavam, nenhum parava pra ajudar alegando que não podia perder a viagem e tipo, dane-se quem tá com problema. Até um dos carros tinha um casal de brasileiros que ria da nossa cara, porque nem o carro funcionava mais. É coisa séria. Pra quem pretende fazer esses lados, tem que sair daqui ciente de que lá TUDO pode acontecer. Não é a Bolívia, não é o país, é o descaso de algumas pessoas. O país é maravilhoso, tem uma cultura linda, mas o descaso com o trabalhador lá é tão grande, que os caras não estão nem aí pra segurança ou vida de turistas. Pra vcs terem uma idéia, quando o motorista acordou do coma alcólico enquanto perdemos parte do passeio, ele disse: "podem voltar pra Uyuni e me denunciar. Eles vão me mandar embora, não tô nem aí, ganho pouco mesmo." E o detalhe, é que todos os outros motoristas com os quais conversamos, estavam com cheiro de pinga no hálito. A coisa lá é punk. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Thiago_Ju Postado Agosto 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 Acabaram de me mandar! Atualmente passeios estão sendo realizados não pela via normal, e você não pode visitar as lagoas e lagoa altiplanicas vermelho, isto é devido aos ventos fortes e queda de neve estão ocorrendo em Sud Lipez.Esperemos que o tempo melhore.Se você tiver dúvidas ou comentários sinta-se livre para escrever.Atenciosamente,EstherColque ToursOPERADOR TURÍSTICO Bolívia Chile Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.