Membros sabedojoao Postado Julho 1, 2017 Membros Compartilhar Postado Julho 1, 2017 Um breve relato da minha última viagem a Minas Gerais, percorrendo parte da Estrada Real. A Estrada Real é um antigo caminho do Brasil Colônia usado para levar as riquezas da província de Minas até os portos. Hoje um roteiro turístico, cheio de riquezas históricas, parques, cachoeiras, cultura e gastronomia. Estrada liga as cidades de Diamantina ao Rio de Janeiro (Caminho Novo) e Paraty (Caminho Velho). Mas antes de chegar a esses destinos está Ouro Preto (a antiga capital de Minas Gerais). De Diamantina até lá, o percurso é conhecido como Caminho dos Diamantes. Há também um quarto caminho, próximo a Belo Horizonte, chamado Caminho de Sabarabuçu. Caminhos: Caminho dos Diamantes: Diamantina a Ouro Preto Caminho de Sabarabuçu: Cocais a Glaura Caminho Velho: Ouro Preto a Paraty Caminho Novo: Ouro Preto ao Rio de Janeiro Quando ir: Todo o ano, porém a época seca (mai-set) garantirá dias mais ensolarados. Fui em jun/17. Como percorrer: Qualquer meio de transporte, incluindo motos e bicicletas; indo a pé ou de carona. Fui de carro (viagem de 17 dias). Passaporte: Gratuito. Basta preencher um formulário na internet e levar o código gerado + 1kg de alimento não perecível nos postos de atendimento em Diamantina, Ouro Preto, Tiradentes ou Paraty. Carimbos: Nem todas cidades/distritos tem carimbo. Por outro lado, há lugares sem mto atrativo, mas que tem carimbo. Tracei o roteiro analisando o custo de pegar uma estrada de terra e o benefício dos lugares - suas belezas. Certificado: Conseguindo o mínimo de carimbos de cada caminho (varia conforme cada percurso), vc ganha um certificado e adesivo da Estrada Real. Por exemplo, para o Caminho dos Diamantes, o número mínimo de carimbos no passaporte é de 10. Consegui esse número e retirei meu certificado em Ouro Preto. Outros lugares são Diamantina e Paraty. Roteiro: Brasília - Diamantina (Curralinho, PE Biribiri) - Datas - Serro (Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras) - Alvorada de Minas (carimbo) - Conceição do Mato Dentro (Córregos, Tabuleiro, Cachoeira do Tabuleiro) - Ferros - Itabira - Barão de Cocais (Cocais) - Santa Bárbara (Brumal) - Catas Altas (Santuário do Caraça) - Mariana - Ouro Preto (Glaura, Santo Antônio do Leite, Cachoeira do Campo, São Bartolomeu e Lavras Novas) - Ouro Branco (Itatiaia) - Congonhas - Entre Rio de Minas (carimbo) - Lagoa Dourada (carimbo) - Prados (Bichinho) - Tiradentes - São João del Rey - Lavras - Pains - Brasília. Rodovias e Estradas: No geral, as rodovias estão mto boas. De Brasília a Diamantina são 6 praças de pedágio (R$4,80, cada) com poucos trechos duplicados. A estrada do Biribiri é ruim, como vc está dentro de um parque estadual, não há como se estressar. De Diamantina a Serro, ouvi dizer que o trecho até Milho Verde está ruim. Como queria passar em Datas, não o fiz por completo. De São Gonçalo a Milho Verde, realmente é bem ruim. De Serro a Conceição, grande parte é estrada de terra, mas bem mantida. Peguei parte de terra entre Alvorada de Minas e Conceição, trecho bom. O trecho até Córregos é ruim. E pro Tabuleiro é ok. De Conceição a Barão de Cocais não há rodovia. Fiz uma volta passando por Dom Joaquim e Senhora do Porto e foi a pior estrada de terra da viagem. De Itabira até Barão de Cocais vai pela BR-381, rodovia bem perigosa e atenção deve ser redobrada. Todos os lugares restantes, salvo alguns distritos de Ouro Preto e entre Prados e Bichinho, são em rodovia asfaltada muito boas e sem pedágio. Hospedagem: Diamantina: hostel R$50 Serro: hotel mto bom, com preço de hostel R$50 Tabuleiro (distrito de Conceição do Mato Dentro): hostel sem café R$40 Barão de Cocais: hotel mto bom, não há mta opção barata nessa região R$65 Ouro Preto: hostel R$45 Tiradentes: hostel R$40 Festas populares: Festa do Divino em Diamantina Festa Junina em várias cidades Corpus Christi em Tiradentes e Bichinho Facebook: sabedojoao Instagram: @sabedojoao 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores kely.alves Postado Julho 2, 2017 Colaboradores Compartilhar Postado Julho 2, 2017 Olá jaumz!! Estou muito interessada em fazer a estrada real, mas muitos falam sobre a precariedade das estradas. Você usou um carro normal ou teve vc que ser um 4x4? Foi com carro próprio ou alugou? Obrigada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros sabedojoao Postado Julho 2, 2017 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 2, 2017 Olá jaumz!! Estou muito interessada em fazer a estrada real, mas muitos falam sobre a precariedade das estradas. Você usou um carro normal ou teve vc que ser um 4x4? Foi com carro próprio ou alugou? Obrigada Olá Kely! A grande maioria dos trechos da Estrada Real é asfaltada e as rodovias estão ótimas condições. Há alguns lugares que só podem ser alcançados por estradas de terra. Alguns desses lugares cheguei a visitar. No geral são estradas boas. Como estava no meu próprio carro (não é um 4x4), não abusava da velocidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores kely.alves Postado Julho 2, 2017 Colaboradores Compartilhar Postado Julho 2, 2017 Muito bom!! Obrigada pela pronta resposta. Saber disso já me deixa mais tranquila e posso então programar minha saída de SP rumo à estrada real num carro comum. Valeu!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros sabedojoao Postado Julho 2, 2017 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 2, 2017 Muito bom!! Obrigada pela pronta resposta. Saber disso já me deixa mais tranquila e posso então programar minha saída de SP rumo à estrada real num carro comum. Valeu!!! Pode ir tranquila, garota! Muita atenção no trecho da BR-381, que liga BH a Vitória, e, se não tiver experiência em estradas de terra, dirija em velocidade reduzida. Ah! Na época das chuvas, atenção redobrada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.