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Carretera Austral estilo Thelma & Louise num Ford Ka 1.0


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Buscando o sonho da Carretera Austral estilo Thelma & Louise num Ford Ka 1.0

Em 24 dias de andança, 03 países, 13 cidades distintas com pernoite, 9603 km percorridos, 576 litros de gasolina, 01 objeto perdido, 100 dólares "roubados", 01 pneu furado, 02 consertos no carro, inúmeras cidades, comidas/pessoas das mais distintas possíveis e paisagens com clima, vegetação e relevo diversificados e fascinantes.

Hoje escrevo esse relato para guardar, além das lembranças, as histórias para contar.

 

O início

A proposta de fazer uma viagem de tal magnitude nem me lembro como surgiu, só sei que aconteceu e o destino sempre foi percorrer a Carretera Austral. Planejei a viagem por dois anos para a Carretera, uma das estradas mais belas do mundo, o caminho para chegar até lá foi só uma consequência. Com o destino traçado, só restava juntar dinheiro e arrumar uma companhia, no caso, minha mãe.

A princípio o planejamento foi feito com intuito de se chegar ao ponto inicial de avião, mas conforme as idéias surgem, os loucos abraçam e o tempo passa oficializou-se que o trajeto seria feito de carro e o pior, com o meu carro, hahahaha. Só para atualizar um Ford Ka, 1.0, ano/modelo 2010.

A ideia de se fazer um relato da história sempre existiu, aliás, diariamente escrevia sobre os acontecidos, mas virou uma certeza no dia (25/12/16) quando atravessamos a fronteira entre Argentina e Chile onde recebemos a noticia de um forte terremoto no nosso destino, a ilha de Chiloé, que registrou um tremor de 7,6˚ na escala Richter. Com a preocupação de familiares comecei a dar cara para esse relato e compartilho aqui as informações que podem ser úteis para mais alguém.

 

21/12/2016

Saída de Jaboticabal com destino a Foz do Iguaçu.

Saímos da monocultura canavieira, perpassando brevemente sobre a pecuária extensiva e atingimos uma monótona produção de soja no Paraná. Tais culturas são praticadas nos planaltos Ocidental Paulista e de Guarapuava (bacia do Paraná), que são quebrados com os braços dos grandes rios, como o Tietê, Paranapanema, Ivaí e Iguaçu e marcados pelo solo de origem vulcânica (basáltica), a famosa “Terra Roxa”.

O inicio do caminho estava chuvoso e escuro mas ao longo do dia o tempo se abriu e nos contemplou no final do dia com um belo pôr-do-sol no solstício de verão.

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A paisagem do interior de SP é sempre a mesma, cana, laranja, boi, e só muda chegando em Assis onde já chamava a atenção as plantações de soja que foram proeminentes até Foz do Iguaçu.

Chegamos em Foz por volta das 17:00, erramos um acesso e seguimos via ponte da Amizade (fila enorme de caminhões), acabamos entrando na avenida JK, onde se encontrava o hostel (Che Lagarto Hostel - hostel com cara de hotel).

Chegamos, abastecemos, estacionamos o carro e trocamos dinheiro (0,21 reais - 1 peso argentino). No momento que estava escrevendo já era 20:47 e ainda não havia escurecido, mas vale ressaltar que era solstício de verão.

Piores trechos: próximo a Marília, divisas dos estados SP e PR e anel viário Maringá.

Gasto diário: R$ 452,94

Distância: 921 Km

 

22/12/2016

Saída de Foz do Iguaçu com destino a Concordia (Entre Ríos)

Hoje era dia de embrenharmos na Argentina e foi super tranquilo a passagem na Aduana, mas já percebemos que o espanhol seria uma dificuldadizinha que iríamos enfrentar adelante.

Pra começar minha mãe perdeu a carteira de motorista ainda dentro do parque Iguazu, hahahaha. Depois de um pequeno momento de desespero descobrimos que estava embaixo do porta treco, por sorte tínhamos uma chave de fenda no carro. ::otemo::

Passamos pelas províncias de Missiones, área com indígenas, pinheiros, a grande empresa arauco e plantações de mate; a de Corrientes marcada por planície, boi, muita erva mate e com altitude em torno de 80 metros.

O solo de terra roxa também existe na Argentina, onde é conhecida como tierra colorada(terra vermelha). Está bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes.

Na província de Entre Rios até a de Buenos Aires, a paisagem se torna única com vastas planícies, ora com gramíneas e ora com arbustos, ora inundada e ora seca.IMG_20161222_143001119.jpg.dc92d84b70db7f94147e1a020f0cf7f7.jpg

A polícia nos parou depois de 700 Km em solo hermano e foi super tranquila conosco, álias em toda a viagem não tivemos nenhum problema com propina.

Chegamos no fim da tarde ao posto YPF Km 248 de qualidade excelente.

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Gasto diário: R$ 424,14

Distância: 890 Km

 

23/12/2016

Saída de Concordia (Entre Ríos) com destino a Trenque Lauquen (Buenos Aires)

Acordamos cedo e no próprio posto comemos medialunas e café oferecidos pelo hotel. Calibramos o pneu e acredite, essa não é uma informação desnecessária. Durante o caminho que percorremos pela Argentina e Chile era difícil encontrarmos calibradores nos postos, a maioria dos que encontrávamos não funcionavam ou tínhamos que pagar pelo uso.

Quanto a produção agrícola começam a surgir cilos, arroz, milho, grãos, presença de gás nas propriedades rurais, granjas e muito gado.

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Próximo a foz do rio Paraná a área é conhecida como Mesopotâmia, com altitude em torno dos 20 metros.

No fim do dia chegamos ao nosso destino Trenque Lauquen, cidade linda. Indescritível. Todas as ruas são avenidas arborizadas. E a gastronomia? Simplesmente maravilhosa, o melhor chorizo da viagem. Outro fato que nos chamou a atenção é que a cidade, com metade da população da nossa, possuía muitas livrarias de qualidade.

Hospedagem no hotel Pailla Hue, modesto mas bom.

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Gasto diário: R$ 564,95

Distância: 786 Km

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24/12/2016

Saída de Trenque Lauquen com destino a Neuquén

Do céu ao inferno, da melhor para a pior refeição, da cidade mais amada para a mais odiada.

Quando saímos de TL e dirigimos em direção a oeste o relevo foi se modificando, pouco, mas foi.

Entramos na província de La pampa, onde localiza-se a reserva natural Parque Luro.

Além do relevo ir se ondulando o solo se encontrava claro e pedregoso, sinal de que estávamos entrando em uma região semiárida.

Percorremos a Ruta 152 e a Conquista del Desierto - Ruta 20 com paisagens secas, muitas vezes queimadas e chovia sem molhar o chão. Foi o trecho que senti mais medo na viagem pois ao entrar na ruta havia um controle policial explicando o que deveríamos fazer em caso de incêndios na estrada e ao longo do percurso vimos dois carros carbonizados, sem contar o calor e monotonia da paisagem. ::sos::

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Após o fim dessa ruta passamos pela única inspeção sanitária e na ruta 151 descemos um platô e acompanhamos o curso do rio colorado, área de deposição sedimentar, inclusive rica na extração de gás e petróleo. Caso das cidades de Catriel e Neuquén.

Próximo a cidade de Neuquén, no vale do rio, há pomares com produção de maça e cereja.

A cidade de Neuquén não é uma cidade ruim, mas a data que passamos por lá não nos deu uma boa impressão da cidade. Ficamos num hostel onde não tínhamos liberdade (Hostel Huellas) e ceiamos em uma conveniência. :(

Gastos diários: R$ 415,80

Distância: 735 Km

 

25/12/2016

Saída de Neuquén com destino a Puerto Montt (Chile)

O hostel que pernoitamos era de filho de uma brasileira, que nos serviu um simples e não incluso café da manhã e nos contou um pouco sobre a região o que fez com que a nossa experiência não fosse um desastre.

Neuquén é a capital do petróleo de fragmentação. Na região o governo da subsidio, por causa da baixa do petróleo. A área é conhecida como Vaca Muerta, que possui camadas a 2000 m de profundidade. É por essa razão que a gasolina mais barata da viagem foi em Neuquén.

Passamos por várias cidades que valeriam uma pernoite ou uma pequena turistada por lá é o caso de Villa El Chacón de águas azuis esverdeadas e fósseis de dinossauros; Piedra del Águila com suas formações rochosas fascinantes; Villa La Angostura que é um charme de cidade, mas tive a impressão que é de turismo burguês.

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Quando cruzamos a fronteira entre Argentina e Chile vimos uma noticia de terremoto na Ilha de Chiloé com 7,6 graus na escalar Richter e alerta de Tsunami.

Ao chegar em Puerto Montt tivemos noção do terremoto e desmarcamos o passeio no dia seguinte. O Hostal Lagunitas foi a nossa escolha em PM e nós adoramos, só tivemos um único inconveniente, de madrugada tocou uma sirene ensurdecedora e a caipira aqui achou que fosse um alerta de Tsunami, mas depois descobri que era o bombeiro. ::mmm:

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Gastos diários: R$ 188,80

Distância: 740 Km

 

26/12/2016

Puerto Montt

Por conta dos tremores os planos de hj foram cancelados. Mas td bem, ficamos em PM e passeamos pelo centro, fizemos câmbio (1 real - 190 pesos chilenos ), abastecemos e visitamos os Palafitos de Angelmó. Comemos um congrio (prato típico) e frutinhas amarelas, pena que não sei o nome pois era deliciosa.

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Ficamos descansando a tarde, precisávamos.

Na janta fomos a uma lanchonete e é comum o lanche vir com abacate. É diferente mas bom!

Gastos diários: R$ 421,16

Distância: 0 Km

 

27/12/2016

Saída de Puerto Montt com destino a Cochamó

Após 6 dias de exaustão, com paisagens indescritíveis e muitas vezes monótonas, chegamos ao "início" da nossa viagem.

De Puerto Mont partimos ao lago Llanquihue, onde pudemos avistar os vulcões Calbuco e Osorno, o qual subimos (recomendo experimentar a cerveja Plagemann de frutas vermelhas). A partir dele seguimos aos Saltos del Petrohue e ao Lago Todos los Santos.

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Ao entardecer do dia chegamos ao povoado de Cochamó, conhecido pelo seu vale de granitos rosas, o yosemite chileno. Em Cochamó ficamos no hostal Las Bandurrias, hospedagem com cara de lar e com uma vista do estuário Reloncaví e dos vulcões Osorno e Yate.

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Gastos diários: R$ 318,30

Distância: 159 Km

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28/12/2016

Cochamó

O povoado de Cochamó é conhecido pelo seu vale de granitos rosas, o yosemite chileno. Taí o passeio do dia.

Depois que tomamos um excelente café da manhã fomos ao carro e constatamos que o pneu estava furado, ainda bem que no mês de dezembro tínhamos furado o pneu (meu e o da minha mãe) então jã tínhamos feito uma escolinha de borracharia, assim foi moleza trocar esse. ::lol3::

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Já na propriedade de início da trilha estacionamos o carro e começamos a aventura.

Infelizmente para se chegar aos paredões de granito era preciso percorrer uma trilha de mais de 10 km, é óbvio que não fizemos, mas um "pequeno" trecho no sendero já vale a pena. Trilha difícil mas tem-se a opção de percorrer à cavalo, pensaria nessa opção na próxima viagem.

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Gastos diários: R$ 313,76

Distância: 23 Km

 

29/12/2016

Saída de Cochamó com destino a Chaitén

Hoje percorremos dois tramos de barcazas pelos fiordes Comau e chegamos à cidade de Chaitén, atingida pelo vulcão de mesmo nome em 2008.

Esse passeio de barco vale muito a pena, recomendo. Além disso nós passamos pelo Parque Pumalín cheio de trekkings.

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Na cidade de Chaitén fomos a uma borracharia para calibrar os pneus e depois jantamos pizza.

E a pernoite foi feita no camping Las Nalcas, bem rústico mas fica dentro da cidade.

Gastos diários: R$ 333,47

Distância: 175 Km

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30/12/2016

Saída de Chaitén com destino a Puerto Cisnes

Hoje saímos com o objetivo de chegar a cidade de Puerto Cisnes e conhecer o Ventisquero Colgante. Chegamos à cidade porém não conhecemos o ventisquero, isso fica pra próxima, ok?!

O fator limitante da nossa viagem foi o carro (inclusive nos próximos dias foi a nossa grande dor de cabeça) na entrada do parque havia uma poça d'água muito profunda e como o carro era baixo não nos arriscamos.

Mesmo não o conhecendo no trajeto já foi possível ver áreas de glaciação com suas cachoeiras em paredões rochosos. Também na área tem o Bosque Encantado e não é de difícil acesso.

Com certeza o trecho mais tenso para a pilota (90% do tempo foi minha mãe) foi uma área de serra aproximadamente 20 Km depois do Ventisquero, nível Rio do Rastro, só que de rípio e chovendo.

Amanhã pretendemos chegar a Coihaique e ano que vem no campo de gelo norte.

Que 2017 termine assim como começaremos, cheio de aventuras.

Gastos diários: R$ 585,66

Distância: 256 Km

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31/12/2016

De Puerto Cisnes a Coyhaique

Na véspera do ano novo (31/12) a previsão era chegar até Coyhaique (capital de Aysén na patagônia chilena).

Nós conseguimos chegar ao nosso destino aos trancos e barrancos pois tivemos um pequeno/grande problema com o vermelhinho. Um pequeno, era o rolamento e grande, pois foi na véspera do ano novo e por aqui mtas coisas ficaram fechadas até 03/01.

Se ficamos entediadas? Sim

Bravas? Sim

Frustradas? Tbm

O que nos restou já que não podíamos continuar viagem e não conseguíamos resolver o problema do carro?

Comemos,bebemos e dormimos bem!

É claro que os planos foram alterados, estendemos nossa estadia e ficamos uma semana em Coyhaique.

Cidade acolhedora, comida e bebida deliciosa de clima e paisagens diferenciadas. Estava tão frio que os picos foram nevando a nossa volta.

E o povo? Como esquecer do Ruan Carlos que guardou o nosso carro e nos acolheu no momento mais difícil da viagem?! Tbm não podemos esquecer de agradecer cada pessoa que nos ajudou durante esse capítulo da nossa aventura.

Infelizmente cortamos uns 400 km de Carretera, mas tudo isso acabou abrindo precedentes pros planos da Carretera 2019, hahahahaha.::lol4:: É sério! ::otemo::

Gastos diários: R$ 462,25

Distância: 194 Km

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Sabia que era Geógrafa rs! ::otemo::

 

Muito legal a viagem, mas achei o custo diário bem alto, teria o valor total do que foi gasto somente com combustível ?

Hahahahah, o relato não nega né?!

 

Realmente a viagem não foi barata e por conta da quebra do carro tivemos gastos extras (táxis, oficinas, guinchos e peças).

Havia estimado um gasto de 10.700 reais para 24 dias em 2 pessoas, mas no fim gastamos 14.300 reais. Já estava incluso os seguros saúde, expansão de perímetro do seguro do carro, soapex, carta verde e troca de óleo do carro.

O combustível ficou no total em 2.320,82. E os maiores gastos foram com hospedagem, pois optamos em não acampar e o segundo maior gasto foi com alimentação já que a comida no Chile é caro.

 

Tenho uma planilha de gastos, se quiser me envia o seu email e te encaminho.

;)

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