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Bem pessoal, já que estes posts muito me ajudaram a comprar minha barraca, deixem-me dividir algumas constatações.

 

Pelas pesquisas que fiz e, levando em conta as condições climáticas brasileiras, conclui que comprar uma barraca gringa não faz muito sentido. A não ser que se tenha muito planos pra viagens no exterior.

 

Tomando a Kailash Zimba II como referência, notei que poucas são as barracas gringas da mesma categoria que aguentam tanta chuva como a Kailash. Notei também que a Zimba II é, via de regra, confeccionada com um nylon de maior resistência (Ripstop 70D210T), enquanto as gringas são Ripstop 68D. Sem falar que, assim como as gringas, a Kailash também tem as varetas em alumínio. Enfim, uma barraca gringa que seja superior a Zimba II vai estar custando bem mais caro também.

 

Embora eu tenha feito esta pequena digressão sobre a Kailash, compramos uma Marmot Twinlight (2p) e, justiça seja feita, ela aguenta (em tese) menos chuva que a Kailash e usa nylon de menor resistência. O que pesou pro lado da Marmot foi o preço (demos sorte de a pegarmos numa mega-promoção) e a Twinlight é incrivelmente leve pra categoria (2,3kg). Pagamos quase que a mesma coisa que pagaríamos pela Kailash.

 

Testamos a danada no feriado de 7 de Setembro na Ilha do Cardoso. Pegamos na primeira noite muito frio (8 grau) e uma chuva pesada que parecia não ter fim. Lhes afirmo que, dentre todas as barracas expostas à chuva, a nossa foi a única que não entrou água. Nos demais dia, muito calor e mais chuva...e nem sinal de condensação.

 

Abraços

 

P.

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Já ouvi falar sobre essa questão da coluna d'água das nacionais ser maior que as importadas, pelo fato de estarmos em um país tropical, chover mais, etc. E as importadas serem feitas para outro clima.

 

Mas comparar a qualidade das Marmot com as Kailash é injustiça com a Marmot. Porque a Marmot é uma marca muito, mais muito, mais muito mesmo, mais respeitada que a Kailash, que, via de regra, sempre recebe muitas criticas aqui no mochileiros.

 

Entre as duas marcas e os modelos que vc falou, eu nem pestanejava e comprava a Marmot de olhos fechados. Porque é a Marmot, anos de histórias desenvolvendo equipamentos para a conquista dos lugares mais remotos da terra e porque é mais leve. As gringas como a Marmot (www.marmot.com) também usam Nylon 70D e as The North Face (http://www.thenorthface.com) também tem colunas d'água até 5.000 PU. A própria Manaslu (www.manaslu.com.br), considerada uma das melhores barracas nacionais, até pouco tempo não usava costuras seladas, pois achava que não se consegui a eficiência das marcas gringas, concluído as gringas também possuem melhor sistema para selar as costuras.

 

PS: Se vc comparar os preços das marcas gringas em dólares com as nacionais em reais, vai ver que elas custam quase o mesmo valor. O que as deixam mais caras são os 60% de imposto por importação e os lucros, dos distribuidores e das lojas.

 

“comprar uma barraca gringa não faz muito sentido” só se for algum modelo para neve ou para expedições, os modelos três estações, principalmente os da linhas light, são perfeitos para o clima do Brasil.

  • Membros
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Olá Batata,

 

 

Que a Marmot é uma marca de muito mais tradição e know-how que a Kailash, isso acho que ninguém tem dúvidas. Mas, por outro lado, acho que a síndrome de vira-lata dos brasileiros acaba que por desmerecer os produtos nacionais. Que tem gente aqui no fórum que fala mal dela, isso é normal. Em fóruns gringos tem até quem desça a porrada nas Bibler.

 

Como eu frisei, EM TESE a Zimba II da Kailash não fica devendo nada às suas concorrentes(volto a destacar que ela tem mais resistência a água e usa um nylon mais forte do a maioria das concorrentes). A Marmot que compramos é um exemplo, pois usa nylon 68D190T). Além disso, A Kailash custa bem menos que as gringas, as quais no Brasil estão todas acima de mil reais. Logo, EM TESE, não faz sentido mesmo comprar uma barraca gringa se o uso for estritamente pro Brasil. Infelizmente não são todos os interessados que podem ir comprar um bom material no exterior ou então pedir para trazer. Acabamos comprando a Marmot por ela estar numa mega-liquidação (o custo de oportunidade era irresistível), além excepcional peso dela.

 

Quanto a Manaslu, sem dúvida é um ótimo material, mas é complicado comprá-las, além de serem pesadas pra categoria que ocupam.

 

 

Abraços

  • Membros de Honra
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Vc tem razão quanto a Manaslu, foi por esses dois motivos que acabei comprado outra barraca.

 

Entendi suas colocações, mas não gosto desse estilo de barraca, a Zimba II, acho que ela é pesada para uma barraca que não possui varetas e tem varias dependências para ser montada, ou bastões de caminhada ou uma arvore, acho que ela não agüenta uma chuva forte com vento. Não sei, é a minha opinião.

 

Acho que se a intenção e assumir um estilo ultralight é melhor usar um Tapiri, que pesa muito menos, umas 600 gramas. Os gringos usam muito para fazer travessias como a John Muir Trail (www.paulomiranda.com/johnmuirtrail ou http://www.photo.net/photodb/folder?folder_id=334185 ou http://golite.com/team/athletes/coup/trails.asp).

 

Abraço

  • Membros
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Caraca Batata, que fotos são estas!?!?!? Eu que tiro fotos, paguei um pau pras paisagens desse lugar do qual jamais ouvi falar antes.

 

Voltando às barracas, acho que estamos fazendo um pequena confusão. A Zimba II tem varetas de alumínio e um único compartimento a ser montando (embora, como a maioria das barracas ela seja uma double wall). Existe sim uma outra Kailash (Smart II) que é montada com os bastões de caminhada, mas não é dessa que estou falando em minhas mensagens.

 

Enfim, é provável que neste final de semana eu vá pras Agulhas Negras e acampe no Alsene. Vejamos como a Marmot se sairá.

 

Abraço

 

P.

  • Membros de Honra
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ops! fiz uma confusão mesmo.

 

depois da uma lida no site do Paulo Miranda, esse lugar é sensacional e é considerado uma travessia muito difícil.

  • 4 meses depois...
  • Membros
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E ai pessoar????? Resolvi escrever pela 1ª vez..... acampo a mais de 12 anos.... em minhas viajens programo para acampar sempre.... além de ser mais barato me sinto com incrível liberdade. Mas vamos aos fatos: Nos vimemos no Brasil certo???? Então pra q uma barraca 4 estações??? com excessão do Sul e olhe lá..... aqui não neva! Acredito que uma barraca 3 estações que aguente uma coluna dágua acima de 2500mm já vai pra qualquer lugar! Eu tinha uma eusébio sport.... não tinha do que reclamar.... apenas da sua má ventilação.... tanto que cheguei a criar um ventilador de teto 12v que era ligado na bateria do carro! Foi quando neste Natal ganhei de minha amada uma Eureka! 4 estações K2XT. Realmente é outro mundo! Estreamos em São Tomé das Letras onde choveu torrencialmente durante 4 dias seguidos. A chuva era tão forte que os pingos quase caiam em 90graus!!! A eureka! K2XT, tem uma construção fantastica..... varetas de alumínio, excelente ventilação e materiais de primeira... seu único "inconveniente" é o $$$$$$ 1500 latinhas é foda!!!!! Mas ganhei de minha amada, pq iremos fazer uma viajem de 15000kms pela América do Sul.... aih sim vale o investimento.... caso contrário uma 3 estações boa para o nosso país é o suficiente.

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Aí, sei que já escrevi sobre a barraca em outro tópico, mas pretendo abranger o máximo de tópicos relativos ao tema, para não perder nenhuma chance de deixar passar alguma info que preciso.

 

Estou pensando na Spire 2, da Mountain Hardwear:

 

http://www.mountainhardwear.com/Product.aspx?top=3&prod=296&cat=26&viewAll=False

 

Capacity

 

2

 

Minimum Weight

 

4 lbs, 8 oz / 2.07 kg

 

Packaged Weight

 

5 lbs, 1 oz / 2.32 kg

 

VIEW ADDITIONAL SPECIFICATIONS

 

HIDE ADDITIONAL SPECIFICATIONS

 

 

Floor Area

 

26.05 sq ft / 2.42 sq m

 

Vestibule area

 

10.98 sq ft / 1.02 sq m

 

2nd vestibule area

 

10.98 sq ft / 1.02 sq m

 

Number of doors

 

2

 

Number of poles

 

2 Strut Pole

 

Number of vestibules

 

2

 

Fly fabric

 

40D Nylon Ripstop

 

Body fabric

 

40D Nylon Ripstop

 

Exterior height

 

3.90 ft / 119.00 cm

 

Interior height

 

3.74 ft / 114.00 cm

 

Tension shelves

 

0

 

Packed diameter

 

5.51 in / 14.00 cm

 

Packed length

 

18.11 in / 46.00 cm

 

Type

 

Winter/Mountaineering

 

Pitch Light Weight

 

1.49 Kg

 

• Mesh pockets for interior storage

• Reflective guy-out loops, starter point and zipper pulls for easy set-up at night

• Superlight buckles and webbing reduce tent weight

• Waterproof polyether urethane floor has the most durable waterproof coating available

• Proprietary Evolution Tension Arch™ stabilizes tent using fewer poles

• Guaranteed watertight construction with fully taped, strong 40-denier siliconized fly, taped perimeter seam, welded corners and welded guy clip anchors. Rain room tested with 1200" of rain in 24 hours.

• Atlas Scandium XL™ pole system is superlight and super-strong, with cold-resistant shock cord; can be serviced by hand in the field

• Internal guy system for stabilizing tent during strong winds

• SVX window on fly for view without heat loss

 

Alguém conhece?

 

Andei vendo modelos e sempre ficam aquém na combinação resistência-leveza. A Spire 2 parece combinar bem os dois: uma barraca para duas pessoas, meio apertado ao que parece, que resiste bem neve e vento, boa para o Aconcágua, que pesa 2,5kg, tem duas entradas, dois vestíbulos...

 

Meio cara aqui: uns 550 Euros. Valerá a pena?

  • Membros de Honra
Postado

é, armação de scandium tem suas vantagens, e preço!

 

mas nós mortais nem sempre temos acesso a isso. há alguns anos, o material top era fibra de vidro (é, boa parte aqui não tem a mínima idéia do que seja acampar com barraca com esteios de.... madeira! ou de aço!). depois o alumínio....

 

como não tenho tornado nem furacão em vista, me contento com uma nacional... hehehehe

 

o relato da silvadeia em http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?t=12183 é q me fez escolher.

 

agora, 550 euros? primeiro preciso de uma mega-sena...

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