Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Ogum, é... perengue parece que é regra. Eu sempre achei que o problema sou eu, minha incompetência, meu amadorismo, mas parece que não. Engraçado que alguns relatos que li envolvendo testadores da Akto, e de outras barracas, é eles procurarem de propósito situações adversas. Uma breve pesquisada na Net e vai encontrar vários "tudo foi pelos ares, menos minha Akto".

Parabéns pelo bom desempenho de sua Manaslu solo. Infelizmente o peso continua sendo demais prá mim. Talvez algo pro meu irmão, mais forte e resistente que eu. Quanto lhe custou uma?

Vi as Exped sim. O design da Akto tem sido relativamente bastante imitado nesses 10 anos de sucesso. O concorrente mais recente parece ser um tal de Laser Competition, do Terra Nova, solo de 900g. Mesmo design da Akto, mas um pouco menor.

O que vale a pena de ver na Akto não é apenas seu peso, é a relação de alguns quesitos relativamente importantes, como deve saber. Hilleberg usa um material próprio, tido como pelo menos 4 vezes mais forte que o mais forte do material convencional usado em 4 estações pelas marcas afora. Ela arma inner e out ao mesmo tempo, conceito que a Hilleberg praticamente inventou e que tem sido imitado undo afora. Suas varetas, descobri agora, são pré-curvadas. 9mm e pré-curvadas. Fora algumas coisas que garantem maior resistência. A armação é fácil depois que se aprende. O material é full e multiple coated, com alta resistência UV e água. Kit de reparo está incluso. Certa de 40cm por uns 10 ou 15 cm de diâmetro de pacote. Os pinos parecem ser o pono fraco, visto que muita gente reclama que eles dobram quando tentam afunda-los na pedra... outros mudam a pega dos zípers, os guy-line...

Então estou pensando em deixar de ter uma dupla e pegar uma solo mesmo, a Akto.

• Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

heheheh, se vc pegar uma promoção do tipo "pague uma e leve duas",. manda a segunda akto pra mim de brinde....

seria uma ótima pra mim tb, mas o problema pra nós, brazucas, é o preço. quanto sai? uns 365 doletas, no site da hilleberg. multiplique por dois e verás o quanto deve sair pra um brasileiro, em razão do frete e dos tributos. quase mil e quinhentos reais..... é muito!

a minha manaslu saiu por cerca de 500 reais, ou seja, uns 250 dólares só.

só pra vc ter uma idéia da distorção. uma eureka! solitaire, que pode ser encontrada até por cerca de 50 dólares nos eua, aqui é vendida por mais de 400 reais.

ou seja, é grana, muita grana! muita distância entre valores....

eu tirei umas fotos da barraca montada no cume do alicate, assi que eu descobrir como postar fotos aqui, eu coloco!

inté!

• Membros de Honra
Postado

Sim, eu li. Por ali tem também o relato de três pessoas que usaram a Akto num teste. Impressões iniciais, teste de campo e de longo termo, 6 meses, após usar a barraca nalgumas diferentes situações. Condensação foi o maior vilão, como é no link que me passou.

Vi também que o espaço era algo a se pensar. Na loja ela estava armada apenas com as cordas das pontas e nos pontoa dos pinos. Como era no chão da loja, usaram fechos ao invés de pinos para prender tudo. Mesmo assim, parecia firme que tentei mexe-la. Mas não estava bem esticada. Imagino que, como toda túnel, a Akto necessite mais espaço que uma equivalente solo geodésica. A maior parte desses são single-wall e/ou oferecem menos espaço ou mais peso (sem vestíbulos). Basicamente estou confiante nos 10 anos de uso e 99% dos reviews são positivos. Certamente seria uma coisa bem diferente do que estou acostumado e inicialmente vou estranhar, ou mesmo desejar a simplicidade das barracas sem marca. Mas espero que o Aconcágua me prove errado.

• Membros de Honra
Postado

a questão do espaço depende um pouco da barraca... se vc precisa de "cordinhas" pra armar a barraca ou não. as warmlite, com a fixação mínima, pra ticamente não ocumpam mais espaço do que o utilizável. mas uma akto vc terá que tensionar nas pontas.

o problema é que, muitas vezes, as fotos promocionais ou ilustrativas do site omitem esse dado. quer um exemplo?

http://www.azteq.com.br/produtos/detail.aspx?id=16

olha as fotinhos do lado. a primeira foto não dá pra perceber que no bico da barraca vai um espeque com dois cordeletes. nas outras fotos, montadas na grama, já dá pra perceber esse detalhe.

nesse site da exped, procura a as vela I:

http://www.exped.com/exped/web/exped_homepage.nsf/b43HomePageE?openframeset

as fotos mostram, em todos os modelos, que nas pontas vc precisa sim esticar a coisa além da medida da barraca.

isso se vc conseguir pregar espeques no lugar certo... pq eu tive que montar a barraca na pedra e procurar ancoragem longe, em árvorezinhas a um metro e meio da barraca, em alguns casos.

pombas, como se coloca fotos aqui?

[/img]

• Membros de Honra
Postado

Akto:

ceGODY4ZgPXU6.jpg

As Warmlite, que eu saiba (li), é que precisam de bastante espaço para armar (são grandes em si) e precisam de ancoragem para ficar de pé, visto serem túneis. Talvez não precisem na porta, mas como qualquer barraca, precisa de guy out se quiser ficar em pé numa ventania.

Ondem passou uma tempestade aqui. Árvores caíra, telhados foram danificados, choveu forte, ventos fortes e sem direção certa... ideal pro teste de uma barraca.

E agora em Agosto devo estar indo prum pequeno e civilizado trek nos alpes italianos. Queria ter uma barraca prá teste, mas como estou curto de equipo já que parte dele está na Suíça e parte dele não tenho mesmo, talvez não seja economicamente possível comprar a barraca antes de Agosto...

E em 2008 vem a Suolo da Hilleberg, free-standing de 2kg COM vestíbulo... hum...

Imagem não é [ img ] endereço-da-foto.jpg [ / img ] ? sem os espaços...

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Sabe, acho que não vou comprar a Akto pros Alpes agora em agosto. Primeiro que a grana tá curta, vou sair em férias não-pagas e tenho de pagar meu pai em dezembro uma grana que ele me emprestou prá me ajudar no re-estabelecimento na Europa depois de 6 meses de férias, também não-pagas, no Brasil.

Segundo que vem essa Suolo aí... mais pesada, é verdade, mas completamente auto-sustentável e sem problemas de condensação (supostamente). E com vestíbulo. Parece uma miniatura do modelo deles chamado Staika, uma auto-sustentável de 3 pessoas, acho. O modelo Staika foi desenvolvido prá ser abrigo anti-tudo: vento, neve, água, pedra...

Então vamos aos Alpes nalguma coisa improvisada e velha que meu amigo tem. Acho que vai dar certo. Europa tá em pleno veraozão lá pelo sul. Provavelmente será possível dormir à céu aberto. Se não tiver formiga e mosquito, tudo bem.

• Membros de Honra
Postado

é... às vezes é bom esperar mesmo.

eu quase encomendei a compra de um primus omnifuel, mas agora como tô sabendo que a primus vai ampliar o sistema etapower (semelhante ao reactor da msr e jetboil) pro omnifuel, vou esperar. vou encomendar puma amiga no canadá é um optimus crux. bem mais baratim, embora não tão barato quanto um snowpeak gigapower, p. ex.

mas é compra pro meio do semestre.

• Membros de Honra
Postado

É... chegando a data da ida pros Alpes. Quase nada resolvido. Quanto mais vontade tenho de comprar coisas, mais medo fico do peso. A barraca leve e fraca do meu amigo se provou ter apodrecido. Ele tem outra, 4,5kg. Não o peso ideal, não a barraca ideal, mas como o tempo está bom, confio que será suficiente. O extra peso pode ser compensado pelo pouco tempo de trek, só 5 dias. Desde Nepal, 30 dias com 25kg de inutilidades, que estou meio que neuroticamente minimizando minhas compras. Comprei um monóculo fajuto para substituir meus binóculos fajutos. Agora tenho a mesma péssima qualidade por metade do peso. Estou orgulhoso de mim mesmo, embora ainda esteja analisando se vale a pena descascar a borracha em volta do monóculo. O bichinho é tão pequeno, compacto. Numa bolsinha que dá prá encaixar na cintura da mochila. Assim libero a outra cintura, que tem um bolsinho. Nesse bolsinho poderei enfim levar bússula, apito... e sobrar espaço. Antes meu binóculo fajuto ocupava o bolso todo.

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Ela não estava na lista, mas...:

1000145barracanovaek9.jpg

Uma Fjall Räven, também sueca. 3 estações para duas pessoas. Supostamente concebida para trekking de média altitude e apesar de mal armada (segunda vez que a armava e repeti algum erro não-identificado, pois ela ficou com um lado torto), aguentou de forma impecável a exposição à uma chuva fina, temperaturas negativas de -10 graus e gulfadas de ventos que duravam segundos e acordavam todos que estavam dormindo nos bivacs (dois, um dos quais, o bivac Pol, pode ser visto mais atrás) que estavam fortemente ancorados. Todos os guy lines estavam esticados e produziam um bonito "plong" quando "dedilhados". Muitos dos pinos, não adequados para o solo pedregoso, foram ancorados deitados com pedras em cima. Mas duvido que exista algum pino que entre pedra pura. Depois de postos e com a barraca toda esticada, a lona externa também produzia um bonito "plec" quando espalmada.

Não notei NENHUMA condensação, mesmo dormindo 2 adultos e com uma extremidade do sistema de ventilação aberta apenas 5cm, pois meu companheiro de morada estava com um saco-de-dormir inadequado. Na noite da foto dormi sozinho, pois ele não quis arriscar barraca. Senti frio, mas mesmo assim dormi nu dentro do meu saco -20 (conforto aos -14). Toda vez que o vento me acordava, prestava atenção aos sons da barraca e passava a mão nas paredes atrás de condensação, sem nada achar. Tirando um flap ou outro, a barraca não se mexia e suas finas varetas de 8,85mm, mal armada, nem reclamava. Uma fortaleza! Vamos ver se ela sobrevive os fortes e constantes ventos do Aconcágua.

Ela tem um vestíbulo generoso onde dá para cozinhar abrigado e quardar 2 cargueiras com botas e meias fedorentas. O espaço interno afunila no fundo, mas não achei problema. Possui dois laços internos para pendurar coisas, tipo linha de roupa. Usei um para uma lanterninha.

Tem apenas 2 bolsos, laterais, mas foram suficientes para óculos (2, sendo um grande da Julbo, para luz em altitude), lanterna, papel, carteira, creme solar...

Disponível em duas cores, escolhi a chamativa azul em lugar da mais discreta e usada verde. A razão é que sou daltônico e pensei ser melhor algo que pudesse identificar de longe, sem confundir certos tons de cinza e marron com o verde da barraca. A lona interna é um amarelo bem suave, acho, e dá uma sensação de tranquilidade. Parte interna e externa são armadas ao mesmo tempo, claro. As mangas são lubrificadas, de forma que as varetas, curtas e de pontas arredondadas, possam ser facilmente empurradas e encaixadas na parte final, fechada por um resistente "saco" de material semelhante aos das tiras das mochilas. A outra ponta é encaixada num pequeno, porém resistente, copo de plástico. Tiras de naylon ligam o conjunto por baixo e tudo é tensionado facilmente, como numa mochila. Duas varetas do mesmo tamanho unem os quatro cantos e uma mais curta, vermelha, lhe confere auto-sustentação e de quebra faz o vestíbulo. Todas as mangas onde as varetas passam estão codificadas com cores em suas entradas. Essas cores são altamente reflexivas e toda a estrutura é pontilhada por mais laços reflexivos, onde passam os guy lines, facilitando armação mesmo no escuro. Mas senti falta dos guy lines serem reflexivos também. Mas tudo bem, posso comprar outros mais perto do trek.

Pesa 3kg. Mais do que eu queria, certo, mas dentro do aceitável para uma pessoa, 1,5kg. Pinos, guy lines e varetas pesam quase tanto quanto o resto da barraca, permitindo um sistema rotativo de transporte justo. Um dia um leva um pouco mais de peso e muito mais volume (não tanto assim, já que cabia junto com meu saco-de-dormir) ou menos peso e muito menos volume (pinos e varetas). Não há uma verdade necessidade de dobrar bem a barraca, porque seu saco tem forma de V, o que facilita a "metida", eliminando o embaraçoso estágio "camisinha" quando se está enfiando a barraca no saco.

Compromissei no peso e supostamente na resistência, mas acho que não fiz uma má compra e estou confiante que irá se comportar bem no Aconcágua. Custou 370 Euros.

Mais fotos mais tarde. Estou me recuperando da viagem, que foi repleta de novidades para mim.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...